5 dicas para escolher o melhor serviço de Internet, TV e Voz
Em pleno período natalício, é comum sermos rodeados com as mais diversas promoções para aquisição de serviços de Internet, TV e comunicações. Algumas das propostas são quase irrecusáveis, mas é importante avaliar detalhadamente as mesmas.
Para o ajudar, a ANACOM – Autoridade Nacional de Telecomunicações deixa-lhe 5 dicas.
1. Avalie primeiro as suas necessidades de consumo, em particular, se pretende contratar uma oferta de serviços em pacote. Os preços destas ofertas são normalmente apelativos, mas pode ser mais barato contratar apenas os serviços que precisa efectivamente de utilizar. Encontre as melhores condições para as suas necessidades reais de consumo. Se necessário, obtenha ajuda, recorrendo a um dos simuladores disponíveis no mercado.
2. Confirme toda a informação que é relevante para a sua decisão de contratar, em particular:
- Preço do serviço. Verifique exactamente quanto é que vai ficar a pagar todos os meses. Tenha particular atenção ao período de tempo durante o qual se mantêm os benefícios ou vantagens promocionais, este poderá ser mais reduzido do que o período pelo qual poderá eventualmente fidelizar-se.
- Serviços e funcionalidades incluídos: Confirme entre outras condições de oferta dos serviços, quais os canais disponíveis, as condições de acesso ao videoclube, a velocidade de acesso à Internet, o número de SMS ou minutos incluídos no plano de chamadas, a possibilidade de transferência de saldos, os prazos para carregamentos dos tarifários pré-pagos, etc.
- Período de fidelização: Confirme se existe uma fidelização associada à oferta em causa, qual a sua duração e quanto é que terá de pagar caso pretenda cancelar mais cedo. Note que os operadores lançam novas ofertas com regularidade e o período de fidelização pode durar 24 meses.
- Cobertura do serviço: Nem todas as ofertas anunciadas podem ser prestadas em todos os lugares. Saiba que, por vezes, só é possível determinar a cobertura de um serviço no próprio local, normalmente no momento da instalação.
Consulte a informação do operador na Internet ou em qualquer uma das suas lojas, onde a pode obter por escrito e gratuitamente. Não contrate sem a ler e confirmar que dela consta exactamente o que pretende contratar.
3. Se a oferta ou campanha que pretende contratar lhe foi apresentada por um vendedor porta-a-porta ou por telefone, saiba que os contratos celebrados nestas condições têm regras próprias. Conheça os seus direitos no contexto dos contratos celebrados à distância ou fora do estabelecimento comercial do prestador.
4. Se já tem um contrato com o operador a cuja oferta ou campanha pretende aderir, saiba que essa adesão poderá implicar uma alteração ao seu contrato. Informe-se junto do seu operador sobre todas as implicações dessa alteração, confirmando, designadamente, se esta envolve a aceitação de um novo período de fidelização.
5. Se tem um contrato com um operador diferente daquele a cuja oferta ou campanha pretende aderir e quiser cancelar esse contrato, confirme se está vinculado a um período de fidelização, e, nesse caso, quanto terá de pagar pelo cancelamento antecipado. Se pretender utilizar um equipamento de que já disponha na rede do seu novo operador, este tem de estar desbloqueado. Se não for esse o caso, informe-se também junto do seu operador anterior sobre as condições de desbloqueamento do equipamento. Antes de cancelar o seu contrato e trocar de operador informe-se sobre todos estes aspetos, bem como sobre quais os procedimentos a seguir e eventuais pré-avisos a cumprir.
Tenha em atenção que a responsabilidade pelo seu contrato atual é sua e não do novo operador e que lhe cabe a si cancelar esse contrato.
Via EmpresasHoje
Este artigo tem mais de um ano
Não alinhou em nenhum offshore.
Sei que muitas pessoas em especial idosos, porque dos ” novos ” não tenho pena,são levados em erro .
Existe ” Marketing ” criminoso e a ANACOM deveria apertar as malhas dessas actividades .As operadoras ou quem os representa mentem muito .Conheço muita gente que se queixa dessas empresas incluindo das de telemarkting . Fica o desabafo .
Boas Festas e muita Saúde para todos .
eheheh… até dá para rir quando este assunto dos ISPs vem à baila, dá e dará sempre pano para mangas de discução no que respeita a várias incógnitas como por exemplo: custos ocultados; alugueres e taxas extra na factura final como os direitos de passagem; medições reais no local que recusam fazer antes de aderir ao contrato, prazos de fidelização e bloqueios de equipamentos exagerados e abusivos; serviços de apoio técnico altamente caros e de lento funcionamento; clausulas contratuais unilaterais e no geral abusivas, PUA / Traficshapping, PUR; politicas de controlo da privacidade e uso de dados duvidosas; Entidades de defesa do consumidor adormecidas; reguladora das comunicações ANACOM altamente arbitrária (normalmente de encontro aos interesses das operadoras e não do cliente); distribuição de redes de nova geração impostas por directivas da Comissão Europeia no qual a PT passou a batata quente à Zon que por sua vez desapareceu na a fusão com a Optimus; etc.. etc.. isto nunca mais acabava.
Numa republica das bananas que ganha é quem tem a maior.
“distribuição de redes de nova geração impostas por directivas da Comissão Europeia no qual a PT passou a batata quente à Zon”
A PT não, foi a Sra. ANACON!
Lançou concurso publico e quem ganhou foi a ZON/NOS, empresa que não tem qualquer rede. Agora a coisa esta bonita, a rede fixa é da PT e quem tem de fazer a manutenção/melhorias é a ZON/NOS.
Esta ANACON é mesmo estranha…
Mas a zon pode utilizar a rede da PT para os seus serviços? (eu sei que pode parecer uma pergunta descabida, mas fora dos grandes centros as coisas nao sao tao simples)
A PT terá de dar acesso a eles a rede. Desconheço se a ZON/NOS terá de pagar algo a PT ou se existe algum tipo de acordo entre as empresas.
O ponto é: Como é que uma empresa que não tem estrutura nem conhece a rede, pode fazer a correcta manutenção a rede?
Estão a falar de que?? ZON faz manutenção da rede PT?!?!?!
Devem estar de estar a falar do serviço universal,e nesses casos a ZON/Optimus irá fazer com recurso aos proprios meios….
Falta uma coisa, verificar se na zona onde reside existe muito traffic shapping por parte do Operador, é uma coisa a ponderar antes de contratar um serviço, apos contratar já estão feitos.. Existe maneiras de o contornar mas existe alguns que são newbies e não sabem como fazer-lo, no entanto devem procurar saber se existe muito traffic shapping na zona..
Outra coisa a ponderar é ver se o cabo de internet é partilhado na zona.. e saber se o serviço que estão a contratar é mesmo Fibra e não “raspas de fibra” como a ZON.. Fora é fibra, chega a casa do cliente é coaxial.. Por isso certifiquem-se que estão a pagar mesmo por “fibra”..
Outra coisa a ponderar é os pings e ver qual operador é mais “estável” a nível de velocidade, traffic shapping e o ping mais baixo..
Na MEO o ping é mais baixo que na ZON..
Enfim existe um montes de coisas..
Ping mais baixo não é sinónimo de melhor, ou de estabilidade.
Exemplo prático, num jogo (WoW): tenho ping 80 com MEO Fibra 30 mbps, ping 40 com Vodafone Fibra 50 Mpbs, e ping 36 com a net do telefone (em hotspot – vodafone). E fiz o teste com o telefone da maria, e dava também 38 se me lembro bem (hotspot – Meo).
Estes valores foram obtidos durante 1 semana (mais coisa menos coisa) com cerca de 4 horas de jogo por dia (média).
Isto relativo ao ping, e em casas com menos de 2 km entre elas. Sem falar, o ping não interessa para 70% das casas (se não mais).
Fibra até dentro de casa? depende mais de quem construiu o prédio/casa. A operadora só “pode” fornecer até ao prédio.
Traffic Shapping, todas praticam, depende mais da altura do dia, a Zona, é quase todo o lado.
Agora, tenho alturas que não noto a redução, tenho outras que parece que não tenho Net.
O que consegui perceber até agora foi que mais vale ter ADSL a 8 mb, que parece que não sofre traffic shapping, do que fibra a 194829 mbps.
Em relação a estabilidade, o mais estável há de ser a PT, porque a maior parte das linhas têm a sua manutenção feita pela PT, e, se a linha estiver a ser usada pela Vodafone, a PT só se responsabiliza pelo estado da linha até a BOX, depois, a vodafone que se desenmerde, e isto pode demorar meses!
“Fibra até dentro de casa? depende mais de quem construiu o prédio/casa. A operadora só “pode” fornecer até ao prédio.”
A MEO/PT instala fibra até ao router, dentro da casa do cliente.
Não importa o prédio em questão, visto que na maioria dos casos os prédios não estão preparados para receber fibra, quando foram construídos.
Nesse sentido, a instalação/cablagem/fibra passa pela escada ou por fora do prédio, até dentro de casa do cliente.
Até a 2/3 anos atrás a PT era a única que garantia fibra até dentro de casa do cliente. Actualmente acho que a Vodafone também já faz o mesmo.
“O que consegui perceber até agora foi que mais vale ter ADSL a 8 mb, que parece que não sofre traffic shapping, do que fibra a 194829 mbps.”
Aqui tenho ADSL e TS das 14h até às tantas da manhã…
TS? meninos, eu tenho diminuição da largura de banda sincronizada entre a central e o router…há cada cão por ai…
E os operadores vão dizer : “Oh sim, ali nesta zona xpto fazemos traffic shapping ” ?!? Não me parece…
“Falta uma coisa, verificar se na zona onde reside existe muito traffic shapping por parte do Operador, é uma coisa a ponderar antes de contratar um serviço, apos contratar já estão feitos.. Existe maneiras de o contornar mas existe alguns que são newbies e não sabem como fazer-lo”
Eu sou um desses newbies…onde consigo informação para contornar o traffic shapping?
Obrigado!
E qual a melhor maneira de contornar o TS? há dias testei com VPN mas não resultou.
Ter em atenção que a velocidade de acesso que todos os operadores mencionam nunca é real, pois baseiam-se na ideia de até XMb.
Ou seja o utilizador terá de confirmar depois a velocidade que está definida no router, e mesmo assim estar sempre atento pois de vez em quando quando precisam de mais uns megas para uma linha para meter mais uma pessoa baixam nos outros consumidores. Pelo menos a PT faz isso.
E caso o consumidor não se aperceba, nunca corrigem a situação.
É o país que temos.
Há dias garantiam a um amigo que o valor pelo serviço era o de fibra, pois havia fibra até ao bastidor mais próximo….e depois a ligação à casa do cliente era DSL…
Qual era o operador?
NOS, numa freguesia de V.N. Famalicão há duas semanas.
A NOS não tem fibra até a casa do cliente! A NOS só usa a fibra entre as centrais e caixas de rua deles.
E a ligação foi em DSL ou em coaxial? É que normalmente eles usam é coaxial e não DSL.
Isso é para instalações antigas. Aqui passaram fibra e tive oportunidade de verificar a instalação na casa de um vizinho. É fibra FHHT da NOS com ONT.
É bom não afirmar quando não se sabe tudo.
è dificil acertar uma empresa que cumpra com o serviço de boa qualidade de Internet.
Na minha opinião para a maioria da população as velocidades até vão servindo para o seu dia a dia…
O problema está é nos valores exorbitantes que cobram pelos serviços sobre a carteira dos portugueses…
Ouço falar tantos nos preços, que as vezes pergunto-me qual era o valor que as pessoas estavam dispostas a pagar pelos serviços…!?
O meu assunto não tem propriamente a ver com os pacotes. Eu pago o máximo, com excepção dos canais pagos porque nem os que tenho prestam, porque não quero gosto de limitações, embora as tenha. Tenho tido tanta oferta este natal que até estuou tentada a mudar, porque já passou o prazo de fidelização e eu não uso a net para jogos. Mas tenho medo de ter ainda mais chatices. O assunto que queria reportar é o seguinte: O meu telemóvel, ex-TMN, bloqueou o cartão. Disseram-me na MEO, no Oeiras Parque, a semana passada, um senhor Miguel, que me atendeu, que fui eu que utilizei várias vezes o PIN errado. Isto é mentira, porque eu tenho o mesmo PIN há 18 anos, e tenho o cartão com o PIN e o PUK, porque digitei pelo menos 27 vezes e ainda não tenho Parkinson. Até mudei o cartão para outro telemóvel, porque pensei que as teclas podiam estar avariadas, mas aconteceu o mesmo. Em Oeiras “deram-me” outro cartão, porque não tiveram coragem de cobrar nada, porque sabiam que a falha era deles e não minha. Tive no entanto a triste sorte de perder toda a informação que lá tinha, desde 1996. Agora utilizo o novo código e, o mais engraçado e que quando recebo uma mensagem de voz e tenho de ligar o 200, me informam que: “esse código não é válido”. Como não gosto de desitir, fui tentando, e não é que eu só consigo ouvir as mensagens com o código que era do cartão que foi rejeitado?! Alguém tem alguma pista que me possa ajudar, ou o que posso fazer para recuperar números que perdi, etc. Devo dizer que o meu pacote é da antiga NETCABO, mas que continuo também com o telefone fixo da PT, apesar de ter o outro de borla, mas não gosto de depender só da electricidade… Obrigada e Boas Festas.
A minha sugestão é que telefones para a assistência técnica da Meo – há-de de haver uma máquina, num balcão que lê cartões SIM antigos, pode ser que consiga ler o teu e recuperar a informação. Esse seviço pode ser pago.
Suponho que no balcão de Oeiras te deram um novo cartão SIM, com o mesmo número, mas não conseguiram clonar (copiar a informação) do SIM, por ser muito antigo. Já me aconteceu com a Vodafone.
Obrigada pela resposta. O cartão SIM que me deram não tem o mesmo PIN. Foi o próprio empregado que o raspou, mas pôr o telemóvel a funcionar. E o cartão só tinha dois anos, porque me tinha sido sugerido que substituísse o antigo, para ter um mais actualizado. O PIN que uso é que é o mesmo desde 1996. Na altura também me preparam a partida e só quando cheguei a casa é que reparei que tinha perdido a informação. Voltei lá e como tinha guardado o cartão antigo e sabia o PIN original (que eu personalizei), copiaram os dados. Até apresentei uma reclamação por escrito. Só que agora, como estava de pé atrás, reparei logo. Mas o empregado disse-me que não podia fazer nada porque o cartão tinha sido rejeitado. Eu só tenho tido problemas desde que passou para a MEO. Dantes acedia ao site da TMN, ao número do telemóvel, com uma chave que me tinham dado, agora estou inscrita no site, mas na página pessoal, não consigo ver nada, a não ser a factura do telefone fixo. O resto é publicidade aos pacotes. Nada muda para melhor.
a fidelizaçao n tinha acabado??????
agora salvo raras excepções, todas te obrigam a 24 meses de fidelização que é o prazo máximo que a ANACOM impos.
Lógico que para um mercado como este onde os preços, tarifários/pacotes, condições e serviços mudam como o vento, 24 meses é demasiado excessivo para o consumidor, e o problema é que a ANACOM não vai fazer nada quanto a isso e muito menos os chulos dos deputados.
Mais dois pontos a ter em conta na fibra:
1- custos em electricidade para manter 24/24 os “aparelhometros” todos a funcionar.
2 – telefone fixo inoperacional quando falta a electricidade em casa.
Escolher o quê? na grande maioria do território só existe um disponível….
Alguém conhece a empresa IPTV Telecom?
Alguém já usufruiu dos serviços que possa dar algum feedback?
http://www.iptvtelecom.pt/
Aparente ser uma grande empresa, quando metade dos links no site não funciona e não tem informação nenhuma.