1234 – A password mais usada no iPhone
A protecção dos nossos dados começa nas passwords que escolhemos. Esta máxima foi aqui já repetida vezes sem conta, mas nunca nos cansamos de a repetir. É portanto natural que escolhamos as passwords mais complexas e complicadas que consigamos. Caso estas se limitem a um PIN não devemos escolher as mais óbvias, pois em caso de furto ou tentativa de acesso indevido serão estas as primeiras a ser tentadas.
Pois o criador e programador de aplicações para iPhone Daniel Amitay, descobriu agora que o PIN mais usado por todos os donos de iPhone é, por uma larga margem a sequência 1234.
Daniel Amitay desenvolveu entre outras a aplicação Big Brother Camera Security, que permite que seja tirada uma fotografia sempre que alguém tenta desbloquear o vosso iPhone e assim permite detectar tentativas de acesso indevido ao vosso iPhone. Uma das informações que essa aplicação recolhe, de forma anónima, é o PIN que está definido para desbloquear cada um dos iPhone's onde o Big Brother Camera Security está instalado.
Tendo na sua posse o PIN de todos esses equipamentos foi muito simples determinar qual a sequência numérica mais usada para desbloquear os equipamentos. Os números agora apresentados são de alguma forma preocupantes pois revelam que a maioria dos utilizadores não tem qualquer reocupação na hora de escolher esses códigos.
Ao todo foram recolhidas 204.508 passwords e a lista dos 10 PINs mais usados pode ser consultada abaixo:
- 1234
- 0000
- 2580
- 1111
- 5555
- 5683
- 0852
- 2222
- 1212
- 1998
De notar que o topo da lista está povoado por sequências de quatro dígitos idênticos, sendo que existe algumas alterações, tais como o subir ou descer uma fila na disposição dos dígitos. Preocupa bastante a elevada percentagem de utilizadores que optaram pela sequência mais óbvia de todas, a muito usada 1234. Este elevado número reflecte também a opção de muitos utilizadores na hora de escolher passwords em serviços web.
Na lista que Daniel Amitay recolheu consegue-se também perceber que a distribuição dos PINs escolhidos está muito associada a sequências numéricas que estão dentro do intervalo 1990-2000 que representa a escolha por uma data de nascimento ou de um outro qualquer evento recente na vida do dono do equipamento.
Formulaic passwords are never a good idea, yet 15% of all passcode sets were represented by only 10 different passcodes (out of a possible 10,000). The implication? A thief (or just a prankster) could safely try 10 different passcodes on your iPhone without initiating the data wipe.
With a 15% success rate, about 1 in 7 iPhones would easily unlock--even more if the intruder knows the users’ years of birth, relationship status, etc.
Naturalmente que estes dados são apenas aplicáveis ao universo de utilizadores que usam a aplicação Big Brother Camera Security, mas de certeza que são representativos da realidade que podemos encontrar em todos os dispositivos que dependem de um PIN para acesso.
Apesar de serem dados muito interessantes, estes números não devem ser estranhos para a maioria dos analistas e até dos comuns utilizadores deste tipo de equipamentos. As sequências numéricas mais simples são de longe as mais simples de serem memorizadas, mas acarretam os muito habituais riscos de segurança. Passwords fracas são as mais simples de serem quebradas, e as sequências óbvias, como o 1234 ou o 1111, são as primeiras a serem testadas.
Homepage: Most Common iPhone Passcodes
Este artigo tem mais de um ano
Realmente é preocupante a falta de segurança destes códigos e o facilitismo proporcionado pelos donos do iphone.
Mas tambem o que me faz mais confusao é que ele teve na posse dele 204.508 pins? Acho isso ainda mais grave porque embora de forma anonima ele utilizou dados confidenciais de pessoas
Afinal a app nao captura as passwords. O ecrã de desbloqueio é que é parecido e o programador assume que os utlizadores usem as mesmas passwords.
o PIN mais usado talvez ^_^’
o pin é a password do cartão, esta password é a utilizada para proteger o smartphone (penso eu de que, lol)
eu não tenho smartphone, mas tenho codigo PIN, e agora? lol
Esta password é o que se usa quando o telemovél está bloqueado e pretende-se desbloquear, não é o pin do SIM CARD. Esta password é equivalente, por exemplo nos Nokia, à combinação de teclas Menu + #, por isso se pensarmos, os iphone neste campo até são mais seguros do que a maioria dos tlelmóveis.
Porque é que são mais seguros?? O meu HTC tb pede código para desbloquear, e não é 1234, dá até para ser alfanumérico!:P E alguns Nokias, após o Menu+# tb pedem código para desbloquear… -.-‘
E no iPhone não dá?
A saber:
Definições –> Geral –> Bloqueio por código –> desligar Código simples e introduzir código que entender (podem usar números, letras, sinais combinados).
Então pronto, não é mais nem menos seguro no que toca a este aspecto…e ficamos todos contentes!:P
Tirando a “pequena” opção “Apagar todos os dados neste iPhone após 10 tentativas falhadas.” Eu até concordo um bocadito (mas só um bocadito) embora não me veja a selecionar a opção :S
André Meireles sim sim, isto o que convém é haver algum entrave, para terceiros não terem acesso à nossa informação.
Nem mais, completamente de acordo!;)
tretas…todos os telemoveis / smartphones têm essa função, o equivalente ao “+ #” é aquele slide que desbloqueia…
humm… um aplicação que envia para casa o pin do iphone… bonito….
Tratando-se de utilizadores iPhone, não me surpreende a notícia 😀
Por favor, que sirva a carapuça a quem a enfia 😉
P.S.: é só um pouco de humor matinal
E ao publicarem esta listagem, não contribuem para a maior percentagem de sucesso dos amigos do alheio? Que pena não ter meios para poder processar a apple.
Pode-me dizer o porquê de processar a Apple?!
Ou estaria talvez a falar neste sujeito que criou uma aplicação que envia o Pin para o mesmo, mas que em nada tem a ver com a Apple??
E porque nao? Qual seria o problema. E nao falo apenas e so da Apple mas dos outros fabricantes de software que nos vasculham os dados… operadores incluidos..
Que esses pins são inseguros, disso não há dúvida. Mas não é o que mais assusta nesta notícia…
Nao sei o porque de tanto alarmismo! Isso sao os numeros para desbloquear o iPhone, nao o cartao SIM. Para quem nao sabe esse numero nao serve para nada, ja que basta ligar o iPhone ao Pc e descobrir esse numero, muito facil de o fazer!!
isso parece ridiculo, pois nao tou bem a ver alguem poder ligar um iphone com código ao PC (lol? devia ter dito mac, mas whatever…) sem ter de o por (por o código)
Exactamente. Esse tipo de códigos só atrapalha a utilização. Já fico chateado quando o telemóvel se bloqueia por não lhe dar atenção durante 30 segundos, quanto mais ainda ter que marcar um código quando isso acontece. Por isso compreendo que quem os utilize seja apenas para apanhar a tempo tentativas de utilização por amigos.
O pessoal tem a mania de facilitar, com datas de nascimento, datas importantes, capicuas e por aí fora… depois dá nisso.
pelo menos destas referidas, nenhuma é a minha, nem nunca as pus em hipótese. 😀
ahaahah
A minha pass até é dificil de saber. é o ano em que o sporting ganhou o ultimo campeonato 🙂
Consegues por o AC depois da data?ahah
Hahahah XDDD
*Best quote ever 😀 *
Vou passar a usar 4321
Isto aplica-se a todas as plataformas e equipamentos, não só iPhone. Um dos primeiros testes nos dicionários de “Brute Force” são mesmo este tipo de combinações numéricas, já muito antes do iPhone se sabia que eram das mais utilizadas, quer pela facilidade em recordar, quer pela rapidez em digitar. Uma muito comum é “qwerty” por exemplo.
E eu faço aqui uma aposta com todos estes entendidos na matéria, principalmente para quem está já com intenções de atacar os users de iPhones. Aposto que mais de 70% têm a mesma password para todos os serviços ou combinações da mesma. É matemático, basta descobrir uma, aceder ao email e procurar tudo onde estão registados 🙂
Uma nota apenas para quem desconhece. O iPhone não aceita apenas números, também é possível usar alfanumericos.
Se a opção “simple passcode” estiver “on” fica apenas disponíveis 4 digitos, mas se estiver “off” podemos utilizar alfanumericos também. Mas esta informação pode-se extender aos demais dispositivos onde seja necessário colocar 4 digitos como código de acesso, desde códigos de alarmes, abertura de portas, cartões bancários, etc.
Tem 4 digitos, logo a cifra é mto pequena para ser segura
São 10000 combinações possiveis, é mto pouco na minha opinião
Este resultado não é nada de extraordinário, e pode-se aplicar de certa forma a diversos níveis.
Com tantas “passowrdezinhas” que temo que decorar as pessoas nem se chateiam com a segurança, o que na maior parte delas nem sequer pensa nisso, “se funciona está bom para mim” é o que a maioria das pessoas faz/pensa.
Quero ver descobrir o meu password e fim de papo! =)
eu percebo todos, sequencias simples, movimentos seguidos no teclado, datas de nascimento mas porque 8653?
enganei-me é 5683
5683 is the passcode with the least obvious pattern, but it turns out that it is the number representation of LOVE (5683), once again mimicking a very common internet password: “iloveyou.”
Isto só mostra que os americanos são todos uma cambada de burros.
(PS: Estou a brincar!! Vá, talvez um pouco… )
Uso um código que nem é muito complicado … e a opção apagar todos os dados após 10 tentativas falhadas de introdução do código.
(Cuidado com esta opção porque não dá para a bricadeira, de gajas, “empresta aí o telemóvel a ver se adivinho o código”)
Falei nessa opção mais em cima 🙂
Bem, é uma ótima opção mas não me veo a seleciona-la =/
Tenho dois filhotes muito queridos mas e se de repente, do nada, se lembram de mexer no iPhone tendo eu essa opção ativada? Estou bem tramado –‘ Não é que tenha muita coisa importante ou algo do género mas é mesmo como o Caro Aver diz,
“Cuidado com esta opção porque não dá para a bricadeira, de gajas, “empresta aí o telemóvel a ver se adivinho o código”
Cumprimentos,
Backups no itunes …?!!