PplWare Mobile

Antigo logótipo da República recebeu o prémio Ouro (branding)

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Anung says:

    Clube Criativos de Portugal LOL, Imagino…kkkkkkkkkkkl

  2. Estefâneo Empregos says:

    O logotipo mais desculturalizado alguma vez feito em Portugal.
    Ganhou um prémio, só não se sabe bem como.

  3. FL says:

    Uma atribuição de prémio completamente isenta e apartidária!!!

  4. Artista em ínicio de carreira says:

    Tinha que ganhar é um símbolo cheio de arte e criatividade. É que de hoje para amanhã posso ser eu. LOL

  5. Jorginho says:

    Clube de Criativos do BE.

  6. Pedro António says:

    Que mediocridade! Um retângulo verde, uma esfera amarela e um quadrado vermelho, que grande criatividade, tal como expor uma banana numa galeria de arte. É só mariq…..s

  7. Rodrigo says:

    “Clube de Criativos de Portugal” hehe só falta dizer que era a Associação dos Moradores do Largo do Rato!

  8. Aves says:

    Lo-gó-ti-po …
    Não é a bandeira nacional. É um símbolo facilmente reconhecível na era da internet e dos textos eletrónicos. É fácil de reproduzir, com muito poucos pixels. E até num lápis.
    Parvoíce com a história da bandeira, não tem nada a ver.
    Quando Scolari lançou a campanha de apoio ao Europeu os chineses a aproveitaram e fabricaram e exportaram milhares de bandeiras portuguesas. Bandeiras portuguesas não … porque em vez de castelos tinham pagodes, o elemento gráfico que conheciam. No caso do logotipo é o mesmo, quanto mais elementos gráficos tiver pior, torna-se mais complexo.
    A simplicidade dá muito trabalho …

    • Santos says:

      De acordo!

    • Paulo+Pedroso says:

      +1 completamente de acordo

    • Naodou says:

      Completamente errado, estás a comparar 2 coisas diferentes

    • Tiago Rodrigues says:

      Eu acho lindíssimo, e depois de ler a entrevista do autor, percebi que o logotipo aparenta simplicidade, mas a sua produção foi bem complexa…

    • Lucas says:

      Especialmente bonito numa fotocópia a preto e branco!

    • Joao says:

      Agora também és expert em design. 1 – um logotipo, logótipo ou logomarca (pode dizer-se de qualquer uma destas formas) é uma representação gráfica ou visual de um empresa, entidade ou marca, que além dos detalhes representativos permite a adpatabilidade. Atá aqui tudo bem. 2 – Em termos de design, podem dizer o que quizerem, a cores ainda funciona agora aberto, branco ou preto, não diz rigorozamente nada, falha em todos os apectos.
      A nível pessoal acho horrivel e esperava mais do studio que o criou, por conhecer trabalhos anteriores.
      Agora, não te imaginava expert em design também, dasssss tu és um deus na terra.

    • AlexS says:

      É um símbolo facilmente reconhecível na era da internet e dos textos eletrónicos

      Ridículo, tiras as palavras e até pode ser as cores das 3 casas de banho…

      • Aves says:

        Os logótipos são constituídos por um elemento gráfico, ou por palavras (com certo tipo de letra, mais ou menos artística), ou por um elemento gráfico+palavras – que é o caso.
        Tiram-se as palavras? Isso não é o mesmo logótipo, é outro. É o mesmo dizer que o logótipo da Microsoft são os quatro quadradinhos coloridos.
        Só parvoíce 😉

        • AlexS says:

          E esse é outro dos problemas, ser um texto preguiçoso sem criatividade sem alguma intenção de inscrever as palavras na nova simbologia – recordar que a tradicional aliás foi recusada pelo ódio do autor á História de Portugal.

          As palavras não passam de uma legenda que qualquer pessoa sem capacidade gráfica pode fazer, não foram inscritas na simbologia, até o tipo de letra vai contra a simplicidade formal geométrica escolhida.
          É um mau trabalho.

          • Aves says:

            Então República Portuguesa é “um texto preguiçoso sem criatividade sem alguma intenção de inscrever as palavras na nova simbologia” e tem problemas do tipo de letra?
            Só parvoíce 😉

    • Pedro+António says:

      E que tal tu te pautasses pela simplicidade dos posts que aqui colocas? Sim, para ti a simplicidade deve dar mesmo muito trabalho!!!

    • António says:

      Bullshit arquiteto! Quem fez pagodes foi nabo, quem pagodes comprou nabo foi. Quanto custou o novo logótipo e quanto custou (dinheiro e tempo) alterar em milhares de documentos e sites um logótipo para o outro?

    • GM says:

      Burrice. Se os dispositivos tivessem baixa resolução, até poderia concordar. Assim, cada vez com maior resolução, o anterior do anterior, que não por acaso é o actual, não coloca qualquer problema na sua reprodução, seja em telemóveis, pc’s ou tv’s!
      Não estamos a falar de um produto, um equipamento, uma empresa. Estamos a falar do Governo do país, que tem de estar identificado e comprometido com o mesmo. Até a CITROEN, e a PEUGEOT, que alteraram os símbolos, mantêm a identidade.

    • joao says:

      impresso a preto e branco nem sabes o que esta ali !!!

    • Xico says:

      Ao contrário do que estás para aí a dizer, nao é um simples logótipo. É usado em timbres, em correspondencia oficial, etc. Como tal deve refletir a nossa bandeira e os nossos simbolos nacionais
      O resto é lixo woke.

  9. Joao says:

    Certamente a máquina do PS controla a atribuição do prémio e pelo polémica que causou, recebeu o prémio. Considerar isto o melhor que o desing e a creatividade em portugal criou, é um INSULTO para todos os designers que realmente criaram obras de arte, reconhecidas internacionalmente. Só digo, TENHAM VERGONHA.

  10. Joao says:

    Até podem dizer que representa o Senegal , já que as cores sao as mesmas e nessa ordem. Também não falta muito para sermos como o senegal mesmo.

    • Aves says:

      As palavras fazem parte do logótipo. Dizem Senegal?
      Só parvoíces 😉

      • Joao says:

        Parvoices? Vai ver a bandeira do senegal. Agora e já que memcionas isso, o autor devia ser criminalizado por alterar um elemento representativo da República Portuguesa, algo que está contemplado na constituição como crime, nem ele nem o governo o poderiam ter alterado. No máximo criava o logo do Governo de Portugal.
        Vai aprender alguma coisa antes de falares.

    • berlaitadav2 says:

      Representa o Estrela da Amadora.

    • há+cada+gajo says:

      É o argumento mais falacioso que já ouvi. Até parece que não estão lá as formas geométricas e as proporções da bandeira nacional.

  11. João says:

    Vou expressar, o mais educadamente que me é possível, tendo em conta a situação, a minha opinião em duas simples palavras (se é que a liberdade de expressão ainda mo permite…):

    Rica …!

  12. hfilipe says:

    O gosto é discutível. A simplicidade também. Os valores praticados, o concurso público é tudo discutível!!
    Agora, um exemplo, a marca/branding “PORTO.” que se vê em vários pontos da cidade, é algo facilmente identificável, mas cujo intuito não foi substituir o emblema da Cidade do Porto.

  13. berlaitadav2 says:

    Entendam uma coisa, o logotipo é tão feio quanto as 1001 obras de arte que se vão ver aos museus e parece caganitas de porco ao calhas, mas depois alguma sumidade diz que é uma obra de arte, o valor dispara e toda a malta abana a cabeça a dizer que afinal é mesmo uma obra de arte. tenham juízo!!!

    Eu ainda hoje fiz umas poias que espetadas num quadro com umas cores jeitosas faz uma obra de arte de 20 Milhões de euros quando já estiver morto. Acreditem!!

  14. Jorge Aragão says:

    Só pode ser piada esse logótipo horrível ter ganho algum prémio. Esse tal de “Clube Criativos de Portugal” deve ser fã do PS.

  15. há+cada+gajo says:

    Só quem não tem absoluta noção da realidade atual no que respeita à comunicação gráfica é que acha que este logótipo não presta. Não é à toa que ganha prémio. Mas os preconceituosos, os velhos do restelo do costume preferem voltar ao passado, viver no passado e até impor o passado.

    • Pedro António says:

      Ganha prémio porque os avaliadores eram do partido! Não houve imparcialidade, em política nunca há!

    • Jorge Aragão says:

      E como tu entendes de Comunicação Gráfica! Um quadrado verde, um círculo amarelo e um outro quadrado vermelho é o máximo da Comunicação Gráfica atual. Troca de erva porque a que estás a fumar atualmente está a dar-te confusão mental.

  16. Rui Pedro says:

    Parabéns ao Joãozinho pelo sarrabisco no Paint!
    Quando for grande vai receber grandes prêmios de design!
    Essa obra de arte deve de ser patenteada. Não vá alguém ter a mesma ideia ou copiar.
    Agora fora de brincadeira.
    Não questiono, símbolo, as formas, as cores ou a sua disposição. Questiono é, ter-se gasto 74k€, e não 74€, de todos os contribuintes, numa coisa tão simples que em minutos se projecta e faz.

    • Aves says:

      Houve um concurso público. Há de haver mais. Candidata-te 😉
      Acima pus um link com os logótipos das 100 empresas mais valiosas – qualquer um os fazia … depois de os ver feitos.

  17. TT says:

    Pode receber todos os prémios do mundo, continua a não representar Portugal, a sua história e os portugueses

  18. XBUZZY says:

    Aves estas a procurar tacho no PS/BE ou ja arranjaste?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.