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Alerta: e-mail de reembolso em nome das Finanças é uma fraude

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Há cada gajo says:

    O que mais me impressiona é o tamanho da ignorância que é necessário ter para cair nestas cenas.

  2. ernez says:

    Já, fonix, nem deixam a malta pousar… fantástico a maldade desta gente.

  3. Bruno Mota says:

    Não fico admirado por haver quem crie estes esquemas, fico é muito admirado por haver quem caia neles…
    Menos futebol e novelas e um pouco mais de cultura geral, é o que Portugal está a precisar.

  4. Redin says:

    Vim cá só ver se era mais uma vez feito por via de serviços de email.
    Qual não era o meu espanto (e não deveria ser para milhões de pessoas) afinal continuava a ser.
    http: //bit.ly/2Mml1ae

    • F.C. says:

      Não, vieste ca só fazer publicidade ao teu serviço… Algo que nem devia ser permitido nos comentários

      • Redin says:

        Bateste em porta errada caro amigo.
        Falar por falar dá nisso. Usa o cérebro antes de comentares.
        Não existe qualquer serviço nem produto.
        Espero que estejamos esclarecidos.

  5. Pedro says:

    Ja era tempo de a pplware escrever um artigo sobre SPF+DKIM+DMARC
    para o publico perceber como se detectam emails falsos automaticamente.

    • Keyboardcat says:

      Embora essas tecnologias ajudem a detetar emails fraudulentos, não são completamente infalíveis. Não tem muito a ver com uma limitação tecnológica mas sim social.

      Acho que não era má ideia promover workshops para o público aprender um pouco sobre engenharia social. E acho que também é algo que deve ser lecionado nas escolas, nas aulas de TIC por exemplo (ainda existem hoje? No meu tempo eram bem inúteis).

      Mas muitos dos professores hoje em dia pescam menos de tecnologia que os alunos. Por isso acho que vai demorar umas gerações para conseguir corrigir o problema.

    • Há Cada Gajo says:

      Achas ? O pessoal não sabe às quantas anda e achas que um artigo desses teria utilidade ?

  6. David Guerreiro says:

    A ganância das pessoas e um excelente chamariz. O mesmo com aqueles negócios do OLX em que se pede 100€ e oferecem 200€…

  7. Joao Ptt says:

    Seria interessante as empresas e o estado deixarem de utilizar os sms/ chamadas/ e-mails para contactar os clientes, e deixarem claro que se a pessoa receber qualquer contacto por essas vias é burla e deve desligar/ apagar de imediato.

    Então e a alternativa? Para já a única que estou a ver é o Threema, que permite adicionar o contacto da instituição de tal forma que a comunicação pode ser realmente um pouco mais segura e a pessoa sabe que é mesmo da instituição.

    Idealmente surgiria algo do género do Threema mas totalmente gratuito para os utilizadores finais para não haver entraves à adesão por terem de pagar uma vez um pequeno valor, e cobravam às empresas/ estado os equipamentos de acesso à rede e as comunicações em si, com valores muito mais reduzidos em relação ao actual (refiro-me aos sms), de forma a manter a rede financeiramente viável.

  8. Sergio says:

    Ainda hoje recevi um mail a tentar passar pelo site das Finanças.

    Há muitas pessoas que infelizmente não têm conhecimento suficiente para detectar.
    O que eu acho mais estranho é as próprias entidades não se interessarem em receber alertas de casos recebidos, por forma a se investigado com a PJ ou outra força que investigue crime cibernético.

    No site das finanças apenas dizem para ignorar tais sms ou emails. Não têm qualquer email ou contacto para se encaminhar tais emails.
    Na GNR sugerem a que se reporte o quanto antes às entidades lesadas.

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