Quantcast
PplWare Mobile

Alerta: Se recebeu este e-mail da ACT elimine-o já… é fraude!

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Redin says:

    Existe uma proposta de fazer com que esses esquemas não funcionem.
    Eles ficam bloqueados no servidor do remetente até que o destinatário sinta interesse em os receber.
    Consequências: O rácio de sucesso não è atingido e no pressuposto contrário, o remetente fica exposto por potenciais interesses forenses se existir fraude ou intenções de crime.
    #P2T

    • Joao Ptt says:

      Coloque essa ideia proprietária, aberta a todos, para ver se é assim tão boa que alguém lhe pega.

      De qualquer maneira não compreendo em que é que é diferente de lista cinzentas que existem há décadas onde fica o remetente, o assunto e a data numa lista para a pessoa aprovar ou não aprovar… não percebo que tão de diferente tem essa proposta supostamente… no final de contas fica sempre ao critério da pessoa aceitar ou não… e logo pode ser alvo de phishing, spam e tudo o mais.

      • Redin says:

        Se forem mais humildes na crítica barata e com desejo de satisfação pelo conhecimento eu até me darei ao trabalho de vos explicar a parte que não percebem ou então lêem primeiro o whitepaper e depois falamos.
        Um resto de bom dia.

    • Spoky says:

      Se fosse assim tão bom como dizes que é, nem precisavas de vir aqui fazer publicidade gratuita.

      Alias grandes empresas fariam isso, com tudo não é bem assim.

  2. Spoky says:

    Realmente só cai nisto, quem é pato. Sem duvida que não esta nada mal escrito, no entanto é possível ver algumas lacunas no português

    “Já começou uma investigação” < Ou já começamos? Quem começou a PJ? A ACIF? Pois.

    Qualquer dia a PJ, vai informar aos criminosos (de preferência por email, ou SMS) que já começou uma investigação contra X pessoa, assim irá pedir de forma civilizada que não elimine quaisquer provas ou indícios de crime.

    • ElectroescadaS says:

      Em relação à primeira parte do seu comentário eu até concordo. Basta ter atenção aos endereços do remetente e em caso de duvida apagar o email;

      Em relação à 2ª parte do seu comentário nota-se nitidamente que é conversa de chacha. apaga-se o email na mesma;

      Em relação à PJ gostei da piada…

      Abraço…

      • Spoky says:

        Não acho que seja conversa de chacha, é que esta mal escrito “Já começou” mas no email estão se a referir a quem? A eles próprios? A PJ? A outra entidade?

        É por meio destas palavras que se pode detectar que é Phishing, quando alguem não sabe ou não repara no remetente.

        São estas pequenas lacunas que te fazem pensar 2x. Se é verdade ou não (para alem do email).

        Se recebesses um email de um remetente seguro ou até mesmo verdadeiro, mas tivesse erro de português, ou indiretamente a dizer coisas sem sentido , detectavas logo que a empresa ou a organização foi algo de ataque ou então enganaram-se.

        É preciso ter olho, e não te esqueças que existem Email Spoofing.

  3. joana.maria says:

    Em relação à ACT só tenho a dizer que já informa quando vai fiscalizar de forma a que as entidades empregadoras escondam certos detalhes, por isso não me admirava nada que a PJ também comece a fazer o mesmo.

    • Alopes says:

      A ACT não informa antecipadamente ações de fiscalização. O que faz, e sempre tem feito, é informar e agendar visitas a empresas com caráter de informação, nesta fase em que vivemos, ação de formação e informação nos procedimentos que as empresas devem ter em ambiente Covid19.

      • joana.maria says:

        Sim é por isso que determinadas máquinas são desligadas na fábrica, quando a inspeção aparece. Deve ser por causa do Covid…. Ó espera … antes de 2019 já isto se passava e não havia Covid, será que estavam a fazer prevenção?

  4. Pirata das cabernas says:

    Eu recebi esse email há uns 3 dias. Mal abri o Thunderbird o antivírus eliminou logo o ficheiro do email.

  5. Ricardo Oliveira says:

    O mais engraçado é q se nota perfeitamente, q o texto de email, foi escrito por alguém q escreve bem Português (não há Brasileirismos), mas não entende nada de construção de frases ou textos.
    Aposto, num puto estrangeiro ou português (não nascido cá), q pensou: se o Rui Pinto consegue…eu tb 🙂

    Quanto à ACT…joana.maria tem toda a razão…nas fábricas sabem sempre quando pode haver visita: máquinas desligadas, protecções colocadas, tudo de bata, luvas e botas, sem lixo, colegas de acidentados com lavagem cerebral, etc e tal.
    Mas esta ACT, tal como outras Autoridades, a teoria está lá…mas na prática para de nada serve!

  6. jgago says:

    Eu tb recebi à 2 ou 3 dias, e dei-me ao trabalho de “analisar” o que continha o zip. Pelo que percebi apagava alguns ficheiros e tinha um ficheiro binário que descompactado ocupava 2GB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.