ANACOM: Operadoras não devem cobrar por fatura em papel
Recentemente a MEO revelou que as faturas em papel iriam passar a custar 1 euros por mês. De acordo com a MEO, o objetivo da iniciativa é “incentivar todos os seus clientes a aderir à fatura eletrónica, numa ótica de preservação e sustentabilidade ambiental”.
No entanto, a ANACOM recomenda que as operadoras não devem cobrar pela fatura.
A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) recomenda aos operadores de telecomunicações que não cobrem qualquer valor pela disponibilização de faturas não detalhadas ou com um mínimo de detalhe aos seus assinantes, seja em papel ou em qualquer outro suporte. Tal posição acontece depois da MEO ter informado os seus clientes que iria passar a cobrar, a partir de abril, pelo envio das faturas em papel aos clientes de voz móvel e de pacotes de Internet fixa e móvel.
A ANACOM apurou ainda que pelo menos a NOS e a NOWO preveem, nos contratos que utilizam e na divulgação que fazem das condições de oferta dos seus serviços, que o envio de fatura em papel, pelo correio, implica um encargo adicional para os seus assinantes.
Segundo revela a ANACOM, de acordo com a legislação em vigor, os clientes têm o direito a receber faturas dos serviços que lhes são prestados, devendo as faturas não detalhadas ou com o nível mínimo de detalhe fixado pela ANACOM ser disponibilizadas sem quaisquer encargos. A ANACOM está a acompanhar com atenção os desenvolvimentos deste assunto e não deixará de exercer todas as suas competências legais.
Este artigo tem mais de um ano
Pois mas vem cobrado no valor mensal. Se nao pagar a factura cortam nao é
A MEO está a ficar um lixo super endividado. Gente cheia de jogos de treta a ver se passa. Se querem incentivar oferecem algo a quem receba por email no conjunto de período de tempo.
Muito bem dito.Agora imagine os milhões de euros que a MEO,a NOS e a NOWO vão buscar com esse euro a mais daqui para a frente.É escandaloso !!
Já oferecem, a quem ativa fatura electrónica+ débito direto… Um crédito na fatura, acho q 10€
Como se a pasta de papel fosse das árvores comuns!
A pasta de papel é de eucalipto, espécie ultrproduzida neste país.
O que interessa é ganhar mais e mais à custa de todos nós.
o raciocino está invertido!!!! deviam era fazer desconto a quem adere à factura electrónica …. assim é que é uma postura séria e transparente!!!! pois a maioria da geração mais velha nem sequer têm email nem são utilizadores de TI …
Exactamente. São eles que deixam de ter gastos na impressão da factura, por isso deviam dar um desconto.
Eu, quando recebi a última factura da Vodafone com a mesma lenga lenga, fiz apenas o que dizia lá em letras pequeninas (se pretender continuar a receber a factura em papel ligue xxxx). Quando o assistente me atendeu, apenas referi que pretendia continuar a receber a factura em papel enviado por via postal. Sem mais perguntas, foi-me dito que estava registado! Não sei se nos outros operadores é assim, mas sinceramente da Vodafone não tenho nada a dizer (já fui cliente de TODOS como seja pt desde o início com telepac a 56k depois sapo com adsl, depois tvcabo com cable modem a 128kb, clix (adsl), oninet, a seguir MEO fibra 30, e finalmente Vodafone fibra 200/100), sinceramente e excluindo a parte técnica pois não é isso que quero comparar, nunca fui tão bem tratado como cliente como nesta empresa! Só tenho a dizer bem…Já foram melhores pois quando terminei a fidelização dos 24 meses tive que por minha iniciativa voltar a aderir ao serviço deles, e agora a pagar mais e com 100/100 em vez de 200/100…mas mesmo tendo sondado a concorrência, a diferença era pouca.
Faltou-te aí a VIA NET.WORKS, portanto não foste cliente de todos 🙂
A VIA NET.WORKS foi a primeira operadora a fornecer ADSL sem limites de tráfego.
É verdade! E ainda havia mais… O “netecetera” da telecel… Aquela operadora que tinha um cão no anúncio (não recordo agora o nome)… Entre outras. 😉
+1
e fazem desconto, nem que seja o euro da fatura, aka «custos administrativos».
Nem mais Pedro. Capitalismo é para onde isto vai…
Mas acho que é mais que óbvio que à Altice não lhes interessa dar descontos, interessa sim receber receita (andarem a gastar para além das suas posses é o que dá, isso e terem perdido cerca de 2 terços do valor bolsista)… foi com o “bonus” da internet movel no verão, é agora com esta história das facturas. Eu já há algum tempo que não tenho a Altice como séria e cada vez mais me merecem menos confiança.
A vodafone já o faz há uns dois anos ! Acabei por aderir à fatura eletrónica para não continuarem a cobrar-me em papel !
Olhe,então a Vodafone deve ter clientes de 1ª e clientes de 2ª categoria,pois eu já sou cliente da operadora há quase 2 anos e NUNCA paguei 1 cêntimo que fosse pela emissão da factura em papel,que me chega todos os meses para pagar a conta.Se for assim posso-me sentir um privilegiado.Agora,se me disser que a Vodafone cobra pela emissão de factura “detalhada”(atenção,detalhada !!),aí já é outra história(neste caso,todas as operadoras de telecomunicações o fazem há muito tempo !!).À emissão de uma factura em papel detalhada é aplicada um custo de 88 cênt (+IVA),sendo a resumida gratuita.Ao passo que as facturas electrónicas detalhadas são gratuitas.Por isso,informe-se,ok ?? 😉
Mas quem é que escreve textos destes às 6 da manhã ? Não é preciso ficares tão triste com o comentário foto tiago
No inicio do contrato com a vodafone, disseram que para receber factura em papel tinha de pagar mais. Por isso aceitei receber a factura por email em pdf. De facto está mais arrumado e não preciso de andar com papel atrás de mim para fazer o pagamento.
Tenho que me mudar também!
Por agora tenho Nós e Triplice, mas poderei alterar as coisa em breve…
Já agora, em que ficou o facto da Triplice ter retirado unilateralmente o streeming de música ao clientes que tinham direito a isso nos serviços contratados, e que oficialmente essa gentinha qualifica como sendo uma oferta grátis e que portanto pode ser retirada a qualquer momento, sem que haja alteração unilateral do contrato por quem fornece o serviço?!
Ficou em águas de bacalhau, hein?
Bem me parecia…
A ANACOM opinou; as operadoras nada vão fazer. E depois? Será que algo vai acontecer?
Parece o jogo do gato e do rato: temos de estar sempre atentos não vá o gato comer-nos.
a NOS também cobra.
No meu caso aderi há uns anos à internet da WOW e logo quis fatura electrónica, um pouco depois de acabar os dois anos de fidelização estive para mudar de operador porque a internet tem estado demasiado má, ofereceram-me desconto para metade da mensalidade e lá continuei como cliente da NOS, mas comecei a receber fatura em papel em vez da habitual fatura electrónica, sem ter pedido alteração para fatura em papel.
Nunca me importei com a fatura em papel, mas no entanto e já por duas vezes que tive que ligar para o apoio a clientes devido a problemas com a velocidade da internet aproveitei para pedir para voltar à fatura eletronica, algo que nunca chegou a acontecer, sendo que desta vez me começaram a cobrar pelo envio em papel. liguei para lá a reclamar, pois a NOS é que alterou para fatura em papel sem o meu consentimento, depois disso pedi por duas vezes para voltar à fatura eletrónica e nada… desta vez dizem que ficou registado o meu pedido e que vou mesmo regressar à fatura eletrónica, mas que tinha que pagar o custo desta última fatura em papel. Chulisse ou incompetência!?
Devias fazer reclamação era no livro de loja. Assim fica sempre o registo para eventos futuros. A mim a NOS só entrou na linha após umas quantas reclamações e houve conversas telefónicas em que lhes respondi de volta pelo livro. Sou mais um dos que tem a ligação também notávelmente má de há uns tempos pra cá, mas como a mensalidade ficou mais reduzida, neste caso até me compensa, desde que fiquei assim.
A assistência técnica da NOS (dada por empresas de call centers) é inqualificavelmente péssima. Mas as outras operadoras são idênticas. Aliás, há call centers a fazerem apoio ao cliente para as 3 operadoras principais …
Nos dias que correm é usar e abusar dos livros de reclamações para estas entidades abusadoras, sejam telecoms, bancos, energéticas, águas e afins … é tudo a tentar roubar o máximo …
Em espanha têm sido aos 2 e 3 aumentos por ano, e não é só de 1€ … lá como cá e como em outros países … alguém tem de pagar os milhões aos Ronaldos e afins …
Liberalizem o mercado das comunicações na Europa. Há por essa Europa fora melhores preços.
E o mercado em Portugal não está liberalizado?
Google fiber para portugal? Ainda falta muitooooooo
Nada que já não se faça lá fora, mas por outro lado incentivam o cliente a pagar por Direct Debit e oferecem 5 euros de desconto o caso da E.ON . Dou o exemplo a SKY simplesmente não passa factura em papel e quem quiser que faça o print. Poupa-se no ambiente, ( Papel ,Tinta, Combustível, etc ) e no selo de correio, é que uma factura em papel até chegar á mão do cliente custa bem acima de 2 euros. Eu há mais de 10 anos que não sei o que é uma factura ou extrato do banco a vir pelo correio, eu comecei a optar por formato eletrónico.
Bela Anacom… “Nao “devem” combrar” , “A Anacom Recomenda que não…”
Em suma, poder podem e a Anacom como tem que dizer qualquer coisa sai isto. lol
“A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) recomenda aos operadores de telecomunicações que não cobrem qualquer valor pela disponibilização de faturas não detalhadas ou com um mínimo de detalhe aos seus assinantes”
E depois: “Segundo revela a ANACOM, de acordo com a legislação em vigor, os clientes têm o direito a receber faturas dos serviços que lhes são prestados, devendo as faturas não detalhadas ou com o nível mínimo de detalhe fixado pela ANACOM ser disponibilizadas sem quaisquer encargos.”
Então não é “recomenda” pois recomendar pressupõe algo não vinculativo mas se é uma imposição legal então garantidamente que é vinculativo. Neste caso é aviso à MEO mesmo, que caso cobre qualquer valor pela factura em papel irão acionar todos os mecanismos ao seu dispor (inclusive legais) para forçar a Altice a repor a situação à normalidade e cumprir a lei.
Mas afinal não é obrigação do operador, do prestador do serviço, ou ainda do vendedor da mercadoria, emitir fatura ao cliente? E se este não tiver endereço de e-mail? Alguma Lei obriga a que os cidadãos ou consumidores sejam obrigados a ter conta de e-mail? Honestamente desconheço…
Mais ainda, se assim é, cobrar 1 euro por fatura em papel, e se o objetivo é incentivar o menor consumo do mesmo em prol do ambiente, porque não tiverem esses senhores “idiotas” – porque como diz povo, idiota é aquele que tem ideias – a brilhante ideia de compensar/beneficiar aqueles que optarem por receber a fatura via e-mail? E assim até estaria de acordo, porque para além de beneficiar o ambiente a MEO, neste caso, ou qualquer agente económico em geral, pouparia no custo de impressão, no papel da fatura, no envelope e no selo ou franquia dos correios…ou estarei eu errado? Por último, tendo o cliente o seu contrato em curso e sendo agora confrontado, por imposição, a uma alteração contratual (quiçá abusiva) de forma unilateral não será este fator mais que suficiente para a rescisão com justa causa do referido contrato?
Não entendo muitos dos comentários que por aqui aparecem… em primeiro, só é cobrado aos clientes que têm internet fixa ou móvel, ou seja, não é o pessoal que nem sequer tem computador. Tendo acesso à net, os clientes podem a qualquer altura ir ao mail, à área de cliente, consultar as últimas 20 faturas, etc. Sou cliente Meo e até sou informado logo por SMS que a fatura está no meu mail. Se o carteiro me mandasse um SMS cada vez que cai uma carta na caixa, havia algumas cartas registadas que eu não perderia…
Mas relativamente à posição… Não é muito diferente da concorrência e concordo, porque em termos ambientais, estão a promover a redução do consumo de papel, de tinta, do combustível dos carteiros, etc.
E isto vindo de um setor privado e liberalizado…
Muitos esquecem-me que, nem sequer se olha para o tema de ter internet ou não… mas o estado obriga todos os contribuintes que querem ter benefícios a ir validar faturas on-line (tenham eles 3 meses ou 90 anos) e a entregar o IRS em formato eletrónico, quer saibam escrever ou não. Se até o governo se digitaliza, porque é que uma telco não poderá digitalizar-se?
Será que são estes os pormenores essenciais a debater pela DECO e pela ANACOM? Será que não deveriam antes andar a ver onde o dinheiro dos contribuintes anda a ser gasto em serviços universais e afins?
É verdade que o próprio Estado é uma nódoa na defesa dos nossos direitos e nem devia ser comparado nesta categoria.
Mas segundo essa teoria, se o Estado já liquida salários e irs automaticamente então daqui a uns anos as empresas de telecomunicações, eletricidade, agua e outros serviços também vão ter poder cobrar mais a quem nao queira pagar por debito direto?
E porque é que os gestores iluminados não mantêm o preço para quem recebe a factura em papel e fazem um desconto de 1 € para quem tem a factura electrónica? Eu sei porque não o fazem, porque querem mamar mais dinheiro ao povo. Estamos aqui para pagar as contas dos outros. Iluminados uma treata, para não dizer outra palavra.