5G: Suécia proíbe equipamentos da Huawei e ZTE
A rede móvel de quinta geração tem gerado muitas discussões. Portugal é um exemplo disso, com a "guerra" aberta entre as operadoras e o regulador das comunicações, a ANACOM. Mas além da definição das estratégias há também escolhas de equipamentos.
A Suécia proibiu equipamentos das marcas chinesas Huawei e ZTE na rede de telecomunicações 5G como medida de segurança nacional. Os equipamentos já instalados é para retirar.
De acordo com um comunicado da Autoridade Sueca de Telecomunicações, não haverá equipamentos das chinesas Huawei e ZTE na rede 5G. Esta proibição vai no seguimento de uma nova lei que foi adotada no início do ano. Além disso, houve também uma avaliação por parte das autoridades militares e dos serviços secretos.
Esta não é uma decisão isolada, pois há vários países que já deram indicações que poderão não adotar equipamentos de empresas chinesas.
A Huawei já se tornou, em poucos anos, líder mundial em equipamento de redes de telecomunicações (antenas, etc.), com uma liderança significativa no 5G. Além disso, ultrapassou a Ericsson da Suécia e a Nokia da Finlândia em termos de quota de mercado.
Num comunicado enviado ao Pplware, a Huawei diz-se surpreendida e desapontada. A Huawei é uma empresa comercial privada. Não há nenhuma base factual para apoiar as alegações de que a Huawei representa qualquer ameaça à segurança. Consideramos a exclusão da Huawei simplesmente baseada numa presunção infundada, injusta e inaceitável. A exclusão da Huawei não tornará as redes 5G suecas mais seguras. Em vez disso, a competição e a inovação serão severamente prejudicadas. Iremos avaliar cuidadosamente o impacto imposto pela decisão. Enquanto isso, esperamos que o governo sueco reavalie a decisão dentro do espírito de mercado justo e aberto que sempre defendeu.
Huawei is surprised and dissappointed to learn about the license conditions for operators’ participation in the 3.5 GHz and 2.3 GHz auctions unveiled by the Swedish Post and Telecom Authority (PTS) today.
Huawei is a private commercial company 100% owned by its employees. There is not any factual ground to support allegations of Huawei posing any security threat. We find the exclusion of Huawei simply based on groundless presumption unfair and unacceptable.
During our 20 years of operation in Sweden, as with over three decades in 170+ countries and regions around the world, we maintained a proven track record of zero major security incident. Huawei is an important contributor, rather than a threat, to Swedish ICT. Huawei has never caused even the slightest shred of threat to Swedish cyber security and never will we. Excluding Huawei will not make Swedish 5G networks any more secure. Rather, competition and innovation will be severely hindered.
We will assess carefully the impact imposed by PTS’s decision. In the meantime, we hope that the Swedish government will reevaluate the decision in the spirit of fair and open market that it has always upheld. We will explore the possibilities of further communications with relevant authorities and remain committed to serving customers and contributing to society locally.
Estados Unidos “ameaçam” Portugal, se Huawei entrar na rede 5G
Em Portugal, como já revelamos, os Estados Unidos tentam influenciar a decisão chegando mesmo a ameaçar. Numa entrevista, o Embaixador dos Estados Unidos em Portugal, George Glass, ameaçou mudar a relação com Portugal na Segurança e Defesa. Segundo as palavras do embaixador, em causa está a entrada da Huawei no fornecimento da tecnologia 5G às empresas de comunicação do país.
Além disso, o diplomata refere que se os chineses ganharem o terminal de Sines, o gás natural americano terá de encontrar outras alternativas.
Apesar de haver vários pontos que são alvo dos americanos, para Portugal o aviso foi direto, no leilão para a tecnologia 5G “tem de escolher agora” entre o aliado ou o parceiro comercial, EUA ou China.
Este artigo tem mais de um ano
Os Estados Unidos tinham planos para nos roubarem os Açores em 1975, outros para ajudarem Franco numa potencial invasão.
Como é que um país que conspira desta maneira contra outro tem a lata de se chamar nosso “aliado”?
+1
Os EUA e também eu não suportamos comunistas.
Depois do 25 de Novembro de 1975 ficou tudo na boa.
Comentário mais parcial não poderia existir.
A China ACTUALMENTE invadiu o Tibete, tem confrontos com a India e Vietnam.
O s EUA ajudaram a Europa na Segunda guerra Mundial.
Mostra lá aí factos que a China atualmente invadiu o tibete lol.. Se estudares um pouco de história ou perderes algum tempo a tentar perceber daquilo que falas, certamente chegarás à conclusão que o Tibete há centenas, milhares de anos que pertence à China, que é território chinês.
O que aconteceu na Índia recentemente trata-se de alguns km2 de fronteira que estão mal definidos. A China começou a construir uma estrada perto dessa região (sim porque a China investe em infraestrutura e a Índia é a tristeza que se sabe), e após isto a Índia colocou militares nessa fronteira.. claro que com isto a china respondeu e fez o mesmo LOL. Mais uma vez, tenta pelo menos saber do que falas.
Vietname não sei do que falas sinceramente.. é aquele país que os EUA invadiram sem razão aparente, na tentativa de ganharem uma posição geopolítica na Ásia? Ok.. Morreram lá 60.000 Americanos em troco de nada, e perderam.
Eu não quero mostrar nada até porque acho que a Europa deveria fabricar os próprios equipamentos de comunicações.
Eu sei que sou burro e não sei nada, peço desculpa pela minha ignorância.
Viva a China! Fora os EUA!
Porque haveria de fabricar os próprios equipamentos? Segundo o modelo capitalista, o qual é o simbolo dos EUA que tanto gostas por exemplo, o que faz sentido é fabricar onde é mais barato, ou comprar mais barato.. Se podes comprar em determinado sitio a X, porque vais fabricar, e acabar por ter uma despesa de 5X!? Confesso que não entendo qual a tua ideia afinal.. capitalismo é mto bom, EUA são os maiores, mas depois são maus pq não fabricam os seus equipamentos? Decide-te
Porque é fundamental para a nossa segurança.
Há coisas que não concordo que esteja na mão de empresas, muito menos estrangeiras (eletricidade, agua, comunicações).
>> Decide-te
Eu não tenho de me decidir. Posso continuar indeciso
Eu faço o que quiser.
OK ?
Tens problemas com isso ?
Protecção do governo sueco à Ericsson ?? Eu vejo as coisas mais sobre este prisma.
Dá para entender o porquê
(País da Ericsson)
Provavelmente os lusitanos também vão se submeter aos EUA.
Segundo alguns users nós ja devíamos ter submetido a muito ao grande lider Trumpete…
No caso da Suécia de facto faz sentido pq têm uma empresa nacional a competir
Tens assim tanto medo do Trump? Emigra para a China que lá serás livre e rico.
Não tens muito para onde ir
Vodafone usa Ericsson pelo pais todo nas estações e Huawei nas centrais
MEO usa Huawei nas estações e nas centrais
NOS usa Huawei e NOKIA em estação e centrais
andando no terreno eu prefiro equipamentos da Huawei e da Ericsson
NOKIA pode-se ir embrulhar no catano mais velho, então os ELTEKs ainda mais
Claro que sim, seus iluminados. Serviços secretos de dezenas de países chegaram todos à mesma conclusão, de excluir a huawei, caburros, podiam ter falado com estes iluminados das teorias das conspirações aqui do pplware.
Pah não se trata de ser iluminado, agora é uma coincidência do caraças chegarem todos a essa conclusão depois dos EUA (muito inocentes no que toca a espionagem e controlo de dados) andarem a ameaçar países para o fazer. Eu não vou estar a discutir que os chineses são uns santos agora tenho sérias dúvidas que sejam piores do que os americanos ou tão maus como eles querem fazer parecer. E daí eles são so peritos se calhar estão em níveis parecidos
Mais nada.
Entao mas nao sabemos todos que o 5G nao vai ser bom no geral?
E deixem la os EUA. Sim queriam limpar Acores de Portugal mas nem Portugal nem outro pais colonizador pode andar a reclamar do que e feito a eles quando estes tambem andaram a fazer borrada pelo mundo fora e ate hoje ainda nao limparam nada da borrada. (Atencao que sou Portugues de Portugal e nao de um pais colonizador)
Para mim e nao a isto em Portugal tambem. Eu aposto que daqui a 10 anos vamos estar a falar da China como hoje falamos dos EUA. Por isso ha que evitar enrrabadelas xD
Claro sr iluminado.. isto não é nada por razões políticas.. nada devido a chantagem made in USA.. neste caso então, nem é do interesse da Súeca barrar a Huawei devido à Ericsson e ao grande volume de negócios que irá ter por exemplo com os EUA, e que provavelmente não teria se tivesse tomado esta decisão noutro sentido.. É tudo trabalho dos “serviços secretos” e de 1001 factos irrefutáveis, mas que curiosamente não os mostram aos cidadões (como se isso nem fosse do interesse dos EUA por exemplo).
claro… quem é que quer ser botnet?
espero bem que a china seja sancionada, sim a pandemia chegou ao ponto que chegou porque a china escondeu muita informação, por isso é preciso que sejam sancionados.. de uma maneira ou de outra
doi nos mais a nos eles sancionarem nos a nos que vice-versa
Não entendo como é que o pessoal não tem medo desta apoderação de empresas, entidades, tecnologia etc… por todos os cantos da Europa por parte da China.
Portugal é praticamente propriedade da China, vi hoje que a Bowers and Wilkins foi adquirida por uma empresa chinesa.
Empresas como Huawei, Xiaomi etc… que há uns 5 … 10 anos a trás não se ouviam falar delas por estes lados , do nada, estão a tomar conta do mundo aos poucos, assim de um abrir e piscar de olhos. Isto tudo com apoio/ajudas do governo.
Estas pandemias que tiveram ground zero (surpresa) na China e agora o 5G com equipamentos/tecnologia da Huawei que também aos poucos estão a entrar em todos os países, epa, a mim deixa me preocupado. este poder repentino na Europa da China.
Acho que a Europa não se deveria vender tanto à China. Deveria de haver um equilibria.
Pah foi muito tempo a explorar o low cost chines, deu lhes um poder financeiro enorme e hoje em dia quase nem tens grandes estruturas que pertençam á Europa. A opção mais inteligente no meio disto tudo, neste tópico do 5G era de facto apoiamos nos na Ericsson (ou outra opção europeia que surja) e deixar chineses e americanos na sua guerrinha pessoal mas cheira me que vamos ver empresas americanas a tentar entrar no negócio, e os USA a fazer a mesma “ligeira” pressão para os paises se inclinarem para eles
sabes porque as operadoras escolhem HUAWEI?
Funciona, é barato e muitas das vezes consegue ser 10x melhor do que os outros
Eu como técnico, instalar equipamentos Huawei é um mel e um descanso na cabeça enquanto equipamentos como os da NOKIA ( que existem à mais tempo) é uma porcaria, pesados que nem xuxu e falham que doi
Huwei tem um custo benificio 1000x melhor que os concorrentes. Aliás em funcionamente não deve nada aos melhores e o software de gestão é feito por medida, coisa impensável nos concorrentes.
A ZTE ainda era mais barato, mas não tinha a tecnologia da Huawei. Como a Huawei e ZTE nem se podem ver uma á outra….já se sabe o que aconteceu.
Nokia está muito ultrapassada para os sistemas atuais.
Eu sei que sim, mas acho sinceramente que enquanto houver esta disputa, a melhor solução é mantermos nos neutros, eles que se atirem aos pescoços uns dos outros enquanto nós apoiamos o que é “nosso”.
E a Ericsson não é bem a Nokia e estamos a falar de infraestruturas não de telemóveis, a Ericsson é a segunda (ou terceira não tenho a certeza agora) maior empresa a nivel mundial neste aspecto por alguma razão
Assino por baixo. HUA 1000x melhor. Não percebo porque tanta gente está preocupada com os chineses quando usam Google/Android e Apple diariamente. A esta hora a SIRI já sabe onde foram tomar o pequeno almoço.
A China soube bem paroveitar-se do consumismo do ocidente.
Através de MO escrava (á margem dos direitos humanos e de ONGs) deu ao ocidente o que ele queria. “Plástico” aos montes a preços baixos.
“Excluir a Huawei não torna as redes 5G suecas mais seguras. Pelo contrário…”! Esse é um dos parágrafos do comunicado da Huawei…e eu inclino-me a concordar com isso. A diferênça é que o “controlo” em vez de ficar dividido…fica só nas “mãos” dos USA. No fundo como sempre aconteceu “eles” gostam desses “exclusivos…
sim e não..
os equipamentos que usamos são Suecos e Finlandeses.
NOKIA – Finlandia
ERICSSON – Suecia
CISCO – USA
Nos usamos, sim, CISCO, mas em CORES vejo mais Huawei que CISCO.
Nós quem?
Em Portugal grande parte vai corrido a Huawei e na transmissão Core 80% já é Huawei e o resto vai indo.
E que tal fazer-se um proxy/firewall a nivel Europeu, para controlar/observar o trafego que é transmitido, de e para os aparelhos ?
Claro que mesmo assim poderiam colocar backdoors para descativar os aparelhos, …
Se as duvidas estão a esse nível, então temos de comprar aparelhos Europeus.
Gostava de saber mais detalhes sobre o real problema de que se fala:
– desativação das comunicações em tempos de conflito?
– controle e analise das comunicações (metadata) no dia à dia ?
– poderem fazer observar (sniff) as comunicações efectuadas dentro do pais ?
– todas ?
– …
O mundo caminha para o abismo! Os recursos naturais estão a diminuir e o planeta está moribundo. China com uma população de mais de 1 414 385 609 de habitantes necessita de se expandir. China já está em guerra a muitos anos. O resto do mundo só agora acordou para a realidade. Os US e o resto do mundo bem podem tentar, mas eles são como as formigas…
Esta situação está a tornar-se ridicula, no minimo. Não querendo defender ninguém, não sei o que mais medo me mete, um mundo controlado por um Trump, ou um mundo controlado pela China.
Ao menos na china o processo foi voluntário. No caso dos EUA, somos pressionados a fazer como eles querem senão…
Quem é o vilão aqui?
Eu acho que ainda tenho direito ao meu livre arbitrio. E embora me pareça obvio o que vai acontecer aqui em Portugal, irei exercer o meu direito de voto nas próximas eleições.
Pelo que entendi, dizes que a China não obriga ninguém a fazer seja o que for e que tens receio do Trump, porque pressiona a fazer como eles querem senão…
Então, pensa lá um pouco: desses dois países, qual é o totalitarista e repressor que priva os seus cidadãos da liberdade de expressão e possibilidade de escolha? Qual é o país para onde todos querem emigrar porque há boas oportunidades, liberdade e qualidade de vida?
Pois.. bem me parecia!
Mas tu és cidadão chinês? És censurado diariamente pelo PCC? Penso que não.. então estás preocupado com o quê mesmo? Os próprios chineses não estão muito preocupados com o autoritarismo do seu governo, porque as condições em que vivem hoje em dia, comparadas com 20 anos atrás, e com o desenvolvimento aconómico do país a cada ano que passa, consegue ‘abafar’ qualquer tipo de sentimento negativo face a esse governo.
Agora pensa noutra coisa, nos últimos 30 anos a China não entrou em qualquer guerra, o investimento que tem a nível militar é algo residual para o PIB deste país. A china, um país com 1,4 bilióes de habitantes, tem 300 armas nucleares enquanto que os EUA com 300 milhões de habitante tem aprox 6000 LOL.. qual o país que entrou em dezenas de guerras nos últimos 30 anos sempre a título de influència geopolítica e com explicações que se provaram sempre ser cantigas de embalar? Não sou de todo adepto do governo chinês, mas é preciso ter pelo menos contexto e entender que do lado dos EUA tudo isto não passa de cantigas e que o intuito é tentar manter a sua influência, e tentar travar o crescimento de outro país e forma a impedir que este ultrapasse os EUA. Se fosse Portugal, a história não seria muito diferente lol.
Quanto ao teu último parágrafo, quem é que hoje em dia ainda tem os EUA como o pais para onde ir viver á procura de oportunidades e qualidade de vida?! Alguém ainda com o cérebro lavado por hollywood presumo. O melhor canitnho para se viver é onde estamos, Europa.
Se gostas tanto da China.
Vai para lá viver.
Vivi 5 anos nos EUA e recomendo.
Se tivesse o green card já lá estava de novo.
>> Alguém ainda com o cérebro lavado por hollywood presumo.
Claro Holywood é que influencias as decisões de vida LoL
Eu não gosto da China nem deixo de gostar LOL.. Como disse, Europa é o melhor sítio para se viver atualmente. No entanto, a realidade chinesa é fortemente distorcida por esta administração do Trump como se sabe, e há muitos que se limitam a engolir tudo o que ele manda cá para fora, sem sequer tentarem saber mais do assunto ou tentarem averiguar os factos.
O que quis dizer com hollywood, é que a realidade americana para o cidadão comum, está muito longe do mar de rosas pintado nos filmes americanos etc.. É um país à beira de uma guerra civil, sem sistema de saúde publico ao nivel de países desenvolvidos, onde cada marmelo pode ter uma automática e desfilam com elas na rua, onde o número de mortes por overdose é chocante, onde não te sentes seguro ao sair à noite, etc.. Enfim, escolheria uns 10 países eurpeus primeiro que os EUA para viver, a qualquer hora do dia lol. Não tenhas dúvidas que existem milhares que vão para os EUA com uma ideia, e após uns meses lá.. well.. not what they have imagined.
“Se tivesse o green card já lá estava de novo.”
Não tens, arranja um nesse caso e vai viver o ‘american dream’. Passados 5 anos voltas novamente.
Mas é notório que a HUAWEI é uma empresa do estado chinês e dai compreender a atitude sueca. Andaram a comprar barato sai caro e fazer crescer um dos povos mais perigosos que existem. ♂️
É tudo mentira!
Não se pode cair no populismo racista de alguns.
A Europa ainda andava na “idade da pedra” e a China já estava “anos luz” adiantada em termos tecnológicos e culturais.
A nossa relação com a China não é de “ontem”…tem pelo menos 500 anos.
Poderiam ter ocupado Macau em qualquer momento e nós só nos tínhamos que aninhar. Mas a China sempre respeitou o acordo histórico feito. Pq Macau nos foi oferecido.
(Hong-Kong foi arrendado (leasing) a Inglaterra por 99 anos, por isso é que teve de ser devolvida.)
Macau retornou à China, não por obrigação, mas por acordo entre partes iguais.
Mas dito isto, devemo-nos colocar na esfera politica e cultural que á a nossa – a cultura Ocidental.
Ou seja, devemos “seguir” e ao mesmo tempo ter pelo menos uma palavra nas decisões a tomar pela UE. Não podemos ser uma ilha.
Recuso ser chantageado pelos “Trumpistas”. Fico a aguardar pelo 3/11.
Muita coisa pode mudar depois de 20/01/2021.