Após queixas, Governo decide proibir voos entre a uma e as cinco da manhã em Lisboa
Depois de críticas por parte de municípios, autarcas e cidadãos relativamente ao ruído causado pela circulação de aviões, o Governo português anunciou que vão ser proibidos os voos do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, entre a uma e as cinco da manhã.
Na quarta-feira, cerca de três dezenas de moradores de bairros de Lisboa e Loures manifestaram-se, reclamando, entre outros, o direito ao descanso.
O protesto, organizado pela plataforma "Aeroporto fora, Lisboa melhora", juntou cidadãos dos bairros do Areeiro, Alvalade, Campolide, Campo de Ourique, Camarate, Lumiar, São João da Talha. Com cartazes, gritaram contra a inação das autoridades relativamente ao ruído e poluição causados pelo aeroporto de Lisboa.
Os cidadãos reivindicaram o fim dos voos noturnos, a não expansão e o encerramento do aeroporto, além da construção urgente do novo aeroporto de Lisboa fora da cidade e de um novo pulmão verde na cidade.
Proibição dos voos noturnos em Lisboa é "um passo gigantesco"
Perante as queixas, o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, anunciou, no dia seguinte, que vão ser proibidos os voos do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, entre a uma e as cinco da manhã, após conclusões do grupo de trabalho sobre os voos noturnos.
O grupo de trabalho sobre os voos noturnos já concluiu e posso anunciar aqui que nós vamos implementar um hard curfew que vai impedir voos entre a 01:00 e as 05:00 da manhã.
Informou o ministro das Infraestruturas e Habitação, que estava a ser ouvido na Assembleia da República, no âmbito da apreciação, na especialidade, da proposta de Orçamento do Estado para 2025.
O ministro considerou que se trata de "um passo gigantesco em relação ao que temos hoje".
Segundo a imprensa, em outubro de 2022, associações ambientalistas já tinham sublinhado haver necessidade de "um período noturno de cinco horas" em que a Lisboa não fosse "sobrevoada por aviões absolutamente nenhuns, para que as pessoas possam ter um sono profundo e descansado".
O estudo de avaliação do tráfego noturno do Aeroporto Humberto Delgado, elaborado por um grupo de trabalho parlamentar sobre este tema, conhecido em 2022, propunha duas medidas neste sentido:
- Serem proibidas as operações de aterragem e descolagem no aeroporto de Lisboa entre a 01h e as 05h;
- Serem apenas permitidas aeronaves com sistemas de redução de impacto sonoro no período entre as 23h e as 7h.
Imagem: Nuno Ferreira Santos, Público
Neste artigo: Aeroporto de Lisboa, avião, proibir, ruido, voos
Como está a coisa:
“Atualmente está em vigor uma portaria de 2022 que introduziu um regime excecional e temporário relativo à operação de aeronaves no Aeroporto Humberto Delgado, segundo o qual podem existir um máximo de 91 movimentos aéreos semanais e 26 diários entre a 00h00 e as 06h00. Aquela portaria estabelece ainda que a autorização de movimentos aéreos durante o período noturno está condicionada aos níveis de ruído das aeronaves utilizadas”.
Atualmente a media é de 13 aviões por noite, cerca de 2 aviões por hora, das 00h00 e as 06h00. Não deve ter grande impacto na gestão diária dos voos deixar de haver voos entre as 00h00 e as 05h00. Quando é que começa não foi dito.
agora o barulho vai ser outro…