PplWare Mobile

A Amazónia está a arder! Nuvem de fumo já é visível do espaço

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. rnf says:

    “Segundo o INPE, os incêndios já consumiram mais de 20 mil hectares de vegetação ”
    A Amazónia tem uma área de 5.500.000 km2…..Portugal Continental tem 90.000 km2 e no ano passado arderam 19.000 hectares só no incêndio de Monchique.
    O que está a acontecer na Amazónia é grave, mais um problema a juntar a outros, como a desflorestação, mas dizer que a Amazónia esta a arder é o mesmo que haver um incêndio na minha aldeia e dizer que Portugal está a arder! 🙂
    Mais grave do que este incêndio, é a desflorestação que só desde o início do ano até agora já vai em 334.800 hectares!!

    • Guedes says:

      Comentário lamentável que demonstra que a estupidez humana é realmente infinita. *facepalm*

      • Filipe says:

        Comentário realista.

        O que está a arder é uma pequeníssima parte da floresta. Todos os anos acontece. E todos os anos os média fazem um drama como se estivesse a floresta TODA a arder. Como ele disse, a desflorestação até é mesmo neste momento um mal muito pior do que umas árvores a arder. Repara quantos hectares da floresta já foram consumidos com a desflorestação.

        As florzinhas que ficam ofendidas com qualquer mínima coisa, e nem pensam corretamente, é que não deviam ter acesso à internet hoje em dia. Ou no máximo, não terem acesso a um teclado.

        • ASilva says:

          “E todos os anos os média fazem um drama como se estivesse a floresta TODA a arder.”
          Eu podia aproveitar para te insultar mas demonstraste ser tão burro que não irias entender…. por isso vou me remeter ao silêncio….

          • Wishmaster says:

            ASilva
            És outro que acredita na fantochada….

            Toma:
            http://visao.sapo.pt/actualidade/mundo/2019-08-22-Atencao-estas-fotos-nao-sao-dos-fogos-na-Amazonia

            Como já venho dizendo, isto é tudo orquestrado para deitar o Bolsonaro abaixo.
            É verdade que, apesar da Amazónia não ser o pulmão do mundo e consumir o oxigénio que gera, a desflorestação deve ser contida….

            Agora, o que não podemos permitir é a manipulação das massas, das cabeças das pessoas, o engano puro e duro, unicamente com fins políticos!!!
            E nas redes sociais as pessoas estão a cair como patinhos!
            Numa palavra: asqueroso.

          • Ruy Acquaviva says:

            Fascistas como esse tal de “Wishmaster” tem como modus operani acusar os outros daquilo que eles mesmos fazem e mentir sem parar.
            O INPE (atacado por bolsonaro que quer esconder os dados científicos coletados), a NASA e várias instituições científicas em todo mundo detectaram a magnitude dos incêndios. Os mais importntes cientistas do Brasil e de todas as partes do mundo alertam que esse nível de devastação é alarmante e representa amaior ameaça de todos os tempos à Floresta Amazônica.
            E mesmo assim os defensores desse LOUCO que está não apenas liberando mas INCENTIVANDO a devastação da floresta estão se ocupando em mentir descaradamente negando o óbvio.
            Trata-se de uma atitude tão criminosa quanto aquela dos grileiros e latifundiários que estão promovendo as queimadas. Isso aí não é gente, não pode ser. São demônios encarnados.

          • Roni says:

            Nos governos anteriores ao do Bolsonaro, tudo era uma maravilha.
            As queimadas eram poucas, quase raras.

            Podia-se encontrar muitas girafas.

        • Susana says:

          Ainda bem que fazem o drama todo, só assim é que as pessoas ganham consciência e fazem alguma coisa para prevenir.

        • Miguel says:

          Corretíssimo.
          Um incêndio é sempre mais um problema para a Amazonia mas 20.000 hectares, mesmo à escala nacional quando comparado com a calamidade dos nossos 500.000, não é crítico. Já a desflorestação que deve andar acima dos 2.000.000 de hectares por ano, isso sim. É gravíssimo.

      • Tom Barros says:

        Gente que só pensa em insultar ao invés de conversar sabiamente, As of August 16, 2019, an analysis of NASA satellite data indicated that total fire activity across the Amazon basin this year has been close to the average in comparison to the past 15 years.
        https://earthobservatory.nasa.gov/images/145464/fires-in-brazil

      • rnf says:

        O teu comentário tem tanto de argumentação como a tua inteligência.

      • Mikhail Miguel says:

        Lamentável é espalhar notícias falsas.

        Até a imagem do Tweet é falsa. Segundo a agência AFP, a “foto que mostra a Floresta Amazônica tomada por fumaça, compartilhada, inclusive, por Jaden Smith, foi usada em uma matéria do The Guardian em 2007 e mostra a Amazônia há 30 anos, em 1989”. Fonte:
        https://twitter.com/AfpChecamos/status/1164266599039295489

        Pplware, poderia consertar esse erro?

        Mesmo as agências de notícias com viés esquerdista estão desmentindo essa profusão de fakenews.

        AFP: “Diante dos graves incêndios na Amazônia, circulam fotos tiradas de contexto: algumas são antigas, outras não são do local. O AFP Checamos está pesquisando a origem de várias delas. Sigam a sequência e nos ajudem a divulgar”.

        Fonte:
        https://twitter.com/AfpChecamos/status/1164254525265448960

        Outra fonte: “Destruímos a fake news inventada pelo Macron: a foto foi tirada antes de 2003, a Amazônia não é “o pulmão do mundo” e as queimadas estão na média dos anos anteriores segundo a NASA. Ajudem a divulgar a mensagem abaixo”

        Fonte:
        https://twitter.com/Desesquerdizada/status/1164656709916401665

        • Vítor M. says:

          As imagens da NASA são claras, não te percas com detalhes que não têm importância. Usar uma imagem para atrair a atenção para algo grave, não é nada de falso, até porque, como referi, as imagens da Amazónia a arder estão espelhadas nas imagens de satélite.

          • Mikhail Miguel says:

            Não falo das imagens de satélite da NASA.

            Falo da imagem avermelhada, de árvores pegando fogo. É falsa.

            Vocês estão usando esta imagem de 2009:
            https://cdn.blogcamp.com.br/2009/02/Imagens-do-aquecimento-global_3.jpg

            Como se fosse a Amazônia de 2019:
            https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2019/08/amazonia-720×384.jpg

            Notícias de tecnologia permitem o uso de ilustrações que são inadequadas em notícias como esta.

            Os problemas ambientais não podem ser combatidos com notícias falsas, e isto inclui as imagens falsas. Pode funcionar no início, mas causando um leve estranhamento que cresce até ser percebido como farsa e resultando na total perda de confiança, credibilidade. É a Dissonância cognitiva: quando o que é comunicado destoa do que é percebido.

            Esta é a minha crítica construtiva: tentar criar alegorias não ajuda em nada, só atrapalha.

          • Vítor M. says:

            Mas o que está no foco, o que está a ser veiculado são as imagens da NASA e, acima de tudo, o problema que parece ser imaginário. Achas que isso é uma alegoria? Eu sei que tu saber que não.

            Abr.

          • Mikhail Miguel says:

            Vítor, então por algum motivo você não está vendo uma imagem logo abaixo da frase “O fumo já é visível do espaço! Veja as imagens da NASA”. Ela não é da Amazônia, é antiga, e não tem nada a ver com a NASA.

            Em outras palavras, esta imagem:
            https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2019/08/amazonia-720×384.jpg

            é uma cópia com cores vibrantes desta aqui (de 2009):
            https://cdn.blogcamp.com.br/2009/02/Imagens-do-aquecimento-global_3.jpg

            Quando compartilhei o link desda notícia, foi essa imagem falsa que apareceu, não a da NASA.

          • Vítor M. says:

            Vamos lá outra vez. As fotos mostradas pela NASA dos seus satélites, são falsas? Compreende que o que estás a dizer não passa de um desviar de atenções do problema real. Isso é que é inadmissível. A imagem de capa usada, de lume, fogo, serve para ilustrar e dar entrada ao que realmente importa, que são as imagens da NASA. Se foi usada uma imagem de umas labaredas, isso não pode servir de pretexto para tentar ocultar o que está a acontecer. Por muito que tentes colar links de pessoas nitidamente a querer fugir à realidade.

        • Mikhail Miguel says:

          Ah, tá… fui insistente porque não achei que o erro fosse proposital, para atrair mais visitas… por isso está associando a imagem avermelhada como se fosse da NASA.

          Jornalismo é mesmo muito diferente pelo mundo…

          Minha última tentativa de ajuda/comentário sobre este assunto: factos geram notícias mas notícias não geram factos. Factos não precisam de ajuda; se ajudados, sofrem distorções e deixam de ser factos.

          (escrevi “factos” em de “fatos” para não causar estranhamento)

          • Vítor M. says:

            Repara uma coisa. As imagens da NASA são reais, são atuais e não deixam dúvidas do crime que está a acontecer na Amazónia, esses são os factos. O resto são faits divers que só servem para distrair as pessoas do problema.

            Não são as imagens acessórias que estão em causa, são as da NASA pois é sobre essas que gravita todo o assunto.

            Abraço.

    • Fartodestamerda says:

      Men Pk que vcs comparam a amazónia a Portugal?? Achas que ter a maior floresta do mundo que protege as mãos espécies de animais e plantas durante séculos a arder e a mesma coisa que ter uma floresta em Portugal a arder?? Amigo quantos dias Monchique teve a arder? ? Em Qtos dias o fogo foi dominado apagado??
      Amazona e o pulmão do planeta… E esta a arder ha 17 dias por um motivo egoísta. .. “Dinheiro”, amazónia tem vários países que doam dinheiro para a proteger.. Monchique tem? Epá pá mim amazónia e mais importante que Portugal.. Se desse pá la viver vagava neste pais de corrupto e iluminados e ia pá la.
      Quanto a Monchique se ainda não fizeram nada a culpa não e da amazónia e tu deverias estar preocupado com a amazónia que sustenta mais de X% do oxigénio no mundo!

      • Filipe says:

        Quantos X%? 1? 2? Não vai além disso.

      • rnf says:

        Comparo com Portugal porque é a nossa referência 🙂
        Nas notícias que eu vi sobre este tema fala-se muito mas as pessoas ficam sem noção da real escala dos incêndios… 20.000 hectares é muito, mas infelizmente não é novidade.
        Entre 2015 e 2016 arderam quase um milhão de hectares na amazónia!!

    • Pedro R. says:

      Uma só árvore da Amazónia produz mais oxigénio que toda a Serra do Gerês!

    • Francisco says:

      Sr RNF, a desflorestação é culpa de todos, não só de quem corta as árvores. É culpa de quem consome produtos em massa, é culpa de quem desperdiça e é culpa de quem se aproveita disto tudo. As principais razões da desflorestação são o consumo de carne (A MAIOR DEALS TODAS), Madeira cacau etc… productos que nós humanos damos como garantido ao ir ao supermercado mas que na verdade só estamos a contribuir para aquilo tudo de que falamos mal.

  2. Vasco says:

    “A partir de 16 de agosto de 2019, observações por satélite indicaram que a atividade total de incêndio na bacia amazônica estava ligeiramente abaixo da média em comparação com os últimos 15 anos. Embora a atividade tenha sido acima da média no Amazonas e, em menor escala, em Rondônia, ela tem sido abaixo da média em Mato Grosso e Pará, de acordo com o Banco Mundial de Emissões de Incêndio.”…
    https://earthobservatory.nasa.gov/images/145464/fires-in-brazil

    Sério que vocês acreditam que esta fumaça viajou 3800(?) km e fui parar em São Paulo escurecendo tudo?…
    (e vai ter tsunami também?)

  3. Mikhail Miguel says:

    Segundo a NASA, as queimadas na Amazônia estão ABAIXO da média dos últimos 15 anos:
    https://earthobservatory.nasa.gov/images/145464/fires-in-brazil

    O governo brasileiro suspeita que a oposição esquerdista e Organizações não-governamentais (que recentemente deixaram de receber verbas) colocaram fogo em pontos estratégicos para iniciar essa “campanha” internacional.

    • Mikhail Miguel says:

      “As of August 16, 2019, satellite observations indicated that total fire activity in the Amazon basin was slightly below average in comparison to the past 15 years.”

    • Diego Fonseca says:

      Lembrando o Saudoso Dr Enéas Carneiro, a preocupação internacional com a amazônia em nada tem haver com o “bem” da amazônia, e sim com os “bens” da amazônia.

      • Mikhail Miguel says:

        Sim… E não adianta argumentar.

        Discutir com esquerdista é como jogar xadrez com pombo.
        Ele vai derrubar as peças, ca#%}r no tabuleiro e sair de peito estufado cantando Vitória.

    • niquelnausea says:

      e que até o momento não passou de achismo ou simplesmente “cortina de fumaça” lançada pelo próprio governo, afim de diminuir danos a própria imagem, já que até mesmo o atual ministro de meio ambiente, desconversa e tenta apenas culpar outros por qualquer coisa. lembrando que o mesmo ministro, a pouco, justificou não haver aquecimento global, por visitar a Itália e neste local estar frio.

      não defendendo estas organizações de preservação, mas as justificativas que o governo tenta passar em vários assuntos, são comparáveis as de noticias falsas disparadas por whatsapp.

      • Mikhail Miguel says:

        “Cortina de fumaça” é distorcer o que digo e os dados que replico.

        Vou repetir: segundo a NASA, as queimadas na Amazônia estão ABAIXO da média dos últimos 15 anos. Cortina de fumaça criada pela NASA?

        “As of August 16, 2019, satellite observations indicated that total fire activity in the Amazon basin was slightly below average in comparison to the past 15 years.”

        Qualquer um pode verificar isto no próprio site da NASA:
        https://earthobservatory.nasa.gov/images/145464/fires-in-brazil

        São dados oficiais. Não são achismos ou politizações.

        Você tem direito às suas próprias opiniões, mas não tem direito a seus próprios fatos.

        • niquelnausea says:

          queimadas naturais acontecem, mas a forma com a qual o atual governo trabalha, é sempre na forma de culpar outros. na data de hoje, o próprio presidente veio a publico dizendo “ser possível” as queimadas serem ocasionadas por fazendeiros, justamente em um momento de discursos inflamados contrários a conscientização de preservação ambiental.
          em nenhum momento questionei os dados da nasa ou qualquer outro órgão de monitoramento (ao contrario do que o próprio governo costuma fazer).
          sobre o que descrevi acima, pergunte a qualquer membros deles sobre dados contrários a suas ideologias política, principalmente ao que toca aquecimento global, terra plana. usar dados quando apenas conveniente é o que expus e evidenciei acima, e que tem sido usado de forma sistemática por eles.

          “Você tem direito às suas próprias opiniões, mas não tem direito a seus próprios fatos.”
          tente explicar isso ao presidente brasileiro e sua enorme horda de seguidores, onde noticias são verdade apenas quando corroboram ou ajudam a desfazer as besteiras que fala constantemente.

        • niquelnausea says:

          e sobre o vídeo da nasa, o porque a justificativa de os últimos 15 anos não serem muito validas https://youtu.be/-YooFszhzj4 , apesar de serem dados oficiais, sem o entendimento dos mesmos não servem para muita coisa
          explica sobre as diferenças de entendimento entre amazonia brasileira, e o bioma.

    • Mariano Paulista says:

      Continuem a seguir cegamente o Bolsonaro… ele pode ser bom a combater a criminalidade nas ruas. Mas ele próprio apoia o crime contra a natureza o que por fim vai matar mais pessas do que qualquer bandido… enfim. Desordem e retrocesso!

    • Miguel Nunes says:

      E depois vocês não sabem porque a Amazônia arde em fogo? Simples, é por causa desse tipo de doença mental, muito comum no Brail: “Bolsonarismo”.

    • João M says:

      Todos os anos a Amazónia arde.. mas a culpa é do Bolsonaro.. No entanto, por eu ter dito isto já vão dizer que defendo o homem… enfim

    • Pedro says:

      Meu deu a culpa é da Venezuela?

      Haja pachorra para tanta bronquice!

  4. Nuno says:

    O funk era tão pesadao que a lil amazonia nao aguentou! Wooow
    Mc cadeiras in the house

  5. SANDOKAN 1513 says:

    Como vai o nosso planeta… Um dia vamos todos ter um triste fim,vamos todos pagar pelo que lhe estamos a fazer. 🙁

  6. Diego Fonseca says:

    Pedro pinto, tira esse “pulmão do mundo”, isso não procede em nenhum aspecto cientifico.

    • Vítor M. says:

      Sempre foi classificado como o Pulmão do Mundo.

      • ToFerreira says:

        Sempre foi errado, não é desculpa.

        • Vítor M. says:

          Não está errado. O conceito sempre foi bem explicado.

          • Wishmaster says:

            Não é o pulmão do mundo.

            A Amazónia produz oxigénio e praticamente o consome. É quase neutra!
            Isso de ser o pulmão do mundo é tanga alimentada pelos ecoterroristas e pelos extremistas ambientalistas.

            Aliás, a maioria das pessoas não faz ideia que os oceanos são os responsáveis por mais de 70% do oxigénio disponível. Esses sim são o pulmão do mundo.
            A seguir, temos a Taiga Siberiana e as florestas “boreais”.
            A floresta siberiano é muito maior do que a Amazónia! E também arde todos os anos, mas como é a Rússia, ninguém quer saber.

            A divulgação maluca que tem sido feita nos últimos 3 dias, não é mais do que manobra para deitar o Bolsonaro abaixo. Já se falou até (li numa revista alemã) que a Amazónia é de nós todos e que o governo brasileiro não está a cuidar bem dela. Já falam até em impor sanções económicas ao Brasil…Já estamos a ver onde isto vai dar, não é? Quando o que se está a passar não é anormal, quando comparado com os últimos quinze anos.

            Mais, só para vermos como os media estão a fazer o joguinho de alguém, li numa notícia (penso que terá sido no Observador) o seguinte: “são os piores incêndios dos últimos sete anos”.
            Ora, os jornalistas vão para trás no tempo ao fazer a comparação apenas até onde lhes interessa….Se forem 30 ou 40 anos para trás, o cenário já é diferente (a NASA foi 15 anos…e concluiu que está abaixo da média).

          • Márcio Graveto says:

            Todo o praticamente todo o oxigénio lá produzido e gasto lá!

          • Joao says:

            Onde e por quem?

          • Rodrigo Da Silva says:

            @Wishmaster
            Ninguem sabe ao certo quanto oxigenio produz o fitoplâncton no oceano (50% – 85%) porque ‘e dificil calcular tal coisa.
            Mesmo assim, estamos a destruir o balanco natural nos oceanos com o aumento da pesca descontrolada e o aumento de poluicao.

            Mas ‘e errado dizer que a Amazonia produz tanto oxigenio como consome! A amazonia produz cerca de 20% de oxigenio no mundo.

            O que estas a tentar fazer ‘e menosprezar os incidendios..seja em porugal ou no brazil noa deveriamos aceitar tal coisa!!

            Seja florestas a arderem ou o lixo nos oceanos, estamos lixados na mesma.

      • Mikhail Miguel says:

        Uma pequena correção: não é. Os oceanos é que podem ser considerados como “Pulmão do Mundo”.

        Há vezes em que, na época das cheias, a vegetação submersa apodrece e libera mais carbono que consome. Está certo o comentário do Wishmaster.

      • Roni says:

        Agora só falta essa: a terra é plana.

    • Alpha says:

      Precisamente. São os tais mitos criados.
      As regiões temperadas e taiga, produzem muito mais oxigénio.

      • Pedro says:

        Errado. A taiga como tem muito menos exposição solar e árvores com menor folhagem produz pouco oxigénio. Relativamente às zonas temperadas, muitas ficam em áreas com pouco floresta ou que já deixou de existir. Por isso nada comparáveis à Amazónia. Sobre os oceanos produzirem oxigénio – também os estamos a destruir e neste caso não está as nossas mãos plantar. Já o caso da Amazónia sim – é nossa responsabilidade mantê-la. Sobre as ONG, leiam o que fazem. Poderão haver algumas com interesses económicos, mas a maioria não – estão a fazer um bom trabalho, ao contrário do governo do Brasil. A verdade é que o Brasil é um país que parece não ter futuro – melhora-se uma coisa e estragam-se duas (infelizmente).

        • Wishmaster says:

          Pedro,

          E o que tens a dizer de isto acontecer há anos e só agora os Instagrams e Facebooks bem com os media é que acordaram para o problema?
          É coincidência, queres ver?
          Estão a apelar ao sentimento das pessoas, à questão ambiental (que está na moda, agora, e as pessoas parecem fanáticas com isso….o que é genial terem pegado nisto para atacar o Bolsonaro!!! Muito genial, sinceramente. Tiro-lhes o chapéu!), para fins políticos!

          • Pedro says:

            Este problema fala-se há anos. Basta ver várias revistas e Jornais. Curiosamente quando mais baixou foi a partir do 2 ano do governo do Lula (e não tenho qq simpatia por ele). Agora voltou a crescer (mas tb já estava a aumetar na fase final da Dilma). As notícias que tenho visto na imprensa falam dos incêndios, não do Bolsonaro. Este só aparece porque (de forma algo ingénua e parva, diga-se) começa a falar e só diz porcaria. Mais valir estar calado. Agora, facos incontornáveis – esvaziou a pasta do ambiente, o serviço florestal, terras indigenas, pesca passam para a agricultura (cujos interesses são diferentes). Acabou com a Secretaria de Mudanças do Clima (e dois departamentos assiciados)… e muito mais. Não vale a pena enumerar, mas dá para ver qual é a sua política relativamente ao ambiente.

      • Pedro says:

        E armazenam tanto carbono?

  7. Asdrubal says:

    Bom para os agricultores brasileiros, já têm mais espaço para criar gado e cultivação. Vai ser no que a Amazónia se vai transformar.

  8. Ana says:

    O que se passa no Brasil é o que se passa no mundo inteiro. Redes de criminosos, sejam eles políticos, jornaleiros, bombeiros, indústrias da madeira, etc…, empenhados em queimar tudo a troco de dinheiro. Por isso não é novidade nenhuma.

  9. Sergio SL says:

    Se cada nação do mundo restabelecer a flora e a fauna original, o mundo não mais precisará do “pulmão do mundo”. É fácil poluir e emporcalhar a atmosfera, oceanos e agora o espaço, com poluentes nocivos e cancerígenos e, já agora, com plásticos que contaminam as águas e chuvas, e atribuir responsabilidade aos países que compartilham a Amazónia. Hipocrisia, fraqueza de caráter e oportunismo.

  10. censo says:

    Agora é que olham para a Amazônia, mesmo a arder menos que nos últimos quinze anos, só porque Bolsonaro é presidente. Tal como se olham para as armas e imigrantes nos EUA só porque Trump é presidente. É o mesmo que olhar para os compadrios e familiares no poder em Portugal só porque Costa governa. Mundo hipócrita desprovido de bom senso e que navega ao sabor de modas.

    • Wishmaster says:

      censo,
      Lá está… Mas serve um propósito 😉 Há um objectivo com isto tudo 😉
      E qual é?
      Deitar o Bolsonaro abaixo. Atenção que não estou a defender o Bolsonaro, estou apenas a falar da desonestidade com que tratam a informação e enganam as pessoas; da forma como deitam regimes abaixo utilizando estas manobras.

  11. Rodrigo says:

    Isto não é de agora.
    O ser humano é assim: faz tudo como quer e bem lhe apetece mas só se irá lembrar dos seus erros tarde demais.
    E quando falam de salvar o planeta… O planeta não precisa de ser salvo, ele vai cá continuar durante muito tempo ainda. Nós é que nos temos de salvar de nós mesmos. E aqui há um grande dilema.
    No caso concreto da Amazónia, precisamos dela por tudo o que ela é e nos dá, mas ao mesmo tempo existem defensores que temos é de ter mais espaço para agricultura e tudo o mais, aí se reflectindo o ritmo alarmante da desflorestação.
    O que anda a acontecer na Europa cada vez mais frequentemente com ondas de calor é só o começo e que nós, portugueses mais vamos sentir na pele. Mas mesmo assim não acredito que os grandes líderes mundiais mudem porque o que interessa é ter a “economia a crescer”.

    • Wishmaster says:

      É verdade. O planeta não precisa ser salvo.
      Quando dizem que temos que salvar o planeta, no fundo, estão a dizer que nos temos de salvar, é a nós. É, no fundo, uma posição egoísta, não é mais nada que isso.

      Quanto às ondas de calor, é o clima da Terra a falar mais alto e não podemos fazer nada contra isso.
      Daí que os grandes líderes não façam nada….Eles sabem muito bem que isso de ser o Homem o causador das alterações é treta!!
      Se as alterações climáticas fossem mesmo causadas pelo Homem e pudessem mesmo ser evitadas pelo Homem, então os grandes líderes e magnatas iriam imediatamente tomar medidas por forma a aumentar a eficiência e adaptar o clima o mais que pudessem aos objectivos das grandes empresas e também aos objectivos de cada Estado….
      Isto não é difícil de compreender e recorrendo à pura lógica e raciocínio, chega-se lá.
      Ou seja, se fosse o Homem a causa e o Homem pudesse tomar medidas que realmente mudam o clima para o reparar, e se das alterações climáticas viesse mesmo o “apocalipse” que tanto falam, os grandes grupos económicos bem como os próprios Estados seriam os primeiros a fazer de tudo, de tudo mesmo para evitar essa situação.

      Mas não. As emissões continuam a aumentar e não há problema nenhum com isso. Como já expliquei, caso houvesse problema, um apocalipse, etc etc, já estariam a tomar medidas super drásticas para mudar isto.
      Como tu referes “interessa é ter a “economia a crescer””. E tens razão. Mas, se por acaso o crescimento da economia estivesse em perigo (como os alarmistas dizem, a nossa própria existência está em causa”, “que o mundo vai acabar”) então com certeza se adoptariam medidas de emergência, e medidas muito reais, que veríamos no nosso dia-a-dia de forma acentuada!!

      • Rodrigo says:

        “Se as alterações climáticas fossem mesmo causadas pelo Homem e pudessem mesmo ser evitadas pelo Homem, então os grandes líderes e magnatas iriam imediatamente tomar medidas por forma a aumentar a eficiência e adaptar o clima o mais que pudessem aos objectivos das grandes empresas e também aos objectivos de cada Estado….”

        Concordo com tudo menos quando te referes a coisas assim. Os grandes líderes e magnatas movem-se conforme o que dá mais jeito e lucro. Prevenir o aquecimento global não dá lucro a ninguém. Por isso mais vale empurrar com a barriga. Há um bom exemplo disso até à pouco tempo.

        Passam dois desastres naturais em Moçambique que devastaram tudo e mais alguma coisa. Viste grandes marcas mundiais mexerem-se?
        Arde uma catedral que é um “símbolo” em França, é doado carradas de dinheiro por grandes marcas mundiais. Porquê?

        Porque é tudo movido à pala do lucro e do estatuto. Que lucro daria reerguer Moçambique? Nada! Que lucro dá contribuir para uma catedral? A opinião pública mundialmente fica a pensar “Ah que bonzinhos, até vou comprar mais coisas deles”.

        Hipocrisia no seu melhor.

        Por isso é que o Homem se vai extinguir e será nada mais do que por culpa própria.

        E só mudaria se acontecesse algo do estilo de “O dia depois de amanhã”. Até lá assobiamos para o lado e fazemos de conta que nada se passa.

      • Rodrigo Da Silva says:

        entao estas a dizer que os humanos nao tem qualquer efeito no clima do mundo? Sabes quantos seres humanos existem no planeta a consumirem recursos que sao infintos?

        Tudo que fazemos tem consequencias e pensares o contrario ‘e pura ignorancia. Ai sim existe a logica.

        Deves pensar que os seres humanos sao inteligentes? Basta olhar para aqueles que viviam na Ilha de Pascoa e o seu destino…

  12. Viana says:

    A questão ser ou não “pulmão do mundo” , não diminui em anda a gigantesca importância da Amazônia para o equilíbrio do planeta. Alguns não tem ideia da complexidade do ecossistemas e biodiversidade vegetais e animais de uma floresta deste tamanho. Oxigênio é apenas um detalhe dentre tantos outros como clima , água e extinção de espécies. Vale lembrar que a maior parte da Amazônia está no Brasil , mas ela também abrange Venezuela , Colômbia, Equador, Peru, Suriname e Guiana. Enfim , gigantesca em tamanho e em importância mundial.

  13. Rui Alves says:

    Vamos lá “chamar os bois pelos nomes”, sendo esta uma expressão 100% portuguesa..
    O homem é o maior vírus deste planeta que consome cegamente todos os recursos naturais.
    Duplicámos a população humana nos últimos 100 anos. Somos atualmente mais de 8.000.000.000 (este número em português lê-se: oito mil milhões) de humanos.
    Mesmo que a raça humana fosse irradicada do planeta agora, parece que a vida na terra a médio prazo está à mesma comprometida. Especialmente devido às centrais nucleares colapsarem pela falta de manutenção e a radioatividade se propagar à escala mundial e dizimar tudo.
    No Portugalzinho dos pequeninos não conseguimos também cuidar deste jardim plantado à beira..
    A máquina de combate aos incêndios tem ter de ser alimentada todos os anos para justificar muitos postos de trabalho e lobies com o total aval e interesse do governo..
    Ninguém fala em prevenção.. e este ano as maiores atrocidades ouvem-se nos media:
    “O SIRESP funcionou a 100%..”
    “Este ano ainda estamos abaixo da área ardida do ano passado..”
    “O incêndio deflagrou.. teve início.. lavrou..”
    Frases ditas logo no início deste Verão, ainda por cima num dos menos quentes dos últimos anos!
    Está provado cientificamente que apenas 0,1% dos incêndios existentes são de origem natural, 99,9% são causa humana, sendo a maioria intencionais – MÃO CRIMINOSA !
    Se fossem investigar (e a PJ devia ter essa obrigação e apoio) quem é que pagou ao drogadito ou ao desgraçado para atear o fogo, ou noutra escala de crime organizado, com ignições realizadas através de dispositivos à distância.. querem ver que ao subir nessa cadeia de interesses e ligações íamos chegar às próprias entidades privadas e públicas pagas pelo governo (dinheiro dos portugueses) que vivem do negócio do combate aos incêndios.. negócios da madeira.. negócios da construção.. Ups!
    Mudar a Lei, e aplicá-la com penas graves aos verdadeiros responsáveis!
    Isso é que seria ter “Tomates de Boi”.. ou quem diga CORAGEM!
    Ah pois.. mas estamos em Portugal e a lei não funciona.. ninguém é preso..
    Monchique, Leiria, Pedrógão, Sertã, Vila de Rei.., o restante há-de ir também.. incluindo Caramulo, Gerês, Sintra.. e com mortos às mistura!
    E a culpa é do senhor velhindo lá da vila isolada que não cuidou do seu terreno.. e das condições atmosféricas adversas.. e de ainda haver árvores..
    É isso, vamos acabar com as árvores todas! Morte às Árvores!
    Assim não há mais incêndios, boa ideia?
    É que já temos máquinas que produzem oxigénio e vamos todos para Marte.. certo?
    Amazónia agora.. a auto-extinção no seu melhor !!!!
    Desculpem qualquer coisa !
    Desabafos e ironias de mais um boi empurrado para o matadouro!

  14. Cristiano Quintela says:

    A fumaça que chegou em São Paulo veio do Paraguai e da Bolívia…

  15. Pedro R. says:

    A mim tanto se me dá o PT como o Bolsonaro. Só a Amazónia é importante.

  16. Wishmaster says:

    @ Rodrigo Da Silva
    Quanto ao consumo de oxigénio, parece ser unânime na comunidade científica…Há muito tempo assente.
    Eu não defendo os incêndios nem defendo o Bolsonaro.
    Defendo a Verdade na Comunicação e sou contra qualquer tipo de manobra e intrusão nos regimes dos países, conforme dá jeito a alguns…
    Até fotos que nem são de agora andam a circular no FB e a população a acreditar em tudo o que vê!

  17. Daniel Alves de Melo Neto says:

    Pelos comentários, logo se vê que vários fazem parte do rebanho do Bolsonaro. Só faltou repetirem a mentira contada pelo presidente quando culpou as ONGs pelos incêndios e mandou a Europa se preocupar em reflorestar suas próprias florestas, na tentativa de tirar o foco do problema real. O bolsonarismo mostrou o que há de pior nos brasileiros.

  18. kan says:

    Estranho que falam a amazonia, mas em MS tem queimadas que fod3m tudo e ninguem fala tb….mas deve ser pq Ms so produz 90% de toda carne do país rs

  19. Wishmaster says:

    Já repararam que actualmente só o clima interessa?
    As pessoas não têm “Espaço” mental para mais nada (o nosso cérebro só consegue lidar com limitada quantidade de informação diariamente…), parece que não há mais problemas no mundo e mais claro é que as pessoas não ligam a outros assuntos quando lhe são introduzidos. É este é a privacidade dos dados.
    É que eu já quase nem ligo a esta loucura. Isso já nem me afecta ou interessa.

    O que me interessa é isto:
    Estou a recolher informação sobre este fenómeno sociológico que está a ocorrer.
    Se houver aqui alguém que possa contribuir de alguma forma, com estudos, obras científicas, enfim, literatura, fico inteiramente agradecido.

  20. Wishmaster says:

    Já repararam que actualmente só o clima interessa?
    As pessoas não têm “Espaço” mental para mais nada (o nosso cérebro só consegue lidar com limitada quantidade de informação diariamente…), parece que não há mais problemas no mundo e mais claro é que as pessoas não ligam a outros assuntos quando lhe são introduzidos. É este é a privacidade dos dados.
    É que eu já quase nem ligo a esta loucura. Isso já nem me afecta ou interessa.

    O que me interessa é isto:
    Estou a recolher informação sobre este fenómeno sociológico que está a ocorrer.
    Se houver aqui alguém que possa contribuir de alguma forma, com estudos, obras científicas, enfim, literatura, fico inteiramente agradecido.

  21. Ars says:

    Só para relembrar que… Quem manda no mundo financeiro… está velho… e não querem nem saber… sabem aquela máxima… “Quem vier a seguir que resolva”?
    Já agora.. “Pulmão”… significa “respirar”… Inspirar e Expirar… produzir e consumir… portanto, sim, é “normal” que tanto produza quanto consuma.. mas é esse respirar que estabelece um determinado equilíbrio ao qual estamos habituados. Que a Amazónia já foi mais importante do que é, sim, pode ser verdade, não deixa de ser importante… Todas as florestas são muito importantes neste momento.
    “Quem vier a seguir que resolva”… #ElesVaoMorrerNosFicamosAArder

  22. Pedro R. says:

    A bacia hidrográfica do Amazonas corresponde a 20 % da água doce do Mundo. 1/3 da biodiversidade do Planeta vive na Amazónia. A quantidade de nutrientes fornecida pelo Amazonas e seus afluentes ao Oceano é absolutamente essencial para a vida nos mares. Se a floresta arder, além da perda da biodiversidade, as chuvas irão diminuir drasticamente, afetando a quantidade de água da bacia hidrográfica com as consequências que facilmente se podem imaginar. Só loucos podem duvidar da importância vital da Amazónia para o Planeta.

  23. Pedro R. says:

    Porque andam agora uns indivíduos por aí a espalhar que isto é tudo “fake news”, recomendo a página do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do Brasil e Fires in Brazil do Earth Observatory da NASA. Algumas imagens que circulam pela internet podem ser falsas, como as dos animaizinhos, mas os incêndios na Amazónia NÃO SÃO. Aos muitos brasileiros que por aqui comentam, lembro que ao resto do mundo pouco interessa a vossa política mas a Amazónia interessa a todos. A Amazónia é nossa, isto é, é de todos os habitantes da Terra, por isso faz parte, desde o ano 2000, do Património Mundial da UNESCO sob a designação de Complexo de Conservação da Amazônia Central.

    • Wishmaster says:

      Certo….

      Então que comecem a enviar ajuda para lá e estejam caladinhos, em vez de andarem já a falar de sanções económicas contra o Brasil e a usarem os incêndios deste ano como arma política!!!
      A situação não é muito diferente dos anos anteriores e a Amazónia sobre desflorestação por incêndios e abate de árvores há décadas!!

      Agora é que o povinho acordou? Acordou porque….o acordaram!! E acordaram para quê…? Ora pensem lá bem nisso…
      Amazónia a ser instrumentalizada, estão a usar a sua situação catastrófica que vem há décadas sendo assim, apenas para efeitos políticos!

  24. Pedro R. says:

    Ainda por cima, não é só a Amazónia! Também o Ártico arde e liberta quantidades incríveis de CO2 derivado à destruição do permafrost. A quantidade de CO2 produzido pelos fogos do Ártico ultrapassam a dos da Amazónia. Será que os do G7 também irão discutir este desastre? Já agora, não sei se já controlaram os fogos da Gran Canária. Está bonito, está!…

  25. Luís Martins says:

    Os humanos imbecis não precisam de oxigénio e por este andar nem de pulmões só previdak

  26. Mario says:

    Porquê não ter vários pulmões no planeta e ter só um!!!! que todos os anos vão reduzindo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.