A Adobe começou finalmente a matar o Flash
Há muito tempo que se fala da necessidade de abandonar o Flash e de se adoptarem as novas tecnologias desenvolvidas para a criação de animações na Web.
Mesmo com esta ideia, o Flash tem teimado em morrer, muito por culpa da Adobe. Mas um primeiro passo rumo ao fim do Flash pode ter sido dado e veio directamente da Adobe.
Todos conhecem e reconhecem os problemas que o Flash traz para os utilizadores. Para além dos consumos excessivos de recursos e da carga que coloca nos browsers, é também uma fonte de problemas de segurança que recorrentemente têm de ser resolvido.
Com a chegada do HTML 5 e de outras tecnologias o Flash acabou por se tornar obsoleto mas, e por culpa da sua elevada utilização, insistia em manter-se activo e bem vivo.
Um passo dado agora pela Adobe vai acabar com esta posição e abrir a porta a que surjam alternativas mais simples e menos pesadas de serem usadas. A ferramenta Flash Professional vai ser renomeada e passar a chamar-se Adobe Animate CC.
Esta pode parecer uma simples mudança, mas a verdade é que o novo Adobe Animate CC vai abrir as portas a novas tecnologias que vão deixar o Flash de lado.
Esta mudança acontecerá já em Janeiro de 2016, altura em que a Adobe lançará o Adobe Animate CC para todos. A maior diferença está nos formatos de exportação que vão passar a ser suportados.
Finalmente surge o HTML5, o WebGL, formatos SVG, os vídeos 4K e claro, a presença do Flash é garantida. Mas a certeza da Adobe é que está a dar aos utilizadores desta plataforma a possibilidade de evoluírem na tecnologia e usarem os novos padrões da indústria.
O Adobe Animate CC manterá toda a sua imagem bem como os menus e as opções, mas passará a dar ênfase e atenção especial a estas novidades, encaminhando os utilizadores para a sua utilização e não para o Flash.
O Animate CC chegará para todos os assinantes do Creative Cloud até meados de Janeiro de 2016, bastando aos utilizadores esperar pela actualização.
Esta mudança não representa para já o fim do Flash, mas é o primeiro passo da Adobe nesse sentido. Ainda existem muitos conteúdos nesse formato, mas lenta e gradualmente a transição está a ser feita e será com recurso a ferramentas como o Animate CC que isso será possível.
Este artigo tem mais de um ano
Existem muitas aplicações em flash, e até mesmo jogos 3D em flash, não só animaçõezitas de sites web. Penso que vai ser muito complicado acabar com o flash.
Nem por isso. Procura um site moderno (tipo desde 2013) constuído principalmente em Flash…
A maioria dos sites não são tão modernos… De qualquer forma: http://www.ebizmba.com/articles/best-flash-sites
Por agora, ver streams no Twitch só funciona se tiveres o Flash instalado.
Em OSX, pelo menos, podes ver streams do twitch sem flash instalado. Nesses casos o stream é feito com a tecnologia HLS.
Gosto muito de jogar http://www.tankionline.com e é todo baseado em flash. Muito funcional! É este, e muitos outros jogos 3D online baseados em flash. Há outra tecnologia, unity 3D, do tipo flash, que também é muito bom para jogos.
Eu já desinstalei, há meses, o Flash de todas as minhas máquinas. Se encontro sites que ainda usam e dependem do Flash, deixo de visitar esses sites… tão simples quanto isso…
RIP… Amen!
finalmente vão acabar com essa porcaria 🙂
Concordo com o uso de tecnologias mais eficientes como novos padrões HTML5, SVG…
Mas entendo porque falam mal do Flash… uma vez que quando ele surgiu na altura Macromedia a “Internet” nunca mais foi a mesma, pra min é o mesmo que cuspir no prato que já se comeu.
Ninguém consome VHS’s quando pode ter BluRay’s.. Está ultrapassado o Flash, para além de consumir mts recursos está sempre a crashar…
não sei do que falas
Parar no tempo é morrer em termos tecnológicos. Este movimento da Adobe faz todo o sentido e permite que os flash-dependentes se possam adaptar às novas realidades. Pena é que tenha tardado tanto a acontecer!…
Já agora, bem mais preocupante que os sites e aplicações antigas suportados em Flash, é a dependência dos sites das Finanças e outros que tal, da Administração Pública, de outro monstro cheio de buracos, as applets Java.
Não percebi..
Se o Adobe Animate não é baseado em Flash (ActionScript) então em que tecnologia built-in já integrada no browser se baseia?
Só para realçar que o Flash não vai deixar de existir apenas vai mudar de nome.
O flash não vai mudar de nome, o que muda é a ferramenta.
O que se espera é que com estas novas possibilidades de gravar noutros formatos a adopção seja massiva e que lentamente o flash desapareça.
O Habbo Hotel não é programado em flash?
Claro que não, o flash é apenas o cliente.
O jogo em si, está no Server e DCRs.
Eu ja alterei tudo que programei em FLASH para o canvas HTML5, convertendo o código de ActionScript3 para Javascript com a livraria createJS. Mas ainda há muita coisa que o flash tem que o createJS não. O suporte de textos no canvas é péssimo.
“livraria”