AdBlock: Em 2023, bloqueadores de anúncios deixam de funcionar no Chrome?
As extensões de bloqueio de anúncios nos browsers são muito populares, mas a Internet vive muito da publicidade e a Google parece querer acabar com tais extensões... ou pelo menos com a forma como funcionam atualmente.
Em janeiro de 2023, o AdBlock ou qualquer outro serviço de bloqueio de anúncios irá deixar de funcionar?
É o fim do AdBlock
Um documento interno partilhado com a equipa de developers de extensões do Chrome, revela os planos da Google para o desenvolvimento destas ferramentas.
Pelo que se pode ver, em 2023 o Manifest V2 será alterado pelo Manifest V3 e isso poderá dificultar a criação de produtos que bloqueiem os anúncios.
De que forma serão os utilizadores afetados?
Na verdade, ao contrário do que algumas fontes estão a avançar, as extensões de bloqueio de anúncios não deverão desaparecer com esta mudança, apenas será mais difícil criar este tipo de ferramentas com base no Manifest V3. Em 2023. a Chrome Web Store deixará de aceitar atualizações para extensões existentes do Manifest V2, no entanto, os utilizadores que já têm o serviço não deverão ser afetados.
Ainda assim, a Google mantém a ideia de que o MV3 terá um enorme impacto no papel geral do bloqueio de anúncios na web moderna.
É evidente que, sendo a Google uma das maiores provedoras de publicidade do mundo, tenha como objetivo minimizar o impacto deste tipo de serviços. No entanto, o seu fim não estará assim tão próximo.
Atualmente, já são muitos os sites que bloqueiam informação importante sempre que detetam a utilização de ferramentas de bloqueio de publicidade, uma vez que é a publicidade que faz mover a internet com tantos profissionais a trabalhar nas suas mais variadas vertentes.
Também a Mozilla, para o seu Firefox estará regida pelas mesmas regras, no entanto, já avançou que mantém a porta aberta para formas mais sofisticadas de bloqueio de anúncios.
Este artigo tem mais de um ano
Brave + web3
Manifest V4
Em vez de “é a publicidade que faz mover a internet”, eu diria que, é a publicidade que faz da internet um lixo. Principalmente a publicidade intrusiva. Aliás a publicidade e as janelas, dos cookies. Estas duas coisas são uma verdadeira praga.
Nem mais! Autêntica praga que apenas destrói a imagem das empresas em vez de promover os seus serviços e produtos.
É um mal necessario, boa parte da internet é “gratuita” devido a publicidade.
Se fossem todos como aqui na PPLWARE até nem era mau…
Bom, está na hora de voltar para o firefox. Penso eu de que…
+1
Por isso nunca de lá saí. O FF está cada vez melhor.
Sempre o utilizei a par do Edge. preferindo-o para o uso dos sítios bancários. Agora, faz mais sentido do que nunca. Já viram as páginas com publicidade? É praticamente impossível “navegar” sem interrupções sem sentido como as do Youtube, alguém liga àquilo, além de ficar à espera que os segundos passem? Eu ignoro ao ponto de nem saber o que se anunciou. A publicidade é útil com peso conta e medida, cumpre a função de informar, mas a partir de um certo ponto, é redundante e irritante.
Verdade, eu geralmente nem faço ideia da publicidade. Acabei criando um Adblock embutido, mesmo que tenha de esperar 5segundos 😀
Nunca mudei para o Chrome. O FF continua a ser o melhor IMO.
Firefox + Ublock Origin mandam cumprimentos…
Brave = fraude
Porquê?
Sempre fui utilizador do Firefox. O que o Chrome faz o Firefox faz 100 vezes melhor e nunca tive problemas e arranjar uma solução para um problema que surja em pouco mais de 1 hora resolve-se com um pouco de pesquisa!! Me desculpem os que gostam do Chrome, mas para mim o Chrome é um lixo (e um comilão de recursos do PC)!!
Firefox usa 73 vezes os recursos do Chrome… qualquer addon do firefox usa mais de 6000 processos, os do chrome são 250.
É por isso que a Mozzila demora 8 semanas a aprovar um addon e, mesmo assim, passam tantos de mineração.
???
Fontes credíveis sobre esses processos e o uso de recursos, sff???
E que eu saiba, a aprovação dos add-ons tem a ver com o facto de na google ser feita de forma “automática” enquanto na Mozilla é human-made (o que também explica o porquê de tantos add-ons maliciosos no Chrome quando comparado com o Firefox… Enfim, mais um atalho da Google para crescer rapidamente)
João, a resposta não é para si mas para o Manuel da Rocha.
🙂
Esteve ou está privado da atualidade??!! Porque para dizer esses disparates só pode ser algo do género!..
+1
Não percebo porquê que alguém continua a usar a praga do Google, Microsofte afins.
vivaldi é outra anedota.
Vivaldi browser não necessita de addons para bloquear anúncios. aliás o Vivali nem precisa de nenhum addon, ele faz tudo nativamente.
O Opera também fazia… até os 7000 programadores terem começado a exigir pagamento.
Quando te derem a escolher “ou pagas 50 euros ou aceitas 60000000000000000 anúncios por semana”, percebes.
Fazia ou faz, que eu saiba o Opera também tem add bloker nativo, pelo menos não necessita de instalar nada.
Sendo o Vivaldi Chromium-based (tal como o brave) vamos ver como vai ser daqui a uns tempos… As diferenças vão começar a acumular-se…
Podem ter de fazer um fork definitivo do projecto… Ou pelo menos da parte dos add-ons
Uso o NextDNS pago e bloqueia tudo e em todos meus dispositivos entre outros recursos. Menos de dois dólares por um firewall em nuvem.
O NextDNS protege você de todos os tipos de ameaças à segurança, bloqueia anúncios e rastreadores em sites e aplicativos e fornece uma Internet segura e supervisionada para crianças – em todos os dispositivos e em todas as redes.
Com o problema que o próprio browser usa 40% da ram disponível para minerar 6730 tipos de criptomoedas… grandiosa protecção.
exatamente
Se for assim lá vou voltar de vez para o firefox.
Adguard versão paga.
Também a Mozilla, para o seu Firefox estará regida pelas mesmas regras?!?!
APENAS por parte delas. A parte do manifest V3 que afeta os bloqueadores de publicidade NÃO VAI SER implementada no Firefox.
O Brave e restantes browsers baseados no Chrome (que também não vão adoptar o MV3) é que poderão, eventualmente, ter a vida dificultada daqui a uns tempos…
Opera com Adblock de origem… Alternativas ao Chrome (que só gasta RAM) há muitas e no futuro muitas alternativas irão surgir no Github…
uBlock Origin.
De nada.
O programador do uBlock Origin já avisou que com o Manifest V3 talvez não vá funcionar…
O que mais detesto é o pop-up “Damos valor à sua privacidade”
Brave browser e está o problema resolvido…
há tantos navegadores. Não sei como o Chrome ficará mas eu não uso o Chrome 😉
Eu utilizo o uBlock Origin + I don’t care about cookies (para retirar o raio das autorizações de cookies), mas se isso deixar de funcionar no Chrome com o Manifest V3 obviamente que irei mudar. O bom do Chrome é a sincronização com a conta Google.
A solução ideal chama-se PiHole …. esqueçam addons … PiHole amigos
A solução ideal chama-se PiHole …. esqueçam addons … PiHole amigos.
Youtube e qualquer navegador de internet sem adds 😉
O pior é entrar num site e ter de fazer 10 cliques até chegar ao conteúdo. Ads, cookies, newsletter, chatbot, notificações, etc etc.
E claro há aqueles que têm 20% conteúdo e 80% ads.
Firefox com ublock origin, dá para 98% de toda a navegação, sem problemas. Sites mais pesados e que não exija tanta segurança é o vivaldi. Tem um desempenho incomparável ao Chrome.
Se a propria google garantir que o chrome fica com os mesmos criterios que o Adblock dentro do chrome…podemos mandar fora essas aplicações, senão é esperar que uns meses depois aparecem versões novas a fugir a esse “codigo”
eu sempre usei o chrome mas, agora com essas ideias aí, agora vou começar a testar outros navegadores até achar um que faça mais com menos atrapalhos…