5 possíveis razões que ditaram a saída de Steve Ballmer
A saída de Steve Ballmer da Microsoft, anunciada na passada sexta-feira, veio abalar um pouco a indústria tecnológica e todos os mercados que à sua volta gravitam.
Este "monstro", conhecido de todos, anunciou que a sua saída da Microsoft acontecerá nos próximos doze meses, dando lugar a um novo CEO. São tempos que a Microsoft deverá aproveitar para se reorganizar e tratar de alguns problemas internos.
Mas a verdade é que Steve Ballmer pode ter tomado uma decisão que se virá a revelar benéfica à Microsoft.Conheça hoje as 5 possíveis razões que ditaram a saída de Steve Ballmer.
O perfil e o carisma de Steve Ballmer é conhecido de todos. São ricas as suas histórias associadas a gafes e a opiniões controversas sobre a concorrência.
Steve Ballmer está associado a algumas decisões menos bem sucedidas, que mancharam a própria imagem da Microsoft, não apenas ao nível dos consumidores mas também ao nível dos mercados.
Conheçam hoje as cinco possiveis razões que podem ter ditado a saída, voluntária ou não, de Steve Ballmenr da Microsoft, e que depois de tratadas podem levar a empresa a retomar o seu caminho de sucesso.
1) Os fracassos do Windows
Todos conhecem bem a história do Windows Vista e do que a Microsoft teve de fazer para que a imagem dos seus sistemas operativos fosse restaurada.
O Windows 7 nasceu da necessidade de trazer de volta um sistema operativo que agradasse aos utilizadores e que fosse estável e funcional.
Depois do "detestado" Windows Vista foi a vez da Microsoft disponibilizar o "confuso" Windows 8 para Desktop. Este novo sistema operativo da Microsoft sempre teve uma relação difícil com os utilizadores. A sua nova interface quebrou demais o que era comum e muitos recusaram-se a fazer a mudança.
Os resultados práticos desta "novidade" e da falta de aceitação foram dois: Em primeiro lugar os números de vendas do Windows 8 não foram interessantes, mesmo com a Microsoft a anunciar uma adesão recorde; em segundo lugar, graças às queixas dos utilizadores, houve a necessidade de desenvolver o Windows 8.1, para que o Windows se adaptasse às exigências.
2) O atraso no lançamento de tablets e smartphones
Com o mercado a abandonar cada vez mais os PC's e a aderir aos tablets, a resposta da Microsoft foi tardia e pouco expressiva.
Em primeiro lugar as duas versões do tablet Surface (Surface RT e Surface PRO) estiveram longe de ser um caso de sucesso. Tanto a versão RT como a versão Pro tiveram vendas muito abaixo do esperado.
Depois temos a fraca adesão dos fabricantes ao novo Windows 8. Não existem alternativas fortes que consigam contrariar o domínio da concorrência, o que mostra que o Windows 8 não é um sistema operativo que agrade para este tipo de equipamentos.
O mercado dos smartphone foi outro passo que a Microsoft tardou a dar, e que mesmo assim não o deu de forma firme. Se retirarmos a Nokia desta equação, o mercado dos smartphones equipados com o Windows Phone é residual. Por outro lado a Microsoft não deve assentar toda a sua produção numa única marca.
3) Os falhanços nos serviço Internet
A Microsoft nunca foi forte nos serviços Internet , com a excepção dos seus serviços de email, a sua expressão foi sempre praticamente nula.
O Bing, que tinha tudo para ser um sucesso, acabou por não evoluir e assim não combater o motor de busca da Google.
Foram também várias as hipóteses que teve de comprar empresas com serviços na Internet, que hoje são casos de sucesso. A Micosoft não aproveitou!
4) Uma nova cultura corporativa
A mudança está a chegar à Microsoft. Vão ser novas formas de trabalhar e uma organização que se pretende diferente. E é aqui que a saída de Steve Ballmer pode melhorar este processo.
O novo CEO da Microsoft, seja ele quem for, vai ter a possibilidade de reorganizar a empresa e criar novas metodologias de trabalho que a vão impulsionar para o futuro.
Vão agora ser cimentadas algumas das movimentações que já começaram a ocorrer dentro da organização deste gigante.
5) A falta de confiança dos mercados em Ballmer
O facto de as acções da Microsoft terem subido imediatamente após o anuncio da saída de Ballmer é sintomático. A empresa tem vindo a desvalorizar ano após ano e está neste momento numa posição muito inferior ao que Steve Ballmer encontrou quando se tornou CEO.
Parte da culpa têm sido atribuída aos erros e insucessos que a Microsoft tem tido, mas provavelmente, está associada à falta de confiança que existe em Steve Ballmer e na sua equipa.
O futuro da Microsoft vai agora ser reescrito e o novo CEO vai com certeza ter carta branca para mudar a empresa. É por isso certo que a escolha do novo CEO vai ser feita com muito cuidado e será uma cara nova, sem qualquer associação a problemas e com um carizma bem diferente de Steve Ballmer.
As mudanças que vão ser feitas não vão ser imediatas e de certeza que nos próximos doze meses esta nova cara será apresentada.
Steve Ballmer fez história na Microsoft, em muitos casos com gafes e cm casos de sucesso menos definido, mas de certeza que será lembrado por todos.
Este artigo tem mais de um ano
não faz lá falta nenhuma, não marcou em nada na evolução do windows.
Por acaso discordo. Ballmer teve sempre um caracter muito progressista e nalgumas estratégias notou-se que teve influência e que foi graças à sua dinamica que a Microsoft conseguiu implementar muitos avanços no seu software.
Mas também penso que foi ultrapassado pelo que o mundo necessitava na actualidade e não soube lidar com essa pressão, nunca conseguiu alinhar a empresa para que esta se unisse em torno de um caminho ou de um ecossistema ideal, sempre viveu muito à custa da reputação dentro dos seus clientes empresariais.
Quem o poderá substituir?
F.R discordo contigo completamente, a frase do Mallic X diz tudo:
“Só quem não sabe o que é a Microsoft pode dizer um disparate destes. Ele está na Microsoft desde 1975. Esteve em todos os momentos da empresa, bons e maus. E deu sempre a cara.”
Sem dúvida, ele ainda hoje é a alma da Microsoft, principalmente foi ele que segurou Bill Gates no passado e em muitos momentos menos bons da Microsoft, por isso o Bil Gates o colocou no seu lugar.
Bem, eu a partir do momento que alguém escreve um erro grosseiro como o que foi escrito (sem desculpa, existe informação mais que disponível para verificar algo tão simples actualmente), tudo o resto que pudesse ser argumentado peca pela falta de crédito inicial. E o erro grosseiro é este: Ballmer não está na MS desde 1975. A Microsoft foi realmente fundada em 1975, mas Ballmer só entrou na MS em 1980, pela mão de Bill Gates, o primeiro business manager contratado pela MS.
Malic X diz que foi Bill Gates que o escolheu como sucessor, mas foi também Bill Gates que publicamente pediu desculpa pelo fiasco do Windows Vista (só quero provar que lá porque foi Bill Gates que diz algo não o torna automáticamente em autoridade suprema e livre de escrutínio, exemplo “recente” disso é a sua fundação e a tentativa de erradicação de polio, que tem sido um fiasco total devido a falta de liderança no projecto, continuam a dar fundos para um projecto que estagnou há anos). Não costumo “papar” falácias 🙂
Podes ter razão em muita coisa, mas espalhaste-te no tema da Fundação. Querias o quê? Que de um dia para o outro todo o planeta fosse vacinado?! Que de um dia para o outro aparecesse por magia uma maneira de vacinar todas as pessoas no mundo?!
Tens razão cometi um erro grosseiro. Enganei-me em 4 anos. Inqualificável. O jovem está lá desde 1979. Deve ser mais uma falácia.
Mas já que ficaste tão incomodado com o erro de 4 anos e não 5 como afirmas, pergunto qual a fundação do iJobs e seus acólitos que está, essa sim a dar cabo de todas as doenças do mundo? Eu também não papo “falácias” sabes.
Só quem não sabe o que é a Microsoft pode dizer um disparate destes. Ele está na MSFT desde 1975. Esteve em todos os momentos da empresa, bons e maus. E deu sempre a cara.
Concordo que não tem carisma como líder, mas sempre esteve presente. Foi o Bill Gates que o escolheu para sucessor. Isso diz tudo.
Correção: Está na Microsoft desde 1979.
http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Steve_Ballmer
+1
1o Aquela careca.
Só conseguiu afundar mais o windows, e levar consigo algumas empresas tipo a Nokia.
Como consumidor do Windows espero produto inovadores, e não cada vez mais pesados e sem funcionalidades extra…
Enqanto não existia concorrencia por parte da Google a Microsoft e a Apple lideravam agora a conversa é outra com o Android, pois os resultados de vendas em 2013 referente ao Android até assustam como poderam crescer tanto…
Também achaa que nao gostava do windows 8, mas estou muito satisfeito com o desempenho.
tenho 4gb de ram, um i3 ivy bridge e uma hd7750. 20-30 segundos para ligar, incluindo o post da bios
mais leve que o windows 7 e muito rápido
fácil de utilizar, basta umas horas de habituação, não custa nada.
notei uma subida da produtividade no trabalho, já agora.
por favor, dêm uma oportunidade aos quadrados com arestas, como dão aos de cantos arredondados 🙂
Mas também até com o Windows Vista esta configuração vai ficar legal… rsrrsrsr
6. O homem está velho e quer a sua reforma… mil milhões de USD foram uma boa prenda…
Muita gente diz mal, mas não vejo o que ele poderia fazer…
Falam do Android vs Windows Phone, mas esquecem-se que a Google perde dinheiro com o Android para ganhar depois nos serviços online (e não falo da Play Store)… assim…….
A Microsoft tem vindo a melhorar bastante, e está num novo ciclo, o sinal que as coisas mudaram é que o pessoal já não odeia a Microsoft, e isso é bom…
Fala por ti…quanto mais Windows mantenho mais graças a deus dou para que o mundo evolua para Linux
Linux já tem software profissional?
Suite de produtividade? Suite de design? Suite de media (som e vídeo)?
Se calhar um pouco de pesquisa não te fazia mal nenhum, antes de comentares coisas desse género… Informa-te porque, como tu, existem milhões de pessoas que não fazem ideia do que é o Linux e do que é capaz ou possui. Portanto, antes de fazeres comentários desse tipo, primeiro investiga e depois comenta.
Só para terminar, Suites de video/som? Suite de design? Espera… Se queres trabalhar nestas áreas usas Windows? Damn… Estás pior do que imaginei 😉 Mac OSX talvez fosse a escolha mais acertada, mas não quer relançar mais uma campanha Apple VS AntiApple 😉
Cumprimentos,
César Teixeira
Julgo que ele esta-se a referir a programas tipo Photoshop, funcionam tanto em Windows como em Mac, mas não existem alternativas nem de perto nem de longe ao nível do Photoshop.
Já pesquisei e excluindo som, não encontrei nada.
Podes-me dar exemplos?
Não sejam líricos. Toda a gente usa Windows e vai continuar a usar. No mundo empresarial, que é quem nos paga para comprar brinquedos tipo Android, só existe Windows (mais de 80% de cota de mercado).
Mais de 80% dos novos PCs vendidos são Windows.
E por fim, na tramou do Android, só a Samsung e a Microsoft, sim leu bem, a Microsoft, é que ganham dinheiro.
César Teixeira, com todo o respeito , mas o teu argumento sobre o Mac OSX ser melhor para Design e Vídeo é uma falácia. O mito foi criado para atraír as pessoas de forma a utilizarem PC de marca Apple. Eu trabalho em design e multimedia desde que me lembro, já trabalhei em ambientes Mac e Windows. Nunca notei diferenças ao nível de performance entre um Mac e um PC de média gama.
O problema é que as pessoas tendem comparar um Mac por 1200€ no mínimo com um PC por 500€ enquanto que deviam comparar equipamentos com o mesmo preço.
Tu com 1200€ consegues um i7 com 16GB RAM 2400GhZ, um SSD 120GB e HDD 1TB 7200RPM, por fim, consegues uma GPU nVidia GTX660 Ti ou nVidia Quaddro, com a melhor refregeração.
Ligando Cuda cores ao premiere, vais-me dizer que terá pior ou mesma performance que Mac OS?
Eu não compreendo pessoas com tal ignorância… Agora vem com argumento que a relação entre hardware é melhor no Mac do que no windows que é outro mito. Lembro-me estar a gravar som no Pro Tools enquanto que o Mac fazia “freezing” e a solução seria reiniciar…
Portanto antes de comentares algo que não dominas, informa-te primeiro.
Cumprimentos.
Concordo com o Arcadiy.
Parece-me que quem não percebe muito disto és tu.
E quando puderes, coloca então alguns exemplos – mas não me venhas com software sem licença de uso de standards de cor para impressão gráfica.
@Arcadiy Kulchinskiy
Isso é um excelente computador que está a ser desperdiçado com o Windows.
O Mac domina a indústria de design, fotografia, video e som. E tem razões para isso, não é ao acaso que se domina uma indústria!
Mas se estás contente com o Windows… ok, mas é a TUA opinião, a opinião da MAIORIA é a outra.
@Nelson, dominava. Já não domina tanto como isso. Muitos estúdios mudaram de sistemas devido ao desleixo da Apple no mercado profissional.
@Nelson
A opinião da maioria: http://www.blog.zapstore.com/wp-content/uploads/2012/05/samsung-sheep.jpg
Não quero ser levado a mal, porque eu não sou contra Apple, sou contra fanáticos. A verdade é que tu argumentaste com a opinião da maioria e não me deste razões do porquê a Apple é específica para Multimedia.
Argumentar com dogmas é mesma coisa que não dizer nada.
Tens disso tudo em Linux.
Kingsoft Office, Libre Office, Open Office, Caligra.
GIMP, Inkscape, Krita. Sozinhos não chegam para substituir o Photoshop mas usa dois ou três programas em simultâneo e consegues isso fácilmente.
Suites de media (som e vídeo) tens o Lightworks por exemplo, além de outros open-source.
Romaninho, estas alternativas são muito boas, mas infelizmente não chegam a substituir, no que toca a performance e qualidade o tradicional Photoshop, Premiere ou After Effects.
Eu gostaria que chegasse o dia em que investissem a sério no Linux, de forma a existir a real alternativa ao Windows… :\
Nenhum desses de produtividade conseguem ser viáveis como alternativa ao Office (estamos a falar do mundo profissional).
GIMP eu uso só em algumas coisas, porque como não tem licença para uso de CMYK e Pantones não me serve na área para impressão em gráfica – e é nestes pontos que a malta não percebe porque a maior parte do software para Linux não serve para uso profissional. As licenças de uso de certos standards do meio são pagas. Tanto em imagem como em audio e imagem, há certas licenças e direitos
Usar 2 ou 3 programas para conseguir o mesmo que no Photoshop, não podes dizer que estão ao mesmo nível do Photoshop. Alem disso duvido, que se consiga a mesma qualidade, porque andar a passar a imagem por vários programas, ela ira perder alguma qualidade.
Mas quem diz Photoshop, diz Paint Shop Photo, Corel, Autodesk e afins.
Quando as alternativas são livres e gratuitas, secalhar o caso muda de figura.
Não esquecer o Maya.
Como não consegui responder aos posts abaixo deixo-te aqui uma série de links.
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_video_editing_software
http://www.linux.com/news/software/applications/693365-top-3-linux-video-editors
http://www.linux.com/learn/docs/694629-professional-audio-production-on-linux
http://www.linux.com/news/software/applications/692381-professional-graphics-creation-on-linux
Desculpa se te pareci arrogante, mas a questão é que o Windows só é o SO mais usado (ainda) porque todo o mundo foi “habituado” a ele e não porque é o melhor.
Eu pessoalmente uso em trabalho exclusivamente Linux, portátil pessoal MAC OSX, em casa Linux e Windows. Portanto não sou um mero leigo na matéria. A minha formação profissional é precisamente engenharia informática pelo que sei “minimamente” o que digo ( e atenção que não pretendo valer-me do curso como argumento de que eu é que sei, é simplesmente para mostrar que não sou um Apple fan ou algo do género).
Como tudo, vai do gosto. Eu pessoalmente fiquei saturado da instabilidade adquirida nos Windows. MAC OSX oferece a estabilidade que todos os utilizadores pretendem ao usar um computador. Linux finalmente está a atingir a estabilidade que se pretende (muito por que finalmente está também a chegar às massas). Windows tornou-se, apenas, um SO normal e banal. Penso que será desnecessário falar dos fracassos ao longo de todos estes anos da Microsoft… Bugs atrás de bugs e críticos/perigosos. Todos os SO possuem bugs mas a Microsoft tem tendência a exagerar.
A maioria que comenta aqui no Pplware costumam dizer: “iOS? Nunca… Quero um SO onde possa personalizar à minha maneira…”.. No entanto usam Windows… Se querem tanta customização usem Linux… Ah pois, não sabem…. Aprendam e vão perceber o poder destes SO (MAC OSX está incluído aqui por ser FreeBSD, ou seja, Unix-based).
Fico-me por aqui.
PS: Nunca aqui disse ou comentei que Windows não prestava, muito menos que não tem software de jeito. Pessoalmente uso Office quando necessito e ainda não encontrei alternativa decente. Portanto não me tomem por um anti ou fan de alguma coisa…
Com os melhores cumprimentos,
César Teixeira
Amigo, o Linux não precisa do Android para nada.
Aliás, Android é um inimigo do Linux.
Espero bem que o Linux desktop dure muitos anos, e que o Linux evolua também para dispositivos móveis, com força, e não por mãos de corporações más, como a Open Handset Alliance.
So espero é que este não se vá enfiar na Nokia também…se for esta o caso arrumado…
cmps
Que não se vai enfiar em nenhuma empresa de tecnologia. Principalmente como CEO.
eu espero que o Bill das Gates volte a Microsoft faz tanta falta
Isso seria bom… mas pouco provável. Ele só voltaria se a empresa esteve-se mesmo muito, muito mal.
o Bill das Gates é o maior génio de sempre
e um dos maiores larápios de sempre também…muitas das vezes estas duas características caminham juntas…
O que acho curioso, no meio disto tudo, é que os grandes génios da informática dos anos 80, o Gates e o Jobs, são os que levam a suas empresas as costas e eram eles que faziam as empresas.
Depois de vermos o Gates a largar a Microsoft a mesmo começou a destabilizar. Com a morte de Jobs, a grande Apple, começou a entrar num período de alguma carência.
Resumindo, actualmente apesar de grandes informáticos… e de haver um ou outro que se destaque, ainda não um que consiga transmitir tanta credibilidade e estabilidade quanto estes dois, tem/tinham.
Por isso mesmo, tanto o publico em geral como os investidores, nunca acreditaram neste Steve… Concordo plenamente, que esta saída não é assim tão voluntária, mas sim uma saída soft e acordada, para não prejudicar o mercado bolsista e não dar que a empresa esta sem liderança ou “perdida”/instável.
Jobs quase levou a Apple ao chão uma vez…. só quando retornou é que finalmente criou valor na empresa. Não há paralelo entre Bill Gates e Steve Jobs, tanto em percurso enquanto à frente das respectivas empresas como após ou nos períodos fora desta.
E um facto que poucos conhecem: Bill Gates e Paul Allen tiveram uma empresa juntos antes da MS e foi um enorme fiasco. Foi preciso largarem a ideia e meterem-se a criar a MS (em 1975) para que alguém pegasse nessa mesma ideia e tornasse em algo que eles os dois juntos não conseguiram: um produto funcional e com sucesso (irónicamente, no mesmo ano que a MS nasceu).
O melhor para todos é que esse senhor se retire. Se quizer ficar nas tecnológicas pode ser como comentador. Parece que anda na moda sai de lá do buraco e passa a comentador. E concordo…. As tecnologicas não precisam de gajos destes. E de gajos a dar cabo de empresas de respeito vindos da Microsoft já chega o canadiano que tá na Nokia
Este senhor duplicou o valor da Microsoft. Criou coisas como a Xbox que são o futuro da Microsoft.
Apesar de toda a injustiça das multas anticoncorrencia, a MSFT continuou lider em todos os segmentos de mercado tradicional. Falhou apenas no mercado móvel.
engraçdo que não vejo multas para a Google por praticas desleais. Estranho.
Mas está tudo estúpido ou quê?
O fanatismo anti-Microsoft é tanto que nem conseguem ver a realidade de forma objetiva?
O Windows está a afundar? Em que sentido de afundar? Passou de 91,73% em setembro de 2012 para 91,56% em julho de 2013, isso é afundar? O OS X passou de 7,16% para 7,19%, isso é ser um grande sucesso? Ou o Linux, que passou de 1,11% para 1,25%, é isso que é um sucesso?
E só um idiota é que acredita que o Windows 8.1 não estava já a ser desenvolvido quando o 8 foi lançado. Aliás, não só já estava como já mais ou menos dessa altura que se sabe que a Microsoft está a mudar para ciclos de desenvolvimento menores. Mais que isso, está a fazê-lo em TODAS as áreas. O Office passou a ser um produto de assinatura anual; o Visual Studio 2012 teve 3 atualizações e já vem aí o 2013; O Windows Phone 8 está a ser atualizado para o GDR2 e até ao fim do ano espera-se o GDR3; o Windows Server 2013 está aí ao virar da esquina. Até a Xbox 360 já teve uma data de atualizações este ano.
2013 é o primeiro ano em que a Microsoft lança versões novas de todos os produtos, até uma nova Xbox vem aí, se o Windows 8.1 foi feito à pressa porque o 8 foi um fiasco, isso quer dizer que todos os outros também são um fiasco? É que se isso é verdade, como é que, como tem vindo a ser norma, a Microsoft apresentou lucros recorde?
A única coisa que eu até concordo, pelo menos em parte, é quando se diz que a Microsoft contribui para a queda nas vendas de PCs. Mas não porque o Windows 8 não presta — se fosse por isso as vendas de Macs e PCs com Linux teria disparado. A razão é simples: um PC com 2 ou 3 anos, ou até mais, o meu pai tem um Toshiba já com sei lá quantos anos (vinha com o Vista de origem…) ainda funciona perfeitamente bem hoje e tirando quando pifam definitivamente não há razão nenhuma para o substituir por um novo. Nem o Windows, porque desde o Windows 7 que os recursos mínimos são menores ou iguais aos da versão anterior. Dantes, até ao Vista, basicamente para se poder usar bem uma nova versão do Windows era preciso um PC novo. Hoje não.
E bom, o Sr. Ballmer foi – e é – o CEO da Microsoft que lançou o XP, o Server 2003, o Vista, o Server 2008, o 7, o Server 2008R2, o 8, o Server 2012, o 8.1, o Server 2013, o Phone 7, o Phone 7.8, o Phone 8, o CE 4, o CE 5, o CE 6, o CE 7, o Embedded Compact 2013, o Mobile 2003, o Mobile 2003SE, o Mobile 5, o Mobile 6, o Mobile 6.1 e o Mobile 6.5. E não deixou marca no Windows? Olha se tivesse deixado…
A Microsoft afundar!? Isso não esta.
De certa forma compreendo o que dizes. E logicamente ninguém pode por em causa os produtos lançados sobre a sua lideranças e que deixaram marcas na Microsoft.
Mas isso não quer dizer que todos os produtos lançados tenham corrido bem.
Julgo que o faz com que este CEO não seja tão bem recebido, são as expectativas que cria em alguns produtos, que depois não correspondem. Alem disso, um CEO com este historial sair nesta altura, é porque apesar de ter feito todos estes lançamentos uns melhores outros piores, com CEO não foi capaz de convencer nestes últimos 13 anos. E por isso mesmo, quando começa a ser cada vez mais questionado os produtos da Microsoft, vai recair sobre ele essa situação pois nunca convenceu como líder.
Concordo que ele fez algumas alterações estratégicas e deixo preparado um caminho que ira mudar a imagem da Microsoft, para melhor.
Talvez o maior erro dele, só no ultimo ano (ano e meio) ter feito essas alterações, coisa que deveria ter sido a uns 3 ou 4 anos atrás. E seja isso que faça com que ele saia da Microsoft.
A melhor para mim é a seguinte: A Apple faz um actualização para resolver problemas de Segurança é o máximo estão preocupados com os seu utilizadores, mais de 20 falhas de segurança, vão esperar pelo update vá resolver tudos os nosso problemas, ninguém vá explorar as falhas até lá, a Microsoft lança um Service Pack, “era porque o anterior estava cheio de erros, cheio de falhas de falhas de segurança, como é que é possível, isto não acontece nos outros SO”, a única diferença é que um diz update e o outro diz SP.
Com o windows 8 a microsoft está conseguindo Unificar o tablets com os desktop coisa que a apple está tentando fazer com o IOS e o OS X a muito tempo.
Vou chamar uma razão diferente para o afastamento do Sr Ballmer. Aos que comentam aqui que a Microsoft só tem fracassos, não sabem o que dizem, é um colosso que sempre deu lucro desde que nasceu e gera mais receitas e lucros que a Apple e Google juntas! Quando falam em fracassos não sabem o que dizem. Eu desafio quem critica neste fórum a Microsoft, a implementar um ecossistema baseado em Linux numa empresa com mais de 50 trabalhadores. Experimentem e depois venham aqui comentar o pesadelo em que se metem.
Voltando ao assunto do afastamento do sr Ballmer (não sei se foi voluntário ou não, porque ele está lá desde a origem da Microsoft e está em idade de reforma), mas como sou gestor, olho para estes gráficos e vejo logo o motivo porque sái: http://royal.pingdom.com/2010/04/09/the-money-made-by-microsoft-apple-and-google-1985-until-today/
Aproveitem e vejam bem a diferença de tamanho entre a Microsoft, Apple e Google. Basta verem os 2 primeiros gráficos para os investidores anglosaxões, em particular os americanos, terem razões para mandar embora Ballmer. A empresa sempre deu lucro, sempre cresceu as suas vendas e o lucro sem parar!!!!! Sempre? Não, em 2008 pela primeira vez na história a Microsoft vendeu menos e lucrou menos. Estas são para mim as razões mais fortes, pragmáticas sobre este gestor que todos concordamos, não é carismático.
Isso são gráficos um bocado antigos. Procura uns que tenham 2012 (ano fiscal,que pode ser diferente do ano civil). Os lucros foram:
– Apple 41,7 mil milhões
– Microsoft 21,8 mil milhões
– Google 10,7 mil milhões
Já estive a procurar e não consegues comparar facilmente. Os teus números dizem respeito a períodos diferentes. A Microsoft apresenta contas anuais relativas a 30 de Junho de cada ano, a Apple faz o mesmo a 30 de Setembro! Não consegues comparar razoavelmente, só se somasses mais 1 trimestre da microsoft e retirasses o mais antigo.
Já agora, o que interessa aos acionistas é isto (dá um bocado de trabalho mas vale a pena)
Vai ao Google Finance
http://www.google.com/finance?q=NASDAQ:AAPL
A Apple já lá está. Entre Compare e Add acrescenta primeiro MSFT (Microsoft) e depois GOOG (Google)
Clica em 10Y (10 anos)
Ficas com a evolução da cotação das 3 empresas nos últimos dez anos.
Anda com o rato de modo a que o cursor (bolinha azul que percorre o gráfico) fique encostada à direita (hoje)
Lê os números que estão por cima do gráfico. Nos 10 anos a cotação das ações da:
– Microsoft – aumentaram 32,5%. A Microsoft estagnou.
– Google – aumentaram 703,4%
– Apple – aumentaram 4700,0%
(mais coisa menos coisa, porque as cotações de hoje continuam a mexer.
A cotação de uma acção raras vezes tem correspondência com o valor real da empresa. Pela tua perspectiva, quem fosse olhar para as empresas portuguesas, que diga-se de passagem estão a preços de saldo devido ao rating de dívida da república (que é considerado LIXO), estas não valem nada! Dou-te 1 simples exemplo, se fores ver agora a PT, esta vale 2,90€ por acção, considerando que existem quase Mil milhões de acções (1.000.000.000), a PT vale menos de 2,9 mil milhões de €…… mas a PT comprou 23% da OI por 3,75 Mil milhões da OI….. Quer dizer que a PT vale menos que uma participação estratégica!?!?!?! No mercado de acções, quem define preços são Edge funds através de contratos swaps, que a título de exemplo destruíram valor no BCP à custa que investidores temerosos…. Quanto ao mercado de acções americano lembro-te só 2 nomes, sabes quanto valiam as acções do Lehman Brothers antes de falír? E da Enron? Da Lehman valiam $86,18 (avaliação de 60 mil milhões de dólares) e da Enron $83 (avaliação de 63 mil milhões de dólares).
Não vás pelo valor da cotação, até porque se pesquisares, vês que a Apple já teve as acções a quase $700 em Setembro do ano passado e estão hoje mesmo a rondar os $500. Como justificas esta queda de quase 30% em menos de 1 ano? A Apple está em apuros quando a economia americana está a crescer a bom ritmo e até a Europa está a saír da crise!? A apple está na falência? As vendas estão a caír? As respostas são todas negativas, portanto o que podemos dizer é que a cotação nada tem a ver com o valor das empresas e tem muito a ver com expectativas e manobras obscuras para ganhar dinheiro à custa de patos (contratos swaps com acções)!
?
Escreveste, pensando que estavas a fazer ironia fina: “Basta verem os 2 primeiros gráficos para os investidores anglosaxões, em particular os americanos, terem razões para mandar embora Ballmer. ”
Vai lá ver o gráfico do Google Finance da Microsoft dos últimos cinco dias e o salto na cotação é o do dia a seguir ao anúncio da saída de Ballmer. Foi despedido pelos mercados e a razão foi a que indiquei: ter dado a ganhar aos accionistas só 32,5% em 10 anos e com a saída dele verem maiores possibilidades de crescimento para a Microsoft. Se não “apanhas” isto não há muita coisa para dizer.
P.S. As ações da Apple desceram muito, de Outubro de 2012 até final de Junho de 2013, porque em 2012, até Outubro subiram extraordinariamente, como se vez pelo gráfico. Mas estamos a falar de um período de 1 ano, com altos e baixos, e não de um período de 10. Para os accionistas, Ballmer foi um “empata f*das, não mete nem sai de cima”. Por isso o estão a despedir.
Só uma pequena correção “carizma” é com um “S” e não com um “Z”.
http://www.priberam.pt/DLPO/default.aspx?pal=carisma
Estes são os potenciais candidatos para substituírem Steve Ballmer:
http://online.wsj.com/article/SB10001424127887324906304579035141246779898.html?mod=WSJ_article_MoreIn_Tech#project%3DMICRONEXTB0823%26articleTabs%3Dinteractive
Pois é. Sobre a venda pc ter caído…posso dizer que cá por casa o pc mais novo tem 5 anos…e estão todos a correr Windows 8! Porque será?
Por mau feitio?
Humor à parte, não vejo motivo para mudar de 7 para 8.
não “sinto” nada de novo no office
não descobri nenhuma funcionalidade “de cair de costas” no VS2012
não tenho nenhuma aplicação que se possa dizer que faça algo que não conseguia fazer em 7
Sobre a saída de Ballmer, ele falhou numa coisa em que Bill Gates acertou. Em meados dos anos 90 a MSFT não tinha um browser. Fizeram um que ainda domina o mercado. Passaram de nada para quase tudo.
Nesta mudança que estamos a viver, Ballmer não conseguiu que a MSFT acompanha-se a mudança.
Cumprs
4 possíveis razões que ditaram a saída de Steve Ballmer:
https://www.youtube.com/watch?v=B7vLcEc-iqs
Muito bom 😀
““confuso” Windows 8 para Desktop.” desde quando é que o Windows 8 é confuso? Algumas pessoas não querem gastar 5 minutos a tentar perceber como funciona por isso deixam-no de lado e chamam-lhe confuso…
É mais fácil dizer que é confuso do que gastar esses 5 minutos.
Tal como o Gnu/Linux – Mac – Android – IOS – Etc, etc… É mais fácil dizer não presta do que “perder” uns minutos e tentar perceber…
Mais do que a razão 5), o fundo de investimento ValueAct comprou 1% da Microsoft (o que já é muito) e há a ameaça de uma batalha legal para que este fundo consiga um lugar no board of directors.
Uma das exigências do fundo é a substituição do CEO e esta antecipação do Ballmer (só se esperava daqui a 3 anos) pretende também evitar esta luta com o fundo. Mesmo que o Ballmer ficasse, teria a vida negra daqui para a frente.
Não acredito que só 1 investidor com 1% faça caír um CEO escolhido por Bill Gates.
Isto apesar de concordar que 1% já é muito. Os maiores accionistas da Microsoft têem menos de 5% da empresa e mesmo o fundador Bill Gates tem pouco mais de 4% da empresa.
Mantenho que o principal motivo são os resultados financeiros (FRACOS) que tem apresentado a Microsoft nos últimos anos. Porque a Microsoft sempre cresceu desde que nasceu, com excepção de 2008 para cá. Apesar de ter lucros e vendas muito superiores por exemplo à Apple, Google, etc….. mas o que mais releva é a curva descendente. Os accionistas gostam de ter algumas garantias que o seu dinheiro vai aumentar, bem como o retorno via dividendos!
Sim, claro que não era o ValueAct sozinho, mas este descontentamento generalizado faz com que muitos outros accionistas (mais pequenos) se aliem ao ValueAct.
Eu substituo o Sr. a custo zero.
Se alguem da Microsoft estiver aqui que me contacte 🙂
Noticia evidentemente feita por um fã do linux ou mac…
Algumas coisas referidas não são verdade. Windows 8 confuso? Para mim está mais simples de se chegar as coisas… está tudo à frente dos nossos olhos…
Sim a tua opinião é mesmo isso, a tua. Embora seja um bom sistema operativo a própria Microsoft, com o lançamento do Windows 8.1 veio dizer isso mesmo, é um Windows confuso e há que melhorar alguns campos.
Basta sermos honestos para sabermos interpretar e dizer claramente que, embora bom é confuso.
Não o windows 8.1 vai sair por causa de pessoas como tu Vitor que andam a chorar desde que as primeiras imagens do W8 sairam.
Hahaha… errado. Por mim não é de certeza meu caro. Fui dos primeiros (o pplware) a conhecer o Windows 8 ainda era uma versão que muito pouca gente conhecia ou saberia como iria ser. Gosto dele tal como se apresentou no primeiro dia, primeiro dia no meu Mac, onde ele corre ainda tu… muito provavelmente não o conhecias.
Fomos à sua apresentação oficial já o conheciamos de trás para a frente e acompanhamos o seu desenvolvimento de uma forma tão íntima que a própria Microsoft desenhou a nossa app para o Windows 8. Portanto, a chorar andas tu certamente que desnorteaste há muito! 😀
É sim senhor a minha opinião… Mas um artigo deve prezar pela imparcialidade. Penso eu…
A partir do momento em que existe tanta gente a queixar-se é porque é confuso sim.
Eu gosto bastante do windows 8, e também não percebo algumas criticas. Mas nem toda a gente olha e usa um SO da mesma forma.
DEVELOPERS DEVELOPERS DEVELOPERS DEVELOPERS!!!
I LOVE THIS COMAPANY!
Secalhar o Bill Gates ainda vai arrumar as pantufas e voltar a liderar a Microsoft. Porque Gates, ao contrário de Ballmer, é um visionário!
O ponto forte dele, é observar o mercado desenvolver os seus produtos em função desse mercado. Para ele, não importar ser o primeiro a lançar um determinado produto, antes é apresentar um produto de forma mais global possível e ao mesmo tempo acessível.
Ou seja, se ele tivesse na liderança da Microsoft, o Surface quase de certeza, já estava no mercado a 2/3 anos atrás.
Eu gostava de ver ele voltar, mas duvido muito que volte… era preciso que a Microsoft estivesse muito, muito mal.
Se o forçarem, se calhar até volta. No sentido de fazer o mesmo que fez Jobs quando salvou a Apple da bancarrota. Mas concordo contigo de certa forma, a Microsoft não está desesperada, dinheiro não lhe falta e ao Gates já tem muito que fazer com a sua fundação que gere uma fortuna de activos!
Gosto da parte em que dizem que o Bing não acompanha o Goolge… Já uso o Bing à cerca de 1 ano, e não senti falta nenhuma do Google.
Balmer , um retardado a menos na MS, ele é o Bill Gates que falhou no lançamento.
Existe muitos mais produtos na microsoft do que o windows, office e tretas assim.
Esquecem se que a microsoft tem o MS SQL Server, a linha de produtos MS Dynamics, Visual Studio(na minha opiniao o melhor IDE que existe), XBOX. E todos estes produtos sao excepcionais! e cada vez melhores!! e o pessoal so ve Win 8???? nao entendo!
Tanta coisa!! O pessoal é muito fechado nisso.
Aposto que o pessoal nem sabem o que é o Microsoft Dynamics NAV ou o AX, CRM, etc!! Só vejo palas aqui!!