Alerta da PSP: Burlas através do MB WAY estão a aumentar
O MB WAY é um dos serviços mais fantásticos para pagamentos. No entanto, devido à sua simplicidade na operação, os burlões têm vindo a aproveitar-se e a enganar os utilizadores.
Depois de um alerta sobre o uso do MB WAY no OLX e CustoJusto, a PSP volta a emitir um alerta.
O MB WAY é um dos serviços que mais se tem destacado para a realização de pagamentos digitais. Apesar de alguns bancos terem começado a cobrar pelas transferências dentro da app, há outros que se mantêm fiéis aos princípios do serviço e as transferências continuam gratuitas.
Num alerta emitido na rede social Facebook, a PSP relembra que tem vindo a detetar um aumento de ocorrências relacionadas com burlas através do MB WAY.
A PSP recomenda relativamente ao MB WAY…
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- Se não compreende o funcionamento da aplicação MB WAY, recuse o pagamento por esta via;
- Em caso de dúvida, solicite informação ao seu Banco sobre o funcionamento do MB WAY antes de o utilizar;
- Tente sempre fazer os negócios de forma presencial se estiver na mesma área geográfica do comprador;
- Tente receber os pagamentos presencialmente ou através de transferência bancária;
- Nunca siga instruções de desconhecidos para fazer pagamentos por MB WAY.
Além deste alerta, circulam também vários e-mails da EDP, CTT, Intrum ou Millennium para pagar uma conta. Há também um esquema fraudulento, em nome da Ascendi que chega via SMS...
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Este artigo tem mais de um ano
É uma tristeza!!! Eu próprio tenho recebido contactos diariamente com tentativas de burla semelhantes. Já são técnicas apuradas, com voltas à conversa, com envolvimento de várias pessoas num mesmo telefonema, etc.
Para mim, já funciona como um desincentivo para colocar algo à venda.
Tão, mas é tão simples, é só meter o número de telemóvel do burlão e indicar o código ao burlão, associado à vossa conta bancária, e está o “negócio” feito, em pouco tempo ficam com a conta limpinha, não é um “negócio” maravilhoso?
Agradeçam à maravilhosa SIBS que a menos que o Banco de Portugal obrigue a SIBS a mudar a forma de adesão isto é uma burla para continuar por muitos e maus anos.
Não vejo nada de errado com a forma de adesão. Só um analfabeto é que cai
Explica la ai qual é o problema da SIBS, ou neste caso, da aplicação MBWay.
O Filipe já disse tudo, só quem é burro que nem uma porta e teimoso é que é burlado, e o problema não está na aplicação. Se souberes ler, antes de adicionares o numero de telefone , está lá escrito em letras granditas a dizer: Não associar numeros desconhecidos.
Se o utilizador mesmo apos ler isto, decide avançar, que culpa tem a SIBS? Mesmo que adicionassem outros elementos de autenticação, o publico alvo destas burlas ia continuar a cair que nem patinhos… Se for um email, basta o burlão pedir que a pessoa clique no link enviado no email para confirmar a ação. Se for via SMS para o numero de telefone associado à conta bancaria, tambem basta pedir que confirme ou coloque o PIN que vem na SMS…
Boa sorte a encontrar melhores soluções de autenticação, que previnam burlas e sem transformar em um sistema complicado.
Como já explicado o sistema da SIBS em nada tem culpa nisto, a culpa está na estupidez das pessoas em querer usar um meio do qual nada percebem e nem fazem para perceber. As autoridades fartem-se de dar dicas e indicações no que toca o uso do MBWAY e meios digitais de pagamento e o que faz o zé povinho?
Vai ler noticias sobre futebol e ver Facebooks e Instagrams do vizinho e o resto que se lixe.
Continuam assim que há gentalha que vai vivendo a custa disto.
Utilizador e palavra-passe criada automaticamente no multibanco, sem intervenção da pessoa.
É muito melhor, e é ainda mais simples.
É só também informar no talão: informação confidencial, não transmitir a terceiros.
Lá se vai a maioria das burlas. Não foi difícil encontrar alternativa King Banido
Nem percebo bem como é que isso funcionaria… Então e como é que adicionavas mais que um cartão à tua conta mbway? E como é que trocas a palavra passe?
É que com o sistema atual o tanso que cair tem de associar ao telemóvel do criminoso E ainda dar-lhe o PIN que escolheu na máquina. Desde quando é que alguém acha normal andar a dar PINs e não vê logo que é burla?
Era só ter na aplicação adicionar nova conta. O trocar a palavra-chave poderia ser na aplicação e/ou no próprio multibanco.
O problema é que os tansos são tantos que só posso chegar à conclusão que é porque o processo de adesão está mal concebido.
Sim, tudo tansos. A tua ideia é genial.
Quem é burlado actualmente jamais o seria com essa implementação. LOLOL
Joao, explica-me, ainda estou atoa com tudo o que disses-te.
Desde quando é que essa medida, de gerar uma pass automaticamente e depois trocar na aplicação, faria com que as pessoas não fossem burladas?
Continuariam a ser burladas man! Basta o burlão mudar a conversa e dizer, “agora vá à aplicação, vá ao mudar password e coloque este pin que eu vou-lhe dar”. Percebes que a tua ideia está totalmente errada e já é o que está implementado?
Quem sempre foi burro, nunca chega a inteligente, so cai quem quer.
Se tanta gente cai é porque o sistema está mal desenhado! Mudar é simples e rápido.
errado, é exactamente o contrario….
mudar demora imenso.
havia uma altura que mijavas na cama e que nem segurar uma colher sabias.
Podes sempre aprender, quereres ou não é outra conversa.
Sinceramente só cai quem não tem dois palmos de testa. Desde quando PAGAR com MBWAY é preciso ir ao multibanco colocar o numero ou código seja de quem for? Para PAGAR com MBWAY não se precisa do multibanco para nada e é isto que eu acho que as pessoas não sabem e nem tratam de saber! Depois caem nestas burlas de amadores. Que para mim não passa de uma burla de gente ainda mais burra do que aquela que cai nela mas pronto, é o mundo que temos.
Esta burla é para quem NÂO TEM MMway.
Alias é facil saber quem têm e quem não têm logo a partida, logo fazes target a quem não têm.
Sinceramente só cai quem não tem dois palmos de testa. Desde quando PAGAR com MBWAY é preciso ir ao multibanco colocar o numero ou código seja de quem for? Para PAGAR com MBWAY não se precisa do multibanco para nada e é isto que eu acho que as pessoas não sabem e nem tratam de saber! Depois caem nestas burlas de amadores. Que para mim não passa de uma burla de gente ainda mais burra do que aquela que cai nela mas pronto, é o mundo que temos.
Bom, eu tou de acordo contigo, só cai quem quer… Mas temos de ter em conta as pessoas que raramente ou até mesmo, nunca tocaram num PC, e essas são as pessoas ignorantes escolhidas para alvo de burla.
Cair nesta burla, para o tipo de pessoa que eu disse é facil e é por isso que há varios relatos, são pessoas que não estão habituadas ao mundo tecnologico e que não querem aprender. E para mim não é só o facto de tar ou não habituado, é mais a parte de ler as letras pequenas, que neste caso até são bem grandes, e mesmo quando as leem, como ja houve um relate aqui neste blogue, escolhem seguir em frente.
Essa parte de nunca tocaram num PC pode não ser verdade. A maior parte destas burlas acontecem nos anúncios colocados no OLX, Facebook etc e para isso é preciso um PC ou pelo menos um telemóvel ou tablet. Portanto usam um meio informático (directa ou indirectamente) para colocar esse tal anuncio. Que tal usarem também esse meio informático para pesquisar sobre estes temas muito importantes em vez de só usarem para andar a ver Facebooks, Instagrams e coisas sem interesse?
Vitimas deste tipo de burlas não tenho qualquer pena, não há como ter pena e que raio podem as autoridades fazer se as pessoas fazem isto de livre vontade sem se informarem ou como diz aqui houve alguém que se informou até mas ignorou na mesma as indicações e prosseguiu com o negocio desta forma?
Claro que pode não ser verdade, mas a verdade também é que, não é por se ter um smartphone/tablet/pc que se sabe das coisas, sem a curiosidade da pessoa, mesmo tendo a ferramenta à sua frente não serve de nada.
Só não tenho pena de pessoas que são ignorantes por escolha propria, agora dos velhinhos, apesar de estarem a ser ignorantes por escolha propria(Digamos que sabem ler e que ignoraram o aviso na altura da associação) acabam por ser mais frageis e facilmente manipulaveis no dito mundo tecnologico. Desses eu tenho pena!
Sim, houve um relato de um user que por opção propria, e apos ter lido e desconfiado do aviso, perseguiu com a associação. Destas eu não tenho pena!
Sinceramente, dizer que isto é algum problema com a forma com o sistema está montado é patético. É preciso associar ao telemóvel do criminoso e ainda dar-lhe o PIN escolhido ou usar um PIN por ele indicado, ou seja, é o equivalente de dar a alguém um cartão multibanco e o PIN e depois dizer que a culpa é do banco que emitiu o cartão
Exactamente, só não percebo como há pessoas que neste mundo ainda não entendem isso. Enfim….
A PSP é que quer fazer publicidade as forças de segurança uma boa parta delas so têem a escolaridade obrigatoria.
As fofinhas (ciganolas) já me ligaram por duas vezes, a ver e eu caía… só os Otários com Ó grande é que caiem nessa burla, tenho dito.
Na mesma semana, já recebi 2 telefonemas do mesmo número: 962253399. O sujeito tem sotaque cigano. Já é a 2ª vez que me tenta burlar. Contudo quando eu digo que o MBWAY não funciona como ele me diz, desliga a chamada.
A história é basicamente sempre a mesma, quer comprar uns artigos do OLX, mas é de “longe” e envia uma transportadora. Para efetuar o pagamento, quer que eu me dirija a um ATM, para me dar códigos, diz ele!!!
Pelo menos que apontem na agenda dos burlões os números que já tentaram o esquema (é a minha dica). E são para estas pessoas que eu faço descontos, para receberem o rendimento mínimo, terem casa e infantários pago, e ainda roubarem tudo que querem, aquilo que conseguem e entrar em esquemas. Viva Portugal.