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A sua fatura de telecomunicações poderá baixar

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Maria Inês Coelho


  1. V3lh0D0R35t3l0 says:

    Eles avisão! Só alguns… Mas propriamente as pessoas que não tem factura electrónica!
    Porque os que tem factura electrónica e debito directo, nem consultam a dita e recebem as surpresas depois!

    Quem julgava que adesão destes mecanismos era para facilitar o cliente ou que a empresa em causa queria ser mais ecológica! Desengane-se Estes senhores só têem um único interesse, o deles!

    Mas uma vez a ANACOM mostra trabalho, acho bem! Vem tarde mas nada mal!

    • aeonflux says:

      Desculpe mas eles nao avisam coisa nenhuma. A minha fatura da MEO é por carta e nao recebi nenhum aviso. Nunca recebi e aos anos que sou cliente meo

      • V3lh0D0R35t3l0 says:

        A informação normalmente está no canto inferior esquerdo ou direito (varia conforme operadora) em letras para formigas e vai só no mês em causa.

        Sei disto porque ocorreu comigo na Vodafone quando eles alteraram os termos da minha factura e passaram a cobrar 1.5€ (IVA não aplicado) pelo atraso do pagamento facturas! E o não se tratava de nenhum atraso os tipos andaram 4 meses a comer 1.5€ porque eu tinha um ciclo de facturação estranho!

      • Marco says:

        Bom dia, ao contrario do referido no meu caso, eles avisaram, mas avisam de uma forma que a maior parte das pessoas não vê…..e depois de confrontado com os aumentos contactei-os e aleguei que não tive conhecimento de nada.
        O aviso vai referido no fundo de uma da paginas da fatura, fui confirmar e tive que me calar, sobre aceitar os aumentos ou não, não a muito a dizer … se não aceitar o que eu faço ?

    • Rui says:

      O problema é que avisaram sim, mas de maneira escondida no meio da fatura com letra igual à publicidade que muitas vezes escrevem.
      Fatura de Agosto foi quando avisaram, fatura de novembro quando aumentaram.
      Já ando ao barulho com a MEO à meses desde que me apareceu a primeira fatura com o novo valor, e parecem não querer ceder, sendo que a indicação da ANACOM não muda absolutamente nada com isto, porque de acordo com as empresas os clientes foram avisados (escrito com letra pequena de forma escondida).

  2. Jack Black says:

    Mais uma medidas que vai dar em nada. Ainda se vai é gastar em chamadas pro apoio cliente (que não fica barato) pra ficar tudo na mesma. Não acredito muito nesta reposição, só se fosse por decreto e automática, senão só vai dar chatice.

  3. Bruce Frederico says:

    Que? vou mudar de operador só porque aumentou de preço?
    Agora vou para outra operadora e pagar bem mais e ainda com 2 anos fidelizado. Prefiro pagar 80 cêntimos a mais todos os meses do que ir para a concorrência.
    Tenho Vodafone 100/100 130 canais e telefone 32.90 euros.

    • Hugo says:

      Eu continuo a pagar os 26.89€ por esse tarifário (sem box), fui agora checkar e é exactamente o mesmo valor que o ano passado.

    • Rui says:

      Se tivesses ADSL a pagar tanto como quem tem FIbra a ver se dizias isso…
      É este tipo de despreocupação que faz com que estas empresas continuem a chular o povo sem que haja regulação.

  4. EsPoNjOsO says:

    Quando recebi a fatura com o aumento …. ainda fui verificar a fatura anterior se tinha alguma informação, não encontrei nada e liguei para o apoio ao cliente, e informaram que a informação nao vinha na factura anterior mas ainda na anterior. Ainda assim tiverem de me indicar onde é que isso estava escrito na fatura, parecia um jogo de aventura grafica a seguir indicações até encontrar umas letrinhas minusculas quase que camufladas. Ou seja tinham cumprido com o aviso aos olhos deles e já tinha passado o suposto prazo para a não concordância e rescisão…. Não acredito que as operadoras baixem o que quer que seja! e com as multazinhas que são passadas a essas entidades também não são de um valor suficiente para fazer repensar o modo de actuar em mercado e continuar a enganar de forma consentida os clientes….

    • Rui says:

      Se toda a gente fizesse reclamação à ANACOM, empresa em questão por escrito (quer seja MEO, NOS, Vodafone, etc.) em como a informação não foi dada convenientemente, atuando eles de má fé com esse tipo de jogo, talvez houvessem medidas realmente significativas por parte da ANACOM e das empresas de telecom.

      Quem me dera que se resolvesse esta merda, que já ando à meses com reclamações…

  5. Marco says:

    Eu apesar de saber disso, que está contratualizado, em favor do fornecedor de serviços, fiz queixa no livro de reclamações, é que nem falei com o staff da loja, pedi logo o livro, passados uns dias telefonaram-me. O mesmo se aplica ao serviço de apoio ao cliente pago. Efectuei outra reclamação no livro no mesmo dia, e telefonaram-me depois. As pessoas reclamam mas é só da boca pra fora ou atrás do computador. Usem o livro … negoceiem os contratos, queixem-se da qualidade do serviço.

  6. bluboo says:

    Gosto muito das “medidas corretivas”.
    A minha factura aumentou de 61.20 para 63.80.
    – “a MEO antecipou o aumento de preços e em novembro 2016 atualizou os tarifários numa média de 2,5%.Os aumentos de 2,5%, em média, realizados em novembro na MEO podem deixar os clientes da operadora descansados de que em janeiro não haverá nova atualização.”

  7. Bruce Frederico says:

    Eu com Vodafone não tenho razoes de queixa, tive aumento mas é suportável, o mesmo serviço na Meo ou Zon é 10 euros mais caro.
    Tive uma quebra devido ao router ter avariado e no dia seguinte estava cá uma equipa, na factura seguinte tive 50% de desconto. Não reclamei nem chorei para o ter, eles mesmo se aprontaram a dar a oferta por isso por 32.90 é um preço justo ainda para mais quando se é bem servido.
    Se voltar a aumentar para o ano aí sim reclamo, podem me querer aumentar a velocidade da Internet mas para mim é indiferente ter 100 ou 200MB.

    O importante é saber falar e negociar e não reclamar com a pedra na mão exigindo tudo e mais alguma coisa.

    • Luís Silva says:

      Finalmente sou também cliente Vodafone, mas em 2,5 anos de NOS tive 2 trocas de router é uma box….. 0 descontos!!!!

      • V3lh0D0R35t3l0 says:

        E ainda devem de ter movido mundos e fundos para não trocar os Routers e a BOX de imediato! 😛

        Ou não o passaram para a PCMedic onde as chamadas tem um custo de 0,35€ centimos
        onde os “técnicos” do outro lado tem conhecimento informático duvidoso e começam por pedir para fazer uma ficha de inscrição na PCMedic quando esta a ligar para um numero que supostamente pertence a NOS!

  8. Marco says:

    Será coincidência haver tantos enganos a favor das empresas? Será uma simples coincidência faturarem a mais, esquecerem-se de devolver o que nos pagamos a mais, mesmo depois de ficarem de devolver. Eu andei 2 meses para conseguir que a MEO acertasse a morada de casa.!! Se houvesse mais concorrência estas empresas não se aguentavam assim…

  9. Paulo says:

    A que prepósito podem aumentar o valor da fatura a meio do contrato? Então se fazem uma fidelização com o cliente por 24 meses, com um valor de 40€, basta ao fim de meia dúzia de meses mandar uma carta ao cliente com a informação de que o tarifário vai passar a custar 50€. Como informou o cliente por escrito, o cliente tem de cumprir e comer?!! A fidelização só vale para um lado!!!

  10. Godlike says:

    O que eu acho absurdo é estar a pagar mais de 100 euros por mês e nem ter fibra, quando conheço muita boa gente que paga menos de metade do que pago com fibra.
    Eu sei que o custo de instalação fibra é dispendioso, mas então pelo menos baixassem o preço!

  11. M says:

    Isso nao adianta nada porque todas as operadoras tem uma alinea no contrato que basicamente diz que eles podem aumentar os preços quando lhes apetecer e o cliente nao pode fazer nada. Ja vi um conhecido meu a reclamar disso e os gajos disseram logo pra ele ir ler a “alinea qualquer coisa” no contrato.

    • int3 says:

      “e o cliente nao pode fazer nada.”
      a Lei prevê que se pode rescindir o contrato.
      existir uma clausula que “o cliente nao pode fazer nada” é ilegal e o contrato então é imediatamente descartado e invalidado.
      O que diz é “a operadora reserva-se o direito de alterar os preços sempre que achar conveniente”. Não diz nada sobre “o cliente não pode fazer nada”.
      informe-se.

    • tiago says:

      isso acontece porque vives numa zona onde nao ha concorrencia, e ai eles aplicam o valor que quizerem 🙂

  12. helder oliveira says:

    POIS É COMO AQUELA LEI QUE SUSPENDIA O FACTO DA FIDELIZAÇAO NAO SER OBRIGATORIA ,MAS O QUE AS OPERADORAS FIZERAM FOI IMPEDIR QUE OS CLIENTES ADERISSEM POIS OS CUSTOS SAO ALTISSIMOS.

  13. Eduarso says:

    As operadoras podem mudar o preço durante o período de fidelização mas têm de avisar por escrito, de forma clara e com uma antecedência de 30 dias de qual o novo preço e do direito do Cliente rescindir sem qualquer penalização.
    O que aconteceu foi que as operadoras não informaram de forma clara por escrito de qual seria o novo preço nem de que o cliente podia rescindir no prazo de 30 dias sem qualquer penalização.
    Penso que a única operadora que não aumenta o preço durante a fidelização é a Vodafone mas no final dos 24 meses aumenta e o cliente só consegue ter um valor baixo se renegociar e ficar novamente fidelizado.

  14. Mauro says:

    Parabéns ANACOM! Força

  15. Tuga says:

    Na Vodafone nunca tive qualquer problema com aumentos de preços e já tenho serviço a quase 4 anos com fibra 200/200 2 box nunca aumentou valores.

    • Nuno Lopes says:

      Tuga… que procedimento executas-te nos ultimos 4 anos (conto com duas renovacoes) para manter ou melhorar o serviço sem aumento de custo mensal?
      O meu contrato expira (setembro) em breve e ja informei-me. Os custos vão aumentar. Conto com 10/15€
      Tenho triple play 200/20 e actualmente pago 25.90€.
      Obrigado

  16. Nelson says:

    Se não fosses a ANACOM estes senhores faziam o que queriam connosco.

    É por isto que sempre fui a favor da fiscalização.

  17. Marco says:

    Mais uma vez continuo a achar que a malta se queixa, se queixa mas atrás do PC. Usem o livro de reclamações, queixem-se da qualidade, façam 3 ou 4 queixas no livro e depois façam outra a queixar-se que após umas quantas queixas irão rescindir contrato com justa causa. É o princípio do cliente insatisfeito. Tá feito … não se querem mexer …

    • JG says:

      Fiz queixa atrás do PC na altura própria e pedi o crédito pela diferença até ao fim do contrato e a NOS acedeu. Foram 2,5€ x 17 meses. Não rescindi porque a alternativa era pior.
      Aqui o livro de reclamações pouco serve, fora da altura própria não te dão crédito.

  18. P. Monteiro says:

    Caro Vitor! Não é assim tão simples. A meo está a negar essa situação. Eu próprio contactei a Anacom no início de Abril e remeteram conclusões para finais do mesmo mês. Contactados novamente hoje indicam não haver ainda nenhuma deliberação, nem justificação para o suposto atraso.

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