Antigo logótipo da República recebeu o prémio Ouro (branding)
O assunto parecia já estar esquecido, mas certamente que voltará à esfera de debate nos próximos dias. O antigo logótipo da República, que foi retirado pelo atual executivo, ganhou um prémio.
Logótipo foi considerado o melhor trabalho de branding feito em Portugal em 2023
De acordo com as mais recentes informações, o logótipo de Eduardo Aires foi considerado o melhor trabalho de branding feito em Portugal em 2023. Além disso, ficou também apurado para os prémios do Art Directors Club Europe.
De relembrar que o anterior logótipo gerou, no início, algum debate, porque alguns consideraram que era básico e minimalista, tendo sido retirados elementos históricos como o escudo, as quinas e a esfera armilar.
Em novembro de 2023, o atual primeiro-ministro, Luís Montenegro, ainda com o estatuto de candidato a primeiro-ministro, prometeu nas redes sociais que o iria substituir pelo logótipo anterior. A sua publicação foi a mais vista e Montenegro acabou mesmo por cumprir logo no início da sua legislatura.
Segundo a SIC, esta sexta-feira, no anúncio dos prémios do Clube de Criativos de Portugal, o trabalho do atelier de Eduardo Aires recebeu o prémio Ouro na categoria de Branding (definição visual de marca). Fica automaticamente apurado para os prémios do Art Directors Club Europe.
Clube Criativos de Portugal LOL, Imagino…kkkkkkkkkkkl
Tudo PS à espera de um tacho
“Logótipo foi considerado o melhor trabalho de branding feito em Portugal em 2023”
Este subtítulo diz tudo… se, em 2023, não houve nada melhor que isto ao nível de “branding” feito cá em Portugal… é melhor começar a fazer este tipo de trabalhos com empresas estrangeiras.
É só ir à pagina do Clube Criativos de Portugal. Estão lá vários exemplos de aplicação criativa do logótipo. O erro está em que se tratava apenas de criar um símbolo para o Governo.
https://festivalccp2024.alpha-awards.com/browse/categories/7125/entries/137905
deves ser novo nestas andanças, isso é o padrão na criaçao de qualquer marca/empresa, e até são muito simplórios os exemplos de aplicação do logo
O logotipo mais desculturalizado alguma vez feito em Portugal.
Ganhou um prémio, só não se sabe bem como.
Não ver quem está por detrás deste prémio. O Costinha mais novo…
Uma atribuição de prémio completamente isenta e apartidária!!!
Nem mais.
Tinha que ganhar é um símbolo cheio de arte e criatividade. É que de hoje para amanhã posso ser eu. LOL
Clube de Criativos do BE.
Que mediocridade! Um retângulo verde, uma esfera amarela e um quadrado vermelho, que grande criatividade, tal como expor uma banana numa galeria de arte. É só mariq…..s
Criatividade e complexidade são coisas diferentes.
“Clube de Criativos de Portugal” hehe só falta dizer que era a Associação dos Moradores do Largo do Rato!
Lo-gó-ti-po …
Não é a bandeira nacional. É um símbolo facilmente reconhecível na era da internet e dos textos eletrónicos. É fácil de reproduzir, com muito poucos pixels. E até num lápis.
Parvoíce com a história da bandeira, não tem nada a ver.
Quando Scolari lançou a campanha de apoio ao Europeu os chineses a aproveitaram e fabricaram e exportaram milhares de bandeiras portuguesas. Bandeiras portuguesas não … porque em vez de castelos tinham pagodes, o elemento gráfico que conheciam. No caso do logotipo é o mesmo, quanto mais elementos gráficos tiver pior, torna-se mais complexo.
A simplicidade dá muito trabalho …
De acordo!
+1 completamente de acordo
Completamente errado, estás a comparar 2 coisas diferentes
Eu acho lindíssimo, e depois de ler a entrevista do autor, percebi que o logotipo aparenta simplicidade, mas a sua produção foi bem complexa…
Especialmente bonito numa fotocópia a preto e branco!
Agora também és expert em design. 1 – um logotipo, logótipo ou logomarca (pode dizer-se de qualquer uma destas formas) é uma representação gráfica ou visual de um empresa, entidade ou marca, que além dos detalhes representativos permite a adpatabilidade. Atá aqui tudo bem. 2 – Em termos de design, podem dizer o que quizerem, a cores ainda funciona agora aberto, branco ou preto, não diz rigorozamente nada, falha em todos os apectos.
A nível pessoal acho horrivel e esperava mais do studio que o criou, por conhecer trabalhos anteriores.
Agora, não te imaginava expert em design também, dasssss tu és um deus na terra.
É um símbolo facilmente reconhecível na era da internet e dos textos eletrónicos
Ridículo, tiras as palavras e até pode ser as cores das 3 casas de banho…
Os logótipos são constituídos por um elemento gráfico, ou por palavras (com certo tipo de letra, mais ou menos artística), ou por um elemento gráfico+palavras – que é o caso.
Tiram-se as palavras? Isso não é o mesmo logótipo, é outro. É o mesmo dizer que o logótipo da Microsoft são os quatro quadradinhos coloridos.
Só parvoíce 😉
E esse é outro dos problemas, ser um texto preguiçoso sem criatividade sem alguma intenção de inscrever as palavras na nova simbologia – recordar que a tradicional aliás foi recusada pelo ódio do autor á História de Portugal.
As palavras não passam de uma legenda que qualquer pessoa sem capacidade gráfica pode fazer, não foram inscritas na simbologia, até o tipo de letra vai contra a simplicidade formal geométrica escolhida.
É um mau trabalho.
Então República Portuguesa é “um texto preguiçoso sem criatividade sem alguma intenção de inscrever as palavras na nova simbologia” e tem problemas do tipo de letra?
Só parvoíce 😉
E que tal tu te pautasses pela simplicidade dos posts que aqui colocas? Sim, para ti a simplicidade deve dar mesmo muito trabalho!!!
Bullshit arquiteto! Quem fez pagodes foi nabo, quem pagodes comprou nabo foi. Quanto custou o novo logótipo e quanto custou (dinheiro e tempo) alterar em milhares de documentos e sites um logótipo para o outro?
Burrice. Se os dispositivos tivessem baixa resolução, até poderia concordar. Assim, cada vez com maior resolução, o anterior do anterior, que não por acaso é o actual, não coloca qualquer problema na sua reprodução, seja em telemóveis, pc’s ou tv’s!
Não estamos a falar de um produto, um equipamento, uma empresa. Estamos a falar do Governo do país, que tem de estar identificado e comprometido com o mesmo. Até a CITROEN, e a PEUGEOT, que alteraram os símbolos, mantêm a identidade.
impresso a preto e branco nem sabes o que esta ali !!!
Ao contrário do que estás para aí a dizer, nao é um simples logótipo. É usado em timbres, em correspondencia oficial, etc. Como tal deve refletir a nossa bandeira e os nossos simbolos nacionais
O resto é lixo woke.
Certamente a máquina do PS controla a atribuição do prémio e pelo polémica que causou, recebeu o prémio. Considerar isto o melhor que o desing e a creatividade em portugal criou, é um INSULTO para todos os designers que realmente criaram obras de arte, reconhecidas internacionalmente. Só digo, TENHAM VERGONHA.
Os logótipos das 100 marcas mais valiosas. A simplicidade dá muito trabalho …
https://interbrand.com/best-global-brands/
Não é um logotipo, é um símbolo, e este novo “antigo” é mais bonito e nunca teve problemas nenhuns. Apenas alguns quiseram ganhar umas coroas a esquerdalhar, o costume.
Muita verdade também deste ponto de vista.
Este logótipo podia ter muitas vantagens mas funcionava mal ao pé de outros. Ao serem cumpridas as regras está ficava gigante e desproporcional.
Até podem dizer que representa o Senegal , já que as cores sao as mesmas e nessa ordem. Também não falta muito para sermos como o senegal mesmo.
As palavras fazem parte do logótipo. Dizem Senegal?
Só parvoíces 😉
Parvoices? Vai ver a bandeira do senegal. Agora e já que memcionas isso, o autor devia ser criminalizado por alterar um elemento representativo da República Portuguesa, algo que está contemplado na constituição como crime, nem ele nem o governo o poderiam ter alterado. No máximo criava o logo do Governo de Portugal.
Vai aprender alguma coisa antes de falares.
Representa o Estrela da Amadora.
É o argumento mais falacioso que já ouvi. Até parece que não estão lá as formas geométricas e as proporções da bandeira nacional.
Vou expressar, o mais educadamente que me é possível, tendo em conta a situação, a minha opinião em duas simples palavras (se é que a liberdade de expressão ainda mo permite…):
Rica …!
O gosto é discutível. A simplicidade também. Os valores praticados, o concurso público é tudo discutível!!
Agora, um exemplo, a marca/branding “PORTO.” que se vê em vários pontos da cidade, é algo facilmente identificável, mas cujo intuito não foi substituir o emblema da Cidade do Porto.
Esse sim, é um excelente trabalho que cumpre todas as finalidades para que foi idealizado.
O outros, um claro pagamento de favores.
Entendam uma coisa, o logotipo é tão feio quanto as 1001 obras de arte que se vão ver aos museus e parece caganitas de porco ao calhas, mas depois alguma sumidade diz que é uma obra de arte, o valor dispara e toda a malta abana a cabeça a dizer que afinal é mesmo uma obra de arte. tenham juízo!!!
Eu ainda hoje fiz umas poias que espetadas num quadro com umas cores jeitosas faz uma obra de arte de 20 Milhões de euros quando já estiver morto. Acreditem!!
Só pode ser piada esse logótipo horrível ter ganho algum prémio. Esse tal de “Clube Criativos de Portugal” deve ser fã do PS.
Só quem não tem absoluta noção da realidade atual no que respeita à comunicação gráfica é que acha que este logótipo não presta. Não é à toa que ganha prémio. Mas os preconceituosos, os velhos do restelo do costume preferem voltar ao passado, viver no passado e até impor o passado.
Ganha prémio porque os avaliadores eram do partido! Não houve imparcialidade, em política nunca há!
E como tu entendes de Comunicação Gráfica! Um quadrado verde, um círculo amarelo e um outro quadrado vermelho é o máximo da Comunicação Gráfica atual. Troca de erva porque a que estás a fumar atualmente está a dar-te confusão mental.
Parabéns ao Joãozinho pelo sarrabisco no Paint!
Quando for grande vai receber grandes prêmios de design!
Essa obra de arte deve de ser patenteada. Não vá alguém ter a mesma ideia ou copiar.
Agora fora de brincadeira.
Não questiono, símbolo, as formas, as cores ou a sua disposição. Questiono é, ter-se gasto 74k€, e não 74€, de todos os contribuintes, numa coisa tão simples que em minutos se projecta e faz.
Houve um concurso público. Há de haver mais. Candidata-te 😉
Acima pus um link com os logótipos das 100 empresas mais valiosas – qualquer um os fazia … depois de os ver feitos.
Pode receber todos os prémios do mundo, continua a não representar Portugal, a sua história e os portugueses
“No Comments”
https://www.facebook.com/reel/1159352818682470
Aves estas a procurar tacho no PS/BE ou ja arranjaste?
Não vale a pena pedir nas delegações da Madeira, pois foram varridos do mapa….
Refiro-me a PCP e BE.