Testou o Windows 10 via Windows Insiders? Terá o update grátis!
... Mas apenas se tiver uma licença válida do Windows!
A poucos meses de chegar a público a versão final do Windows 10, começa agora a preocupação dos utilizadores sobre como será feita a actualização e em que moldes a poderão realizar.
Mesmo tendo sido já avançado pela Microsoft que a actualização será gratuita, muitos ainda esperam mais novidades. Outra classe de utilizadores que tem de se preocupar são os que abraçaram a tarefa de testar o Windows 10, via Windows Insiders. Como fica a actualização para estes utilizadores?
Como resposta a esta preocupação, que é natural e até necessária, a Microsoft veio agora garantir que estes utilizadores vão ter acesso a uma actualização gratuita do Windows 10, podendo ficar descansados e livres de preocupações.
Este é um "presente" natural que a Microsoft irá dar aos seus mais devotados utilizadores, que ao longo de vários meses tiveram a tarefa de testar o que o novo sistema operativo ia apresentando e disponibilizando.
A confirmação veio por um dos mais activos elementos da equipa de desenvolvimento do Windows 10, Gabriel Aul, que, via Twitter, confirmou que a actualização seria gratuita e directamente para a versão RTM (Release to Manufacturing).
@tao_huan Yes
— Gabriel Aul (@GabeAul) 10 maio 2015
Um presente envenenado?
Como é natural esta notícia foi recebida com grande entusiasmo por todos os que estão a testar o Windows 10 e que não têm disponível uma licença válida do Windows.
Mas pouco tempo depois de anunciar o suposto upgrade gratuito para quem está a testar o Windows 10 via Windows Insiders, Gabriel Aul voltou ao Twitter para esclarecer de forma mais definitiva esta questão, e a resposta aqui já foi ligeiramente diferente da inicialmente avançada.
@DirtyWindows_ @tao_huan You'll have to be upgrading from a system with a valid license for 7 or 8.x
— Gabriel Aul (@GabeAul) 11 maio 2015
A necessidade de uma licença válida de Windows 7 ou 8.x vem deitar por terra o suposto presente que a Microsoft estaria a dar a todos os que estiveram a testar o Windows 10.
É também natural esta posição da Microsoft, que consegue assim "obrigar" os utilizadores a terem pelo menos uma versão actualizada e legal de um dos seus sistemas operativos.
Voltou a questão, já antes bastante discutida, sobre a possibilidade de actualização para o Windows 10 sem o acesso a uma licença válida do Windows.
E mais uma vez a Microsoft assume que não pretende dar cópias a todos os que não estiverem legais e com o Windows devidamente oficializado.
Este artigo tem mais de um ano
Faz todo o sentido. Se não era só malta com Windows pirata a inscrever-se no programa Insiders, para receberem uma licença legal/validade.
A Microsoft já deu a oportunidade terem um Windows legal, quando saiu o Win8, podendo ser adquirido por uns 35€. Alias na altura, até mesmo alguns utilizadores que tinham uma versão pirata conseguiram fazer a compra pelos 35€.
Eu adquiri o 8 por 14.99 , promoção para quem tinha adquirido um computador nos últimos 6 meses com o windows 7, ou melhor, para quem dissesse no questionário que tinha comprado o equipamento nos últimos 6 meses 😀
Hmm… Mas isso já não tinha sido oferecido?
Não percebi onde está a oferta.
exacto.. a microsoft deu a mao e eles querem logo o braço xD
Como se isto fizesse alguma diferença…. Quem pirateou o 7 ou 8 vai fazer o mesmo com o 10. E acredito que a Microsoft não tenha intenções de acabar com a pirataria ao seu SO, ou ia ficar sem utilizadores MUITO depressa.
Verdade
E com isso disseste tudo.100% de acordo.
Claro que faz. Eu se puder tenho original, até porque o pirata pode vir com brinde. Acredito que muita gente que tenha o 8 pirata num pc com uma licença valida do 7, se for inteligente vai aproveitar para ter o 10 de graça e original. Visto que a maioria das pessoas deve ter um PC com uma licença válida pelo menos do 7 (as máquinas com vista já têm muitos anos e com XP são dinossauros), não há razão para a pirataria do 10 ser assim tão normal…
Quem tem licença para o windows 8 não tem vantagem em testar o 10 em termos de validade, pois o upgrade é gratuito e vitalício, correto?
Correcto.
No meu caso gostaria de saber se também irão dar o upgrade gratuito para Windows 8.1 Pro, que é a licença que eu utilizo.
Sim! Quem tem Win7, Win8 e Win8.1, pode adquirir uma licença vitalícia gratuitamente.
Visto ser o meu trabalho, também vi essa questão há uns tempos. e na altura, a reposta era não. Seria upgrade gratuito para licenças “home”. Pro e superior teriam de comprar.
Pode ter mudado no entanto, senão, espero que mude, ou o preço seja apelativo.
Quem acreditou que a Microsoft iria dar licenças estaria muito enganado ou então a dormir pra bolacha 🙂 era bom era…!
Quando foi do Windows 7, os Beta Testers (grupo do qual fiz parte) receberam uma licença do Windows 7 Ultimate.
Logo, não me surpreenderia assim tanto que/se o fizessem.
Eu sei 🙂 mas com o Windows 10… não sei porquê estava com a pulga atrás da orelha que eles não iam oferecer, pelo menos até ver, pode ser que alguma alma iluminada nos dê essa “prenda”. Já que se fala tanto no combate à pirataria, achas que eles iriam ganhar algo em oferecer? Para nós, utilizador final, era uma maravilha porque pagar um balurdio por licencas MS, mais vale por Linux a bombar :). Mas sim era muito bom de facto eles oferecessem uma licenca válida. Porque as pessoas podem fazer o upgrade para o W10 mas uma vez pirata… para sempre pirata!
E vai dar licenças… a quem já tem um Windows oficial.
vai dar o windows a quem tem o windows 😡
E quem não participou do Windows Insider mas tem uma licença legal do Windows 8.1, vai ganhar “presente” também ou vai ficar no choro?
Vai ganhar presente… 🙂
Já é sabido há meses que sim. Qualquer pessoa com W7 ou W8 vai ter atualização para W10 grátis desde que feita num espaço de 1 ano após o lançamento.
A única novidade desta noticia é que os que atualmente têm o preview instalado vão poder atualizar para a verão final sem terem de formatar.
Mas dão uma licença para o w10? (uma key?)
Ainda não é sabido. Já me questionei sobre isso.
Hipóteses:
1 – entras na conta do Windows, introduzes a chave do W7/W8 e dão-te uma chave vitalícia para o W10 (assumindo que fazes isto durante o 1º ano)
2 – não te dão chave nenhuma sendo que a actualização é feita via windows update ou algo do género. Nesta hipótese formatar o PC implica instalar o W7/W8 e depois actualizar para W10.
3 – qualquer chave do W7/W8 poderá ser usada para activar o W10 de forma convencional mas só durante o 1º ano. Após esse período se quiseres formatar o PC tens de comprar.
A opção “3” seria horrível. Espero que fique entre as duas primeiras. Se eles optarem pela 3 vou precisar fazer um espelho de uma instalação limpa e guardar esse espelho com todo cuidado do mundo.
Se for o método normal do Windows upgrade, como a promoção em que adquiri o upgrade do 7 para o windows 8, enviam-te uma chave para o windows 8. A única chatice das chaves de upgrade é que se tiveres o disco limpo (formatado ou disco novo) sem nenhum windows lá, não consegues instalar o 8. Mas gastas mais 10 minutos a instalar um windows 7 que tenhas para lá (até pode ser pirata), e só tens de correr a instalação, não precisas de instalar nada nem activar, só tem de ficar lá as pastas do sistema. Depois já consegues instalar o 8 (durante a instalação do 8 formatas o disco para limpar o que lá puseste, de forma a não fazer upgrade e teres uma instalação limpa.)
Aposto que o processo será o mesmo. A Microsoft não podia deixar instalar normalmente chaves de upgrade, mas também não chateia muito, de modo a que na prática, sem muito esforça, sejam praticamente a mesma coisa que chaves completas…
Quando comprei o W8 por aquele preço muito especial, enviaram-me dois CD’s com o W8. Um de 32bits e outro de 64bits com a respectiva chave.
Se utilizarem o mesmo metodo que utilizaram com o desconto do Win8, vai ser algo do genero:
Instalas um ficheiro da Microsoft, esse programa vai verificar se a tua licença é valida e o PC suporta o Win10. Se tudo estiver bem, vais ter de indicar os teus dados pessoais (email) e fazer o download do ISO do Win10. No email recebes a nova key e depois com o ISO instalas o Windows ou gravas num DVD.
Foi mais ou menos isto que aconteceu com o Win8, quando foi lançado e para quem comprou a licença directamente ao Windows, com o desconto que eles fizeram.
o subtítulo “Um presente envenenado” não faz qualquer sentido com o que é descrito a seguir. Que se saiba é um presente sem qualquer veneno (segundas intenções ou obrigações associadas), não é, é para todos.
Bait’n’Switch, o “melhor” produto que a MS tem e sempre teve… se nem para partners são sérios, quanto mais para os restantes.
Acho normal, caso contrario teria de haver alguma limitação para ser windows insider.
Mas assim não estão a oferecer nada tão pouco, teoricamente qualquer um que tenha windows 7 ou 8 já teria acesso ao update grátis, qual a diferença entre ter sido insider! Ou isso não esta confirmado, se quem não foi insider vai ter update gratuito apenas por ter windows 7 ou 8.
Fica a perguntar.
Cumprimentos
Essas licenças que vem coladas por baixo do portátil são válidas para esta campanha?
desde que seja uma licenca de W7 ou W8 ou 8.1 sim!
Licenças grátis, Updates grátis. Vou acreditar apenas quando no site da Microsoft estiver tudo em detalhes. “There is no free lunch”
Como sabem o windows 10 ira ter muitas funcoes do 8.1 por isso, formatar é coisa do passado basta colocar de modo de origem e ele faz tudo, por isso, isso vai acontecer com o 10
Vou fazer uma pergunta parva
Sou Windows Insider e usei o sistema operativo numa virtual machine, a notícia deixou-me confuso porque o Windows 10 vai ser gratuito para toda a gente durante o 1º mas pelo o que li pelos comentários, se instalar agora o Windows 10 na minha máquina posso ter o update para a versão final sem ter que recorrer à instalação de versões anteriores certo?
P.S: O Sistema Operativo que estou a utilizar tem licença
Isso era mesmo o que queria saber 😉
Mas então esclareçam-me de uma situação por favor?
Eu tenho um portátil com chave de Windows 7… formato o disco para instalar o Windows 10 do Insiders Program, e tenho update grátis para Windows 10 versão final?
Como é que eles vão saber que eu tenho uma licença de windows 7 se formatei o disco??? :S
Não compliquem:
->Utilizadores com 7 (atualizado)/8.1: terão oferta do Windows 10; podem reservar já a vossa cópia ou, num prazo de 1 ano, podem descarregá-la.
->Utilizadores com outras versões: sim, podem ter uma cópia do Windows 10 de forma gratuita, desde que se inscrevam no Windows Insider e instalem o SO, sendo que têm de associar o utilizador com o email com que se inscreveram no Windows Insider.
->Utilizadores de máquinas virtuais: seguem os passos descritos acima, pois o vosso registo é sempre associado ao email.