Quantcast
PplWare Mobile

Alerta: Há roubo de dados de cartões de crédito a acontecer em Portugal

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Joaquim says:

    Exato, também já recebi no meu email.
    e até alguns bastante convincentes, já que conseguem forjar o endereço de envio(origem).
    mas indo aos headers do email vemos ip’s de australia e hostings como inmotionhosting e muitos mais.

    Daí que para além ver o email de “sender”, ter atenção aos links que vem no email.
    Pois os domínios, são estrangeiros. (nada a ver com entidade em questão).
    já vi .au / .fr e demais.

    Sempre verificar a origem (sender) e links no email!

    • Joaquim says:

      Apostar na educação!!
      E não é muito díficil, ver o dominio, o link para onde estamos a visitar.
      Se é só ir clicando por aí, muita formação/educação é preciso dar.

      Mas também sei que algumas pessoas, apenas querem usar e não querer saber como funciona nem nada. Mas depois acontece situações….

  2. Vasco says:

    Só uso cartões virtuais, criados no momento e com plafond bem limitado ao valor da aquisição. Nesse aspecto o mbway é uma benção.

  3. Há Cada Gajo says:

    Só tansos caem nestas armadilhas. Só pessoas que vivem completamente alheadas do que se passa à sua volta e com elas próprias. É inacreditável.

    • Vítor M. says:

      Não, muitos são como tu, que acham que só acontece aos outros.

      • Leonor says:

        Completamente de acordo!

      • Há Cada Gajo says:

        Vitor, para mim só acontece aos outros, por mais que isso te custe. Sou eu que mando na minha vida. Sou eu que trato dos meus assuntos. Sei perfeitamente o que devo e o que não devo, como e onde pagar e a quem devo e a quem não devo. Para mim isto é basilar. Agora, conhecendo a realidade que conheço e que tu não sabes qual é, sei perfeitamente do que falo e isto é apenas um reflexo de uma sociedade completamente alheada de tudo o que se passa e que depois cai nestas tretas. Não sou superior a ninguém, mas tenho os pés bens assentes na terra. Só pegando nestes dois exemplos do artigo : não sabes quanto deves à EDP e como habitualmente pagas e como controlas os teus gastos ? Não controlas as tuas encomendas dos CTT ? Não sabes o que está em trânsito, pago e não pago ? É que a mim custa-me muito a ganhar….

        • Vítor M. says:

          Tu não dês uma de espertalhão, olha que normalmente são os primeiros a cair 😉 e tu sabes lá o que eu sei! O resto… não estás a fazer qualquer sentido.

          • Há Cada Gajo says:

            Não faço sentido ? Como assim ? Não confundas esperteza com conhecimento. Não sei o que tu sabes, mas sei, com toda a certeza, que não sabes qual é a realidade que eu conheço. Foi só isso que disse. Não me digas que já caíste em alguma destas armadilhas…

          • Vítor M. says:

            Eu não confundo, tu confundes. Porque estás a assumir uma realidade que não é o que se passa, basta ver os números. Portanto, as armadilhas estão aí e não basta fechar os olhos, é importante alertar as pessoas e, como grande parte não domina o assunto, sugerir medidas mais certas.

          • Há Cada Gajo says:

            Desculpa lá Vítor, mas que não faz sentido és tu. Alguma vez eu questionei a realidade que o artigo nos mostra? Quem é que está a confundir ? Eu fiz apenas um comentário sobre o que acho sobre este tema e não o neguei como queres fazer agora transparecer. Lê lá bem o que escrevi e ao menos retrata-te.

          • Vítor M. says:

            Não, tu sabes bem o que disseste “Só tansos caem nestas armadilhas.” Não há qualquer motivo para me retratar, porque as pessoas muitas vezes são enganadas porque abusam da sua boa-fé. Portanto, o que te disse está na resposta a esta tua afirmação que é injusta, infundada e pouco honesta.

            Bom fim de semana.

          • Há Cada Gajo says:

            Vitor, quem confunde és tu. Eu sei bem o que disse. E tu insinuaste que eu duvidada da realidade que era exposta pelo artigo, quando eu não duvido do artigo. Eu sei o que se passa. COmo te disse , conheço realidades. E tu não sabes que realidades conheço. E por isso eu apenas exprimi aqui a minha opinião sobre este tema, que por mais que te custe, é diferente da tua. Não sei porquê, nem porque motivação. É simplesmente diferente. Qual é o problema com isso ?

          • Vítor M. says:

            A mim não me custa nada, já te disse. Mas discordo do que disseste porque, não são assim as coisas. As pessoas que são enganadas não são “tansos”, caem em armadilhas e devem ser alertadas e informadas.

    • Raul says:

      Tu é que és inacreditável!!! Já pensaste nas pessoas idosas?? A minha mãe com 88 anos já recebeu uma mensagem destas da EDP e ligou-me assustada porque já tinha a conta da luz paga! É claro que lhe disse para não ligar e apaguei a SMS. Portanto não são só os tansos nem pessoas alheadas, infelizmente é fácil enganar os idosos, que não são tão inteligentes como tu!!! 🙁

  4. Rui says:

    Devemos ter o máximo cuidado!
    E principalmente com compras on-line, o ideal é criarem um cartão de crédito virtual, só para uma compra e com um limite de valor. É dessa forma que eu faço, crio um cartão virtual MB NET e estou descansado, no máximo só tenho de estar preocupado com a compra que estou a fazer, se vai ser entregue ou não, porque alguém que tente utilizar um cartão virtual novamente com os meus dados, o banco não vai permitir nem para gastar 1 cêntimo!!!!

  5. Pedro says:

    Apenas quando quem recebe e quem envia tiver os testes de SPF+DKIM+DMARC
    estara livre de mails falsos, sejam eles quais forem.
    Mas como e a mediocridade geral ninguem liga ou se esta para chatear …

  6. Jon@s says:

    Ainda ontem recebi um sms para atualizar a morada e fazer o acompanhamento da encomenda.
    Foi suficiente para apagar e ter colocado como spam.

  7. Infonabo says:

    Façam como eu, sou infonabo mas uso sempre um cartão virtual (MBnet) para uma única compra. Não há como enganar… quem meter os dados do cartão físico está habilitado a muito más notícias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.