Ações da Tesla caem 14% após choque entre Musk e Trump! SpaceX também é afetada
Depois de meses em que foram muito próximos, Elon Musk e Donald Trump parece estarem em rota de colisão. O tema surgiu ontem de forma mais visível, mas há alguns dias que as relações se deterioraram. Um dos grandes prejudicados agora parece ser a Tesla, que viu as suas ações a cair. A SpaceX parece estar a seguir o mesmo sentido negativo.
Musk x Trump: ações da Tesla caem
Os dois líderes estão agora a enfrentar-se. O responsável da Tesla está a levantar a voz, acusando o presidente norte-americano de aparecer no processo judicial de Jeffrey Epstein. Por sua vez, Donald Trump ameaça cortar todos os negócios da Casa Branca com o bilionário. No Nasdaq, a Tesla regista a sua maior queda em cinco anos.
Uma queda como esta não ocorria desde setembro de 2020. Em Wall Street, a dramática rutura da colaboração entre Donald Trump e Elon Musk levou as ações da Tesla a cair a pique. Ao final da tarde em Nova Iorque, apenas trinta minutos antes do fecho, a fabricante automóvel liderada por Elon Musk caiu quase 17%, antes de finalmente se ajustar com uma queda de 14,24% no dia, representando uma capitalização bolsista de 152 milhões de dólares.
A avaliação da Tesla voltou a ficar abaixo da marca dos mil milhões de dólares, atingindo esta quinta-feira os 916 milhões de dólares. Segundo a Bloomberg, a fortuna de Elon Musk caiu a pique 33,9 milhões de dólares após esta disputa aberta e as suas repercussões no mercado bolsista.
SpaceX também é afetada nesta onda
O preço das ações da Tesla caiu, assim, todo o seu desempenho registado nas sessões entre 8 de maio e esta quinta-feira, 5 de junho. A empresa mantém-se em alta face ao seu nível mais baixo do ano, 8 de abril, mas uma queda tão brutal como a desse dia não ocorria há cinco anos. As ações da Tesla perderam 24,94% desde o início do ano.
Na sua plataforma Truth Social, Donald Trump reforçou que fechar contratos com as empresas do bilionário, entre elas a SpaceX, pouparia dinheiro real ao país. O que pode ter assustado os investidores foi a seguinte declaração: "Elon estava fora de si, pedi-lhe para sair, retirei-lhe o mandato que obrigava toda a gente a comprar carros elétricos que mais ninguém queria e ele ficou LOUCO!"
As implicações da implosão desta dupla já eram evidentes no passado fim de semana, quando Donald Trump rejeitou a nomeação de Jared Isaacman para o cargo de administrador-geral da NASA. Ao rejeitar o homem cuja candidatura ele próprio anunciara com o seu apoio, o presidente norte-americano estava a descartar um amigo próximo de Elon Musk, cliente da sua empresa SpaceX.
Eram tão amigos, mas ser amigos desta gente é como teres uma cobra como animal de estimação, um dia vai-te morder.
Afinal os contratos com as empresas de Musk eram mesmo para ajudar o camarada, é o próprio estarola laranja a dizer, se cancelarem os contratos o país poupa muito dinheiro.
O problema é que o US precisa mais dos contratos que o Musk precisa do dinheiro nas empresas, elas funcionam na mesma, pode atrasar alguns projetos, mas é isso atrasar, vai continuar a testar a nova nave com a mesma velocidade e a meter satelites no espaço e a Tesla vai continuar a vender.
Estás completamente enganado.
99,497%, das receitas, da SpaceX, são provenientes da NASA e do DoD (ministério da defesa).
Até Novembro, de 2023, a Starlink pagava 5%, do preço de cada lançamento. Agora paga 40%. Está a ver, porque 96%, dos lançamentos, da SpaceX, são Starlink? É que nem os seguros pagam!!!
É verdade que já foi anunciado que vão passar para 55%, do valor, por lançamento e que, as operações, da Starlink, poderão pagar tudo… assim que o Super Heavy-Ship, posso colocar 1900000, satélites, em órbita baixa, anualmente. Daí a pressa em que a Ship, consiga largar 700 a 12000 satélites, por missão.
Nem um dos números nos milhentos comentários que escreves se aproxima da realidade.
Neste: a percentagem das receitas da Space X que são provenientes da NASA e do DoD anda pelos 20%, e não 99,407%. Não te cansas de inventar números disparatados? Escreve só “muitos”.
Tens de aprender a consultar relatórios de contas.
Net worth é uma ilusão
os da Tesla? estão bons
O Trump vai levar o país á ruína completa , a divida em vez de diminuir vai continuar a aumentar …..o outro , o das explosões que custam biliões , vai ter que parar de explodir , ou tambem explode ….é um país desgovernado , entregue a um louco , enquanto o drogado vai fazendo explosões …..vai lindo aquele país ,, vai mesmo . Antes tínhamos o absurdo do domínio dos movimentos igualitários , em que era tudo igual por lei, agora temos o desgoverno dum louco …a querer impor á força a sua loucura ao Mundo …e do outro lado temos um doido hipersonico que gosta de torrar ucranianos ….a China como país é a mais moderada , mas é uma ditadura implacável , mas discreta …e a Europa anda a gatinhar ….enquanto o Costa chupa na chupeta ….
Tas a viajar na maionese…
As explosões são avanços tecnologicos ahah diziam o mesmo do falcon 9 hoje em dia leva pessoas e tem o monopólio dos lançamentos mundiais ahahaah
Não tem nenhum monopólio… 96,88% dos lançamentos, do Falcon, são da Starlink… que a SpaceX detêm 90%, das acções.
Não tem nenhum monopolio? Sem contar com o starlink continua a ser a empresa que faz mais lançamentos para orbita de longe,
continua a ser a mais barata
continua a ter o único foguetão parcialmente reutilizável
continua a ser a unica empresa a meter astronautas americanos na iss (e também a ir salvar alguns de outras empresas)
E a starlink não é nenhuma empresa nem acções tem mas já dá uma grande quantidade de dinheiro à spacex
Portanto sim hoje em dia a spacex tem o monopolio dos lançamentos tendo de longe o foguetão mais requisitado e espera até a starship estar a trabalhar aí acabou o jogo
Lá terão que arranjar uma forma de entendimento para não se afundarem os dois, o que é inevitável se a rixa continuar. Ao ponto a que já chegou:
– Trump: “A maneira mais fácil de economizar dinheiro no nosso orçamento, milhares e milhares de milhões de dólares, é encerrar os subsídios e contratos governamentais de Elon”. Isto de quem não se tinha cansado de elogiar o seu papel no DOGE no corte das despesas.
– Musk, ontem, 5ª Fª:Musk, num post no X, escreveu: “Hora de lançar a grande bomba: @realDonaldTrump está nos arquivos de Epstein. Essa é a verdadeira razão pela qual eles não foram tornados públicos. Tenha um bom dia, DJT!” [Donald John Trump] E continuou com: “Marque este post para o futuro. A verdade virá à tona.”
Trump e Epstein conheceram-se e fotografaram juntos no início dos anos 2000, mas Trump sempre negou qualquer envolvimento na conduta criminosa de Epstein.
Hoje há notícias de que os dois chanfrados vão telefonar um ao outro e já dizem que está tudo bem. O costume.
Claro que só um empresário imbecil a fazer palhaçadas como se viu acha que pode ser ao mesmo tempo empresário-político-governante 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂
Agora fazem as pazes e alguém ganha um dinheirão no mercado.
Fazem as pazes … depois de Musk ter enterrado o machado de guerra no crânio de Trump ao dizer que “está nos arquivos de Epstein”? E pedir a sua destituição e substituição por JD Vance e que estava na hora de le Musk, criar um novo partido politico?
Vão ter de arranjar uma maneira de parar os ataques mútuos, mas as pazes não fazem. E de certezinha absoluta que o rancoroso Trump vai lixar Musk e as suas empresas de todas as maneiras que puder.
“Trump recusa reconciliação com Musk, acusa-o de estar “maluco” e até já diz que vai livrar-se do Tesla” (DN, 06/06/2025)
Não dá para entender política, um dia estão bem e outro dia estão mal.
É desta que a Tesla irá falir.
O Musk anda desgovernado.