OMS: 80% dos moradores das cidades do mundo, respiram mau ar
A base de dados da Organização Mundial de Saúde, que agora cobre 3000 cidades em 103 países, revela que 80% dos moradores dessas cidades respiram mau ar, altamente poluído e com prejuízos graves para a qualidade de vida das pessoas.
Neste grupo de habitantes, o risco de aparecimento de doenças como o cancro do pulmão e outras doenças fatais é mais elevado.
Os residentes urbanos, em países pobres, são de longe os mais afectados, como refere a OMS. Observa-se também que quase todas as cidades (98%) de países com rendimentos médios e baixos, não têm um ar que cumpra as normas do organismo das Nações Unidas.
Mas e os países ricos?
Aí os números já são bem diferentes e nota-se que há uma maior preocupação com a implementação dos métodos anti-poluição. Neste grupo de países o número cai para os 50%, o que significa que as cidades mais ricas têm melhor ar.
A Poluição urbana continua a aumentar a um ritmo alarmante, causando estragos na saúde humana.
Referiu Maria Neira, chefe do departamento de saúde pública e meio ambiente da OMS.
Quais as doenças que mais têm aumentado com a poluição?
Segundo a base de dados da ONU, há uma deterioração geral do ar nas cidades do planeta e destaca-se o crescente risco de graves condições de saúde, onde se inclui o acidente vascular cerebral e a asma.
O relatório, que incidiu sobre o ar livre em vez de ar doméstico, comparou os dados recolhidos em 795 cidades de 67 países entre 2008 e 2013.
Acompanhando a prevalência de poluentes nocivos como sulfatos, nitratos e carbono negro, estes dados permitiram descobrir que a qualidade do ar era geralmente melhor nas regiões mais ricas, como a Europa e a América do Norte, mas piora nas regiões em desenvolvimento, sobretudo no Oriente Médio e sudeste da Ásia.
No geral, os contaminantes presentes no ar exterior causam mais de 3 milhões de mortes prematuras por ano, disse a responsável da ONU.
Quais são as cidades com o pior ar?
A qualidade dos dados relativos à poluição do ar fornecidos pelos países varia consideravelmente e a OMS não compila um ranking das cidades mais poluídas do mundo. Mas, numa amostra de ar das chamadas "mega cidades", com uma população superior a 14 milhões, Nova Deli, na Índia, é considerada a mais poluída, seguida pela capital do Egito, Cairo e Dhaka, a capital do Bangladesh.
A falta de dados ditou a exclusão de outras mega cidades, principalmente as da África Central, como Lagos, na Nigéria. Os dados sobre a qualidade do ar são escassos e não permitem uma informação real sobre este assunto, o que também acontece em muitas outras partes do continente africano, referiu a OMS.
E na Europa, quais serão as cidades com mau ar?
Uma amostra de dados europeus determinou que Roma tinha um ar ligeiramente pior do que Berlim, seguida por Londres e Madrid. As cidades portuguesas apontadas como tendo um mau ar são Albufeira, Almada, Braga, Coimbra, Faro, Ílhavo, Lisboa, Loures, Santo Tirso, Sintra, Vila do Conde e Vila Franca de Xira.
Quais serão os factores chave?
Carlos Dora, coordenador do departamento de saúde e meio ambiente público da OMS, apontou vários factores importantes que determinam a qualidade do ar de uma cidade.
- Transporte - As cidades que conseguem reduzir o tráfego de veículos, promovendo caminhadas, ciclismo e transporte público de massa inevitavelmente teriam uma melhoria na qualidade do seu ar.
- Ineficiência - Aponta-se especialmente ineficiência energética, no que diz respeito ao aquecimento e arrefecimento de edifícios. Este é uma das principais causas que suja ar poluído, juntamente com o uso generalizado de geradores a diesel como substituto de fontes de electricidade mais limpas.
-
Incineração - Outro factor crucial, especialmente nos países em desenvolvimento, é a gestão dos resíduos, com o fumo gerado pela queima dos lixos entre os principais poluentes.
Este artigo tem mais de um ano
Como Açoriano, devo dizer que felizmente não sei isso o que é.
Isso é um facto 🙂 esse ar das ilhas melhora tudo 😉
Abraço.
Depende alguém que more nas Furnas não têm ar de qualidade.
lool o ar é bom, e até gostava de morar lá, pena ser longe de Ponta Delgada. Já que as caldeiras estão longe das casas. Já o cheiro para quem tem de trabalhar ali e não gosta, isso é outra história.
Olho para esta noticia e só penso em fazer publicidade!
Farto de poluição? Caçando da rotina?
Os Açores aguardam por sí 😉
cansado*
Também com um PIB por capita, inferior a uma cidade como Lisboa. Um PIB por capita que até mete dó. Diz-me lá? Querias poluir o quê?
as formigas do jardim
Olha, podes ficar com o teu PIB que eu fico com o meu ar e restantes fatores que ditam a qualidade de vida que por aqui se disfruta! 😉
E o Porto? Não tem má qualidade do ar? Estranho… Pergunto isto porque moro no Porto.
Eu sei que não resolvia o problema por completo, mas era já grande ajuda se a aposta dos carros eléctricos fosse levada a sério. Mas infelizmente os interesses por detrás da venda do Petróleo e das Gasolineiras impede esse crescimento… Como tudo no mundo, o jogo de interesses é que estraga tudo, só pensam neles e o resto que se lixe.
Tesla Model 3
O futuro próximo passa pelos híbridos. Os eléctricos não são acessíveis e práticos, ainda necessitamos de mais tempo. Veículos híbridos com autonomias de 50km com possibilidade de carregar, faria com que para viagens diárias nem fosse necessário combustível e nas mais largas tivesse um consumo óptimo. Eu já fiz Lisboa Porto num yaris híbrido com consumos de 4.1, o que é óptimo.
Consegues isso em alguns carros a diesel com relativo cuidado…
A cena era que pudesses circular a velocidades um pouco mais altas utilizando apenas o motor eletrico e o motor a combustao apenas para carregar as baterias.
Um hibrido é fixe, mas para andar dentro da cidade em que os consumos vao ser ainda mais baixos que aquilo que referes.
O grande problema na Europa foi o diesel. A Alemanha incutiu essa gama de motores para terminar com a concorrencia e dominar mercados. Temos que terminar com o diesel para ligeiros de passageiros.
Da Europa nao, de alguns paises da Europa(Portugal é um deles).
Aumentaram a carga de impostos na gasolina(combustivel mais limpo que o gasoleo) e apareceram os TDI e afins, que deixaram de ser carros lentos, barulhentos e afins como os antigos diesel.
A agravar a isso, o governo de Portugal, apenas por o carro ser comercial baixa os impostos, mesmo que seja um particular a comprar, claro está que os putos todos foram comprar carros a diesel, porque era mais barato, porque andavam bem, porque o IUC era mais barato(comparado com algo com potencia similar a gasolina) e porque podiam comprar o carro mais barato.
Hoje, tudo acha que diesel é que é, acham que poupam muito dinheiro ao comprar carros a diesel, mas a poupanca na verdade…é falsa…
O valor que pagas a cabeca por um carro a diesel, apenas por ser diesel é absurdo e dá para muitos litros de gasolina (calculado pela diferenca claro).
A maioria do pessoal nunca chega a poupar o valor que pagou a mais, pois antes disso vendem o carro.
Por exemplo, eu estou no Uk a maioria dos carros a circular sao movidos a gasolina, a gasolina e o gasoleo sao ao mesmo preco (quando a gasolina nao e mais barata) e tenho 3 carros a gasolina de “alta cilindrada”, gasto muito comparativamente a ter um diesel de potencia similar?
Nop…a diferenca é pequena e as cilindradas dos carros altas… 2.0cc Turbo , 2.8cc e 3.2cc.
LoL
http://qualar.apambiente.pt/
Cá na minha terra passar perto de um caixote do lixo e sentir o cheiro a lixo já é dramatico, no caso de quem habita cidades vivem mesmo dentro de um caixote do lixo.
Eu vivo em Albufeira e…não sei o que dizer.
quem estiver indeciso no curso que quer tirar vão para ciencias das celulas estaminais, tratamentos de cancros, é o que ja está a dar dinheiro