Altice: Guarda terá cobertura de fibra ótica de aproximadamente 70%
Após o investimento realizado em vários municípios do distrito da Guarda em 2018 no âmbito do projeto do Maciço Central, que estará em pleno funcionamento e pronto a inaugurar em 2019, a Altice Portugal apresenta agora uma segunda vaga de investimento no interior do país, desta vez na capital de distrito, a Guarda.
De acordo com a Altice Portugal, a Guarda terá uma cobertura de fibra ótica de aproximadamente 70%.
Esta nova vaga de investimento está em linha com a estratégia da Altice Portugal, que tem como objetivo cobrir a totalidade do país com rede de fibra ótica até 2020. A meta são 5,3 milhões de casas nos 308 concelhos e em mais de 27 mil locais, valores que tornarão Portugal no primeiro país da Europa a atingir 100% de cobertura de rede de fibra ótica.
Pai do primeiro satélite português vai ter fibra ótica
No que concerne ao investimento em fibra ótica e em linha com a estratégia que tem adotado ao nível da proximidade e do investimento que tem vindo a fazer indistintamente em todo o território nacional, a Altice Portugal regressa ao interior de Portugal, realizando a segunda vaga de investimento nesta região, de modo a dar também resposta a um apelo lançado no último ano por Fernando Carvalho Rodrigues, líder do projeto que colocou em órbita o primeiro satélite português e que vive agora na freguesia de Casal de Cinza, na Guarda.
Fernando Carvalho Rodrigues, responsável máximo pelo lançamento do primeiro satélite português, admitiu na altura sentir-se desintegrado da aldeia global que a internet possibilita nos dias de hoje devido a assimetrias territoriais.
A Altice Portugal não ficou indiferente ao apelo do “pai” do satélite português e, consciente da necessidade de reduzir assimetrias e contrariar a postura do mercado, prontificou-se a investir não apenas nesta freguesia em específico como em todo o concelho da Guarda. Casal de Cinza passará assim a beneficiar de cobertura total de fibra ótica, inserida na cobertura de aproximadamente 70% de abrangência concelhia da Guarda.
O Presidente Executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca considera que...
Este, tal como todos os outros que temos vindo a fazer em Portugal, é um investimento imprescindível para mitigar as assimetrias regionais que se verificam no nosso país. Na Altice Portugal temos procurado colaborar nesse sentido através da aposta em zonas de baixa densidade populacional, onde o investimento por parte de outras entidades é escasso ou mesmo nulo. Queremos assumir-nos enquanto motor de desenvolvimento económico e social do nosso país e levar a conectividade a todos os seus cantos indistintamente. Não ficamos indiferentes aos apelos que nos chegam...
Além da informação do aumento de cobertura de fibra ótica, a Altice Portugal, em conjunto com a Fundação Altice, revelou também que pretende levar a cultura através de uma antiga cabine telefónica, dando-lhe uma nova vida, desta vez no concelho de Mêda.
Esta cabine de leitura, à semelhança de todas as restantes que a Altice Portugal tem inaugurado um pouco por todo o país – incluindo regiões autónomas dos Açores e da Madeira –, surge de uma antiga cabine telefónica e tem como principal objetivo tornar-se numa microbiblioteca de referência sob o mote “Levar, doar, ler, devolver”. Todos os habitantes passam a ter, neste espaço, acesso facilitado a várias obras literárias, fomentando assim a leitura nestas regiões.
Já testou a sua largura de banda hoje? Faça-o aqui.
Este artigo tem mais de um ano
Eu nem 3G/4G tenho na minha zona, a ADSL chega a 1Mb durante o dia, jogo com 500ms de ping. e até 2020 vou ter Fibra… Tá bem…
Situação idêntica aqui, no entanto tenho Vodafone Fixa 4G e funciona muito bem, pena o limite mensal de 100GB…no entanto com ADSL nem 40GB mensais gastava devido à velocidade ser miserável e pagava mais com a assinatura do telefone (46€ mensais de adsl vs 25,90€ mensais de Vodafone Fixa 4G).
Ou seja, pago menos mas posso gastar mais, ainda que com limite.
O mais bizarro é instalaram a fibra aqui perto mas não chega a minha casa porque estou a 700 metros do PDO sendo que só instalam até 500 metros…enfim.
Ahh, e os senhores da MEO disseram que era mais fácil de a fibra chegar aqui se instalasse o ADSL, eu disse logo que não pois não vou estar a pagar um balúrdio por velocidades miseráveis e depois não garantem que a fibra ia chegar logo aqui.
vodafone 4g com uma antena yagi e ilimitado, valociades 50/10
eu tenho Fibra a 5 metros da minha casa e esses inuteis dizem-me que nao existe Fibra na minha zona so para me manter no ADSL mas aguardem falta pouco para acabar a historia
Por acaso há males que vêm por bem ….na aldeia onde tenho uma casa , no interior de Portugal , quando as linhas de cobre foram destruídas pelos incêndios , a Meo substituíu tudo por fibra….é uma sensação estranha , estar numa zona que há poucos anos nem telem. se podia usar e agora ter fibra…..
Foi um mal que veio por bem, mas é triste que em Portugal só se faça alguma coisa para melhor quando acontece alguma tragédia.
Parabéns Guarda!!! pena que Celorico da Beira aqui ao lado uma “singela” vila medieval perdida nos cruzamentos da auto-estrada A25 com a IP2 ainda não tenha fibra no maior aglomerado populacional… que se calhar daqui a uns míseros anos deixará de ser vila e passará a aldeia ou lugarejo referenciado apenas em mapas com escalas largas.. até o google se vai esquecer delas…
mas por certo lá estarão os presidentes festivaleiros dos concelhos vizinhos que vão a lisboa mendigar a uma empresa privada ” por favor instalem um serviço na minha terra para eu ser falado”…
triste função pública…
Parece que temos de lançar um satélite para a órbita terrestres para termos fibra em casa. Além do mais a altice/meo é dotada a facilitar doutores e engenheiros. Agora o povinho que realmente precisa e que também paga faturas elevadas não tem direito a nada. Acho que também vou mandar qualquer coisa para o espaço nem que seja um fogão. Pode ser que consiga alguma coisa.
A Alice(MEO),que se lixe !! Quem dera que a Vodafone alargasse toda a sua rede fibra(FTTH),a todo o distrito da Guarda.As pessoas merecem-no.Isso é que era.Excelente internet(download/upload),excelente qualidade de sinal digital,é tudo de bom.Qualidade da televisão,do serviço de telefone fixo e móvel,etc. As pessoas(mas principalmente os políticos da zona),é que têm de fazer força para que isso aconteça.Senão não se concretiza.Se o povo vai estar à espera da cobertura da fibra da Alice(MEO),bem pode esperar sentado.Estaremos em 2000 e troca o passo e nada se fez. 🙁
Há muitos anos atrás antes do Zé povinho português ter acesso à Internet, o meu sonho era poder trabalhar na praia e a fatura das comunicações sair num país longe de Portugal. Felizmente já tenho isso, pois nessa altura Portugal estava escravizado por uma empresa monopolista que escravizava os portugueses para poderem ter acesso a uma simples linha de telefónico analógica, podia demorar 2 anos para instalar uma simples linha telefónica analógica. Hoje o povo queixa-se da velocidade da internet, e hoje o meu sonho é diferente, é ter uma ligação a um satélite com velocidade similar à da fibra óptica e poder trabalhar na praia em qualquer parte do mundo, com velocidade alta na Internet e tráfego ilimitado.
Sonho de trabalhar na praia ?? Por amor de Deus,que ridículo !! 🙂
Ótimas notícias. Sou da guarda e vivo a realidade das aldeias. Podiam ser verdadeiros paraísos se tivessem ligações por fibra. Espero ver chegar a fibra às pequenas aldeias também, e ver diminuir as razões para desertificação do interior
Nunca mais lançam os satélites que vão dar internet ao mundo todo, para as pessoas se libertarem das operadoras.
Deviam de agradecer à Altice por ser a empresa privada que mais investe em Portugal e sobretudo no interior sem ajuda do governo que em vez de ajudar ainda faz tudo contra essa empresa. Mas isso os portugueses não vêm.
Bah… concelho todo em 2020… Vivo na 3ª maior freguesia do concelho (em número de população) e que fica a 2kms da cidade e fibra nem vê-la… nem rede 3g/4g há em condições… enquanto isso pequenas aldeias do concelho de Pinhel com menos população que o prédio onde morei há uns anos (e era um pequeno prédio) já tem fibra… Algo de errado não está certo