Amazon paga Kindle e ainda dá quase €10 a cliente portuguesa
É difícil falar de compras online sem mencionar a gigante Amazon. Apesar de não possuir qualquer loja física na Europa, a sua fama já é bem conhecida de todos.
O sucesso da Amazon deve-se a uma política de satisfação absoluta dos clientes que não seria possível sem a colaboração dos seus acionistas, tornando a Amazon num caso muito peculiar, uma empresa exemplar cujo objetivo principal é sempre a satisfação dos clientes e não o lucro.
No entanto, toda esta generosidade por vezes resulta em alguns casos ridículos. Há casos em que os clientes são tão beneficiados que, ao invés de pagar, acabam por ganhar dinheiro a comprar na Amazon.
Este foi o meu caso, que quando estava interessada em adquirir um Kindle Fire, me vi barrada de o fazer devido a não ser possível o seu envio.
Após falar com o serviço de apoio ao cliente na Amazon de Inglaterra, fui informada de que teria que encomendar o mesmo através da Amazon dos EUA. O mesmo ocorreu na Amazon Americana, e isto sucedeu-se ainda outra vez. Por fim, chegaram à conclusão de que não era possível enviar o referido Kindle Fire para Portugal.
Dada a situação chata e a minha indignação, principalmente devido a Portugal ser um país da UE, zona em que a Amazon opera em vários países, o assistente fez uma oferta de cortesia de $10.
Desconto até agora: $10 ~ €8,83
A conversa continuou, e eventualmente interessei-me por um Kindle alternativo que estava disponível para envio internacional. Tinha como particularidade ser um e-reader em vez de um tablet (não me importei já que queria o gadget mais para ler que outra coisa). No entanto, esse Kindle custava mais $30 do que aquele que eu queria inicialmente adquirir.
E o assistente fez-me mais um desconto, desta vez de $20 para compensar pela diferença de preço.
Desconto até agora: $30 ~ €26,48
Mas, mesmo assim, ainda não era bom o suficiente, por causa do custo elevado do envio (só podia ser enviado via expresso) e aos custos alfandegários decorrentes disso.
E o assistente ofereceu-me os portes, aproximadamente $23.
Desconto até agora: $53 ~ €46,78
Já parece muito desconto, não? Mas ainda não acabou!
Após esta conversa, resolvi esperar uns dias até encomendar. Ficaram então as notas acerca dos descontos registados na minha conta. Por coincidência, aconteceu que apenas dois dias a seguir a esta conversa a Amazon fez um desconto promocional de $20 na família de e-readers Kindle, que incluía, lá está, esse mesmo Kindle alternativo ao que eu inicialmente queria adquirir!
Desconto até agora: $73 ~ €64,44
Obviamente que com esta oportunidade segui logo com a compra. Correu tudo como planeado e o valor pago neste ponto foi de cerca de $46 (veja o recibo).
Também foi incluído um depósito de $14,47 ~ €12,77, que é calculado pela Amazon em função dos custos alfandegários que prevêem. Se o valor das taxas não ultrapassar isso, a Amazon devolve a diferença, caso contrário, pagam a diferença sem custos extra para o cliente.
Como a alfândega (aproximadamente) calcula o valor a pagar:
(Valor de Mercado do Produto + Valor do Transporte) x 23% IVA + 30€ desalfandegamento = (~€69,72 + 0) x 0.23 + €30 = €16,04 + €30 = €46,04
Como a Amazon (aparentemente) calculou o valor:
(Valor Pago + Valor do Transporte) x 23% IVA + Pequena Margem = (€40.53 + 0) x 0.23 + €3.45 = €12,77
Também aqui houve um desconto já que o valor de importação seria diferente com o preço original:
(Valor + Valor do Transporte) x 23% IVA + Pequena Margem) (€69,82 + €20,32) x 0,23 + €3,45 = €24,18
Ou seja, um desconto ‘acidental’ no depósito, de aproximadamente €10,07. Isto, para além da atenção apertada que a alfândega dá às transportadoras expresso, que se deve evitar ao máximo de fora da União Europeia.
Já adivinhava eu o que aí vinha. No dia a seguir, a alfândega ligou-me para pedir alguns dados relativos à encomenda, momento no qual informaram que os custos de importação seriam de facto aproximadamente €50 (não sei o valor exacto) e seriam da responsabilidade da Amazon.
Tudo somado:
- Valor original + portes: $102,99 ~ €90,89
- 1º Desconto: -$10 ~ -€8,83
- 2º Desconto: -$20 ~ -€17,66
- Portes Grátis: -$23 ~ -€20,30
- Promoção: -$20 ~ -17,66
- Depósito Importação: +$14,46 ~ +€12,77
- Pagamento: $44,45 ~ €39,27 (no recibo: €40,53)
- Erro no cálculo da importação: -$11,39 ~ -€10,07
- Importação excedente: -$42,17 ~ -€37,23
*(só excedente porque se restasse algo do depósito era devolvido e não representaria ganho para a Amazon)
Balanço Total: -$9,09 ~ -€8,03
Sem dúvida, um excelente negócio! Feitas as contas acabei por ganhar quase €10 com esta compra, que acabaram por ser usados nos custos alfandegários extra que a Amazon pagou. Não é de todo uma situação que seja de "bandeira", mas valoriza o facto da empresa em causa ter os cuidados que tem com os clientes, ao ponto, devido à própria dinâmica dos produtos, poder resultar num "ganho" total por parte de quem usa o seu serviço online.
Qual foi a melhor compra que fez online?
Considerações finais
Nota: Há alguns erros de conversão devido à diferença da taxa de conversão da Amazon e a muitos arredondamentos que foram ecfetuados.
Ligações:
Este artigo tem mais de um ano
O melhor produto a ser vendido na Amazon é sem dúvida:
http://www.amazon.com/Haribo-Gummi-Candy-Gold-Bears-5-Pound/dp/B000EVOSE4/ref=sr_1_2_a_it?ie=UTF8&qid=1461943608&sr=8-2&keywords=gummi+bears#customerReviews
Pelos comentários/reviews dos compradores…
A Amazon não quer de forma alguma que o cliente fique insatisfeito, e faz o que tiver de ser para resolver. Isto claro, quando são exigências razoáveis. A política do Jeff Bezos é: começar pelo cliente, sempre.
Já vi uma da Amazon, com um smartphone com 18 meses, que deixou de detetar cartões SIM. Devolveram o dinheiro total ao cliente, e disseram que não era necessário devolver o avariado.
Prefiro o Kobo
porque?
porquê tony?
“me vi barrada “… Isto não é Português…
É açoriano! 😉
Um exemplo de um desgraçado que também se viu barrado:
http://1.bp.blogspot.com/-cEYEqf7e9ek/ViDH7zJRWTI/AAAAAAAANPA/Z2NUx86p1H8/s640/DSC04357.JPG
hahahaha +1
Muito engraçado xD
Já o uso de reticências como ponto final é.
ser “barrado” a entrada da disco
sempre ouvi dizer isso
vi-me barrado ou me vi barrado
???
A melhor compra que fiz online foi um subwoofer pro carro que me custou 0€ 🙂
Que me pagassem ainda não consegui, mas tenho esperanças que venha ainda a acontecer.
Pois eu comprei um colar Pandora diretamente à Amazon UK e vendido pela Amazon UK e vim a saber que era contrafeito. Ainda estou à espera que me resolvam a situação há uma semana.
A minha melhor compra online foi numa grande loja online de retalho nacional em que, aproveitando um erro da parte deles, associado a indicação errada de stock, obtive um desconto de 50% num produto. A vantagem é que esses 50% corresponderam a 2000 euros… E ainda tive um vale de 300 eur para compras nessa loja… Loool!!
Os 2 meses de trocas de emails valeram bem a pena…
Nada mal, excelente negócio! Certamente mais que valeram a pena os 2 meses 😀
Saber esperar pelo momento mais oportuno recompensa sempre!
Ah, e tenho outra, mas porque encontrei uma promoção: comprei uma plotter numa loja online de Espanha 1600 eur mais barata do que cá. Ao segundo dia útil seguinte tinha um camião à porta para descarregar. Nem esperaram pelo valor da transferência bancária!
Pela AMAZON nunca comprei, mas já está bem na hora deles enviarem para PORTUGAL.
Eles enviam. Apenas alguns produtos não. Se fores à amazon espanha então os produtos chegam-te cá quase no dia seguinte!
Então porquê que o OP não comprou na amazon.es?
Se eu vos contasse a quantidade de erros que existem em compras online em certos sites e que se pode lucrar com isso nem acreditavam….Para terem um ideia só este mês lucrei monetariamente cerca de 350€ só em compras de artigos e posterior venda dos mesmos….
A minha melhor compra online foi do OnePlus 2, encomendei e paguei apenas 1 unidade e recebi 2 unidades…foi Natal bem mais cedo!
A melhor compra que fiz online, foi um powerbank duplo no Aliexpress, custava 17€. Como estava a ponto de chegar o final da proteccao de compra e nao tinha recebido o poduto resolvi contactar o vendedor que me aconselhou informar com os Correios para descartar problemas alfandegarios, mas o produto nao tinha dado entrada no pais. O vendedor explicou me que provavelmente o produto iria num aviao de trasporte que se tinha incendiado na australia (pensei k seria mentira) mas devolveu me o dinheiro e isso era o importante. Vim mais tarde a saber por internet que realmente a historia do aviao era real e que estavam a reenviar a mercadoria que tinha sido salva. Final de contas o powerbank chegou funciona perfeitamenete e gratis, pena o tempo de entrega tao grande 😉
Revelar a estória fazia parte do negócio?
Em outubro de 2015 comprei uma GoPro Hero 4 black edition por £323 na Amazon uk, quando recebi tinha um pequeno defeito e enviei para trás e eles fizeram uma devolução do meu dinheiro e enviaram uma outra GoPro Hero 4 black edition de borla 🙂 também já tive uns sapatos de borla deles.
O que me suscitou curiosidade é a parte em que a Amazon comparticipa nas despesas alfandegárias?
Sim, também isso me surpreendeu, mas para tornar mais fácil e rápido o comércio internacional estão a pedir um depósito calculado por eles para pagar as taxas, e se ultrapassar isso pagam o resto 🙂
eu tenho-me abstido de comprar na amazon global por causa dos custos extra da alfândega, assim já será diferente no futuro =D
Sou cliente Amazon há mais 16 anos (como o tempo corre!) e já comprei na maioria das lojas do grupo (US, JPN, UK, DE, FR) produtos de €5 ou €1000. Em todas o serviço ao cliente é extraordinário.
Gostava apenas de esclarecer a questão da alfândega, visto que não há qualquer erro de cálculo por parte da Amazon.
Em 2013/14, salvo erro, a Amazon lançou o programa AmazonGlobal que visa facilitar o envio de encomendas internacionais para o espaço comunitário (serviço utilizado neste artigo).
Para tal, a Amazon recolhe um depósito do valor de taxas de importação por parte do cliente, que é calculado por base no artigo(s) da encomenda. Este valor é sempre inferior ao valor que se pagaria na alfândega portuguesa pois carece das taxas, taxas de “apresentação”, selos e afins que são adicionados ao IVA a pagar. Melhor que isso, se o valor a pagar pelo despachante (Amazon) for inferior ao depósito efectuado, a Amazon devolve a diferença.
A Amazon (US), para a maioria dos artigos, tem três opções de envio (a Amazon Japão apenas envia por transportadora). Para utilizar este serviço, o cliente tem de seleccionar o modo de envio AmazonGlobal Expedited Shipping ou Priority, sendo que apenas o segundo segue por transportadora (a menos que a própria Amazon faça o upgrade por iniciativa própria).
Recomendo que toda e qualquer encomenda que seja superior a €40/€45 (com portes incluídos) deverá ser enviada através deste programa para evitar a alfândega. Embora haja sempre opções (legais!) de contornar a situação e poupar uns euros no envio e taxas alfandegárias.
A melhor Amazon para se comprar para Portugal é a de França, enviam mais rápido que a de Espanha ou UK.
Ficou por $44,45 um produto de $103
e os custo de telefone? e o tempo? porque tempo e dinheiro e nao me parece que tenha sido um processo rapido!!!
os homens têm um serviço de chat bastante competente…
Também consegui um bom negócio na amazon.co.uk.
Aliás a história é bastante caricata. Queria realizar u!a compra pela amazon.co.uk mas já uma semana que não passava para expedida. Achei estranho e realmente fui verificar o que se passa. Conclusão como a anuidade vence em janeiro, carreguei o cartão PayPal só a contar com o valor da compra ( livros)que seria 50 libras , que posteriormente tinha u! Desconto de 10 libras, visto a amazon.co.uk ter sido a loja número 1. Entrei e! Contacto com o chat deles , não me cobraram os portes ( inclusive a entrega iria ser realizada no dia útil seguinte) e para além disso devolveram-me as 10 libras de desconto na conta mas perguntaram se não queria reembolso lool.
Acabou por ficar bastante em conta, visto que os livros que eu queria já estavam a bom preço.
Próxima compra a ser feita e com portes grátis tmbm =)
Próxima encomenda que colocar tmbm
Tenho tentado encontrar livros de editoras portuguesas no kindle, em vão. Aparentemente, as editoras portuguesas preferem trabalhar com outro formato!