5G em Portugal sem perigo! ANACOM mede campos eletromagnéticos
Num momento em que está em curso a introdução do 5G em Portugal e diversos ensaios técnicos estão a ser executados, é importante verificar a existência de condições de segurança e o cumprimento de todas as normas em antecipação ao lançamento do novo serviço.
No seguimento de um estudo realizado pela ANACOM, os resultados revelaram que as redes 5G estavam a funcionar de acordo com os requisitos técnicos adequados.
5G - Valores medidos estão 50x abaixo dos de referência
A ANACOM fez em 2020 um conjunto de medições aos níveis dos campos eletromagnéticos (CEM) provenientes de ensaios 5G, no seguimento das várias autorizações que tem emitido desde 2017 para a realização de ensaios técnicos da quinta geração móvel (5G) em Portugal. O estudo agora publicado (download aqui) permitiu avaliar o impacto do 5G, em termos de exposição da população em geral a CEM.
No âmbito deste trabalho, a ANACOM efetuou medições CEM em cinco localizações, nas imediações de quatro implementações 5G distintas. As principais conclusões do estudo são as seguintes:
- As redes 5G estavam a funcionar de acordo com os requisitos técnicos adequados, nomeadamente na faixa dos 3,6 GHz.
- Em termos globais, os valores medidos estão mais de 50 vezes abaixo dos níveis de referência que são recomendados internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
- A contribuição das redes 5G em teste na faixa dos 3,6 GHz, para os níveis da exposição total, foi muito pouco significativa quando comparada com as redes móveis que já estão hoje em dia em operação.
A ANACOM é responsável por assegurar a gestão eficiente do espectro radioelétrico e a sua supervisão. Desde o ano 2000 a Autoridade das Comunicações procedeu a mais de duas mil avaliações de radiações não-ionizantes; em 100% dos casos cumpriram-se os padrões de referência.
Apenas em 3% dos casos os valores não estiveram abaixo de 50 vezes abaixo do nível de referência; estas situações têm sido cada vez menos frequentes ao longo do tempo e foram todas levadas ao conhecimento das entidades em causa.
Este artigo tem mais de um ano
Pois pois. E a seguir vão dizer que a terra é redonda. 😀
De qualquer das maneiras, vou continuar a usar máscara e o meu chapéu de alumínio.
Sempre é melhor prevenir do que remediar… ainda mais quando o dinheiro fala sempre mais alto do que os próprios estudos científicos.
Ainda se lembram do caso do Chumbo? E o tempo que demorou até ser exposta a verdade? Também não fazia mal nenhum à saúde humana.
E em 3, 2, 1,… Começam as teorias da conspiração de que devido ao 5G vai começar a crescer um terceiro mamilo, na população mais próxima das antenas, ou uma nova variante do covid ou quiçá uma manobra dos illuminatis para nos transformar em zombies.
nem 8 nem 80, bem não faz dez certeza, faltam alguns milhões de anos de evolução adaptativa a efeitos de radiação para os organismos utilizarem como benéfica. Agora se só fizer mal num espaço de 200 anos a 95% das pessoas acaba por se dizer que não é nocivo, tirando oresto da % e restantes seres vivos e ecosistemas… é a vida
Quando descobrires que existe uma fonte de radiação muito mais forte chamada Sol…..
… pois mas não compares as radiações, são bem diferentes e além disso não tens o sol em cima do telhado, certo??
O Sol emite radiações ionizantes. O 5G não.
5G é tão 2020…. está ultrapassado antes de poder fazer mal ao que quer que seja…
O que está a dar agora é o 6G, isso sim é o futuro…
sem perigo, sim sim, vão ver vídeos sobre 5G no Youtube, vão!!
Acabei de ver um em que provam que a terra é plana, foste tu que o publicaste?
Yap!!! LOLOLOL
Tive a ver os vídeos que falaste sobre 5G no porntube e ate gostei.
não vi nada de mal… Pelo contrario
imagino quando estiverem 100mil pessoas. tipo uma Amadora, todas com 5G no telemovel, faço ideia…
Vai-se fazer pipocas sem ter que aquecer o milho!
Amadora? Tens cidades com a população de Portugal inteiro. Será que esses países querem matar o seu povo com 5G?
A verdade e que fazendo bem ou mal , os responsaveis por isso nunca o vao admitir. Habituem-se a isso. Money talks o resto e conversa. Ninguem os consegue parar e mesmo que viesse um estudo a dizer que faria mal as pessoas, duvido que alguem fosse cancelar esse projecto. Money talks again.
+1. Concordo a história prova isso.
Entretanto tu continuas a comprar telemóveis.
há um estudo da Univ. de Freixo de Espada à Cinta que prova que quem usa chapéu de alumínio o sinal é amplificado 50X e aí já causa mossa na moleirinha lá por baixo 😉
O chapéu de alumínio faz de antena e concentra o sinal!
Era gajo para apostar que a maioria destes adeptos da conspiração que agora o 5G faz mal, aumenta risco de gaguez, etc, vão ser os primeiros a adquirir equipamentos que suportem a tecnologia, mais que não seja para mostrar que ao terem um equipamento desses estão bué a frente, tás a a ver. E aí já não interessa nada se faz bem ou mal o que interessa é o swag.
As pessoas estão preocupadas com as radiações das antenas 5G quando têm um telemóvel na virilha que emite mais radiação do que a antena. :s
Realmente as prioridades estão todas trocadas.
O pessoal usa o tlm na virilha para depois não precisar de usar preservativos 🙂
Curiosamente os testes feitos por entidades/pessoas independentes dão resultados preocupantes.
Eu acho que deveriam deixar algumas zonas de Portugal sem cobertura 5G ou mesmo até sem qualquer cobertura movel, para que as pessoas possam usufruir de férias e espaços mais saudaveis.
Isso é como querer separar os fumadores dos não fumadores.
Podes vir para a minha terra. É muitas outras por esse Portugal. Vê as notícias, todos os dias se ouve falar de crianças que não conseguem ter aulas online por falta de cobertura
Eu tenho um pequeno dispositivo tipo pen que cancela o sinal 5G à minha volta. É espetacular! Já me sinto muito mais saudavel!