Apagão na CGD: Banco do estado está completamente “offline”
Atualização [16:54]: O site da CGD já está a funcionar, mas a plataforma de homebanking ainda está fora de serviço.
Se é cliente da Caixa Geral de Depósitos (CGD) certamente já deu conta que existem problemas. De acordo com as informações que o Pplware recolheu, os sistemas estão sem funcionar desde as 9 da manhã.
Tal falha técnica afeta os sistemas internos dos balcões e também toda a plataforma de homebanking.
É quase uma situação inédita, mas as plataformas tecnológicas da CGD estão completamente offline. O Pplware sabe que os balcões estão sem serviços desde esta manhã e até o site oficial e o portal de homebanking está completamente offline.
Através das aplicações móveis também não é possível aceder a qualquer tipo de serviço. Acedendo ao site principal do banco somos informados que "Esta página não existe".
Quem acede aos serviços de homebanking recebe a informação que não é possível satisfazer o pedido e os clientes deverão contactar a instituição através dos números indicados.
Na tentativa de saber o que se está a passar, o Pplware contactou alguns funcionários dos balcões da CGD que revelaram não existir nenhum informação interna sobre o que se está a passar.
No página do Facebook da CGD é confirmado que existem problemas técnicos nos serviços e que os mesmos estão a tentar ser resolvidos.
Atualização [16:54]: O site da CGD já está a funcionar, mas a plataforma de homebanking ainda está fora de serviço.
Este artigo tem mais de um ano
Nem permite levantar dinheiro em caixas MB
Qual dinheiro?
Ontem tive necessidade de fazer transferencia interna paraoutraconta CGD e depois de ir a 3 balcões nao foi possivel, tão pouco caixa direta atendendo ao valor.
Parabens Balcão da Quinta do Conde , que mesmo fora de horas me ajudou e resolveu.
Só não concordo com o valor pago, poisaculpa não foi minha.
Agora é moda seres cobrado por situações de apoio técnico que não são culpa tua. A vodafone fez-me o mesmo. A vbox deles fartou-se de avariar e sempre que eu ligo para lá, eles cobram-me a chamada e nem por isso é barato. Lá pro inicio do ano, se pedisses o reembolso da chamada, eles faziam. Agora não fazem. Fartei me de reclamar e a posição deles foi, “mantemos a nossa posição” aka “não queremos saber, paga”.
Mais, nenhum dos otários que lá trabalha e me atendeu (e foram muitos) parece saber que “ligar da app não tem custos” só se aplica se fores da vodafone móvel e todos pareceram admirados e me disseram que não sabiam mais do que isso. A única coisa que a app faz é marcar o numero de apoio pelo dialer do telemovel. Não é uma chamada de dados, voip, interna deles, etc. É uma chamada convencional, como se fosses tu a marcar o número e telefonar para eles e os custos aplicam-se como tal.
Já agora, se ligares do teu telefone vodafone fixo pagas como se tivesses a ligar de fora because reasons.
Agora mando pedidos de assistência técnica por email pelo formulário deles no site. Respondem com prai uma semana de atraso mas pelo menos respondem e não pago.
Alguém deve ter acabado com alguma lei que obrigava as empresas a restituir dinheiro. Provavelmente mais um a meter uns trocos ao bolso…
EHEHEHE
+1 +1 +1 +1
O. Que me roubaste
Para levantares dinheiro precisas de ter dinheiro na conta
Precisas de saber se o dinheiro que tens na conta é teu!
Isto é só rir
Levantei ainda há coisa de 2 horas!
tenho estado a pagar com o mbway sem stress
É uma vergonha, nos tempos que correm, não terem a redundância necessária para evitar estas situações!
Era caso para rolarem cabeças, mas por cá reina a impunidade e o compadrio.
Olhe para a Inglaterra… o Barclays gasta 3600 milhões anualmente com o sistema informático, já ultrapassaram os 4 dias de inactividade, só este ano. A maioria das situações é devido a actualizações que correram mal e voltar a reiniciar o sistema, não é como o hard reset ao seu telemóvel…
É porque gastam mal o dinheiro.
Caro Manuel, eu trabalho na área, percebo um bocado disto. Actualizações que possam ter este impacto não se fazem a estas horas. Para além de que existem vários métodos que permitam rollbacks rápidos.
Este tipo de sistemas nada tem a ver com os equipamentos que menciona, telemóveis ou afins.
Pelos vistos não percebes, muitos rollbacks podem levar horas ou mesmo dias, não sabes o que é trabalhar com PB de informação.
OLOLOL
Finalmente alguem que percebe do que está a falar. Quem refere “rollbacks rápidos” devem estar a falar de empresas com 10 computadores.
Isto é a CGD aqui não existem rollbacks rápidos. Alguma coisa correu mal e se ainda não está a funcionar é porque no minímo é critico.
Já estará em tratamento mas como o José referiu PB não é MB para quem perceba. Ou seja isto não são rollbacks de 15min são “horas ou mesmo dias”.
rollbacks que levam dias? meu deus, estamos em 1980?
isto nao foi nenhuma atualizacao que correu mal, nem é nenhum rollback que esta a levar “dias” xD
cgd got hacked, e nao foi o rui pinto
Rollbacks, estão a brincar? Mas não existem vários ambientes de desenvolvimento, interareas, qualificação, pós-produção? só falhou em produção?! Brincar com o dinheiro dos outros não foi tão fácil, isso sim!
O que seria de nós sem os treinadores de bancada !
Avelino, quantas vezes, deves pensar que consegues ter em DEV, QLT e PRE-PROD ambientes com todas as integrações de um sistema produtivo, basta os testes terem sido todos realizados e ter dado tudo bem e em PROD haver um webservice xpto que ainda não tinha sido integrado nos outro ambientes, ou até algo tão simples quanto os business owners não terem realizado correctamente a validação noutros ambientes.
Já passei pelos bancos todos, em Portugal e lá fora, calha a todos, uns com mais impacto, outros com menos, mas acontece sempre, por isso tens SOPs de rollback.
E ironia das ironias, quantas vezes o SOP de rollback não foi testado e não funciona, seja por procedimento incorrecto ou simplesmente por bug de um fabricante qualquer.
Isto não é linear, não é rocket science mas tem muito que se lhe diga, mais importante é ter paciência e compreensão QB.
BTW, a informação que disponho é que não se trata de nenhum update, rollback ou wtv, é mesmo uma falha de serviço e o SOP de DR não funcionou.
update: falha no serviço de DNS
Eu não tenho pressa nenhuma esperar pelo cartão multibanco
Depende do que classificares rápido.
Caro Hugo, nos tempos que correm já nao se fazem sequer rollbacks… isso é tecnica dos anos 90 LOL
Marco, “rollback” não é algo especifico que ainda se faça ou não se faça!
É um conceito, que se usa para, dependendo do sistema em questão, voltar atrás durante algum procedimento que corra mal.
Nós, somos uma empresa auditada pela norma ISO 9001 e ISO 27001 e somos obrigados a ter procedimentos de rollback para operações em diversos sistemas.
A exigência da existência de plano de rollback não é só requerida por auditores, mas também pelos nossos clientes.
Aplicam-se desde a atualizações de software, updates de firmware, bases de dados etc.
Esses métodos custam €€. Podem nem sequer os ter implementados.
O rápido é relativo.
só leio barbaridades
Se trablhas na area sabes que provavelmente tem vários vendors que fornecem tanto infra como apps… e que muito provavelmente não têm ninguém que coordena a resolução dos major incidents mas pronto, tudo se resolve com um simples rollback ya
Caro Drfrank, Eu nunca poderia dizer que se resolveria com um simples rollback, pois nem sei do que estamos a falar.
Qualquer intervenção num sistema crítico destes teria que ter um plano de rollback.
Nunca seria algo simples. “ya”
Está a misturar conceitos. Nenhuma das formas obriga aos chamados “rollbacks”. A Amazon faz mais de 2000 deployments diários, por acaso lembra-se da ultima vez em que a Amazon não esteve offline? Novas arquitecturas e formas de desenvolvimento tais como continuos integrations e contínuos delivery, fazem com que nao sejá necessários sistemas de rollback porque há sempre a garantia que os sistemas estarão funcionais,
Não fazes mesmo a minima ideia de como funciona um banco, deves pensar que tem tudo na cloud com containers …
Por acaso ate faco, posso é nao fazer a ideia de como é que as coisas funcionam ai no rectangulo, somos sempre os chicos espertos na cauda da Europa.
Pois realmente nos outros países o home banking e muito melhor… Poderão haver alguns países, mas dos que conheço, o nosso é dos melhores. Tanto mais que por exemplo temos bancos que exportam as suas plataformas para outros bancos internacionais como o Saxo Bank. Nem tanto ao mar nem tanto à terra…
Se foi actualização deviam ter avisado os clientes que poderia haver indisponibilidade de serviço. As falhas tornaram-se comuns desde que a CGD foi reestruturada, não me recordo é de uma a esta escala.
as actualizaçoes sao feitas a noite, nunca de dia
Avisado os clientes?
Estes Srs sabem lá quem são os clientes, para eles os clientes só para pagarem.
Se se questionar esta situação, a resposta vai ser muito ao lado da pergunta, sem nada a ver…
LOL então iam avisar os clientes todas as sextas? Todas as semanas? Tens noção de quantas vezes os sitemas são atualizados?
Passado 2 meses de avisar os clientes mais ninguém ia ligar às mensagens da CGD. Tem juizo.
Eu ia responder raramente. Se está a funcionar não mexas. Alguém me contradiz?
Não, não é raramente. Trabalho na área (IT Banca) e posso-te dizer que fazemos deploys uma sexta-feira por mês. Ultimamente tem sido 3 e 4 vezes por mês. Há sempre alterações a fazer, novas funcionalidades, novos projetos, novos sistemas, novas integrações.
Podes perceber muito de IT, mas não percebes nada dos prejuízos que isto causa noutras áreas e aos clientes empresariais. E não é verdade que os bancos não avisem os clientes. Se trabalhas na área devias saber disso. E sim, tenho noção de quantas vezes os sistemas são actualizados, os bancos não são os únicos a ter que actualizar sistemas.
O único aviso é o aviso de que está indisponível de momento. Não há nenhum aviso “oficial” pro-ativo por parte do banco de que os sistema vai ficar indisponível. Não há onde eu trabalho e nunca houve em nenhum dos mais de 5 bancos dos quais já fui cliente, portanto se te avisam por favor diz-me qual é o banco que estou muito interessado.
E quem te disse a ti que não sei os prejuízos que causa? Claro que sei que causa prejuízo, mas há deploys que precisam sempre de alguma indisponibilidade.
A sério que os bancos não são os únicos a atualizar? Epá desculpa, não sabia.
“Estimado(a) Cliente,
Informamos que no próximo dia 20 de setembro, o banco vai proceder a uma intervenção técnica dos seus sistemas informáticos, o que implicará a indisponibilidade temporária de todos os serviços de internet banking, das aplicações mobile e tablet e dos serviços de banca telefónica.
Esta intervenção, que nos vai permitir garantir uma maior qualidade nos serviços que prestamos, decorrerá:
Dia 20 de setembro das 06h00 às 09h00”
Este é do Novo Banco. Precisas de mais algum?
Notícia TVI 24:
“BPI alerta para falhas nos cartões e serviço de homebanking
O BPI alertou esta quarta-feira para algumas falhas nos cartões de pagamento e nos serviços de homebanking que podem ocorrer no próximo sábado.”
De acordo com a instituição financeira, «irá proceder no dia 10 de Novembro, a uma intervenção na sua infra-estrutura informática» e esta «afectará, temporariamente, estes serviços», revela no seu site.”
Vão rolar cabeças claro que vão.
Mas nunca será as cabeças certas….
Essas cabeças já rolaram todas, antes dos problemas acontecerem… parece que agora têm que as ir buscar, pagar 2 e 3x mais, para que os problemas deixem de surgir ahahahha lindo!
Acho que estas a falar sem saber…
Esta situação só é noticia porque os sistemas de backup falharam, quando funcionam ninguem nota.
É o problema do IT, se tudo trabalhar para que servem?, se nada trabalha, para que servem?
É noticia porque é um serviço essencial que é pago e bem pago e que tem de estar sempre em pleno funcionamento seja este ou outro qualquer.
Se tiveres ligado a uma maquina em um hospital faltar a luz e os geradores não funcionarem gostava de ver se serias tão leviano com o pessoal da manutenção.
A banca está obrigada pelo regulador a garantir níveis de continuidade de serviço muito elevados e a Caixa não é excepção , mas os problemas acontecem e neste caso deverão ser graves e de resolução demorada.
Tal como todos os bancos a operar em Portugal a Caixa tem sites alternativos localizados em diferentes geografias.
A ignorância extrema de muitos faz com que outros tantos fiquem com a ideia que um banco se orienta com um servidor e uma ligação à Internet e uns especialistas em fazer reboot ‘s
Ontem também demorei 1 hora para conseguir fazer o download de um documento. E o login falhava várias vezes, por isso o problema não começou hoje…
Também me parece que o problema não vem de hoje.
Ontem, por volta das 20:15, emiti um cartão MBNet mas, ao usá-lo, o pagamento não foi realizado.
Existe redundância, gastaram milhões num disaster recovery no Porto para nada. Foi só para andar alimentar os abutres da CGD
Resta saber o o motivo…
Facil, 90% dos recursos de IT da CGD são outsourcing, os que são internos não sabem fazer nada para além de olhar para os dashboards criados pelo pessoal de outsourcing, com a pandemia fizeram o mesmo que em diversas de outras empresas, correram com grande parte do outsourcing e ficaram com meia duzia de gatos pingados e com o pessoal interno que não sabe distinguir um shutdown de um power off. Era apenas uma questão de tempo, tal como acontecerá em maior escala na TAP, na NOS, na MEO, na Vodafone, na Fidelidade, na Tranquilidade. Tudo empresas gigantes que usam outsourcing como modus operandi.
As falhas técnicas surgiram muito antes da pandemia. Antes da reestruturação no banco nem sequer me lembro de haver falhas. Ultimamente sucedem-se. É pena, porque destroem a credibilidade do banco…
Não sabes do que falas Nuno, andei por lá muitos anos, a reestruturação nada tem a ver com isto.
Nesse caso é uma grande coincidência, porque ultimamente as falhas sucedem-se, quando antes tudo funcionava. Se havia falhas não dava por elas..
O problema é a NOS, deixaram a PT e foram ao barato. Já não é a primeira vez que isto acontece e nem vai ser a última
Largaramn a Fujitsu e meteram uma empresa da nos
Quer me parecer que isto não tem nada a haver com ligações, mas com servidores, penso eu de que…
Agora é que puseste o dedo na ferida… Isto que está a acontecer é só uma amostra do que podemos esperar. Tens sistemas pendurados por arames, com o Knowhow todo entregue a outsourcing. Infelizmente é transversál a todoas as grandes em empresas.
Parece que o outsourcing é razão de todos os males. 😀 Até porque no outsourcing são bichos e não técnicos qualificados. Muitas vezes mais treinados que a maioria dos colaboradores das organizações onde prestam serviço. Não vejam o outsourcing entidade de segunda classe.
Problema não é o outsourcing, problema é o outsourcing como operação, contratos de outsourcing com pessoas há 10 e 20 anos, quem nem legal é, só vão rodando as empresas as pessoas são as mesmas.
No meio da pandemia para redução de custos operacionais reduziram o outsourcing em mais de metade, na TAP então foi tudo para o olho da rua.
O problema não é o outsourcing (eu trabalho em regime de outsourcing). O problema é a descapitalização das empresas com o outsourcing. Na empresa onde estou cerca de 90% dos recursos são outsourcing. Quando chega a altura das discussões dos orçamentos despacham uma quantidade substancial de recursos, para depois, muitas vezes ao fim de umas semanas, os voltarem a ir buscar. Sabendo nós que tens pessoas extremamente qualificadas em outsourcing, com o knowhow do negócio que achas que acontecem quando fazem estas brincadeiras ? Sou da opinião, por experiência própria, que as empresas deviam encontrar um equilibrio entre o outsourcing e colaboradores internos.
O problema é mesmo no servidor da CGD. A página inicial está no error por falha de servidor. Tanto pode ter sido uma actualização que deitou tudo abaixo como um ataque coordenado aos servidores.
Vejam, o Manuel apenas ao olhar para a página, já concluiu que é um problema do servidor.
lol o melhor comentário no meio disto tudo.
Deiem lá uma chave de fendas Oh Manel ele resolve isto, pelo comentário nota-se que tem aptidão para computação forense 🙂
Já me fizeram rir 😀
Dá-lhes Manel, estou contigo!!!
Queremos o Manel na caixa ja! Chamem o Manel!!
Pois a coisa está “preta”
Já hoje fiz compras depois das 10h00 com cartão da CGD e correu normal.
Porque quando são feitas as comprar, isso esta posto em fila e mesmo que o sistema falha ele actualiza depois o saldo e tudo resto
E se não tiver saldo disponível para efetuar a compra?
isso vai buscar os dados de ultima vez online
O teu cartão tem um plafond para funcionar offline.
10.01h??? certo?
Com um cartão CGD sem cabelo…
É a segunda vez que acontece em menos de um mês. E explicações zero…
e nem a meio de mes estamos lol
Explicação simples, NOS
Bom artigo para os treinadores de bancada.
Que só dizem disparates.
É o jogo do adivinha, onde todos pensam que têm razão.
E até tu vens tentar ter razão com a pseudo-critica… Todos vem tentar ter o seu lugar ao sol, é natural… Que tal fazerem assim: eu não trabalho lá, não percebo nada disto, portanto não vou dar palpites e vou deixar a resolução para os profissionais?
Eu trabalho numa área técnica, mas que em grande parte não envolve as tecnologias da informação numa forma tão vincada e, na minha modesta opinião, os diagnósticos por vezes são pura e simplesmente inexplicáveis a quem não tenha realmente o mínimo de conhecimento na área. Resta-nos resolver a questão e “levar as bocas”… Faz parte da profissão!
Não é só de agora, nao tem uma semana em que eu tentei levantar dinheiro e recebia um aviso que o banco recusava a operação, passei uma vergonha.
Reclamei ao banco e disseram me que o problema era da rede de multibancos.
Agora não tenho acesso á caixa ….
Outra vez…
“Estamos a verificar problemas técnicos na gestão do sistema de internet que afeta alguns serviços da Caixa, incluindo Caixadirecta e Contact Center.
Estamos a trabalhar com todas as equipas para a rápida resolução do problema.
Lamentamos os incómodos causados.”
Tanto no facebook como no instagram da CGD foi esta a informação que colocaram.
cheira me a ramsomware
cheira mais é a DDos
Tiro ao lado
Não cheira a nada
Desculpem, descuidei-me :/
Com os cortes e reduções suicidários que o senhor Paulo Macedo tem feito nos serviços e funcionários da CGD, não é de admirar a quebra geral da qualidade dos serviços. Vale tudo para o senhor Paulo Macedo e companhia, incluindo o senhor António Costa que o pôs lá, para garantir os astronómicos prémios de desempenho.
Se os funcionários da CGD trabalhassem em vez de passar a vida no ginasio e na sala de chuto na Joao XXI não existiriam cortes nos serviços e não existiria a dependencia de outsourcing, que devido à pandemia foi reduzido, daí os problemas..
Eh pá as coisas que tu sabes. Conta lá mais.
Eu e toda a gente que trabalha ou trabalhou no edificio da joao XXI sabe bem o que se passa, campo de futebol, campo de basket, ginasio, aulas de yoga, spinning e várias artes marciais, sala de snooker, centro comercial, além da comum cantina ainda têm um restaurante, isto para referir apenas algumas das benesses destes senhores, tudo pago com dinheiro dos contribuintes.
Já corri meio mundo a trabalho e nunca vi tanta relagia junta numa só empresa, nem mesmo numa BP ou Exxon, só mesmo no google campus vi mais regalias que na CGD, mas se fosse a CGD privada eu nem dizia nada, estando nós todos a pagar para na CGD ninguém trabalhar e os internos dependerem 100% do pessoal de outsorucing que vê os contratos de outsourcing mudarem de empresa e as pessoas serem as mesmas passados 20 anos é vergonhoso e devia ser denunciado.
Fala-se em precariadade no estado e não se falam destas vergonhas.
Grande verdade e já agora também os contratos milionários que a IBM tem com a CGD sem fazerem nenhuma. E quando fazem alguma coisa da sempre merda
Agora não percebi: se trabalhas ou trabalhaste lá. No primeiro caso, não gostas das regalias que tens ? No segundo caso, vieste embora porque não gostaste de ter tanta regalia ? A cantina e restaurante …são de borla ? Não percebo isso.
Eu bem que tentei aceder à caixa directa, mas pelos vistos já nem no MB um gajo se consegue safar.
Não criem sistemas redundantes não, que não vale a pena.
PS : no tempo do papel, era chato sim senhor, mas pelo menos as coisas funcionavam … será que se for a um balcão, consigo levantar dinheiro?
Não, o sistema está em baixo mesmo no balcão. Já telefonei para lá.
No tempo do papel não conseguias comentar as notícias que saiam no jornal 😉
Conseguir conseguia, mas comentava no café com ums cervejinhas em cima.
Olha, se calhar era melhor assim, ainda que convenhamos sou gajo para reconhecer que isto até tem piada (ler os comentário e respectivas respostas)
Cheira-me a problema no badjouras do modem…
sim como quem vai pá BP
na segunda rotunda á direita
Ali para Pombal
Tem de se encostar à parede e …não sei quê… proxy , besouris e PUM!
Além da CGD a CGA está em baixo também e não se consegue tratar nada…
Há quem diga que o problema pode ter sido o Solr do ElasticSearch que tinha uma query com uma virgula a mais e provocou uma exceção no Ruby que interrompeu a execução do Java.
…do Java que por sua vez vai usar o asp para consultar uma base de dados em access 2.0.
Pronto, agora sim xD
Parece-me que havia também um problema de connectividade entre o Redis e o Memcached
Eu colocaria um Redis com um Varnish à frente e um certificado dos mais recentes já com TLSv1.2, assim evitava o uso do Memcached. Conheço um especialista em Redis que não faz nada sem instalar pelo menos um redis em qualquer arquitetura que já deu esta sugestão a um colega da GS-CGD.
Obrigado pela dica
Valeu!!
Por acaso já tinha ouvido essa explicação, é bem possível.
Se usassem um grep, nada disto acontecia…
O grande Rui Pinto, esta a dizer que o problema estava numa password fraca no MySQL, dizem que a passa foi escolhida pelo António Costa e que era “SLBCampeao”.
pronto, o site apanhou covid… ehehhe
Estas coisas nunca acontecem inocentemente. Provavelmente alguma forma de apagar dados ilicitos no sistema e depois dizem que e apagao geral. Vao-me dizer que o pessoal informatico competente a frente do banco deu-lhe uma branca e cometeu um erro grotesco destes por descuido ?
Concordo contigo, eu trabalho para um banco, e para passar algo live e testado varias vezes….
Hahaha
LOL… é com cada teoria!
sudo rm -Rf /*
Ooops!
@Marmelo, ouvi dizer no café que entram directamente como root e que agora não tinham backups… Isto dito por um sysadmin da CGD :/ Não sei se será verdade…
E em vez de arranjarem isso o sysadmin estava no café ??
Mentiram-te, é tecadmin
DDOS devem se seguir outros..
Agora é esperar que quando o sistema ficar online, o saldo esteja igual (ou superior 🙂 )
Imaginem um hacker a esvaziar as contas todas … Saldo: 0.00€
Pobres dos que têm mais de €100 mil, não recebem mais nada.
O MELHOR COMENTÁRIO QUE LI!!! 🙂
Yah, foi mesmo brutal!
Ou a malta aparecer com créditos todos pagos lol
Se soubesses como funciona um mainframe não dizias isso
Continuemos a achar que está tudo bem. Pobre de quem precisa de utilizar e fica na mão.
tanto dinheiro xulados nas comissões de contas e manutenções de conta para nada !!!! só serve para alimentar os mamões
Sera que a CGD também vai passar a ser um banco mau?jà é péssimo o atendimento,o serviço,agora nem o site se aproveita:(
Inedita não diria,pois durante este ano tem sido vários os apagoes do sistema
E depois vem dizer que foi so durante 1 hora e depois dura 6 ou 7 horas para reporem o serviço
Uso o homebanking da CGD praticamente desde que surgiu e de facto nos últimos tempos é que começaram a surgir falhas constantes. Dá ideia que após a reestruturação no banco alguém cortou no orçamento da área informática..
Já falamos!
Devia de estár apagada para sempre.
Ainda dizem que a CGD está a mudar e que está a ficar mais inovadora
Fácil, assinem pelo Millennium 🙂
Porra… raio de banco.
Experimenta fazer um depósito não sendo cliente e depois diz-me alguma coisa.
Explica ao Banco de Portugal. Vão gostar de saber.
No centro de Aveiro faço-o como cliente e não cliente com bastante facilidade, devido ao bom numero de postos dedicados so para depositos.
Ainda assim, a senha assinala o tempo medio de espera e dá para ires fazer outra coisa sem estares na sucursal. Se é assim em todo lado? Não sei, mas entre Novo banco, Santander, Caixa, Montepio, Millennium e Eurobic .. sou atendido mais rapido e com um sorriso nos dois ultimos 🙂
Eu assinava, mas o mercado de transferências já fechou 🙁
Eu apresento-te a alguém que pode te ajudar e ainda ganhas premio de assinatura.
Ontem ao fim do dia tentei levantar dinheiro no MB e não consegui, tinha a msg que que de momento não era possível realizar a operação, tentei 2x com a mesma msg. A pessoa a seguir levantou dinheiro com cartão de outro banco. Paguei compra com MB e tudo ok. O erro com sistema da CGD já deve vir de ontem!
Normalmente, na banca esse “outsourcing” é prestado pela IBM e por outros parceiros do mesmo calibre que aos olhos dos comentadores de bancada deste mundo virtual, não percebem nada disto.
Pela “IBM” mascarada. Os recursos são maioritariamente softinsa mas são vendidos como IBM.
Tens IBM, CGI e Fujitsu que costumam rodar as empresas grandes da praça mas no caso da CGD só para utilizadores se fazem valer dessas empresas, parte de serviços têm contratos directos com fabricantes ou então vão às grandes consultoras, Novabase, Claranet, Capgemini, etc etc.
Agora é a NOS, a Fujitsu já se foi…
Adoro estes “técnicos de informática” de bacada. Alguns tentam consultar o saldo da conta no Facebook. Enfim…
Foi a mulher das limpesas que desligou o servidor da corrente para ligar o aspirador. Tenham calma.
Para ter o sistema informático a funcionar direito, vão ter que pagar muito mais do que o que pagavam aos funcionários que despediram, e pelos balcões que fecharam. Os giagantes das tecnologias são muito mais caros.
Estava a almoçar num restaurante ao lado de um Administrador da CGD e ouvi-lo dizer que foi o Rui Pinto. Será?
Viste que ele era administrador da CGD pelo prato que comeu ou pela fatiota?
Sim, isso já foi comprovado por um blogger misterioso que vi no youtube na semana passada
Bom, isto faz me lembrar um certo famoso apagão que aconteceu há uns anos..
No final, quando a luz voltar, muita coisa entretanto passou clandestinamente.
Tuga ao melhor nível…
VAMOS TODOS FICAR SEM DÍVIDAS, CERTO ? 🙂
Vai se há era e foi um ataque informático ló
Acho melhor nem brincar se não…..
*música do Curb Your Enthusiasm*
Ainda bem que não tenho um tostão nesse buraco negro de dinheiro dos contribuintes…
Já sei o que foi, já sei o que foi!
Com a pandemia, passou a ser possível ativar o homebanking sem ter de ir ao balcão… Tipo de um dia para o outro, estão a ver? Passou a não ser preciso ir ao balcão dar duas de treta ao gestor da conta, ou à menina que nos fosse atender. Que radical!
Ora cá para mim o excesso de clientes em homebanking estoirou os sistemas altamente sofisticados e bem mantidos da CGD xD
Eu sabia que a CGD nunca se devia ter metido nisso do homebanking, vai ser o fim dos bancos :O
Boas qual é a empresa de outsourcing da CGD?
Por exemplo todo o apoio a nível informático do Millenium BCP é feito pela IBM.
oi?
softinsa, capgemini…
IBM que por sua vez contrata outras empresas
Acho que já desapareceu algum dinheiro escondido ahaha
welcome to Portugal
É só a mim que faz azia ver o copyright de 2019 no rodapé ??
Já estão a fazer o rollback. Vão repor do backup de 1974.
a mim aparece de 2012 loool
Onde?
(c) 1995 – 2012 Caixa Geral de Depósitos, SA. Todos os direitos reservados.
é uma das medidas do novo orçamento de estado que se esqueceram de referir. Antes pedir desculpa do que por favor.
Com o problema informático, os funcionários desapareceram das dependências. Mas a CGD cobrará as comissões habituais, sem qualquer desconto por os clientes terem perda de serviços. Até cobram comissões em contas a zero! A CGD está irreconhecível. Por muito que se queira proteger a banca nacional, é preciso fazer contas.
Pessoal, porque é que quando eu carro em “Regressar à homepage” diz-me que “ESTA PÁGINA NÃO EXISTE” ?
Bicicleta, já dá!
Eu sou informático e acho que o Centeno abriu o banco online e ao ver o saldo fez overflow, causando DDOS
Por acaso já se aperceberam que em caso de crise grave este acontecimento pode ser provocado de forma intencional?
Comecem a fazer um pé de meia em Bitcoin como se fosse ouro. Aí não vai poder haver quem quer que seja em todo o planeta que possa mexer nas vossas poupanças. Nem governos, nem inimigos.
(Atenção, não estou a sugerir fazer negociação (trading) e nem recomendo.)
Criem uma carteira, guardem as chaves de acesso e transfiram para lá alguns €s “a marinar”. Decerto muito(issimo) mais rentável do que os colocar a render num banco onde pode ser manipulado ou bloqueado.
Essa história dos bitcoins vai funcionando porque não é mainstream, no dia em que estiver massificado (ou a caminho de) não há governo no mundo que não vá tratar de “regular” a coisa, pois a cobrança de impostos é mais certa que a morte
Aproveita enquanto dá, que cheira-me que já não vai faltar muito…
Se percebesses uma estrutura blockchain não estarias dizer asneiras dessa natureza. O que torna um serviço descentralizado mais seguro é exactamente o uso massivo. Apenas com o ataque de 51% é teoricamente possível deitar abaixo uma blockchain mas quanto mais massiva for a sua utilização, mais difícil se torna também porque se tornará mais prejudicial do que o retorno de um eventual sucesso.
Alguém percebe de Cobol?
estas a recrutar?
Esse não era o planeta Natal das 12 colónias (Battlestar Galactica 1978)?
eu 😀
Não
O planeta era Caprica
Acho que estás enganado ou então nunca viste a série original…
Embora na série original “K”obol se escreva com “K” aqui tens um link (está em Inglês)
https://neoencyclopedia.fandom.com/wiki/Lords_of_Kobol
Sorry 😉
Muitos milhares de linhas escrevi eu em frente de terminais IBM.
Certamente terá sido DDoS.
Por segurança, a CGD desligou tudo e fez muito bem!
sim, estava agora na pastelaria e ouvi comentar precisamente isso a um administrador de redes da CGD… desligaram tudo, antes que os mauzões desligassem por eles. Assim como já estava desligado, não há hipótese de serem os mauzões a desligar.
AHAHAHAHAHAHAHA 🙂
Acredito que, como já está desligado e está, enquanto os mauzões do DDoS não vão embora, vão aproveitar para limpar o pó às bobinas e aos cartões perfurados, que não são limpos desde os anos 80 (ouvi dizer)
Já vi que não percebes nada disto ……
A culpa é claramente da Altran
Depois destas explicações só me resta uma coisa. Já por diversas vezes (zona da Póvoa de Varzim/Vila do Conde) há avarias constantes que não se percebe porquê. Não seria altura de a CGD resolver o problema definitivamente? Senão lá teremos de recorrer a outros bancos.
Confirmo, em Freixo de Espada à Cinta é igual 🙁
Aqui à dias falou-se aqui no PPLWare de uma TV que no reino unido deitava a internet abaixo numa aldeia toda… vamos a ver e é o mesmo que se passa ai na Póvoa
Pergunta aos teus vizinhos se ninguém tem por ai uma TV antiga..
O Monteiro adora CAVALOS
Aí sim ?!? Já lá lhe vou ligar ….
Foi no Brasil, na Inglaterra, foi no Canada, agora em Portugal, está acontecer por todo mundo! Nos bancos principiais! Operação Storn, muita coisa vai mudar!!
explica lá melhor, sff
Desde que deixe de ter dívidas, tudo bem
É o AI do sistema da CGD implementado a pouco tempo, está a protestar porque soube ontem que vai ter que dar dinheiro ao Novo Banco através do fundo de resolução.
Revolução digital 😀
o famoso PNC
É esperar !
Que está tudo sobre controle …
Pois é, quando se trata de cobrar as manutenções de conta nunca há problemas técnicos! É sempre a horas!
Vergonha! Dinheiro dos contribuintes esbanjando à descarada!
Daqui Vizeu. Eu sei o que se paza. O compadre aqui da terra está infetado com o conoravirus e foi meter umas notas no multibanco. Acontece que ele infetou as notas e o vruz apoderouze da máquina. Eu vi tudo. Até chamei o IMEN para rezuscitar a máquina,. Tenho de desligar pois estou a xegar à GRN para ser ouvido pelo comandante do posto.
Muito Bom 🙂
tas em grande 🙂
mandem mais uns milhoes pro Novo Banco, que o dinheiro dos comtribuintes e mais bem empregue naque buraco negro que a investir no que devia de ser nosso.
Existindo ou não rollback poderiam fazer rollback do dinheiro que debitei este ano…
Água, tudo água, bebam vinho talvez acertem algum comentário.
Nem quero imaginar como será para todas aquelas pessoas que precisam de fazer pagamentos no dia de hoje e se as empresas aceitam esta história da CGD como desculpa para essas transações não serem efectuadas…
Estes comentários todos apenas justificados por uma destas duas razões:1. É o fim do mundo, estamos todos tramados ou 2. só gente maluca sem nada para fazer.O tuga é demais,
Há que ver isto do ponto de vista POSITIVO ! A malta fica simplesmente SEM DÍVIDAS À CAIXA ! LOL
Engraçado, na CGD isto é noticia? No BPI então nem vale a pena, desde que foi para os lados de Espanha é quase todos os dias… então o NetEmpresas nem se fala… quanto mais se paga pior serviço prestam.
Era mandar alcatroar o 284 da rua tenente valadim que sempre dava mais jeito para estacionar…
Acho que o problem foi devido ao Corona, os Marroquinos desertaram e os franguinhos fugiram a cavalo.
Basta ver o que aqui se escreve tanta teoria…algumas da conspiração…tanto talento aqui perdido que diz umas “coisitas” de curioso que aprendeu no google e no youtube.
Cheira-me a ataque por ransonware.
Mais um perdão para os do costume.
Não me apaguem o saldo da conta. Mas podem apagar os empréstimos. Estão à vontade.
Não pagaram ao ISP…
O Bruno Nogueira é que percebia disto. Deve ser um problema no pop, ou no petara..cgd na vanguarda da tecnologia a lixar o tuga. É só fazer um reboot que fica logo a funcionar.
Este serviço está cada vez PIOR. Eu a pensar que era só comigo.
Com o nivel dos ataques e ainda querem uma sociedade cashless.
Os ladrões, nem os vêem.
Os chicos espertos falam mal dos bancos tradicionais mas gostam de lá ter o dinheirinho guardado.
Ao menos o site voltou a existir
Não sabem nada do que falam. Foi a senhora da Limpeza.
Repuseram a informação web institucional. Acesso à Caixa Direta não funciona…
Neste momento já está a funcionar, foram quase 8 horas de apagão total!
é os estás!
Problema grave de DNS:
“Devido a problemas de resolução de Nome (DNS) e tendo em conta a complexidade e dimensão da arquitetura da Caixa, bem como a natureza da sua atividade, tivemos de assegurar que a identificação e recuperação dos DNS é feita de forma controlada e efetiva. Estamos, nesta altura, na fase final de recuperação”
Para futuros ‘downs’
=> downdetector.pt/
A pagina inical já está disponivel…já o restante nem por isso
Têm calma …
O site deles, experimentei agora, e já está a funcionar, mas do pior banco Português que eu considero que a CGD é, só se pode esperar isto e muito mais!
São miseráveis, para não dizer pior…
E isso tudo é porquê ? Podes nos elucidar ?
Explica-nos tu, dado achares que a CGD é o melhor banco da praça, para mim, simplesmente, não é, e já sofri indirectamente com problemas que eles criaram, e vê-se a olhos vistos o mau funcionamento que existe naquele banco, mas se calhar, deves ser o presidente da CGD, e como tal, não podes pensar assim, compreendo…
Ok, já percebi, jogas no campeonato da maledicência sem fundamento. Esperava eu que vinha daí alguma coisa interessante.
Mas se queres mais detalhes, experimenta ser cliente da CGD, coisa que vejo que não és, e não, eu não digo mal só por dizer, digo mal, baseado em factos concretos, mas não me parece lógico nem habitual, estar aqui a dizer quais são esses factos, dado estarem relacionados como familiares meus, mas é só o que tenho a dizer, para mim, a CGD é o pior banco nacional, mas os outrps também não são melhores, infelizmente para nós todos…
Pois, já disseste tudo. Agora são factos concretos de outros que não teus. Dizes mal por dizer. Não tens nada para nos contar. Lá terei de experimentar ser cliente para ver se recebo o vencimento por lá.
Eu falo por mim que sou cliente CGD desde os meus 16 anos (tenho agora 52) e tirando o facto de que há dias tive a necessidade de depositar uns €€€ e tirar uma duvida (podia ter depositado o valor nas máquinas da CGD mas precisava de esclarecer uma duvida no balcão) estive sensivelmente 40 minutos à espera para ser atendido. De resto nunca tive problemas com a Caixa Geral de Depósitos (pelo menos que me lembre) mas claro nem toda a gente terá a mesma opinião que eu…
Obrigado por teres me chamado de mentiroso, agradeço mesmo imenso teres feito isso, mas como não consegues perceber o que “indirectamente afectado” quer dizer, logo, vai para a escola que bem precisas…pelo menos, sempre ganharias alguma educação! Mas não deves ter tempo para isso, deves ter que comprar acções do teu banco CGD, e nós a pagarmos os desvarios da administração do ex-mnistro da saúde, que tanto mal fez à saúde, e evidentemente, continua a fazer mal ao banco, nada de novo…
Pois, realmente não consigo entender o que é isso do “indirectamente afectado” por problemas que te criaram…eu só queria perceber que risco corria…mas pronto. Desculpa o incómodo. Fica-te pela má lingua.
A imcompetencia dos imcompetentes estão lá. No banco , no sistema. VAMOS TODOS OFERECER-LHE UM ESPELHO PARA FINALMENTE SE AUTO RECONHECEREM. Puta,,,, merda.,,de silhuetas disformes.
Já vos roubei a todos! Agora vou para as Maurícias!
Já te ligo …
Olá Ricardo. Logo às 22 no bar em frente à praia. Pagas tu hoje os mojitos para comemorar!
Há pessoas que ainda têm problemas, quem quiser testar se dá para fazer transferências posso dar o meu NIB.
Uma coisa é certa…com as migalhas de todos eles fazem o pao e enchem o bucho…por essas e outras é que o meu banco..homebanking..outsouces..breakdowns..outlets..less lets…rollbreakdownscitizens…naa…e essas palavras giras todas…o meu so tem de fazer refresh..e é quando lhe mudo os lencois…
Core switch da NOS que arrebentou mais uma vez
NOS e CGD = 2 boas empresas de porcaria, havendo outras iguais também!
Há alguma empresa Tuga de jeito, com qualidade? Infelizmente, todos os dias, a gente vê que não existe, principalmente, afectando isso nós todos…
Espero que nunca tenhas de abrir uma empresa tua. O que os outros vão dizer, se forem iguais a ti.
Hahaha boa resposta…
Não me conguistes é dar 1 empresa Tuga de jeito…fico à espera, e está descansado que eu não vou abrir nenhuma empresa, mas que a grande maioria delas, principalmente as maiores nacionais, são boas porcarias, lá disso não há dúvida nenhuma!
Tenho uma boa solução para ti : muda de nacionalidade e de nome, não vá alguém desconfiar. Assim já podes criar uma excelente empresa Tuga, pois serás o patrão estrangeiro. Gosto de pessoas como tu: tem sempre muitas certezas, mas poucos fundamentos…
Ainda bem que nao sou o CTO…
Voces falam complicado e confesso q esses termos me sao desconhecidos, mas uma coisa sei: pagamos uma pipa de massa pelos servicos dos bancos. O minimo q se espera é que funcionem.
Se eu deixar de pagar alguma coisa à CGD num dia e pagar no dia seguinte tenho logo uma taxa de atrso porque eu nao posso dizer simplesmente desculpem la qualquer coisinha que eu nao consegui hoje e so consigo amanhã
Mais do que uma vez preciso de fazer pagamentos ,levantamentos ou transferências depois das 24:00 nunca consigo diz sempre de momento não é possível.
Trabalho com outros dois bancos e nunca tive esse problema.
Só me leva a acreditar que só acontece porque é banco do estado, para quem sabe e entende o porquê.
Portugal no seu melhor.
Mas já andavam com problemas… Na segunda passada, Corri Coimbra toda e só uma das ATM deles é que tinha a opção de depositar dinheiro disponível e estava lento.
Ouvi dizer no café da esquina da João XXI que dispensaram tanto pessoal que agora era o próprio Paulo Macedo o sysadmin da CGD… Contaram-me que ele foi visto com umas Diskettes de 5” 1/4 momentos antes do problema acontecer. Será verdade?
São as novas taxas que pagamos, entupiram o sistema!
Foi um vírus! Chamado outsourcing! Querem ter tecnologia sem terem técnicos! Depois acontecem estas coisas!
Parece-me que isto foi um cabo cortado nas obras do que abriram buraco na linha do Metro.
Uma instituição financeira com um problema que já dura há horas, é falta de absoluta competência!