PplWare Mobile

Apagão: esta é a causa «mais provável» de termos ficado às escuras

O que é Blackout por alta tensão?

Um Blackout por alta tensão refere-se a uma falha generalizada de fornecimento de eletricidade provocada por problemas associados a sobretensão (voltagem excessiva) na rede elétrica.

O que pode causar isso?

  1. Picos de tensão anormais (por exemplo, descargas atmosféricas, erros de manobra ou falhas técnicas);
  2. Sobreprodução súbita de energia (como excesso de energia solar ou eólica não equilibrado na rede);
  3. Falta de coordenação entre produção, consumo e armazenamento, o que pode levar a oscilações perigosas na tensão;
  4. Falha em sistemas de proteção, que não conseguem isolar o problema a tempo, provocando uma cascata de falhas.

O que acontece?

  • Os sistemas de proteção desligam automaticamente partes da rede para evitar danos em infraestruturas ou equipamentos.
  • Se o problema for grave e não contido, pode levar a um apagão total (blackout) numa região ou até num país.

Exemplo:

Se uma linha de alta tensão for atingida por um pico de tensão fora dos limites toleráveis, essa linha pode desligar-se. Se outras linhas não compensarem imediatamente o fornecimento, o sistema entra em colapso.

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Max says:

    Até o relatório preliminar da comissão independente nomeada pelo governo espanhol é melhor Este, a bem dizer, é uma caca.

  2. Nuno says:

    Eu acho que não é preciso inventar coisas estupidas como desculpa.

    Houve um requesito de demasiada energia devido aos electricos, e a rede em sobre cargam claro a frequencia baixou, como a parte Portuguesa de backup nem sequer funcionou, colapsamos de vez.

    Ou seja, resumindo em 2 palavras:
    corrupção, incompetência

    Nunca se deve usar a tecnologia para veiculos, nas casas, e vice versa.
    As formas de locumoção devem ter processo independentes, se uma é a gas, a outra deve ser a gasoleo,gasolina, ouelectricidade, e por ai a fora.

    Caso contrário, pois faltando a electricidade, para tudo.
    Nem comida há.

    • Naodou says:

      Tretas, mas qual raro, estão a tentar fugir as indemnizações!!!
      So o ano passado Espanha teve 3 vezes em risco de ficar as escuras, ainda a semana passada passou pelo mesmo, e vem dizer que é raro….

      • Filipe says:

        3 vezes em 365 e nenhuma delas ficou parece me bastante aceitável até porque pelos visto nunca se concretizaram

      • Nuno says:

        Pois…
        É todods os dias na corda bamba.

        Todods os dias, ao anoitecer, tenho problemas de electricidade, sempre as lampadas a piscar, tipo, na eminenncia de ir abaixo,árvore de natal, todos os dias!!!!!!!!

        Eu não sou o unico a ter este problema, pois a Electricidade é um sistema distribuído, todos á minha volta sofrem do mesmo.
        As lampadas em casa, de baixo consumo, teem componentes electrónicos, com estas coisas tipicas de arvores de natal, estou sempre a ter que mudar as lampadas, porque avariam com uma frequencia tremenda.

        A unica forma de mitigar o problema, é quando a arvore de natal activa, é rapidamente apagar a luz, para proteger as lampadas.
        Mas depois fico ás escuras, e muitas das vezes nem consigo faze-lo porque fui a aoutra divisão,etc.

        Os Equipamentos electrónicos também avariam.
        Tenho um carregador de telemovel, que agora até dá choques electricos, tive que o retirar.

        E o mesmo pode ser dito para muitas coisas a nossa volta.
        Basta pensar, se um carro tiver uma bateria de 150KWh, uns 300K carros, isso dá 45GWh.
        150000*300000=45000000000 Wh

        Claro não se vão carregar todos, mas se apenas 10% carregar, são 4.5GWh, e se 20% tentarem são 9.0GWh.

        Ora eles dizem que a perda de 2.2GWh causou a perda.
        Ora 2.2GWh dá para menos de 14700 carros, e pelos vistos isto é suficiente para deixar o País completamente ás escuras, até deixar as escuras o País vizinho, imaginem a loucura.

        14700 carros..
        Só Portugal tem mais de 300000 veiculos, agora vocês pensem!!!!!!

        Poderá o futuro ser electrico?
        Só electrico a mim não me parece.Nem mesmo com energia nuclear conseguiremos ter redes de distriuição, capazes de gerar mais 45GWh para 300000 veiculos.

    • Gonçalo says:

      Ahahah Ás 11h da manha devia estar a carregar uma quantidade absurda de eléctricos ahah e mesmo que houvesse uma sobrecarga o país não vai abaixo por causa disso.
      A malta acho que os eletricos comem eletricidade como se não houvesse amanha ahah então quando passou tudo de candeeiros a petroleo para ter electricidade em casa e fornos eléctricos o planeta tinha ido abaixo

    • Rui says:

      Sim, então ia abaixo todos os dias ahahahah

    • Deve ser deve! says:

      és um iluminado, tens de ir para a NASA.
      Perda súbita não me parece ser carros a carregar, mas eu não vou para a NASA!

    • carlosf. says:

      É tão simples a tua explicação, nem sei porque a REN não te contrata de imediato! Haja paciência…

    • Toni da Adega says:

      Quantos milhoes de electricos estavam a carregar? E nos outros dias esses milhoes não carregam?

  3. Malagueta says:

    deviam explicar o que é um “blackout por alta tensão”

  4. Yamahia says:

    Na Holanda já andam a racionar electricidade, ao .esmo tempo que o valir do kWh sobe para o nivel dos mais altos da UE e do mundo, claro.
    Tb pensavam q iam lá com espelhos e ventoinhas.

  5. says:

    A culpa foi dos espanhóis. Isso soube-se logo mal a eletricidade foi abaixo. Aliás, nem tinha caído e já se sabia que a culpa ia ser deles. Mais concretamente, um mês atrás já se falava disso nas redes sociais. O apagão já estava previsto desde o ano passado como teste à rede elétrica.

  6. Joao Ptt says:

    Continuo a colocar como possibilidade um ataque directo a um sistema de controlo integrado nos painéis solares fabricados por empresas chinesas (tenham vindo da China ou de um qualquer outro país) por parte da China, para testar a eficácia do ataque que depois efectivamente fez à Índia dias depois quando a Índia atacou o Paquistão.

    Quanto a Portugal, seria interessante colocar capacidade em baterias para não só manter a estabilidade da energia eléctrica vinda de Espanha, como caso seja Portugal a fornecer para garantir um fornecimento estável a Espanha. Além é claro de baterias espalhadas pela rede em Portugal para garantir estabilidade e que existe tempo para retomar as operações em caso de falha em Espanha ou em caso de falhas em algumas centrais de geração em Portugal.
    Naturalmente que tal sistema de baterias deveria ser 100% desenvolvido por empresas 100% nacionais por indivíduos devidamente verificados pelo Estado para garantir que não trabalham para outros interesses (ex.: China, Rússia, ou outros que possam ter interesse em ser capazes de mandar abaixo a rede a um clique de distância). Antes ainda me vinha à cabeça a EFACEC, mas agora pertence a uma empresa estrangeira que sei lá eu quem está por de trás da mesma.

    Mais importante será garantir que toda a rede está preparada para picos electromagnéticos sejam eles causados por uma explosão proveniente do Sol, ou provocada artificialmente por armas de impulsos electromagnéticos, por exemplo usados pela Rússia para avariar a rede eléctrica Europeia caso decida atacar o resto da Europa.

  7. abilioesilva says:

    A cegonha continua no ninho a chocar os ovos toda contente pois desta vez não foi constituída arguida.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.