Adobe Air 2.5 Revelado: Agora tudo é móvel
A Adobe revelou a sua nova versão do Adobe AIR na MAX Conference em Los Angeles na 2ª feira passada. A nova versão incluirá actualizações importantes que trarão a plataforma de execução para o Android e dispositivos móveis, em qualquer lugar.
A grande notícia é que o Adobe AIR 2.5 suporta uma panóplia de novas plataformas, incluindo o Windows Phone 7, o BlackBerry Tablet OS e especialmente o Android. O AIR foi lançado no Android esta semana e será portado para os tables e televisores baseados em Android. Um dos exemplos mais proeminentes é a SmartTV da Samsung, que será distribuída com uma versão pré-instalada do Android, algures em 2011.
O AIR 2.5 traz também uma série de novas funcionalidades, muitas das quais desenhadas para aumentar a usabilidade dos dispositivos móveis. Inclui suporte para geo-referenciação e acelerómetro, acesso a aplicações que recorram à câmara e vídeo, suporte multi-toque, gestos, e ainda um motor JavaScript 50% mais rápido. Todas estas funcionalidades são componentes essenciais para as aplicações móveis e por isso a inclusão destas novas actualizações não é surpreeendente.
Além do AIR 2.5, a Adobe lançou o InMarket - pense no InMarket como a App Store do iOS, mas da Adobe. Foi concebido para ser uma loja multi-plataforma para descarregar aplicações AIR em qualquer sistema operativo e mercado de aplicações. Actualmente está disponível para o AppUP da Intel, mas provavelmente o Android e outras plataformas seguirão o mesmo caminho.
Fora de todas estas novidades está o iOS. Mesmo depois da insistência da Adobe em suportar o iOS, esse suporte refere-se à capacidade de criar aplicações para o iPhone através do Adobe Flash ou Adobe Labs. Não existe nenhuma versão do AIR para o iPhone e provavelmente nunca haverá. As duas empresas continuam em guerra desde a altura em que a Apple excluiu terminantemente o Flash do seu iPad.
Tendo em conta este facto, faz sentido a Adober focar mais e mais os seus esforços em dispositivos Android. No entanto, a Adobe tem uma árdua batalha a travar; precisa de convencer os programadores a focar os seus esforços no AIR e não no iOS, devido à sua natureza multi-plataforma. O domínio do iOS tornará essa tarefa ainda mais difícil.
Mais informação:
Este artigo tem mais de um ano
Esse jogo foi feito com Adobe AIR e é cross platform? Se sim, é impressionante.
Boas só não querem Adobe Air os macmaniacos
WINDOWS 7 RC
http://www.microsoft.com/downloads/en/details.aspx?FamilyID=c3202ce6-4056-4059-8a1b-3a9b77cdfdda
😀
Um javazito?
o link “Adobe AIR 2.5 Now Available” está quebrado.
O link correto é http://blogs.adobe.com/air/2010/10/adobe-air-2-is-now-available.html
Cross platform…?
Disponível apenas para as plataformas que eles querem suportar tal como o flash.
E depois? Queres suportar TODAS as plataformas? lol
É o problema de ser plataforma proprietária. Ficamos à mercê do que eles queiram suportar, e uns com melhor suporte que outros.
Acho isso extremamente desagradavel
O iOS domina? Interessante quando se ve que quem esta a crescer mais é o Android. E vamos lá a ver o que vai acontecer com o WP7. Lá para janeiro já devemos ter estatísticas interessantes.
Por acaso também achei estranho a afirmação, especialmente quando a previsão para o momento coloca o Android em 1º, seguido da RIM (a descer) e em 3º o IOS.
Como opinião pessoal, penso que o Seven e o Android acabaram por dominar, embora tal como nos PCs a Apple manterá a sua quota de mercado.
*acabarão
🙂 porreiro agora com o lançamento de graficas para aparelhos moveis para Adobe Flash e afins… Espetaculo, vai haver um boost em performance e quem sabe talvez a Adobe entre no campeonato em grande 😀 Para quem declarava que estava tramada…
No Debian para PPC não dá instalar o adobe flash e imagino que tambem não dá o Adobe air.
Quem não usa x86 fica logo prejudicado.
Em relação a telemóveis recordo que já houve tentativas de algo neste sentido…
Há telemóveis que suportam flash/actionscript, e nem estou a falar de smartphones… O meu penúltimo telemóvel, um sonyericsson w910, já suportava, e mesmo telemóveis de gama média ou média baixa como por exemplo os nokias xpress music…
O que é certo é que foi muito pouco aproveitado, quase ninguém desenvolveu alguma coisa de jeito…
Acho que foi pena porque considero que as possibilidades daquilo que se podia (e pode) fazer nessa plataforma são enormes.
Mas se na altura não “pegou” será que vai ser agora? Receio que não…
foi usado o motor 3d – ALternativa 3D! queria ver isto apenas com flash 🙂
O alternativa 3D é um motor construido em actionsript, logo, é flash.
Não me quero meter em guerrinhas de palavras acerca de plataformas mas alguém me disse que leu algures que havia uma possibilidade de interesse da Apple comprar a Adobe ou a Sony!!! Achei isso um pouco afastado da realidade… sobretudo no caso da Sony… mas tb me disseram que a Apple tem disponíveis 32 mil milhões de dólares (32 billion dollars) para investir… ouviram ou leram algo sobre isso?
Em relação à notícia custa a perceber como a Samsung quer entrar em vários campos de batalha, sendo um deles produzir TV’s com Android quando podia (ou não) optar pelo seu próprio sistema Bada. Talvez até tenha planos para ambos, uma vez que o Android abrange muitas marcas de equipamentos móveis !!
Quanto ao Adobe AIR realmente parece-me bem pelas diferenças/vantagens em relação ao Flash.
Brevemente em vez de consolas teremos telemóveis ligados à tv para correr os jogos que actualmente as consolas correm.
Já imaginaram?
Ligar um telemóvel à tv e correr jogos da playstation2 se um amigo tivesse um telemóvel igual ligavam os dois entre si e depois conectavam-se à televisão e já jogavam jogos da PS3 e por aí fora…
Como andamos sempre com o telemóvel era só ligar a uma televisão (do vizinho, da avó, dos primos, etc) e tínhamos sempre divertimentos garantido.
Isto significa que a partir de agora já posso começar a desenvolver aplicações Air para o meu Android???