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iPad consegue aterrar um avião numa emergência

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. João Reis says:

    Muito bom! iPad já é usado para consulta dos Manuais de procedimentos que antes eram apenas em papel.

    iPad sempre a bombar. Tenho um ipad2 mal saiu em PT e ainda parece como novo, usado 8h por dia, bateria tem autonomia normal. Incrivel, best buy.
    Nunca foi abaixo, ou bloqueou. Tenho agora a ultima versao 8.1.2 isto passados quase 4 anos (faz em Março 4 anos)

    • the Dell Guy says:

      bueda fixe…

    • Pedro says:

      Viva João,
      Tenho uma pergunta: não nota o iPad bastante mais lento com o iOS 8.1.2?

      Cumps,
      Pedro

      • João Reis says:

        Boas.
        tive esse receio e esperei pelo 8.1.1.

        O meu espanto é que não notei problemas, não noto lentidão.
        Faça como faço sempre, nunca actualizo pelo iPad/iPhone, sempre ligo ao itunes faço backup para o PC e depois faço RESTAURO. Ele faz uma instalação nova e no final indica qual o backup que quer restaurar.

        iPhone 4S igual, noto ligeiramente mais lento a abrir as apps, mas funciona muito bem.

    • Vítor M. says:

      Sem dúvida João. É um gadgets que veio realmente mudar um pouco o rumo do mercado. Quando se apostava forte nos netbooks… apareceu a Apple e a tendência focou-se claramente nos tablet, embora ainda predomine a escolha no iPad.

    • Proud Troll says:

      8 horas por dia e como novo?

      Incrível como facilmente se prova que há por aí pessoal que bem precisa de se fazer à vida e arranjar um trabalho.

      8 horas por dia no brinquedinho… dever ter uma vida social top dos tops mesmo.

      E depois o troll sou eu…

      • João Reis says:

        Não sou eu que uso, é um familiar com idade que lhe falta mobilidade. Então é a ferramenta em que se inteira de tudo, a todas as horas, consegue ter acesso à info mais rapidamente do que elas aparecem na TV.

        Basicamente essa pessoa deixou de ver tanta TV e passou a focar-se em várias fontes de informação. SUDOKU também para manter o cerebro treinado.

        É uma companhia, no fundo, e nunca deixou mal. Antes essa pessoa tinha de ir ao PC ver os mails, e paginas, agora concentra tudo ali.

        Também acho que usa em demasia, mas compensa.

    • Manel says:

      Quem me dera ser tu…

    • ghu says:

      Que bom, fico feliz por ti, pode ser que eu um dia chegue a esse nivel de satisfação e realização pessoal.

    • PAPC says:

      Que sorte a sua. O meu iPad é muito mais recente e tenho de o reiniciar 2 ou 3 vezes por dia. Isto para nem falar na lentidão após a última actualizaçao do IOS. Já tive dois iPhone’s e 2 iPad’s e não posso dizer que, de uma forma geral, a experiência tenha sido má, mas é verdade que estou bem mais satisfeito na utilização de um Surface como tablet e/ou PC e com um Samsung Note 3. O iPad neste momento é o pior dispositivo que possuo.

    • Bruno says:

      Realmente? 8 Horas? É pá… nem na agricultura se rega tanto!
      Tenho 1 iPad no trabalho para tarefas comuns de apresentação e é raro dia que não tenho de o re-iniciar 2-3 vezes porque bloqueia… Nos dias em que está constantemente a bloquear tenho mesmo de pedir emprestado o Asus Transformer. Bem mais fiável e de bateria dura um pouco mais… E 8 horas? lool! Porque será que o que tenho saído da caixa não dura mais do que 4???
      Agora essa “cena” de actualizar pelo iTunes que resolve todos os problemas como se fosse magia… lool! Sejam realistas!

  2. Rui C says:

    Agora tentem o mesmo com Android .. era só mortos … lol

  3. Gonçalo Damas says:

    Confiar um avião e a vida dos passageiros num iPad!? The hell no!

    • Vítor M. says:

      🙂 por vezes os equipamentos que existem nas aeronaves são muito mais antigos que o que existe dentro de uma tablet moderno e nem damos conta 😀

      O iPad ou outro tablet moderno, tem tecnologia que sozinhos reúnem vários dispositivos existentes em aeronaves, principalmente aeronaves com 10 e 20 anos em serviço.

      Por isso…. um iPad é tão simples e poderoso que facilmente, em emergência, como podes ver nos vídeos de quem desenhou a app, ajuda e pode mesmo ser o “herói” do dia…

      O mesmo se passaria, se a app existisse para qualquer outro sistema operativo, num tablet com android ou WP.

      • Proud Troll says:

        A diferença é que no equipamento com 10 ou 20 anos, concebido especificamente para o efeito, não há o risco do piloto ter que fazer colheitas para a quinta ou receber notificação de que tem mais uma vida na saga de esmagar guloseimas.

        Cada um…

        E depois o troll sou eu…

      • rmcrys says:

        Vitor M: o iPad pode ser 100x mais poderoso ou até recente que sistemas incluídos em aviões, satélites, etc, mas o rigor, estabilidade e resistencia a variações de pressão, humidade, etc são incomparáveis.

        Se o iPhone 6 Plus dobra num bolso, imagina o que acontece a um iPad submetido a diferenças de pressão e/ou aceleração rápidas. Parte, bloqueia, estoura a bateria……..e lá vai um avião e mais umas centenas de pessoas.

        Esta manobra de marketing da empresa ou Apple é no mínimo ridícula, e chega tanto ao absurdo, que nem entendo como passa aos meios de comunicação…

      • Gonçalo Damas says:

        Mas o problema é que aqueles equipamentos estão desenhados para fazerem a sua função e só fazem isso. E depois se por acaso esse equipamento tiver problemas existem outros no avião que podem ter utilidade quando esse se estraga.

        O iPad ou qualquer outro tablet está desenhado para ser multifunções, logo processa várias coisas ao mesmo tempo, e presumindo que esta app deve de precisar de muito poder de processamento, a app pode ser interrompida pelo sistema ou até fazer o sistema crashar.

      • Nuno Vieira says:

        A grande diferença está na fiabilidade entre os equipamentos. Os aparelho aviónicos são construídos e testados usando normas que o iPad nunca irá respeitar. Esses aparelhos que dizes que têm 10 a 20 anos de vida, daqui a mais 10 a 20 anos continuam em funcionamento. Será que um iPad com a mesma idade se encontra em funcionamento?

    • rmcrys says:

      Mais uma manobra de Marketing e do estilo “proof of concept”. Nunca na vida (espero eu) as autoridades oficiais deixariam isto chegar à realidade.

      Meios de transporte ou aparelhos de saúde nunca na vida podem ficar dependentes de sistemas feitos em massa e populares, que estão disponíveis em casa de qualquer hacker que pode penetrar no sistema.

      Basta o iPad levar com o iOS 8.x para encravar, ou ficar sem RAM e crashar a aplicação como o faz tantas vezes com o Safari, e lá se iam 200-400 pessoas.

  4. Emanuel Vitorino says:

    Fogo, porque metem no título “iPad consegue aterrar o avião”?? Se essa aplicação também existisse para android, já iriam meter “Uma APLICAÇÃO para Android consegue aterrar um avião”, o iPad não consegue, a aplicação PARA iPad é que consegue. Bom Português se faz favor, se não pode haver pessoas que vão comprar iPads porque “ELES ATERRAM AVIÕES, JÁ SÃO MELHORES QUE TABLETS ANDROID!!”.

  5. Lourenço says:

    mas esperem la…, n é suposto os passageiros (pilotos não deixam de ser passageiros) desligarem os seus aparelhos electrónicos, não va o diabo andar por ali a tece-las e criar algum tipo de anomalia conflituosa com o sistema electrónico do avião… ou em caso de extrema necessidade, usar em “modo avião”???…,

    i mean!…, a app funciona em modo avião?! para aterrar aviões?!.. ou a app que não funciona em modo avirão, faz aviões entrarem em modo de emergência por criar conflitos eletrônicos por estar ligado, e depois…, já em modo de emergência, ele aterra esses mesmos aviões?! ….

    • Vítor M. says:

      Hehehe que filme 😀 mas vê o artigo e as explicações da autoridad de aviação americana sobre o assunto 😀

    • rmcrys says:

      Lourenço, aquilo é tanto de rir que “A forma de ligação do Xavion ao avião é feita com recurso à rede Wi-Fi que o sistema de voo automático do sistema TruTrak disponibiliza”, o que significa que:

      1) sistema passível de ser hackeado
      2) sistema na banda 2.4 / 5 GHz, o que significa que pode ser destabilizado por outros aparelhos na mesma banda
      3) o ponto-de-acesso ou router podem bloquear/ter problemas, lá se vai o piloto automático…..e tudo o resto.

      Wait…wait…wait…. LOLOLOLOLOLOLOL

      • FG says:

        Podias ficar calado, é que o iPad suporta ligações de rede por USB, e app’s podem comunicar por USB.

        • rmcrys says:

          FG, näo te enerves, o anúncio é que o diz (por WIFI) 😀

          Acredito que consiga por USB, se calhar vai obrigar a empresa de aviacäo comprar um adaptador da Apple por uns 40 euros a peca, a mudar o SO do aviäo dum da Apple, e ainda uns cabos Lightning suplentes, uns 20 euros a peca 🙂

          • Não Não says:

            Não, porta Lightning, o mesmo cabo que vem na caixa para carregares e sincronizares o iPad.

            É isso mesmo, bota mais azedume…

            Não te preocupes, a samsung vem já mostrar o mesmo num galaxy táb… Mas só para a fotografia.

  6. ramcrash says:

    Naturalmente que a Apple revolucionou a forma como se utiliza um tablet, mas a ideia inicial foi da Microsoft. Nunca se esqueçam disso.
    Eu tenho um iPAD

    • MM says:

      eu tb tenho uma ideia de carros automaticos que voam, quando alguem os criar nao se esquecam de mim! /ironia off… foi o ipad o primeiro pois foi o que marcou a tendencia. microsoft? hoje em dia quem n quer fugir da microsoft…

    • ACS says:

      A ideia inicial foi da microsoft? Essa ideia vem antes disso até a apple fez um ipad antes do ano 2000 mas não ficou bem feita (não existia tech) por isso ficou na prateleira

  7. trapoi says:

    se nao for ipod o aviao nao aterra. Cuidado nessa hora. Nao tente com outro que nao seja um Ipod mas da Apple

  8. ramcrash says:

    Obrigado pela correção, mas escrevi num Android.

  9. NT says:

    Boa, assim os ‘estates’ podem dizer que os terroristas do 9/11 já possuíam aplicação/tablet e dessa forma até que torna mais credível a história de um manel com meia dúzia de horas de simulador conseguiu fazer uma façanha que muitos pilotos profissionais não iriam conseguir…
    Mas tendo em conta a evolução dos simuladores de voo é mais fácil de confiar na máquina do que no piloto…

  10. Renato says:

    Titulo no minimo subjetivo, a diferença está na App, não onde corre. Mas os fanboys lá pensam que por terem um iPad já lhe podem construir um avião á volta ás peças.
    http://www.pcmag.com/article2/0,2817,2417668,00.asp

  11. Vê os vídeos com atenção, principalmente o primeiro e vais ver quem é que aterra o avião.

  12. Paulo Gonçalves says:

    Espera ai, é possível num avião fazer uma coneção aos sistemas de voo via wifi????? não se está a abrir uma caixa de pandora?

  13. João Reis says:

    Para que se conste, desde 2011 que o iPad está a ser usado.

    http://appleinsider.com/articles/11/07/05/faa_approves_use_of_apples_ipad_as_electronic_flight_bag

    Fácil entender a fiabilidade do sistema operativo e dos seus componentes.

  14. Dário says:

    Ridículo. Como já disseram o iPad não foi concebido para isso. Os sistemas que existem nos aviões são velhos e lentos. São difíceis de actualizar. Contudo, estes sistemas são desejados para ser faul-tolerant e terem mecanismos de recuperação. Tal como não faz sentido um sistema destes ser usado para aceder ao browser ou mai, não faz sentido usar o iPad para recupetar. Além disso, os custos desta indústria são dominados pela certificação e testes… Cada sistema tem o seu objectivo e arquitectura… Não é ser fã ou não de iPad mas é uma ideia ridicula

  15. joao bacalhau says:

    sabem a diferença entre real-time SO e os outros SO do dia-a-dia? entre cpu cisc e risc? entao n comparem brinkedos com sistemas computorizados específicos!

  16. paco nassa says:

    akilo é um simulador tipo cessna, tentem la controlar um 747 ou um a340 e vao ver o resultado!

  17. Rui Rio says:

    o k vejo ali é um simulador e nao um aviao a serio! alem disso quando os controlos automaticos e computorizados falham, existe o “fly by wire”, ou seja o backup mecanico com os controlos basicos para aterrar o aviao em segurança, ainda que possam ser auxiliados via radio pela torre de controlo. não é uma treta de um gadget com uma app de caca que vai por um bicho de 200 toneladas no chao em segurança!

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