Alerta: Malware Numando usa YouTube para atacar serviços bancários do utilizadores
Cada vez os utilizadores utilizam mais os seus computadores e smartphones para as operações bancárias. Pagamentos, transferências, consultas de saldo e carregamentos, são operações do dia a dia e é esse tipo de alvo que o malware Numando quer atacar.
Segundo a empresa de segurança ESET, este trojan bancário afeta principalmente o Brasil, mas também outros países de língua portuguesa e espanhola, incluindo Portugal.
Malware procura atacar as contas bancárias dos utilizadores
O Numando é semelhante a outras famílias de malware do mesmo género, que recorrem a janelas falsas, funcionalidade de backdoor e abuso de serviços públicos como o YouTube para armazenar a sua configuração remota.
Os cibercriminosos por detrás desta família de malware estão ativos desde pelo menos 2018.
Embora o Numando não esteja ao nível de atividade de outros trojans como o Mekotio ou Grandoreiro, tem sido consistentemente utilizado desde que o começámos a monitorizar, trazendo novas e interessantes técnicas ao conjunto de truques dos trojan bancários cujos alvos são países de língua portuguesa e espanhola.
Disse Jakub Souček, coordenador da equipa ESET que analisou o Numando.
Trojan que fica com "acesso completo" ao computador
As capacidades de backdoor do Numando permitem-lhe simular ações do rato e teclado, reiniciar e desligar a máquina infetada, exibir janelas falsas, tirar capturas de ecrã e fechar processos do browser. O malware recorre a janelas falsas para roubar dados sensíveis das suas vítimas.
No que toca a técnicas novas, o Numando usa ficheiros ZIP aparentemente inúteis ou imagens BMP anormalmente grandes que estão armazenadas num ZIP criptografado dentro das suas secções .rsrc para esconder a carga maliciosa. Estes ficheiros BMP parecem ser legítimos à primeira vista, e as imagens até podem ser abertas num visualizador sem apresentar erros.
Este tipo de malware, como o Numando, é distribuído quase exclusivamente por spam. Assim, sempre que desconfiar que algum email não lhe é familiar, das suas relações sociais ou profissionais, mantenha o alerta para estes indícios.
Como muitos outros trojans bancários do seu tipo, o Numando aproveita-se de serviços públicos para armazenar a sua configuração remota, YouTube e Pastebin neste caso. A Google removeu os vídeos do YouTube em questão com base no alerta da ESET.
Conclusão
Portanto, Numando é um trojan bancário latino-americano escrito em Delphi. Ele tem como alvo principalmente o Brasil, Portugal, Espanha e outros países de língua espanhola.
Conforme já foi referido, e para sintetizar, este malware é semelhante às outras famílias descritas do mesmo naipe - usa janelas de sobreposição falsa, contém funcionalidade backdoor e utiliza MSI.
Este artigo tem mais de um ano
Na mail entendi as precauções a tomar. E no Youtube – Como é que sei se o vídeo é perigoso?
Os videos nao sao perigosos. O titulo ou outro campo livre para inserção de informação(comentarios, descricao, etc) nesse video, pode conter conteudo encripado usado por este malware. Se nao tiveres infectado pelo o malware nao tem stress…
Eu não sei ler. Não entendi como o Youtube é usado por criminosos. Vou ficar sem usar esse serviço publico para evitar problemas futuros.
E usado como ferramenta por este malware. O meu comentario anterior pode ajudar a esclarecer
“Geographically, it focuses almost exclusively on Brazil with rare campaigns in Mexico and Spain.”
Não fala em Portugal…
Mas os dados da ESET Portugal falam, foi a partir dessa informação que foi acrescentado Portugal (e não só) à lista.
Poderiam incluir então o link para essa informação.
Em vez de “alerta” se usassem “insolito” ainda vá, porque rigorosamente ninguem têm de ficar em alerta ou preocupado com o youtube (sem ser o proprio youtube ;P)
Alertar para estes “engodos”. Não só no YouTube como noutras plataformas podem estar “disfarçados” estes tipos de malware e é na forma mais “inocente” que se consegue ficar vulnerável. Alertar para desconfiarem de situações descritas pela empresa de segurança. Atualmente isso já não tem nada de insólito.
Não há nenhum engodo no YouTube neste caso. Serve apenas um propósito, o de repositório de configuração de fácil acesso, extremamente fiável e não dá muito nas vistas, tendo em conta o volume de acessos que tem e o volume de dados que são transferidos.
Até podiam usar aqui o Pplware, na zona dos comentários, mas não estariam nas condições que descrevi acima sobre o YouTube.
Quem diz YouTube, diz qualquer site de uso massivo na região.
É esse o engodo. O acesso fácil e massivo. E sim, a empresa de segurança fala noutros serviços também. Mas não é em todos, há alguns escolhidos pela facilidade, por isso não existe em todos e muitos maiores que o YouTube, por exemplo.
https://www.welivesecurity.com/2021/09/17/numando-latam-banking-trojan/
Partilho um artigo com mais detalhes.
É um virus zuca, só os zuca desenvolvem em delphi.
É possivel espalhar pelo WhatsApp ou Telegram? Delphi é tão anos 90.
Obrigado pelo alerta! : ) Lição para mim: manter APPs atualizadas, não guardar informações secretas no tele, não abrir links dos vídeos sem certezas, manter a segurança reforçada por APPs de segurança e autenticação por dois passos.
mas qual alerta?!?!
relativamente este “alerta”, tu como utilizador do youtube não tens rigorosamente nenhum perigo…
“Alerta: Malware Numando usa YouTube para atacar serviços bancários do utilizadores”
Eu só partilhei as minhas ações continuas de proteção de segurança no mundo online. Cada um faça o que quiser… Além disso, queres acredites ou não, eu nunca acreditei que poderia ser roubado só por abrir links… E não é que um dia aparece um anúncio (falso em nome da MEO) no YT, eu abro e clico num botão e, sem fornecer qualquer info minha e abri no navegador anónimo, começaram-me a cobrar dinheiro pelo meu número? Foi por curiosidade ‘-‘ (Felizmente, pedi e a minha operadora cancelou essa compra semanal) Infelizmente, mesmo que sejam pouquíssimas as vítimas, há sempre maneira de alguém ser roubado.
Por isso, lamento mas acabo por não concordar com: “não tens rigorosamente nenhum perigo…” Obrigado ; ), mesmo assim prefiro sempre manter um pé atrás. Inclusive, uma das opções de denúncias de vídeos e anúncios é precisamente ‘ser fraudulenta’.