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5 dicas para escolher o melhor serviço de Internet, TV e Voz

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. No comments says:

    Não alinhou em nenhum offshore.
    Sei que muitas pessoas em especial idosos, porque dos ” novos ” não tenho pena,são levados em erro .
    Existe ” Marketing ” criminoso e a ANACOM deveria apertar as malhas dessas actividades .As operadoras ou quem os representa mentem muito .Conheço muita gente que se queixa dessas empresas incluindo das de telemarkting . Fica o desabafo .
    Boas Festas e muita Saúde para todos .

  2. k0izo says:

    eheheh… até dá para rir quando este assunto dos ISPs vem à baila, dá e dará sempre pano para mangas de discução no que respeita a várias incógnitas como por exemplo: custos ocultados; alugueres e taxas extra na factura final como os direitos de passagem; medições reais no local que recusam fazer antes de aderir ao contrato, prazos de fidelização e bloqueios de equipamentos exagerados e abusivos; serviços de apoio técnico altamente caros e de lento funcionamento; clausulas contratuais unilaterais e no geral abusivas, PUA / Traficshapping, PUR; politicas de controlo da privacidade e uso de dados duvidosas; Entidades de defesa do consumidor adormecidas; reguladora das comunicações ANACOM altamente arbitrária (normalmente de encontro aos interesses das operadoras e não do cliente); distribuição de redes de nova geração impostas por directivas da Comissão Europeia no qual a PT passou a batata quente à Zon que por sua vez desapareceu na a fusão com a Optimus; etc.. etc.. isto nunca mais acabava.

    Numa republica das bananas que ganha é quem tem a maior.

    • JJ says:

      “distribuição de redes de nova geração impostas por directivas da Comissão Europeia no qual a PT passou a batata quente à Zon”

      A PT não, foi a Sra. ANACON!
      Lançou concurso publico e quem ganhou foi a ZON/NOS, empresa que não tem qualquer rede. Agora a coisa esta bonita, a rede fixa é da PT e quem tem de fazer a manutenção/melhorias é a ZON/NOS.

      Esta ANACON é mesmo estranha…

      • Alex says:

        Mas a zon pode utilizar a rede da PT para os seus serviços? (eu sei que pode parecer uma pergunta descabida, mas fora dos grandes centros as coisas nao sao tao simples)

        • JJ says:

          A PT terá de dar acesso a eles a rede. Desconheço se a ZON/NOS terá de pagar algo a PT ou se existe algum tipo de acordo entre as empresas.

          O ponto é: Como é que uma empresa que não tem estrutura nem conhece a rede, pode fazer a correcta manutenção a rede?

          • Nuno says:

            Estão a falar de que?? ZON faz manutenção da rede PT?!?!?!

            Devem estar de estar a falar do serviço universal,e nesses casos a ZON/Optimus irá fazer com recurso aos proprios meios….

  3. Johnny says:

    Falta uma coisa, verificar se na zona onde reside existe muito traffic shapping por parte do Operador, é uma coisa a ponderar antes de contratar um serviço, apos contratar já estão feitos.. Existe maneiras de o contornar mas existe alguns que são newbies e não sabem como fazer-lo, no entanto devem procurar saber se existe muito traffic shapping na zona..

    Outra coisa a ponderar é ver se o cabo de internet é partilhado na zona.. e saber se o serviço que estão a contratar é mesmo Fibra e não “raspas de fibra” como a ZON.. Fora é fibra, chega a casa do cliente é coaxial.. Por isso certifiquem-se que estão a pagar mesmo por “fibra”..

    Outra coisa a ponderar é os pings e ver qual operador é mais “estável” a nível de velocidade, traffic shapping e o ping mais baixo..

    Na MEO o ping é mais baixo que na ZON..

    Enfim existe um montes de coisas..

    • sómaisum says:

      Ping mais baixo não é sinónimo de melhor, ou de estabilidade.

      Exemplo prático, num jogo (WoW): tenho ping 80 com MEO Fibra 30 mbps, ping 40 com Vodafone Fibra 50 Mpbs, e ping 36 com a net do telefone (em hotspot – vodafone). E fiz o teste com o telefone da maria, e dava também 38 se me lembro bem (hotspot – Meo).
      Estes valores foram obtidos durante 1 semana (mais coisa menos coisa) com cerca de 4 horas de jogo por dia (média).

      Isto relativo ao ping, e em casas com menos de 2 km entre elas. Sem falar, o ping não interessa para 70% das casas (se não mais).

      Fibra até dentro de casa? depende mais de quem construiu o prédio/casa. A operadora só “pode” fornecer até ao prédio.

      Traffic Shapping, todas praticam, depende mais da altura do dia, a Zona, é quase todo o lado.
      Agora, tenho alturas que não noto a redução, tenho outras que parece que não tenho Net.

      O que consegui perceber até agora foi que mais vale ter ADSL a 8 mb, que parece que não sofre traffic shapping, do que fibra a 194829 mbps.

      Em relação a estabilidade, o mais estável há de ser a PT, porque a maior parte das linhas têm a sua manutenção feita pela PT, e, se a linha estiver a ser usada pela Vodafone, a PT só se responsabiliza pelo estado da linha até a BOX, depois, a vodafone que se desenmerde, e isto pode demorar meses!

      • JJ says:

        “Fibra até dentro de casa? depende mais de quem construiu o prédio/casa. A operadora só “pode” fornecer até ao prédio.”

        A MEO/PT instala fibra até ao router, dentro da casa do cliente.

        Não importa o prédio em questão, visto que na maioria dos casos os prédios não estão preparados para receber fibra, quando foram construídos.

        Nesse sentido, a instalação/cablagem/fibra passa pela escada ou por fora do prédio, até dentro de casa do cliente.

        Até a 2/3 anos atrás a PT era a única que garantia fibra até dentro de casa do cliente. Actualmente acho que a Vodafone também já faz o mesmo.

      • Pedro Costa says:

        “O que consegui perceber até agora foi que mais vale ter ADSL a 8 mb, que parece que não sofre traffic shapping, do que fibra a 194829 mbps.”

        Aqui tenho ADSL e TS das 14h até às tantas da manhã…

    • Rui Pires says:

      E os operadores vão dizer : “Oh sim, ali nesta zona xpto fazemos traffic shapping ” ?!? Não me parece…

    • Jorge says:

      “Falta uma coisa, verificar se na zona onde reside existe muito traffic shapping por parte do Operador, é uma coisa a ponderar antes de contratar um serviço, apos contratar já estão feitos.. Existe maneiras de o contornar mas existe alguns que são newbies e não sabem como fazer-lo”
      Eu sou um desses newbies…onde consigo informação para contornar o traffic shapping?
      Obrigado!

    • paulinho says:

      E qual a melhor maneira de contornar o TS? há dias testei com VPN mas não resultou.

  4. Catarino says:

    Ter em atenção que a velocidade de acesso que todos os operadores mencionam nunca é real, pois baseiam-se na ideia de até XMb.

    Ou seja o utilizador terá de confirmar depois a velocidade que está definida no router, e mesmo assim estar sempre atento pois de vez em quando quando precisam de mais uns megas para uma linha para meter mais uma pessoa baixam nos outros consumidores. Pelo menos a PT faz isso.
    E caso o consumidor não se aperceba, nunca corrigem a situação.
    É o país que temos.

  5. Rui Costa says:

    Há dias garantiam a um amigo que o valor pelo serviço era o de fibra, pois havia fibra até ao bastidor mais próximo….e depois a ligação à casa do cliente era DSL…

  6. Pedro Boeno says:

    è dificil acertar uma empresa que cumpra com o serviço de boa qualidade de Internet.

  7. Bruno Marques says:

    Na minha opinião para a maioria da população as velocidades até vão servindo para o seu dia a dia…
    O problema está é nos valores exorbitantes que cobram pelos serviços sobre a carteira dos portugueses…

  8. G. Viegas says:

    O meu assunto não tem propriamente a ver com os pacotes. Eu pago o máximo, com excepção dos canais pagos porque nem os que tenho prestam, porque não quero gosto de limitações, embora as tenha. Tenho tido tanta oferta este natal que até estuou tentada a mudar, porque já passou o prazo de fidelização e eu não uso a net para jogos. Mas tenho medo de ter ainda mais chatices. O assunto que queria reportar é o seguinte: O meu telemóvel, ex-TMN, bloqueou o cartão. Disseram-me na MEO, no Oeiras Parque, a semana passada, um senhor Miguel, que me atendeu, que fui eu que utilizei várias vezes o PIN errado. Isto é mentira, porque eu tenho o mesmo PIN há 18 anos, e tenho o cartão com o PIN e o PUK, porque digitei pelo menos 27 vezes e ainda não tenho Parkinson. Até mudei o cartão para outro telemóvel, porque pensei que as teclas podiam estar avariadas, mas aconteceu o mesmo. Em Oeiras “deram-me” outro cartão, porque não tiveram coragem de cobrar nada, porque sabiam que a falha era deles e não minha. Tive no entanto a triste sorte de perder toda a informação que lá tinha, desde 1996. Agora utilizo o novo código e, o mais engraçado e que quando recebo uma mensagem de voz e tenho de ligar o 200, me informam que: “esse código não é válido”. Como não gosto de desitir, fui tentando, e não é que eu só consigo ouvir as mensagens com o código que era do cartão que foi rejeitado?! Alguém tem alguma pista que me possa ajudar, ou o que posso fazer para recuperar números que perdi, etc. Devo dizer que o meu pacote é da antiga NETCABO, mas que continuo também com o telefone fixo da PT, apesar de ter o outro de borla, mas não gosto de depender só da electricidade… Obrigada e Boas Festas.

    • Benchmark do iPhone 6 says:

      A minha sugestão é que telefones para a assistência técnica da Meo – há-de de haver uma máquina, num balcão que lê cartões SIM antigos, pode ser que consiga ler o teu e recuperar a informação. Esse seviço pode ser pago.

      Suponho que no balcão de Oeiras te deram um novo cartão SIM, com o mesmo número, mas não conseguiram clonar (copiar a informação) do SIM, por ser muito antigo. Já me aconteceu com a Vodafone.

      • G. Viegas says:

        Obrigada pela resposta. O cartão SIM que me deram não tem o mesmo PIN. Foi o próprio empregado que o raspou, mas pôr o telemóvel a funcionar. E o cartão só tinha dois anos, porque me tinha sido sugerido que substituísse o antigo, para ter um mais actualizado. O PIN que uso é que é o mesmo desde 1996. Na altura também me preparam a partida e só quando cheguei a casa é que reparei que tinha perdido a informação. Voltei lá e como tinha guardado o cartão antigo e sabia o PIN original (que eu personalizei), copiaram os dados. Até apresentei uma reclamação por escrito. Só que agora, como estava de pé atrás, reparei logo. Mas o empregado disse-me que não podia fazer nada porque o cartão tinha sido rejeitado. Eu só tenho tido problemas desde que passou para a MEO. Dantes acedia ao site da TMN, ao número do telemóvel, com uma chave que me tinham dado, agora estou inscrita no site, mas na página pessoal, não consigo ver nada, a não ser a factura do telefone fixo. O resto é publicidade aos pacotes. Nada muda para melhor.

  9. Jorge Teixeira says:

    a fidelizaçao n tinha acabado??????

    • k0izo says:

      agora salvo raras excepções, todas te obrigam a 24 meses de fidelização que é o prazo máximo que a ANACOM impos.

      Lógico que para um mercado como este onde os preços, tarifários/pacotes, condições e serviços mudam como o vento, 24 meses é demasiado excessivo para o consumidor, e o problema é que a ANACOM não vai fazer nada quanto a isso e muito menos os chulos dos deputados.

  10. Regis says:

    Mais dois pontos a ter em conta na fibra:
    1- custos em electricidade para manter 24/24 os “aparelhometros” todos a funcionar.
    2 – telefone fixo inoperacional quando falta a electricidade em casa.

  11. Ricardo Ferreira says:

    Escolher o quê? na grande maioria do território só existe um disponível….

  12. Cat says:

    Alguém conhece a empresa IPTV Telecom?
    Alguém já usufruiu dos serviços que possa dar algum feedback?

    http://www.iptvtelecom.pt/

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