Afinal, quais as diferenças entre as caixas multibanco e as ATM?
Certamente que, aquando da leitura de artigos na internet, já leu o termo caixas multibanco e ATM (Automated Teller Machines). Embora pareçam ser a mesma coisa e ter o mesmo propósito, ou seja, máquinas que permitem transações bancárias automáticas, há algumas diferenças significativas.
Este artigo tem como objetivo mostrar quais as diferenças em Caixas multibanco e ATM. De uma forma muito simples:
- Caixas multibanco
- É um termo mais comum em Portugal, associado à rede Multibanco, que é gerida pela SIBS (Sociedade Interbancária de Serviços).
- Integra praticamente todos os bancos portugueses na mesma rede, permitindo que os utilizadores de diferentes instituições financeiras acedam a serviços de forma unificada.
- Pagamento de serviços (água, luz, telefone, etc.).
- Carregamento de telemóveis.
- Compra de bilhetes (ex.: transportes, espetáculos).
- Transferências bancárias nacionais e internacionais.
- Pedido de declarações de IBAN e outros documentos.
- Transferências bancárias.
- Pagamentos de serviços (água, eletricidade, telecomunicações, etc).
- Pagamentos ao Estado (IRS, IMI, IUC, etc).
- Carregamentos de telemóveis e cartões de transporte.
- Depósitos e pré-pagamentos.
- Em Portugal, a maioria das transações básicas (levantamentos e transferências) nas caixas Multibanco não tem custos adicionais, independentemente do banco do cliente.
- ATM
- É um termo genérico e mais utilizado internacionalmente, especialmente em países de língua inglesa. Refere-se a qualquer máquina de transações automáticas, independentemente da rede ou do fornecedor.
- Em muitos países, cada banco pode operar a sua própria rede de ATMs, o que pode limitar o acesso ou aplicar taxas adicionais quando se usa uma máquina de outro banco.
- Em Portugal, as caixas ATM pertencem à rede Euronet, onde é comum existirem taxas associadas.
- Oferecem um número limitado de operações, geralmente restringidas a:
- Levantamento de dinheiro
- Consultas de saldo
- Transferências bancárias
- Pré-pagamentos.
Em resumo, as Caixas multibanco são as caixas tradicionais que encontramos em quase todos os locais em Portugal e não há taxas associadas. As caixas ATM, da rede Euronet, estão normalmente em locais onde há turistas e normalmente há taxas adicionais.
De referir que há operações “portuguesas” que só podem ser efetuadas nas caixas MB. Já as ATM permitem operações que as MB não permitem, e certo tipo de cartões estrangeiros também não. Na minha (modesta) cidade não há ATMs e por vezes vejo por cá turistas que não conseguem levantar dinheiro.
Já usei algumas vezes ATM em Portugal para levantamentos com cartão de débito e essas operações não têm custos (no geral). Aqui a chave é débito. Se, por exemplo, for um cartão débito/crédito, normalmente assume como primeira opção o crédito e pimba… comissões e taxas.
Em Portugal há ATMs da SIBS. São umas laranjas da rede ATM express.
ATM são todas. Umas são da SIBS a rede multibanco, outras são de outros operadores. Nenhuma pode cobrar taxas por levantamentos a débito.
Mais ou menos! Nas informações online dos bancos, na nomenclatura das caixas Multibanco não consta em todos ATM, alguns apenas referem “Caixas automáticas”. De facto, na raiz da tecnologia podem ser todas Automated Teller Machines, em português usam “Caixas automáticas. Além disso, e para diferenciar, estas ATMs não fazem só levantamentos a débito e por isso as pessoas devem ter algum cuidado e ler as mensagens nos movimentos.
Sobre os débitos… fiquem atentos:
Como funcionam as comissões?
Cartões dual (cartão de débito e cartão de crédito): ao utilizar um cartão dual numa ATM estrangeira, a função de crédito é ativada por defeito. Isto significa que, ao fazer um levantamento, o cliente estará a realizar um “cash advance”, o que implica o pagamento de comissões, que podem incluir uma taxa fixa mais uma percentagem sobre o montante levantado
Cartões de débito: se o cartão for apenas de débito, em princípio não serão cobradas comissões adicionais, independentemente da rede ATM utilizada.
Trabalhei na banca… chama-se ATM’s a todos os equipamentos automáticos seja da sibs ou de qualquer outro serviço.
Sim, chamam Caixas Automáticas. Mas algumas informações das instituições bancárias não referem o acrónimo ATM. Possivelmente para não confundir, visto que estas ATM que vemos instaladas nas ruas não praticam o mesmo que as Caixas Multibanco:
Operações disponíveis num ATM vs num multibanco
As caixas multibanco permitem fazer diversas operações, incluindo:
– Levantamentos e consultas de saldo
– Transferências bancárias
– Pagamentos de serviços (água, eletricidade, telecomunicações, etc.)
– Pagamentos ao Estado (IRS, IMI, IUC, etc.)
– Carregamentos de telemóveis e cartões de transporte
– Depósitos e pré-pagamentos.
Já as ATM estrangeiras, como as da rede Euronet, oferecem um número limitado de operações, geralmente restringidas a:
– Levantamento de dinheiro
– Consultas de saldo
– Transferências bancárias
– Pré-pagamentos.
Mas tem a rede SIBS identificadas como MB e as outras identificadas como ATM. Há vários cartões estrangeiros que não funcionam nas caixas MB ou terem funcionalidades mais limitadas, daí serem mais comuns em zonas turísticas. Aliás, num local onde costumo ir, é difícil encontrar caixas MB, que sempre que possível prefiro.
ATM em Milao e a rede de transportes publicos da idade. Tambem aceita cartao para se viajar
Revolut em qualquer uma delas. Não engana.
A Euronet ja cobra pelo levantamento, pelo menos na Alemanha e Chequia
🙁