Apple, Facebook e Google, quanto pagam de impostos por ano?
A Apple, Microsoft, Google, Facebook e tantas outras empresas do mundo da tecnologia, já nos habituaram aos milhões de lucro que todos os anos recebem das suas actividades.
Depois há os impostos, um pagamento que essas mesmas empresas são acusadas por vezes de fuga, como acontecido à Apple nos últimos tempos. Mas, em milhões de dólares, quanto pagam de impostos nos Estados Unidos?
Os gigantes da tecnologia nos Estados Unidos da América são frequentemente acusados de evasão fiscal. Estes tomam decisões financeiras devidamente pensadas e calculadas para camuflar as enormes receitas em países onde as leis de impostos sobre as sociedades são substancialmente mais brandas.
Tim Cook, o CEO da Apple, numa entrevista ao programa 60 minutes, quando questionado sobre a acusação que alegadamente a Apple fugia aos impostos, refutou todas as acusações dizendo que a Apple paga todos os impostos devidos ao governo dos Estados Unidos.
Accusations that Apple is avoiding taxes are 'Total Political Crap'
Tim Cook no programa 60 Minutes
Apple é a empresa que paga os impostos mais altos
Quando o CEO da Apple foi confrontado com a questão de alegadamente a empresa de Cupertino estar a fugir das suas obrigações fiscais, Tim referiu que é entregue cada dólar de imposto devido. Tim também mostrou desacordo sobre o código fiscal actual imposto nos Estados unidos, denominando-o como desactualizado para esta era digital. Acrescentou ainda que, em comparação com outras empresas, a Apple paga os impostos mais altos.
Por mais que a afirmação possa ser verdade em termos do total de verbas pagas, como vemos no gráfico, os impostos entregues não são proporcionais aos lucros excêntricos da empresa.
Por exemplo, em 2014, o total de impostos pagos pela Apple em relação às suas receitas foi de 13,97 mil milhões de dólares. Surpreendentemente, esse número é maior do que o total dos impostos pagos pela IBM, Google e Microsoft juntas. No entanto, o aspecto mais significativo é que a taxa média da empresa para calcular os impostos a pagar sobre os lucros (taxa efectiva de imposto) para 2014 foi de 26,1%.
Facebook pagou em 2014 mais impostos que a Apple
Apesar desta figura ser maior que a de outras empresas do sector de tecnologia, a percentagem é menor que a taxa média de imposto cobrada nas empresas S&P 100 que é de 2,5% quando comparada para o mesmo ano (2014). Também é justo mencionar que a taxa de imposto federal sobre o rendimento é de 35%.
Por isso a Apple, e outras empresas de tecnologia de Silicon Valey, tentam pagar menos impostos, sendo que a Apple é das empresas que mais pagam. Podemos ver aqui, no site statista, quais as empresas do sector da tecnologia que mais impostos pagam, como refêrencia ao ano de 2014.
Este artigo tem mais de um ano
Ui… mas a Apple ao que ganha ainda se queixa do que paga de impostos? Nem tinha ideia que o Facebook pagava tanto.
Então que dirá o Zucker. Tim, paga e cala-te.
Francisco…o homem não se queixou das taxas. Apenas foi confrontado com a questão da fuga aos impostos.
E não só disse que os paga, como ainda atirou que se paga demasiado para apenas produzir na américa.
Mas isto é global! Se um dia tiveres negócio vais entender e também o farás!
A questão é transversal a todas as empresas. Pagar impostos é uma questão sempre muito controversa e como a Apple tem comércio em vários países, pode fazer a gestão fiscal da forma como melhor lhe parecer. Contudo, alguns governos não concordam… com ou sem razão!
o Tim Cook disse que paga “todos os impostos devidos ao governo dos Estados Unidos.” e o resto? como ainda há poucos dias foi notícia em relação à Itália?
Exacto, está no texto o link referente a essa história.
A questão de Itália tem a ver com a forma como uma empresa multinacional distribui os lucros de vendas entre subsidiárias e países. Não se pode esperar que uma subsidiária que não contribui para o desenvolvimento de produtos tenha a mesma percentagem de lucros de outra que desenvolva os produtos.
A Apple básicamente faz isso en toda a Europa. Em Espanha a Apple tem dinheiro a “receber” poruqe a subsidiária da prejuízo!!! As empresas deviam estar proibidas de fazer estes malabarismos.
Qualquer empresa multinacional faz isto e as leis nacionais e europeias permitem isso. Se tu tiveres uma empresa que exporta para outro país os teus lucros são cá, não no outro país; a lógica é algo semelhante com uma multinacional, que tem sede fora do país de venda, mas uma subsidiária local que pode nem ter grande actividade comercial, apenas tratando das relações pós-venda e marketing. Tudo depende da estrutura montada e dos custos. É claro que pode levar a abusos, mas também é claro que as mais valias sobre os produtos não estão nas subsidiárias locais. A questão é qual a percentagem de lucro a atribuir à subsidiária, qual a sua estrutura de custos, e isso não é assim tão simples e linear para se estabelecer.
Quanto à Apple Espanha ter prejuízo, tanto quanto eu sei isso foi apenas num ano. E deduções fiscais por prejuízos têm regras, não há dinheiro a receber, apenas redução de tributação no futuro se estiver de acordo com as regras.
O que tem Itália?
Sabes que o governo lhes queria cobrar indevidamente, e pagaram menos, porque foram a tribunal?
Não tens ideia, Itália é o que safa Portugal, Grécia e etc. de ficar em último na corrupção.
Indevidamente ? E dp o outro eh k n tem ideia…enfim eh so iluminados a falarem diatribes …!
Amigos, uma duvida:
Comprei um Iphone 5s a ao carregar com ele desligado, não aparece nada no monitor é normal?
É que no eu anterior um Samsung aparecia uma bateria a carregar, no iPhone não me aparece nada..
Obrigado.
Quando está totalmente sem bateria, aparece uma bateria a indicar que precisa de carregar. Depois, durante o carregamento, nada aparece, ele liga. É neste cenário que está a falar?
Sim, muito obrigado Vitor
A apple não os paga. Por isso é que lhes andam a apertar os calos agora.
Ora nem mais!
A Apple tem mais dinheiro no “mealheiro” que a Reserva Federal dos EUA.
Agora querem obriga-los a fazer algo que não são obrigados!
Nos EUA não sei mas na Europa a Apple, Amazon etc fazem em esquema de tributar tudo como se estivessem no Luxemburgo, Holanda etc onde podem pagar menos impostos o que não é permitido totalmente do modo como o fazem. Ou seja, vendem produtos noutros países (Itália, etc) e pagam impostos desses lucros como estando no Luxemburgo.
Estas grandes multinacionais tem que se lhes pisar os calos senão acham-se chico-espertos e fazem o que bem lhes apetece.
Isso é bem sabido, e não são só essas empresas estrangeiras, as europeias e portuguesas também.
Não fazem absolutamente nada de ilegal.
É o espaço shengen, é a vida, é para todos!
Pior são os armazéns dos chineses.
As leis europeias e nacionais permitem isso, e para muitas empresas tem toda a lógica pois os seus activos intelectuais e o desenvolvimento dos produtos estão fora dos países onde são vendidos, isto é, a sede da empresa é noutro sítio. E é a sede que deve receber a maioria dos lucros; basta pensar que se uma empresa apenas usasse distribuidores locais para vender os seus produtos no país, aconteceria algo semelhante – venderia aos distribuidores quase ao mesmo preço que aplica às subsidiárias.
A questão está na percentagem de lucros que cabe às subsidiárias, qual a estrutura de custos que pratica, e é para isso que alguns países têm olhado numa tentativa de levar a mudanças para que caibam mais lucros nos seus países.
Tendo em conta que 2/3 dos negocio da Apple é fora dos EUA até admira pagarem tanto lá. O Facebook só tem negócios lá.
Abc
A percentagem de impostos é no global não é só para o que pagam nos Estados Unidos. Imagino que para os rendimentos directos da Apple nos Estados Unidos sejam tributados no equivalente a 35% sobre os lucros.
Penso que o Facebook também tem negócios noutros países.
Imposto é roubo!