PplWare Mobile

Alerta: Aquecimento global é pior e mais rápido do que se temia

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Miguel says:

    O covid está a acabar, volta a carga com o aquecimento global, sigaaa!

    • eu2 says:

      Era bom, não era? Que o covid tivesse já resolvido o problema do aquecimento global…

      • Zé Fonseca A. says:

        Para o covid resolver o problema do aquecimento global teria de matar 7 biliões de pessoas.

        • Rodrigo says:

          nao era preciso matar tantos..so aqueles que vivem em países ricos. E quando digo rico digo aqueles que tem agua canalizada em casa e eletricidade.

          • eachtime says:

            Ironicamente até é o contrário. Tendencialmente são os paises em desenvolvimento que mais poluem pois tem excesso de população e não se podem dar ao luxo de arranjar alternativas menos poluentes

          • Zé Fonseca A. says:

            Porque achas que o problema são os países desenvolvidos?
            Tens que sair de casa e viajar um pouco, acabando com Asia, Africa e America do Sul acabas com os problemas da humanidade, nesses continentes só a quantidade de lixo não tratado que acaba nos rios e em oceanos deve contaliblizar 90% do lixo do planeta.
            Já se quiseres acabar com o grosso do consumo de carne só tens de remover da equação os Estados Unidos.
            Tudo considerado só devia ficar a Europa, Canadá, Australia e Nova Zelandia.

          • Andre says:

            queres matar os que menos poluem? cabecinha pensadora

        • Nuno José Almeida says:

          Só existem 7,8 mil milhões de pessoas no mundo, vê lá isso.

          • Zé Fonseca A. says:

            Precisamente, ainda sobrevivem 800 milhões, muito acima do que será suficiente para uma evolução humana.

    • lapizazul says:

      És burro, ou só mesmo parvo?

    • Chalupa pela verdade says:

      É impressionante (ou não) que os conspiradores é para tudo: é o homem ter ido à Lua, é o aquecimento global, são as vacinas.. lindo <3

  2. Lecas says:

    Nada pode ser mudado …. Pq raio continuam os alertas!??

    Até parece que Portugal tem influência no clima!

    Alertas ridículos

  3. Rui says:

    Cuidado, é por causa de ideias extravagantes que a Europa e os EUA foram ultrapassados pela China que se está a borrifar para o ambiente. A desindustrialização tem um preço muito elevado, a não ser que queiramos viver a recibos verdes ligados ao turismo ou da agricultura ou dos serviços!!!!!!

    Já agora como é que justificamos o nosso verão ser mais fresco que o normal? 🙂

    O percurso natural da terra inclui eras glaciares e épocas mais quentes!

    Já agora uma pergunta, com o aumento da temperatura, a água no estado sólido aumenta ou diminui? Não há só degelos, há também a evaporação que aliás é até mais visível na Península ibérica que o degelo!!!!!!

    É que vendo bem os maiores desastres naturais da história, só a título de exemplo (já que este verão houve cheias enormes no centro da Europa), as maiores cheias da história ocorreram em 1931 na China com 4 milhões de mortos (garantidamente a China nessa altura não era um país industrial)!!!!!!! E a 2ª maior cheia da história ocorreu em 1887, também na China com 2 milhões de mortos!!!!

    https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_natural_disasters_by_death_toll

    Nessa altura tínhamos o aquecimento global!?

    • Rui says:

      Água no estado líquido……

    • Toni da Adega says:

      Como é que é se pode afirmar que existe “evaporação na Península ibérica”, se não existe aquecimento global ou alteracoes climatericas?

      Europa e os EUA foram ultrapassados pela China desde quando? Europa e os EUA tiveram SMOG primeiro que que a China. Tudo bem que SMOG da china e India é mais denso e de melhor qualidade, mas a Europa e os EUA foram pioneiros nisso.

    • rui says:

      os efeitos não são contidos à região, podem ser só os etados unidos a poluir que os efeitos no ecossistema é, como o nome indica, GLOBAL.
      A chinha é dos países que mais tem revertido as suas políticas, sendo dos maiores investidores em soluções “verdes”
      e aquecimento globla, não causa só fenómenos de calor, e supostamente deviamos estar ainda alguns milhares de anos nesta época “amena” não glaciar nem quente, mas estamos a chegar a com níveis idênticos, mas com cada um ou cada país a olhar pro seu umbigo, o mais certo é não estar cá ninguém para ver a próxima era, como aconteceu com as outras, o que até pode nem ser mau

      • Rui says:

        Ao menos sabe que a China é o maior poluidor mundial e destacado, certo?

        https://climate.selectra.com/en/carbon-footprint/most-polluting-countries

        • David Guerreiro says:

          Exatamente, enquanto nos países de primeiro mundo se discute o sexo dos anjos, temos a China a poluir à força toda, sem qualquer controlo. De que servem acordos de Paris, se é apenas para alguns países? Na China usa-se bastante o carvão mineral.

          • João Duarte says:

            Portanto a tua solução é poluir tanto como a China? A tua solução é não ligar a nada disto e ir destruindo os recursos naturais e qualidade do planeta para não perdermos terreno para a China… Desculpa, mas esses argumentos fazem-me confusão. Quem está mal é a China, não somos nós. E não temos de regredir ou de ficar condicionados porque há um país que não cumpre. Temos é de arranjar uma solução para que esse país passe a cumprir.

          • PeterJust says:

            Bora continuar a poluir para não sermos ultrapassados pelos chineses, destruímos o único planeta que podemos viver mas ao menos a China não nos ultrapassa, mais carvão fachavor

        • eu2 says:

          Pois, mas atirar as responsabilidades para os outros não resolve nada. Cada um tem é que se preocupar em fazer a sua parte e mais nada.

        • RPG says:

          Como é que é o maior poluidor, se segundo esse gráfico polui o dobro dos EUA, quando tem 5x a população dos EUA?… Curioso… Segundo esse gráfico cada americano polui mais do dobro que cada chinês LOL. Já para não falar que muita da poluição chinesa, é devido ao fabrico de produtos Americanos e Europeus. Eles têm de ser fabricados em algum lado. É muito bonito usufruir de toda a tecnologia e bens materiais, e depois reprimir quem os produz por poluir no processo.

        • Toni da Adega says:

          Per capita não são o maior poluidor.

        • adbu says:

          Os eua poluem muito mais por pessoa que os chineses. o link é o mesmo.

      • TuFfAs says:

        Chinha…Jardim ??? xD

    • Sergio says:

      Mesmo que seja o percurso natural da terra ( afirmação que para mim é surreal), não te parece plausível que o ser o humano mude um pouco esse rumo “natural”? e adie várias catástrofes capazes de extinguir a raça ?

      “É que vendo bem os maiores desastres naturais da história, só a título de exemplo (já que este verão houve cheias enormes no centro da Europa), as maiores cheias da história ocorreram em 1931 na China com 4 milhões de mortos (garantidamente a China nessa altura não era um país industrial)!!!!!!! E a 2ª maior cheia da história ocorreu em 1887, também na China com 2 milhões de mortos!!!!”

      Uma coisa é pegares num evento isolado, ok ocorreu sim senhor, mas o que é importante aqui é a quantidade de eventos graves sucessivos que não existiam de forma tao consecutiva nos últimos séculos. Aliás, tu próprio referes as cheias na Europa, do conhecimento que tens achas normal o que aconteceu?

      Repara numa coisa, isto já não são ciências ocultas, nem previsões catastróficas para assustar. São números, são inúmeros eventos causa/efeito…
      A ultima vez que atmosfera esteve tão quente foi à 150 mil anos e o nível do mar era superior 10 a 15 metros, isso significa que parte do litoral que conheces estaria submerso, se não fosse a açao do homem perante o mar.

      Eu não estou aqui a tagarelar o fim do mundo, nem a pedir que se cobram todos os sacos em estabelecimentos.
      Contudo, o mar é a maior fonte de absorção de CO2 através das algas.. e sabes o que andamos a fazer?
      pescamos que nem uns desvairados com arrastões de redes, e a cada 30 min destróis uma area de algas equivalente a um campo de futebol.

      Meu amigo, se não tens uma maquineta qualquer, ou uma formula química mágica em grande escala para transformares Co2, é bom que cuides do teu planeta.

      Infelizmente ter passado de 2,5 mil milhoes em 1950 para a população atual de 7,5 mil milhoes terá os seus custos, até porque que cada habitante actual exige 10x mais do planeta do que um habitante ha 70 anos atras.

      Mas pronto, com todo o respeito lê mais um pouco sobre o assunto e extremismos, seja para um lado ou para o outro 😉

    • FAR says:

      Estes cientistas de bancada são um espetáculo. Nem sei porque é que ainda há pessoas que se dão ao trabalho de andar a estudar e a realizar estudos quando aqui o Rui já sabe tudo o que há para saber.

      Só é pena é que ninguém lhe dê ouvidos. Uma verdadeira pena.

      /s

      • Rui says:

        Não meu caro. Aprendi à muito tempo a desconfiar de tudo o que leio, até ter a certeza que é verdadeiro! Especialmente num país onde a comunicação social está nas mãos de meia-dúzia de grupos que foram financiados pelo xuxalistas!

        Toda a comunicação social faz artigos pagos pela empresa que está a ser entrevistada, para apresentar os seus produtos e serviços, ou tem alguma dúvida?

        Até a pplware, para sobreviver, precisa de financiamento, por esse motivo são apresentados produtos novos das marcas A, B, C, D, mas a X, Y e Z passam ao lado. Mas isso é normal. Você acha que vai comprar o carro x em vez do y porque lhe apeteceu? Se pensa que a sua opinião não é influenciada é muito ingénuo e tem muito ainda para aprender!

        Fim de aula!

        • FAR says:

          Encomendado ou não qualquer estudo cientifico sobre o aquecimento global que passe pelo mínimo de crivo cientifico está mais bem fundamentado do que a sua opinião.

          Discorda?

          Mais, este estudo não será propriamente uma publicidade a uma marca A ou B. Este estudo, quanto muito, irá sair caro a muita gente dadas as suas implicações. Este tipo de estudo é claramente do tipo que não sai cá para fora por interesses.

          Parece-me que o Rui é especialista em misturar alhos com bugalhos – que é como quem diz um mestre (sem mestrado) em falácias. Pode explicar-me então como é que tem a certeza do que quer que seja ser verdadeiro se “desconfia de tudo o que lê”?

          “O percurso natural da terra inclui eras glaciares e épocas mais quentes!”
          Por favor, já que é céptico em relação a tudo o que lê diga-me como é que se conseguiu convencer de que isto era verdade. (imagino que a resposta seja hilariantemente evasiva)

          “Já agora uma pergunta, com o aumento da temperatura, a água no estado sólido aumenta ou diminui? Não há só degelos, há também a evaporação que aliás é até mais visível na Península ibérica que o degelo!!!!!!”
          Calinadas no Português à parte, explique-me onde é que soube disto.

          Não me diga que o que lê na wikipedia é para si verdade? Hilariante. Por favor responda. Juro que lhe mando um presente pelo natal se o fizer.

        • PeterJust says:

          Da maneira que assumes que tudo é uma teoria da conspiração nunca terás a certeza de nada, nem é esse o papel da ciência, o papel da ciência é questionar e apresentar conclusões baseadas nas análises feitas, até um cientista nunca tem a certeza de nada, o que tem são dados que pode analisar e daí assumir uma conclusão com a informação que tem disponível nesse momento, se achas que esses dados estão todos manipulados então como vais ter algum dia certeza do que quer que seja? Como tens a certeza que a terra é redonda sem ires ao espaço? Não tens, e se achares que não é, só porque não tens a certeza estás a cair no ridículo, tens de confiar nos dados que te apresentam e que são suportados pela comunidade cientifica porque teorias da conspiração há para tudo, até há uma que diz que a terra é plana e por incrível que pareça até tem bastantes seguidores, podes muito bem desconfiar disso porque certeza não tens, mas só te afundas cada vez mais num mar de ideias inúteis, sem qualquer razão lógica e limitadas intelectualmente. Em relação ao aquecimento global, 99.9% dos cientistas estão de acordo, estes fenómenos climáticos são cada vez mais frequentes e devido às mudanças drásticas na composição da atmosfera relacionadas com as ações humanas nos últimos 100 anos, se nada for feito com urgência vamos ter consequências extremas, se achas que isto é uma teoria da conspiração, neste momento e com os dados que temos disponíveis, então estás no mesmo patamar de quem acha que a terra é redonda. Imagina que ainda por cima queres dar lições a outros quando 99.9% dos cientistas discordam de ti e ainda acusas os outros de ingénuos…

    • Adeus says:

      Muito ignorância, mistura de conceitos e teorias da batata.

  4. Toni da Adega says:

    Como é que é se pode afirmar que existe “evaporação na Península ibérica”, se não existe aquecimento global ou alteracoes climatericas?

    Europa e os EUA foram ultrapassados pela China desde quando? Europa e os EUA tiveram SMOG primeiro que que a China. Tudo bem que SMOG da china e India é mais denso e de melhor qualidade, mas a Europa e os EUA foram pioneiros nisso.

  5. Canario says:

    O que e feito da greta?

  6. Técnico Meo says:

    Que sirva de alerta aos países muito post modernos da Europa e não só, que na vez de andarem preocupados com tretas sem jeito nenhum e a enterrarem dinheiro em coisas abstratas, deviam agora começar a preparar economias de guerra, criar estruturas de comunicação física á prova de dilúvios etc, agriculturas de guerra á prova de tudo e mais alguma coisa. Tenho visto uns projetos ultimamente de hortícolas criados em altura e plataformas moveis e com luz artificial com a radicação / espectro de luz desejável que estimulam o crescimento. Deviam investir nisto massivamente.

    • Rui says:

      Os europeus, de um modo geral e como se lê no fórum, pensam que quando precisam de qualquer coisa, vão ao supermercado e compram……. e se não houver para comprar!?

      Bastou a pandemia para nos vermos aflitos e não pensarmos que um desastre pode acontecer.

      Parece que as pessoas não se lembram da falta de máscaras no ano passado, falta de computadores, material electrónico e até com a saúde num caos….. mesmo no início deste ano!!!!!!

      Basta um terramoto atingir a capital (coisa que nunca aconteceu no passado!!!!!) para o país ficar de cócaras!!!!!

  7. Vasco says:

    Só existe, em termos práticos e para mitigar o problema, o seguinte a fazer: Reduzir o numero de nascimentos na população humana enquanto se tenta cuidar dos vivos, e reduzir fortemente o consumo. Podemos utilizar o factor tecnologia para tentar suavizar a queda, que irá ser grande também no que diz respeito ao nosso nível de vida, usando fortemente a reciclagem (redução do consumo de matérias primas) e modificando os métodos de produção de energia (abandono completo dos combustíveis fosseis e explorar ganhos tecnológicos nas energias renováveis e nucleares ) É que num sistema fechado como o do Planeta Terra, onde não chegam regularmente naves abastecedoras de matérias primas provenientes de outros planetas, não existe neste momento nenhuma outra opção racional. Portanto, voluntária ou involuntariamente, temos de nos preparar para estilos de vida minimalistas, e aprender ao mesmo tempo a encontrar satisfação pessoal em ganhos que não sejam meramente materiais. Se não o fizermos por nossa própria vontade sofreremos todos muito mais.

    • FAR says:

      Alguma sensatez nas suas ideias. Mas os impérios financeiros que hoje dominam a nossa sociedade mais depressa causam o fim do mundo do que pôem de lado as suas práticas capitalistas de pró-consumo desenfrado.

      Posto de forma grrosseira mas direta: poupar não dá lucro.

      • Vasco says:

        O grande problema do capitalismo, abordado de forma grosseira, é que parte do pressuposto de que é possível crescer infinitamente, estando tradicionalmente todas as políticas do sistema direccionadas para esse objectivo. Em teoria, esse crescimento infinito, permitiria garantir a todos os cidadãos maior qualidade de vida em termos materiais, arrecadar mais impostos, e na vertente do estado social, redistribuir uma parte da verba arrecadada pelos cidadãos mais desfavorecidos, etc. Só existe um senão: isso pressupõe recursos ilimitados, o que é uma impossibilidade. Pessoalmente prefiro a abordagem que é feita por uma visão mais moderada no que diz respeito ao problema do crescimento, expressa pela visão do crescimento sustentado, que por sua vez também é muito difícil de colocar em prática. A maior parte das políticas de crescimento sustentado são facilmente ultrapassáveis, recorrendo-se a manhas e a artifícios de todo o género para ultrapassar quotas e licenciamentos necessários para tentar proteger recursos naturais. Para atalhar um texto que poderia ser demasiado longo e porque todos já, de uma maneira ou de outra, tomámos alguma consciência dos problemas inerentes a qualquer sistema político e económico, sou da sua opinião “poupar não dá lucro” e não acredito que voluntariamente alguém queira abdicar do seu estilo de vida para tentar inverter um rumo que fatalmente nos irá conduzir a desastres ambientais em sucessão, com o consequente esgotamento de recursos, e depois à miséria global , em termos não só civilizacionais mas sobretudo em termos de acesso a bens e serviços que tomamos quase como adquiridos no nosso dia a dia. Infelizmente, apesar de termos a possibilidade de inverter o nosso comportamento neste planeta, só o faremos quando formos confrontados com a própria realidade. O problema deve-se a um padrão cultural que está de facto completamente obsoleto mas que continua a ser seguido pela maior parte das sociedades humanas, e que se deve a razões que se prendem com a evolução da nossa própria espécie. Evoluímos mais a competir por recursos escassos do que a cooperar uns com os outros para os manter e esse firmware ainda tem uma força tremenda no condicionamento dos nossos processos mentais… Claro que sem uma mudança dos padrões culturais prevalecentes não serão aceites a redução do número de nascimentos, as limitações ao consumo, nem nada que belisque a nossa tendência para a acumulação de bens. Estou convicto de que não existirá em tempo útil uma massa crítica de cidadãos que consiga ter força suficiente para mudar o rumo terrível da história…

      • AlexX says:

        Eles também têm filhos e contam com os descendentes. Nunca fariam algo a troco dum lucro que pusesse em risco a sucessão e continuidade da linhagem. Se não existisse procura também não haveria oferta, então porque não rentabilizar a oferta? Erro neste momento seria findar a oferta que passou a ser uma exigência dos consumidores. Mesmo que parasse tudo e 7 biliões de pessoas fossem exterminadas amanhã, as alterações climáticas prosseguiam durante as próximas décadas.

  8. jorgeg says:

    O Guteres ainfda nao foi preso?!
    A familia socialista e bem pior do que a “Camorra” estes sao meninos de coro ao lado da familia socialista!

  9. . says:

    A China (seja no que for) aprendeu com quem ?!
    Ocidentais e americanos (ou os mais desenvolvidos) tem culpa pela gula inssasiavel que se tornou moda.
    As elites sempre empurraram com a barriga num estilo de navegação á vista, uma vez que é sempre o mexilhão que paga, só que saiu furado porque sem mexilhões não há milhões…”já com a robótica quase despensa o mexilhao e já dá para a coisa rolar mais um tempinho só com um décimo do mexilhão…”
    O próprio comércio de “créditos do CO2” entre países prova que as elites são o problema e o pior é que a comunidade científica calou e alinhou e contínua ou fecham-lhes a torneira…
    Irá sempre haver gente que alinhe…
    Tal como até aqui…
    Controlam o tempo fazendo chover num sítio que vai fazer outra coisa ainda em outro lado qualquer…enfim.

  10. JF says:

    Mas pior do que isso é o desemprego.

  11. Pedro L says:

    São uns exagerados . Se é assim tão mau para a humanidade então deviam prever uma queda brusca na população mundial e não é isso que acontece. Somos resilientes e os animais também . Aliás as maiores explosões de vida na Terra coincidiram com temperaturas médias superiores a 10 graus das de hoje.

  12. Samuel MG says:

    O alerta já vem tarde demais!! A suporta linha vermelha já foi passada há 10 anos!! Agora é esperar que o pior dos piores não aconteça!! Mais vale começarem a comprar equipamento polar, aquele que se usa quando se vai ao Polo Sul.

  13. Eu says:

    Os negacionistas adoram este tipo de notícias. Tenho uma mensagem para eles. Eu irei morrer antes de algo bem maior do que aquilo que vocês e os vossos filhos vão poder sofrer.
    Vou poder assistir ao vosso desespero lá nos confins do inferno.

  14. Daniel Sousa says:

    Quando falo ou leio sobre ambiente, assunto do qual não sou de todo expert, o que me vem imediatamente à ideia é o número de seres humanos no planeta, o atual sistema económico e financeiro, e a mentalidade exploratória que o ser humano faz dos recursos naturais, seja para se alimentar, seja para o consumo. Não consigo perceber como vamos equilibrar a balança com o ambiente, tendo em conta estas 3 variáveis. É uma utopia. Só com uma verdadeira catástrofe é que o ser humano vai mudar de direção. Nunca se atua preventivamente. Veja-se o caso da pandemia.

    • Paulo Pissas says:

      O ser humano coloniza, a era que se avizinha será de exploração planetária e absorção dos seus recursos. Essa é a utopia

      • Daniel Sousa says:

        A curto prazo parece utopia, mas, o ser humano deixar de poluir? O que é que achas que o ser humano vai fazer para inverter o que está a acontecer? Nem na pandemia acreditam, quanto mais num mísero aumento da temperatura.

  15. Miguel says:

    Impostos, e vão ser piores do que se temia.
    O mundo varia temperaturas, continentes, clima, etc…já á biliões de anos. Adaptem-se, os dinossauros é que foi pena, é dificil adptar-se a um asteróide.

  16. lapizazul says:

    Calma… Isto é só para acelerar as medidas necessárias para que os filhos dos Millennials (caso se consigam reproduzir) possam andar de bicicleta por todo o lado.
    Uma coisa que é um facto, é que a oscilação do Planeta está a acontecer ao mesmo tempo e com isso trazer mudanças ao clima que vai passar por uma fase de extremos.
    Historicamente, o ser Humano tem vivido num momento incrível de estabilidade do clima nos últimos 100.000 anos, mas essa estabilidade está a acabar.
    De qualquer forma, a raça Humana está condenada à extinção.

    • AlexX says:

      Andar de bicicleta só lhes fazia bem e seria mais saudável e ecológico que andar de trotineta eléctrica.
      “Facto é a oscilação do planeta”.. Quê? Agora vivemos num pêndulo?
      “Estabilidade climática nos últimos 100 mil anos”… Ena… Eu e os mamutes discordamos e acho que Noé também.
      A maioria de humanos deita-se na cama que fez. Ninguém os obrigou nem condenou a nada com excepção das crianças em trabalhos forçados ou aqueles apanhados num flagrante delito. Mas a raça veio para ficar, este é o seu paraíso, o seu purgatório ou o seu inferno, é só escolher entre o que mais convier que estaremos cá sempre, podemos é estar por vezes um pouco ao lado.

      • lapizazul says:

        É melhor visitares um veterinário… Tens essa ervilha a que chamas de cérebro em avançado estado de putrefação.

        • AlexX says:

          E esse é o teu melhor argumento? Nem esperava tanto!
          Carne ou mioleira em estado de putrefacção ganha uma tonalidade azul e dado que existe bastante carbono no corpo humano devias reconsiderar quem é o podre aqui. Mas já todos devem ter percebido donde vens.

  17. Pedro L says:

    Para os muito preocupados há sempre a possibilidade de Geo-engineering – Captura de carbono ou alterar o albedo da Terra – coisas como Stratospheric aerosol injection , etc Enfim tentar resolver o problema em vez da atitude mariquinhas de reduzir actividade e respirar o menos possivel a esperar que tudo corra pelo melhor. Chamem o Musk !

  18. gabriel says:

    É por causa do HAARP, se calhar…

  19. Robin says:

    Nem sei como conseguimos chegar aqui , sem os craneos histéricos da grande cruzada do clima.
    nem sei o que seria do homens se estres craneos não existissem.
    vão dar banho ao cão.

  20. Miguel says:

    A Greta? Já foi? Não conseguiu render o peixe?

  21. ZeDasCabras says:

    Vamos ser taxados fortemente com esta treta preparem-se para o que ai vem.

    • Adeus says:

      Vamos ser mais taxados? Sim.
      O aquecimento global é uma treta? Não.

      • ZeDasCabras says:

        Adeus: Os causadores não somos nós. O clima na Terra está em mudança desde o princípio dos tempos e não há nada que possas fazer para alterar a natureza destes acontecimentos. Nada.

        • Adeus says:

          O clima está em mudança desde o princípio dos tempos mas desta vez nós é que estamos a acelerar essas mudanças. Neste momento temos que ouvir a comunidade científica. E estou a falar da verdadeira comunidade científica não a que é comprada pelos capitalistas. Você não faz parte da comunidade científica e estar a descontextualizar conceitos para tornar o errado no certo mata pessoas.

          • Pedro L says:

            A comunidade cientifica está de acordo que houve um aumento da temperatural global média. Tudo o resto – causas e soluções já é o sector “mudanças climatéricas” que move biliões. É o mesmo que perguntar a um reponsavel de centro de inspecção automóvel se acha que as inspecções poderiam ser mais espaçadas no tempo ou que pelo contrario deveriam ser mensais .

          • Zé Fonseca A. says:

            Mesmo que fosse verdade que somos nós que estamos a acelerar as mudanças climáticas (algo que nem a comunidade cientifica concorda e os maiores entendidos discordam em pleno apenas foram silenciados pelos lobbies do green), é de uma enorme ignorancia e prepotencia pensar que alterar comportamentos irá surtir algum efeito.
            Mesmo que tivesse sido algo potenciado por nós, o estrago já está feito, as alterações vão acontecer, mesmo que neste preciso momento morresse toda a humanidade o mais provavel é que fosse impossivel de reverter o quer que seja durante decadas. Só nos resta aceitar e uma vez que não existe vontade de controlo populacional, deixar a natureza seguir o seu curso e fazer uma selecção natural de quem vive e quem morre, uma coisa é certa, a bem ou a mal a população mundial vai baixar.

  22. paulo says:

    meu deu que marionetas este povo! depois dos americanos anunciarem mais 35 tri de dollrs para apoiar as empresas sobre este assunto expludiu noticias com este tema! vivemos num mundo de mascaras!

  23. og says:

    66 milhões de anos de história do clima da Terra descobertos – coloca as mudanças atuais no contexto: https://scitechdaily.com/66-million-years-of-earths-climate-history-uncovered-puts-current-changes-in-context/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.