Apple é oficialmente a dona do negócio de modems para smartphones da Intel
A Intel anunciou hoje que concluiu a venda da maioria do seu negócio de modems para smartphones à Apple. Desta forma, depois de desembolsar mil milhões de dólares, a Apple adquiriu um vasto leque de patentes e tecnologias importantes para os seus produtos. A empresa de Tim Cook tem agora na sua posse argumentos para fazer frente à Qualcomm.
Após o OK da entidade reguladora, a Intel entregou à Apple propriedade intelectual, equipamentos e cerca de 2.200 funcionários.
Apple Intel inside!
O negócio começou a ser desenhado no passado mês de julho. Desde o choque entre a Apple e a Qualcomm que se sabia do interesse da Apple na compra da divisão de modems da Intel. Desta forma, a empresa de Tim Cook consegue libertar-se principalmente da dependência de outras empresas e consegue a sua autonomia.
Segundo foi veiculado, o acordo prevê que a Apple adquira um grande portefólio de tecnologia wireless da empresa de microchips. A Apple tem mais de 17 mil patentes relacionadas com tecnologias Wi-Fi. Estas patentes vão desde standards associados a redes sem fios tradicionais como também a arquiteturas modernas e de operação.
Intel fica com o resto...
A Intel manterá a capacidade de desenvolver modems para aplicações que não sejam smartphones. Apesar de perder o segmento mobile, fica ainda com mercado nos PCs, dispositivos de Internet das Coisas e veículos autónomos.
Na semana passada, a Intel admitiu que vendeu o seu negócio de modems para smartphones à Apple "com uma perda de vários milhões de dólares", de acordo com documentos judiciais revelados pela Reuters. A Intel acrescentou que as práticas de licenciamento de patentes da rival Qualcomm "estrangularam a concorrência" e a forçaram efetivamente a sair do mercado.
Conforme tem ecoado, a empresa de Cupertino deverá usar modems Qualcomm para os seus primeiros iPhones com suporte 5G no próximo ano. Assim, a empresa segue o acordo estabelecido num contrato de licença de seis anos entre as empresas. Posteriormente, tal como vários relatórios afirmam, a Apple deverá desenvolver os seus próprios modems para o iPhone até 2022 ou 2023. Este acordo com a empresa de microchips certamente ajudará nesses esforços.
Este artigo tem mais de um ano
Bom artigo E agora pergunto a todos, empresas dos Estados Unidos estão a acelerar o processo no 5G não é! E quem tem mais patentes de 5G?
Se eles querem ter 5G vão ter de pedir a quem tem as patentes 5G!
Ou pagar para usar, e se usam essas patentes 5G sem pedir autorização como vai ser?
Não deixes de dormir por causa disso. Os tribunais que resolvam…
Vou dormir muito bem, estamos no canto no melhor país turístico hahaha
Várias empresas têm patentes e tecnologia para 5G. Tem a Huawei, ZTE, Nokia, Samsung, e Ericsson.
Sim mas acho que a Huawei tem a maior parte, não é verdade.
Nope , Samsung é quem tem mais (1166) , Huawei é a 2ªa a longa distancia (933) , muito perto da ZTE (796) e Ericsson (794).
Qualcomm 730.
Abc