Google bloqueia uso de aplicações de stream no Chromecast
O Chromecast foi apresentado no final do mês de Julho e promete ser uma revolução na forma como as nossas televisões acedem a conteúdos.
Este dispositivo da Google está a preparar-se para ser largamente usado e até existem já aplicações que o alteram para que funcione num modo que a Google não o preparou.
Mas uma recente actualização do sistema operativo do Chromecast removeu a capacidade destas aplicações funcionarem.
O Chromecast, dispositivo da Google que permite fazer stream directo de conteúdos da Internet para uma televisão. Com um preço muito baixo, apenas 35 dólares, qualquer utilizador de um smartphone ou de um tablet vai conseguir transmitir para a sua televisão, de forma simples e rápida.
A Google pretendem que os conteúdos sejam difundidos da Internet ou do seu browser, a correr num computador, sem que tenha dado a possibilidade aos utilizadores de fazerem streaming directo dos seus dispositivos para Chromecast.
Mas como é normal neste tipo de situações, depressa começaram a existir alternativas para dotar o Chromecast com a capacidade de receber streams de qualquer lado, mesmo directamente.
São várias as aplicações que fazem uso desta capacidade e assim tornam o Chromecast mais interessante de usar e sem requerer uma ligação constante à Internet.
Segundo foi anuncaido pelo criador de uma dessas ferramentas, uma actualização que o Chromecast recebeu eliminou alguns elementos que tornavam possível o streaming directo a partir de outros dispositivos.
Segundo Koushik Dutta, criador da ferramenta AllCast, a Google removeu uma função que permitia a reprodução de conteúdos externos à rede da Google.
Heads up. Google's latest Chromecast update intentionally breaks AllCast. They disabled 'video_playback' support from the ChromeCast application.
Segundo Dutta, esta é a segunda vez que a Google tem este comportamento em relação a aplicações externas do Chromecast e que remove funcionalidades que permitem o acesso a conteúdos externos.
As regras da Google em relação à criação de aplicações para o Chromecast são rígidas, tal como é normal na sua política, mas não tem por hábito este tipo de posições e até, por norma, é bastante permissiva.
No entanto o que se está a verificar no caso do Chromecast é um forte controlo das aplicações que são criadas, evitando que estas consigam dar a este dispositivo capacidades de reprodução local, permitindo assim que os utilizadores acedam aos seus conteúdos próprios.
Homepage: Chromecast
Este artigo tem mais de um ano
Ia comprar o Chromecast precisamente para isto… assim sendo compro a Apple TV
O Chromecast parece-me ser uma tentativa de cópia da Apple TV (sendo mais pequeno claro) mas se não tem uma funcionalidade que muitos utilizadores lhe iriam dar, acho que foi uma grande falha deles.
PS: Corrijam-me se estiver errado em relação a ambos os produtos.
Não é bem a mesma coisa, o Apple TV só funciona com produtos da Apple; o ChromeCast em teoria funciona com qualquer produto. Desde que as aplicações sejam as da Google…
O Chromecast é muito mais limitado que a Apple TV mas fazia o streaming que era a única coisa que eu precisava; custando quase 3 vezes menos e tendo o recurso que preciso parecia-me uma opção óbvia.
Assim sendo, e uma vez que tanto portátil como telemóvel são Apple, vou para a Apple TV.
A Apple Tv por si só(sem necessitar de mais nenhum produto da Apple) já tem acesso a tudo que o chromecast tem(youtubes,netfixes,etc) oficialmente/legalmente. só precisa de produtos da Apple para fazer streaming dos conteúdos dos devices ou o itunes no PC.
A Apple TV tem existência independente, podes aceder directamente a conteúdos através dela e nos últimos tempos até tem aumentando a oferta de conteúdos – embora a maioria não tenha relevância em Portugal.
Não funciona só com equipamentos da Apple, qualquer PC com iTunes pode fazer streaming para a AppleTV. Encontras até aplicações para Android capazes de enviar conteúdos para a AppleTV
Daqui a uns tempos lança uma pen nova, mais cara, para fazer stream directo. Estas apps estavam a dar cabo do negócio.
“As regras da Google em relação à criação de aplicações para o Chromecast são rígidas, tal como é normal na sua política”
Como por exemplo?
É de mim ou a Google anda a mudar de posição? Noto nos últimos tempos uma atitude mais agressiva da parte deles, por exemplo limitarem as opções de partilha para o Facebook de vídeos do YouTube (provavelmente para beneficiar o G+).
Bom pensava usar esta PEN para streaming direto mas se é assim já não quero 10 como referi no outro artigo, nem sequer uma…
Acho que isto é um pau de dois bicos, se limitam a PEN perdem muito mais porque assim uma grande maioria das pessoas já não a vai comprar, para além de que vai haver alguma empresa que vai vender algo semelhante e que permita faze streaming direto mais tarde ou mais cedo.
Se fosse a eles deixava a pen como está, sempre vendiam mais uns milhões delas…
Americanos Burros…é assim!
Muito melhor que o ChromeCast e que o Apple TV é um adaptador Miracast — para as televisões que não tenham suporte nativo.
E é melhor porque funciona com o Android (do Jelly Bean para a frente) e com o Windows 8.1.
E não é um sistema de streaming de filmes e pouco mais, é mais parecido com o AirPlay Mirror: transforma a televisão num segundo ecrã. Em teoria até dará para usar a TV como ecrã dos jogos (na prática na versão atual não dá há um desfasamento de uns 2 ou 3 segundos entre o PC e a TV mas isso pode ser porque é a versão Preview do Windows 8.1)
Esse adaptador Miracast já existe à venda? onde e por que preço?
Na Amazon tens vários, ou no eBay.
Por cá imagino que numa loja tipo Worten também haja…
ninguém discute que a Apple TV é melhor mas custa $99; a Chromecast custa $35, é um preço acessível para quem não precisa de todos os recursos que a Apple TV oferece.
tb tens aplicações no Android e no Windows que funcionam com a Apple TV!
Eu cá uso o meu Raspberry Pi com Xbian.org instalado, vejo os meus MKV a 1080p na minha Tv, faço stream direto de series para a TV, vejo youtube na minha tv, vejo tudo o que quero na minha tv e tenho controle sobre tudo. para mim é o melhor media center do MUNDO =)
Ops, lembrei-me agora doutra alternativa, para além do Miracast.
É um bocado manhoso, mas muitas televisões recentes suportam DLNA, o que significa que em muitos casos dá para fazer streaming diretamente do telemóvel ou do PC para a TV sem ser preciso mais nada, basta ligar a TV à rede com um normalíssimo cabo Ethernet.
Afinal parece que foi só uma alteração no SDK e a ideia não é bloquear nada:
http://tech.slashdot.org/story/13/08/27/0324220/google-claims-chromecast-local-streaming-only-broken-because-of-sdk-changes?utm_source=rss1.0mainlinkanon&utm_medium=feed
A Google lançou também uma app para iOS para controlar o Chromecast.
http://www.idownloadblog.com/2013/08/27/google-posts-chromecast-ios-management-app/