Quantcast
PplWare Mobile

Já pode submeter a sua declaração de IRS no Portal das Finanças

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. XneloX says:

    Este texto “ data oficial para entrega da declaração de IRS no Portal das finanças é só amanhã. ” dá a ideia que só se tem 1 dia para entregar a declaração.

    O correto seria “ data oficial para entrega da declaração de IRS no Portal das finanças inicia amanhã. “

  2. AqueleAmigo says:

    Boas,
    Alguém me pode ajudar com anexo F ? Eu não possuo nenhuma propriedade mas sou obrigado a preencher o quê exatamente?
    Thanks

  3. helder oliveira says:

    em alguns contribuintes o irs automático ainda não está activo mesmo tendo direito a ele. Ainda não deve estar pronto em toda a sua plenitude.

    • Manuel da Costa says:

      Se não permite é porque tem alguma situação que impede a entrega pelo automático.
      Só os recibos verdes e quem emite as rendas pelo site é que fica com o IRS automático. Basta você ter emitido uma factura, sem a ter emitido pelo site, para deixar de ter IRS automático.

      • just_saying says:

        falso. Não é “só so recibos verdes e quem emite as rendas pelo site é que fica com o IRS automático”. Eu sou “trabalhador por conta de outrem” e sempre tive IRS automático

      • Helder fernando gomes Oliveira says:

        já confirmei com a linha de apoio que estou legivel para irs automatico mas que não está lá

        • woot! says:

          Duvido. Se não aparece é pq não está elegível.

          • Pedro Filipe says:

            A sua dúvida não constitui um facto, testemunhando apenas a sua ignorância e falta de modos para com os outros. Confirmo, quem é elegível para IRS não está a ter acesso. A plataforma está com problemas e não está a admitir o envio.

          • PP says:

            Confirmo este erro, às 8h da manhã não estava disponível para mim, abri um ticket nessa altura, agora às 10h00 já está disponível.

      • PP says:

        Confirmo este erro, às 8h da manhã não estava disponível para mim, abri um ticket nessa altura, agora às 10h00 já está disponível.

  4. JR says:

    Embora já esteja “pronto” e deixe submeter, atenção que nos primeiros dias há sempre correções a fazer na base, se calhar não há que ter pressa, vale mais deixar amadurecer a “coisa” e submeter depois.
    A mim por exemplo o automático funciona, mas se passar a manual e no quadro 7 meter o que me é exigido, no caso de casa comprada, inserir o codigo da freguesia, fração, tipo, mais umas coisas dá erro e diz que a função ainda não está disponível.

  5. Anacleto says:

    nem sequer dá para simular

    • JR says:

      Mais uma razão, para esperar, a mim deixa simular em todas as situações

    • paulpo says:

      acontece me o mesmo….vamos tentando

    • Manuel da Costa says:

      Já tenho gravados 722 declarações, para entregar amanhã, de vários anexos e dados, TODOS deram para simular. Existe um que não dá, porque os rendimentos foram obtidos fora de Portugal e exige a entrega de uma declaração para validar o IRS.
      Se não consegue simular, tem algum erro no preenchimento.

      • Pedro Filipe says:

        A sua experiência limita-se a isso mesmo: a sua experiência limitada.A plataforma está com problemas, registados por vários utilizadores e não deriva de erros dos utilizadores. Deixe de andar a atirar culpas para os outros.

  6. Vitor Afonso says:

    Esperem 15 dias!!!!!!! Eu nunca submeto logo no primeiro dia, pois existem sempre erros!!!!!

  7. FDaniel says:

    O prazo de entrega da Decl. Mod3 de IRS é de 01 de abril a 30 de junho (e não até 31 de maio com diz o artigo).
    Não se aconselha a submissão antes do prazo, até porque antes ou depois, poderá considerar-se “fora do prazo estipulado”, que mais uma vez relembro que é de 01 de abril a 30 de junho. Cumprimentos

  8. CArlos says:

    Quando preencherem, e porque a pandemia criou muitas dificuldades, atribuam às entidades que entendam a ” Consignação de IRS em 2021″,. Folha ‘rosto’ campo 11 (tem lá a lista de entidades autorizadas)

  9. Carlos says:

    Eu estava com curiosidade… Mas… a simulação não está disponível. E pior: ao ir para uma página de erro perde-se o que se inseriu.
    “Portantos”: antes de simular, toca a guardar o ficheirinho

    • Manuel da Costa says:

      Estranho, esta manhã gravei 722 declarações, todas deram para simular, desde os empresários em nome individual até aos rendimentos de capital e prediais.
      Só detectei um erro numa das simulações que não validava o pagamento por conta, por ter sido feito fora de prazo e o contribuinte ter pago multa, foi necessário introduzir manualmente, apesar do resto dos dados estarem validados, faltava esse.

      • PAULO SILVA says:

        boas, em 4 horas (240 minutos), da uma média de 20 seg para cada declaração, sendo que teve que fazer login, confirmar dados, simular, etc.
        Es um Ás, pois fazer tudo isso em 20seg é obra…. só não me acredito, mas podes escrever o que quiseres…

        • woot! says:

          Ainda gostava de saber de onde surgiu o “não me acredito”. Não só não soa bem como não faz sentido nenhum. Não consigo perceber como alguém utiliza essa expressão e acha que faz sentido.

  10. Manuel Barrinhas says:

    É recomendado esperar 2 semanas antes de fazer a declaração de IRS pois é de conhecimento geral que no início a software ainda tem erros.

  11. Samuel MG says:

    Só amanha é que os erros serão menos!!

  12. ICE says:

    Done irs automático !

  13. jon says:

    continua a existir o programa executável para fazer fora do portal ou é apenas através do portal das finanças?

    • Manuel da Costa says:

      Faça o login na página do IRS. Escolha o entregar declaração e puxe a janela do centro para baixo. Está lá o programa offline.
      ATENÇÃO É QUE NECESSITA DE LIGAÇÃO À INTERNET PARA SIMULAR!!!

  14. Celso says:

    Falei à pouco com a minha contabilista que me disse para esperar até segunda-feira antes de submeter o IRS uma vez que ainda há e vão aparecer mais erros e problemas com a plataforma.

  15. André Silva says:

    Já no passado se fartaram de dizer… não é por submeter no primeiro dia que vão receber o reembolso mais cedo! é possivel que uma pessoa que submeta por exemplo no dia 10 receba primeiro que uma que submeta no dia 1.

    • woot! says:

      Isso é treta. Depende da repartição das finanças e do tipo da declaração

      Se for tudo exatamente igual nas duas declarações quem submeteu primeiro recebe primeiro (ou ao mesmo tempo) que quem submeteu posteriormente.

  16. Manuel da Costa says:

    Não façam a entrega hoje!!!
    Esperem por amanhã.
    É verdade que as finanças não tem estado a aplicar multas mas, os prazos de entrega são de 1 de Abril até 30 de Junho. Se deixarem o sistema detectar as falhas, quem entregar hoje vai para o fim da fila das validações e pode ser multado.
    Falta ali em cima uma informação: o reembolso é feito “até 11 dias úteis” DEPOIS da validação da declaração. Ao contrário do que anunciam os 7000000000000000000000 sites e perfis das redes sociais, o prazo começa a contar DEPOIS da declaração ser validada e não pela entrega. Até dia 6 não vão validar nenhuma declaração, por isso, entregar dia 1 ou dia 6 vão receber o reembolso no mesmo dia…

  17. Atento says:

    mas ainda está com alguns bugs. vou aguardar

  18. Samuel MG says:

    Nunca se deve contar com o ovo no cu do Coelho!!

  19. Alda says:

    Meti o meu através doa utomático e funcionou bem.

  20. Filipe says:

    Regra de ouro: nunca fazer isto nos primeiros 2 ou 3 dias ou mesmo até na primeira semana. Irá sempre haver problemas. O reembolso, quando houver, será feito passados 2 meses na mesma.

    • Woot! says:

      É por isso que todos os anos recebo passado 11-15 dias. Com exceção do ano passado que demorou 22.

      • prata says:

        Já em anos anteriores me avisaram para n fazer a entrega nas primeiras duas semanas, pois pode haver ajustes n plantaforma e tal ir afectar o valor a receber, só não sei se existe verdade nesta afirmação.

  21. Rui Pinto says:

    2021/04/01 – 05H30 – Não disponível

  22. in says:

    7:30-45 Nao disponivel

  23. Rui Manuel Valente Rodrigues Nunes says:

    A mim, ontem dava para submeter de forma automática (também ao meu pai)…
    Hoje, já não reúno as condições para tal.

  24. Lina Santos says:

    2021/04/01, 08:28 – Não aceita declarações automáticas (tentei com 5 pessoas diferentes).

  25. Ricardo says:

    Continua com erros, tentei colocar a tributação conjunta, após autenticar o 2º elemento dá erro e diz que a funcionalidade não está disponível. Será mesmo melhor esperar uns dias até resolverem os bug, infelizmente todos os anos é a mesma coisa.

  26. José Sertão says:

    Simplesmente o IRS automático não funciona pra várias pessoas que eu faço o IRS (Pessoas aptas ao automático).

  27. Ricardo says:

    Ontem provisoriamente estava a funcionar perfeitamente o automático… hoje “Por não reunir todas as condições previstas para ser abrangido pela Declaração Automática de Rendimentos, deve proceder à entrega de uma declaração de IRS, modelo 3″… dados os relatos anteriores não deve estar a funcionar corretamente. Talvez o ideal será mesmo aguardar que resolvam a situação.

  28. pedro says:

    parece-me estar tudo bem, mas nao consigo fazer a simulacao. somente me diz para tentar mais tarde, mas tudo o resto está sem erros….

  29. carlos santos says:

    o simulador não está a funcionar?

  30. Nuno Pinto says:

    Os fiscalistas que por aqui existem não acham que quem não cumpre a entrega dentro do prazo deveria ser autuado/coimado? Evitavam-se muitas dúvidas existenciais. Quem entregue antes do início do prazo tal como quem entrega depois do prazo deveria ser coimado.

  31. falcaobranco says:

    “A Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) recomenda “sempre” que a declaração de IRS não seja submetida na primeira semana do prazo de entrega deste procedimento fiscal, que hoje começou, revelou a bastonária da OCC, Paula Franco.”

    Está dito!!

  32. Luiz Pessoa says:

    Alguém me pode ajudar a esclarecer, sobre o Anexo G?
    Vendi uma casa, mas o dinheiro recebido foi dividido por dois (divorcio).
    Como houve um intermediário (imobiliaria) tivemos que pagar despesas inerentes a isso como preencher?
    Obrigado

  33. Ademar Cardoso says:

    MEU- nif,,,,144300877,,,,,,,

    `E de lamentar que 0 que voces dizem não corresponder a verdade……………….
    Sei que a culpa nao minha ,,embora seja um marreta em termo informaticos,,,,
    Estou a horas –desde as 18 horas ,,seguindo sempre as voças instruçoes para ( FAZER A ALTERAÇA DO IBAN mas voces nao deixam PORQuE ???????,,,tao simples e taO COMPLICADO,,,,

    • woot! says:

      O IBAN tem que ser alterado na declaração pré-preenchida. Haviam prazos que já foram ultrapassados, por esse motivo não consegue alterar no portal das finanças (suponho que é ai que está a tentar).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.