Afinal campanha da NOS do 5G é para manter! ARP muda decisão
A campanha da NOS, “Uma Geração sem Limites” tem vindo a causar algumas controvérsias. De um lado a MEO, que apresentou uma queixa à Auto Regulação Publicitária (ARP) e do outro a NOS que considera estar tudo legal.
Depois de numa primeira fase a NOS ter sido obrigada a retirar campanha sobre 5G, após recurso a ARP vem dar razão... à NOS.
A ARP deu agora razão à NOS no recurso sobre uma campanha publicitária sobre um tarifário móvel 5G. Tal decisão revoga a decisão anterior de cessar a sua divulgação, segundo deliberação a que Lusa teve hoje acesso.
Em causa estava uma campanha publicitária denominada “Uma Geração sem Limites” relativa a um tarifário móvel, no qual é promovida a 5ª geração de Internet móvel e "sem limites de dados, chamadas e SMS". De relembrar que a MEO, detida pela Altice Portugal, tinha apresentado uma queixa junto do Júri de Ética Publicitária da ARP contra a NOS sobre esta campanha. A entidade tinha deliberado, em 30 de outubro, que aquela constituía "uma prática comercial enganosa", pelo que "a sua divulgação" deveria "cessar de imediato e não deverá ser reposta, seja em que suporte for".
Despacho da ARP muda a decisão inicial
Segundo agora o despacho da ARP...
Não se vislumbra minimamente qualquer falta ao dever de atuar com veracidade - a anunciante NOS disse estar pronta para o 5G e nada existe que coloque em causa a fidedignidade de tal afirmação", lê-se na deliberação, datada de 26 de novembro.
Na decisão é ainda referido que
Delibera esta Comissão de Apelo conceder provimento ao recurso, revogando a deliberação tomada em 30 de outubro de 2019, da 1.ª Secção do Júri de Ética da Auto Regulação Publicitária, a qual não produzirá qualquer efeito
De acordo com o calendário indicativo proposto pela Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), o início do leilão de atribuição das licenças para o 5G decorrerá em abril do próximo ano (2020). O seu encerramento está previsto para junho, pelo que a conclusão dos procedimentos de atribuição de DUF [direitos de utilização de frequência] será entre junho e agosto.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Bem assim sendo, a concorrência pode lançar uma publicidade a dizer que vão ter 10G. E não é mentira, um dia terão…
David, tem toda a razão, o certo é que o 5G já está a funcionar em vários países da UE.
e pois claro que devem ter, nem que seja uns SFP+ 10G nos switches.
🙂
Basta ver a lei da publicidade, que taxativamente que “é proibida a publicidade em língua estrangeira, *mesmo que traduzida*”, e depois ver o que acontece todos os dias *há anos* (na realidade, há uma década ou mais, até), para ver o valor e a utilidade dessa pseudo “autoridade reguladora”…
Tacho para bois, e nada mais.
A NOS (ex-ZON) também foi a mesma que publicitava o Zon Fibra, quando apenas conseguia entregar cabo coaxial em casa dos cliente.
É preciso ter muita “fibra” e imaginação para iludir os cliente.
O 5G vai ter que ser banido, portanto tranquilo
A NOS utiliza FTTB e FTTC. Utilizam fibra sim, só não até casa do utilizador. O último troço de cabo em coaxial não é fator limitativo ao desempenho da rede uma vez que a que distância (e logo a atenuação) é curta. Isto obviamente assumindo que a SNR é boa (o que muitas vezes não acontece)
Não se percebe de todo esta marcha-atrás da ARP!!! Embora algures no meio do video esteja mencionado que “está pronta para o 5G”, na realidade todo o anúncio está preparado para levar a crer que o 5G está disponível. O que obviamente é enganoso! Como dito num comentário anterior até podia dizer que estava preparada para 10G!
E afirmar que é um tarifário “sem limites” mas afinal com velocidade limitada a 10Mbps… é o quê? Publicidade real e verdadeira?????
Este fim de semana a Mariscada é por conta da NOS.
Boa tarde,
Tenho uma dúvida no 5G, quando esta tecnologia estiver activa para quem a quiser utilizar é obrigatório ter um smatphone que suporte a tecnologia? Ou vai ser possível usar sem ter de trocar de equipamento?
Obrigado
Tens de trocar de equipamento.
Vai ter de ter equipamentos compatíveis para tal.
coitados dos defensores dos patrões do Gaynaldo do Gaymar…..tomem Rennie que isto passa
O marketing e a publicidade são, de entre muitas coisas, um método e uma forma de “enganar” para poder vender mais. Já não chegam estes anúncios de Natal (um exemplo de entre muitos) – onde o espírito natalício é usado e abusado, onde os seus valores, muito humanos, são alienados para vender pacotes de telecomunicações, carros, produtos financeiros, bancos, etc – para permitirmos situações completamente surreais de empresas que, como neste caso, publicitam produtos que ainda não possuem e que as obrigam a tirar licenças que só vão a concurso para o ano que vem. Agora, não há limites. Agora a NOS até vai dar uns terrenos na Lua ao acumular os pontos suficientes na sua conta, se aderir a este serviço, claro … Faz sentido, ARP ?
A ARP, no meio de isto tudo e pela sua natureza, deveria proteger a ponta final da cadeia: o consumidor. Mas faz exactamente o contrário. Aprovam esta publicidade que todos percebemos não ser verdadeira. E sendo assim, estamos todos a ser enganados. Mas para mim o problema é bem maior e é evidente nos consumidores, cada vez mais fanboys e a sua demagogia. Cada vez mais eludidos com ilusões artificiais e onde os valores mais básicos são usurpados e alienados para fins económicos: You’ve been branded ….
Lê o meu outro comentário sobre a arp e já ficas a saber o que a casa gasta.
Sim li e concordo. Existe um sem número destas organizações “da treta” que só servem para atirar areia para os olhos dos consumidores. Olhe-se para a electricidade e para os combustíveis, por exemplo. É o país que temos e não queremos mudar.
Esta nos nem 4g e meio tem. Quanto mais 5g. A mim não me apanham nessa rede. Nem oferecido queria nos
O dinheiro que a ARP não deve ter recebido da operadora para mudar a decisão e voltar atrás.
Acho que eles já estão vendidos de origem…
Não há cu que aguente ouvir esta porcaria de 5 em 5 anúncios.
Raio da moda dos anúncios irritantes.