Amazon lança carrinhos de compras que eliminam passagem pela caixa
Com a pandemia da COVID-19 muitas têm sido as opções procuradas e testadas, para que determinadas atividades se tornem mais seguras. Uma das mais essenciais é a ida ao supermercado, para reposição de bens. Assim, é importante encurtar e tornar mais simples o processo das compras.
É com este pensamento que a Amazon está a lançar uma linha de carrinhos de compras que registam automaticamente as compras do consumidor e cobram o valor final, eliminando a ida à caixa.
Supermercado da Amazon com tecnologia de ponta
A Amazon vai abrir ainda este ano uma mercearia da marca, em Los Angeles. Para ela, a empresa criou uma linha de carrinhos de compras, com o nome de Dash Carts. O objetivo é que os consumidores não precisem de retirar todas as compras do carrinho e o processo de compra seja, então, mais simples.
Os Dash Carts são construídos com base na tecnologia “Just Walk Out”, implementada pela primeira vez nas lojas de conveniência Amazon Go. Estas, abertas desde 2018, permitem que o cliente compre os produtos sem esperar na fila das caixas. Com estes novos e inovadores carrinhos de compras, a Amazon espera tornar a ida às compras mais agradável e diferente das restantes superfícies.
Carrinhos de compras inteligentes e inovadores
Os consumidores que pretenderem usar estes carrinhos de compras devem ter uma conta Amazon e um smartphone disponível, para utilizar durante o processo. Assim que entram na loja, os clientes digitalizam um QR Code, dentro da aplicação da Amazon, e registam um carrinho, abrindo uma lista de compras.
De modo a garantir um bom funcionamento da tecnologia, cada carrinho está equipado com câmaras que, através de um sistema computorizado, identificam e registam os produtos que são colocados dentro dos Dash Carts. Além disso, contam ainda com uma balança, para pesagens. Assim, o cliente regista o código do produto e o peso registado.
Para os atentos e amantes de descontos, os carrinhos de compras estão também preparados com um mecanismo de scanner que regista os cupões. O visor do carrinho atualiza o valor final da compra, tendo em conta esses cupões e o entrar e sair de produtos.
Depois de colocar tudo o que precisa no carrinho de compras, o cliente sai através de uma via específica para os carrinhos. Para o pagamento, é debitado o valor da compra no cartão associado à conta Amazon e o recibo é enviado para o email de registo.
De acordo com o vice-presidente de lojas físicas da Amazon, Dilip Kumar, estas lojas, que abrirão em breve, são diferentes das Amazon Go já existentes. Isto, porque a oferta das duas é diferente, ou seja, o supermercado apresenta uma panóplia de artigos e produtos muito mais extensa.
Apesar de toda a tecnologia associada, o design dos carrinhos assemelha-se aos carrinhos de compra comuns.
Tentamos esconder essa complexidade dos clientes, para que não tenham de aprender nenhum comportamento de compra novo.
Disse Dilip Kumar.
Este caminho pode ser realmente uma excelente solução, encurtando o tempo das compras e descartando a necessidade das filas e de todo o processo de tirar e colocar os produtos no carrinho. De certa forma, torna a ida às compras mais segura e autónoma.
Este artigo tem mais de um ano
O problema é o custo de investimento de um carrinho desses. Não estou a ver a grande distribuição portuguesa a investir em algo assim. No Continente por exemplo, o simples facto de se querer inserir NIF numa fatura numa das caixas self-service, implica interação da operadora. O mesmo para retirar algum produto.
No Lidl é fácil inserir o NIF em self-service sem chamar o funcionário, só usei a fatura simples por isso não sei sobre os outros tipos de faturas.
Preferia muito mais um carrinho automático que máquinas self service, porque mesmo assim há filas.
Já era tempo de a amazon vir para portugal a sério, tanto com as suas lojas online como físicas. Mas desde que dê o completo contributo dos impostos ao estado.
Se está ligada à conta Amazon de certeza que se isto for implementado em Portugal haverá maneira de ter o NIF ligado às faturas deste tipo de lojas.
Já agora pede ao Besos para te chipar.
O sistema do continente e similares é completamente arcaico comparado com este. O custo do carrinho não será algo demasiado elevado após ser produzido em massa. Aliás a fatia maior no custo de qualquer tecnologia high tech está no R&D, não na sua produção. Depois a nível de electrónica não tem nada por aí além (sensores para a massa são baratos e as câmaras também o são), o custo maior está no software (o tal R&D).
E basta depois fazer as contas com o custo de um funcionário full-time ao longo de um ano… são milhares de dólares nos EUA! Mesmo que cada carrinho ficasse em 5k inicialmente, em poucos meses esse valor era abatido. Além de se eliminar toda a infraestrutura de pagamentos nas caixas tradicionais que também tem custos.
“O sistema do continente e similares é completamente arcaico comparado com este…”
A sério?
Início: usar a app para digitalizar um qrcode e registam carrinho tecnológico para iniciar compras vs lançar aplicação Continente/whatever
Compras: colocar compra no carrinho (resta saber como, com que tecnologia, é feito o registo : tag sem contacto, qrcode, barcode, what?) vs um dificílimo scan do código de barras do produto com o smartphone. Mais trabalhoso, pesar o produto numa balança exterior e registar código de barras com o smartphone
Anulação: ? vs com o smartphone apagar o item em causa (não me recordo se pode ser feito com base em scan do código de barras)
Pagamento: ? Não sei se há algum tipo de amostragem que é feita por funcionários vs pagamento na caixa automática em self-service ou pagamento na aplicação do smartphone , mostrando um qrcode a funcionário para confirmação de saída
Chamar a estas diferenças arcaicas é um claro exagero. O carrinho até poderá ir à lua, servir cafés, medir tensão arterial, cheio de tecnologia sofisticada. Não é isso que, comparativamente, faz que os outros sejam arcaicos!
Mas la está, vem do estrangeiro…Amazon…ahhhh….fantástico! Mágico!!!
‘E preciso ser parolo para comparar um tecnologia de CV com uma simples leitura de codigo de barras e ir buscar a parolice do argumento do complexo de inferioridade dos Portugueses.
Qualquer “burro” consegue fazer um sistema com leitura de codigo de barras num terminal. Mas usar CV para detetar produtos e accoes de uma forma super eficiente ‘e uma tecnologia avancada que nao est’a ao alcance de qualquer um. Em portugal lembro-me que existe uma startup com optimos engenheiros que andava a desenvolver um sistema concorrente ao da Amazon com multiplas camaras na loja para reconhecer as accoes do cliente ao colocar o produto no cesto ou carrinho
Existe sim, e por acaso, se não estou em erro andavam a tentar obter apoios das empresas portuguesas.
Este tipo de interactividade e o que o utilizador acima fala é como comparar um carrinho de linhas com um carro a eléctrico autónomo de nivel 5.
So quem nunca pensou ou sequer fez um projecto de brincar com CV é que pode fazer as comparações acima descritas.
+1
É preciso é ser parolo para não perceber o que quer dizer ARCAICO! Eu não disse que é ou não tecnologia superior. Contestei o exagero do arcaico.
La por se usar uma tecnologia superior não quer dizer que comparativamente outra solução , menos avançada, seja arcaica.
Está entendido? É que nem percebeste o “exagero” de o carrinho poder ir à lua? Irra!
Bom exemplo, o da condução autónoma nível 5! Para além de ainda “Estar a caminho”, se um carrinho de linhas conseguisse fazer uma parte do que a condução autónoma, apenas um pouco, ligeiramente, mais lento com resultados finais equivalentes (ir do ponto A ao ponto B, sem intervenção humana)…(espero de não ter de explicar a analogia)
Engenharia não é fazer a coisa mais complexa possível, e ser maravilha tecnológica. É fazê-lo de forma eficaz e com a maior eficiência possível.
Pelo que nem que fosse com sinais de fumo, em vez de código de barras, qrcodes (computer vision, by the way!) e quejandos e que tenha permitido um ganho de tempo tão significativo, quiçá ser pior 3~5 minutos em 1h/1.5h nas compras que o maravilhoso carrinho Amazon…certo, podem chamar de arcaico, mas em termos de eficiência (e, principalmente, custo) dá um bigode!
Como nota final, acho este sistema mais interessante e prático a nível de implementação no mundo real do que os outros que recorrem apenas a câmaras no interior da loja. Infelizmente para algumas pessoas, acho que isto vai ser o futuro do retalho daqui a uns anos
Quando é que implementam cá isto em Portugal??? ontem já era tarde, melhor ainda era nem sequer precisar de entrar no supermercado, fazer as compras online e pagar e passar lá só para as recolher, tipo drive in, isso é que era.
mais uns anos e deixa de haver caixas no supermercado, cada vez mais temos as coisas associadas à meios informatizados, que fazem com que certas profissões deixem de existir, há varias décadas que as coisas tem vindo a ser assim.
Já existe a muitos anos no Continente, só passas a levantar ou levam a casa.
Se os atuais carrinhos de compra são lardados nas periferias dos supermercados, com esse equipamento vai ser ainda mais só para retirarem o display. A não ser que seja requisitado na entrada e depois entregue após as compras
A Amazon deve ser das empresas que mais destrói mais postos de trabalho pelo mundo, infelizmente é o futuro.
Fico parvo com certos comentários aqui… espero bem que isto não chegue nem pegue moda aqui em Portugal. A quantidade de postos de trabalho que iam ao ar… enfim
Rui eu percebo e compreendo e até admito que realmente é verdade a situação dos postos de trabalho.
Por essa ideia não haveria qualquer inovação, pois por norma coloca problemas a montante, mas a jusante (normalmente) há benefícios.
Exemplo simples: não deveria haver máquinas agrícolas, pois criam desemprego; não deveria haver máquinas de lavar roupa, pois deixam muitos no desemprego; – mas também criam empregos no R&D, criam empregos na produção das mesmas…
Temos que nos reinventar, é “simples” e sempre foi assim…
Abraço a todos
Ok mas isto seria uma inovação que não iria criar emprego a ninguém… só iria criar desemprego. Logo aqui em PT em que grupos sonae, Jerónimos etc etc onde puderem cortar eles cortam!! Não vejo onde isto possa ser benéfico, muito pelo contrário…
Rui, eu falei em termos gerais… no caso em apreço eventualmente irá criar empregos a quem desenvolve o software, a produção…
Certamente que se não houvesse as máquinas de caixa de supermercado, teria de existir mais funcionários para fazer o registo em papel… (exemplo)
and so go on
Abraço
Já os atuais serviços de caixa automática self service estão de certa forma a “roubar” empregos. Um funcionário consegue controlar 6 caixas porque parte do trabalho foi transferido para o cliente. Isto inevitavelmente é a tendência geral no comércio a retalho e esta solução é apenas mais uma evolução natural,
Lembrei-me agora do exemplo que pouco tem de tecnológico mas demonstra esta opção por transferir funções para o cliente final: a compra de frescos na secção de frutas há muito que é realizada de forma self service. Deixou de ser preciso ter la um funcionário a atender cada cliente individualmente e encher lhe os sacos com x kg de fruta, tal como acontecia dantes nas pequenas mercearias.
Aqui no Reino Unido e possivel registar todos os artigos com o smartphone, e no final e so fazer scan de um QR Code numa caixa, e por fim pagar. Acho pratico pq regista-se o artigo, e mete-se logo na saca. De vez em quando fazem testes de qualidade aleatorios para validar que se fez scan a todos os artigos. Em relacao a este sistema, nao me parece mal ate. E a balanca ira garantir que nao se coloquem artigos a mais sem registar. Vamos ver como corre.
Em Portugal também, faço isso no Auchan (penso que o Continente também permite, mas sem certezas)
Ah ok, por acaso nao sabia. E bom saber que tambem se faz o mesmo em Portugal. Cumprimentos.
continente tambem funciona assim, pode se pagar logo na app não é precisa nada qr cods
Ai no Uk e aqui em Portugal também tens a mesma coisa. Pelo menos eu já o fiz á mais de 1 ano no Jumbo/Auchan. E fazem igualmente esses testes aleatórios, que embora seja compreensivel 50% das minha compras foram selecionadas para esses testes :/ é irritante
Já fiz muitas no Auchan recorrendo desta forma e posso dizer que não são assim tão aleatórios os testes. Apenas são mais frequentes no início. Neste momento posso dizer que já fiz bastantes compras e este ano ainda não fiz nenhum teste
actualmente nao sei, há mais de 1 ano era muito selecionado, até porque pouca gente utilizava.
Basta usar a app do Auchan para ler o código de barras e pagar no final! Praticamente Zero de investimento em material para o Auchan. E funciona bem.