A concorrência no mundo dos smartphones começa a aquecer
E a entrada de novas marcas neste mercado é a grande responsável.
Depois de termos analisado a procura de smartphones de grandes marcas em Portugal e de termos percebido que essa procura varia consoante a gama onde se encontram, chegámos à conclusão que as marcas emergentes estão a ganhar cada vez mais força.
Estas conclusões são agora reforçadas por um novo relatório do IDC referente às vendas mundiais de smartphones ocorridas no terceiro trimestre do ano que revela que, apesar do crescimento de 25% destas vendas, face ao período homólogo, a Samsung e a Apple viram a sua quota de mercado diminuir.
Os lançamentos de novos smartphones no mercado mundial e a sua crescente procura por parte dos mercados emergentes (como é o caso da China), formam o motor para o estrondoso número de vendas globais de smartphones a cima dos 300 milhões de unidades, pelo segundo semestre consecutivo.
Segundo o IDC, durante o terceiro trimestre de 2014, foram vendidos 327,6 milhões de smartphones em todo o mundo, o que representa um aumento de 25,2% face ao terceiro trimestre do ano anterior, que contou com 261,7 milhões de unidades vendidas, e um aumento de 8,7% face ao trimestre anterior (301,3 milhões).
Actualmente, a aquisição de smartphones nos mercados desenvolvidos cresce a um ritmo de menos 10%, enquanto que os mercados emergentes está a crescer a um ritmo perto dos 30%, no seu conjunto.
Mas se por um lado se assiste a um crescimento do consumo, por outro lado começamos a ver as grandes empresas líderes do mercado a perder terreno para novas marcas.
A Samsung, no terceiro trimestre de 2013, era detentora de 32,5% das vendas mundiais destes dispositivos e no terceiro trimestre do ano corrente, além de ter perdido quota de mercado para 23,8%, ainda vendeu menos 6,9 milhões de smartphones.
No caso da Apple, que em 2013 satisfazia as necessidades tecnológicas de 12,9% dos utilizadores de smartphones, este ano viu a sua quota de mercado diminuir para os 12%. Ainda assim, teve um crescimento de vendas bastante positivo, de 16,1%. Este crescimento foi claramente influenciado pelo sucesso do lançamento dos novos iPhones.
Mas tal como se pode ver no gráfico elaborado pelo Statista, com base nos dados do IDC, já se vislumbram os próximos grandes fornecedores de smartphones mundiais: a Xiaomi, que ocupa actualmente a terceira posição de maior fabricante de smartphones, a Lenovo e a LG.
Estas três marcas atacam este mercado em qualquer segmento e as suas estratégias individuais parecem estar a resultar na perfeição. A Lenovo investe mais no mercado de entrada de gama, a Xiaomi está a ter um sucesso incrível no segmento de topo e a LG, além dos melhores smartphones topo de gama, ainda consegue atacar os segmentos mais baixos.
Os precedentes para o aumento da concorrência neste mercado há muitos meses que estão abertos e as consequências já se começam a fazer notar com equipamentos cada vez melhores a preços cada vez mais competitivos e atractivos.
Considera que estas marcas, e tantas outras emergentes no mercado dos smartphones, serão capazes de aniquilar num futuro próximo uma marca como a Samsung?
Fonte: IDC
Este artigo tem mais de um ano
Em primeiro lugar desconhecia o bom desempenho da Lenovo neste mercado. Julgava-a a liderar sim mas nos pc’s e portáteis.
Em segundo, tal como o gráfico indica, a Samsung está a perder paulatinamente a sua grande fatia conquistada até há uns tempos atrás.
Seria interessante desmembrar com algum detalhe a barra dos “Outros”
Bom fds a todos 😉
Motorola é Lenovo… qual é o espanto?
O espanto é de quem não sabe tudo!
Já sabia que tinha smartphones… agora de ter um bom desempenho face à concorrência, isso desconhecia mesmo!
Pergunto eu: algum problema em assumir isso? Ainda bem que não 😉
Além do mais não também não faço ideia que produtos a divisão da Motorola – Motorola Mobility – já colocou no mercado após a Lenovo lhe ter colocado as “luvas”…
Concordo que os “Outros” deveriam ser nomeados.
Pois há uns que têm publicidade por estes meios (gratuita), os outros merecem ter o mérito que têm e ser devidamente reconhecidos.
Só quem anda a dormir é que não percebe estes e OUTROS joguinhos. 😉
Ui a LG cresceu que se farta, antes não era assim tanto.. e vai chegar a ultro passar a Samsung sem qualquer problema, só têm que continuar a serem mais rápidos a lançar updates do SO.. Mas de resto impecável.. Então quando sair O G4 ai sim..
Isto só demonstra como o mercado muda rapidamente.
Actualmente temos a Samsung a perder terreno tanto nos smatphones como nos tablets, a Apple a mesma coisa e estão a aparecer novas marcas que cresceram brutalmente de um ano para o outro (p.ex., Lenovo e Xiaomi).
A Apple anda a perder terreno? Somando lucros e perdas de todos os fabricantes, com os lucros da Samsung a baixar a Apple deve ficar com 80%. O resto, incluindo a Samsung, que distribua os outros 20% (e prejuízos).
parabens por teres contribuido para os lucros da “tua” apple. Felizmente uns gastam e outros gozam!
Tens é que perguntar aos fabricantes Android (e à Microsoft) o gozo que lhes está a dar a situação.
No resto, goza lá à tua vontade com o telemóvel que quiseres.
Que tal olhares para as tabelas de quota de mercado que saem regularmente?
O mercado de smartphones e tablets está a aumentar, portanto, mesmo perdendo quota de mercado não quer dizer menos facturação – as vendas aumentaram, mas a quta não (parece-me fácil de entender).
O que interessa mais a uma empresa? Quota de mercado ou quota nos resultados?
É que aumentar a quota de mercado com margens de lucro miseráveis ou com prejuízos qualquer um faz.
A prazo, quem tiver prejuízos, ou melhor, “quem não remunerar adequadamente os capitais investidos” fecha portas.
Quero ver essa samsung a cair mais para perder a mania.