Xiaomi vai lançar portátil ao estilo do “Macbook Air” com Linux
E já em 2015
A Xiaomi é actualmente um dos fabricantes chineses em expansão e em destaque no mundo dos dispositivos móveis.
A “Apple Chinesa”, como muita das vezes é apelidada tem a fama de “roubar” ideias à Apple (5 ideias que a Xiaomi “roubou” à Apple) e parece que há mais um equipamento a juntar à lista.
Não será o novo portátil da Xiaomi muito semelhante ao Macbook Air?
A Xiaomi prepara-se para atacar forte no segmento dos portáteis. Com um estilo muito parecido ao MacBook Air de Apple ou ao EliteBook da HP.
Este novo portátil será lançado em 2015 e terá o GNU/Linux como sistema operativo.
A nível das especificações, apesar de ainda serem apenas rumores, é espectável que este computador portátil tenha um ecrã Full HD de 15,6”, CPU lntel Haswell Core i7-4500u a 3 GHz, placa gráfica integrada Intel HD 4400 e 16 GB (2 x 8GB) de memória RAM.
Como referido este equipamento deverá vir equipado com o GNU/Linux e custará cerca de 400€. Até ao momento não há qualquer informação oficial por parte da Xiaomi e apenas existe alguma informação e também apenas imagens, que estão publicadas no site GIZMochina.
Via GIZMochina
Este artigo tem mais de um ano
se for ubuntu nao esta mal, mas espero que a bateria seja boa
Seja o que for, fazes backup da particäo de restauro, formatas o HDD/SSD e instalas o que bem quiseres……
Estilo de “Macbook Air” nao sei em que, mas ok.
Não é de estilo “MacBook Air” porque falta-lhe o preço a condizer
TRUE!
kkkkk tens razão Tiago Marques
like it!! 🙂
O preço e o resto 😉
Espero que depois também digam em relação a estas specs apresentadas: “bem vindos a 2013”
i7 4ª geração, 16gb de ram e ecrã full hd por 400 euros, onde viste algo perto destas características em 2013?
O hardware é de 2013 mas bem acima da média, o que significa que em 2015 servirá para tudo que o “povo geral” necessita.
Eu além dum i5/8GB RAM/SSD/GPU NVIDIA, tenho um Lenovo Miix 2 10″ com um Atom Z3745 (Intel HD Gen 7) + 2 GB RAM + SSD 128 GB + microSD 64 GB e nas tarefas diárias comuns (Office/Web/Edicäo básica de multimédia/jogos leves) näo sinto falta nenhuma do (muito) superior i5 e GPU Nvidia.
Aliás, *subjectivamente* o conjunto Miix 2 10″ chega a ter menos quebras que o Asus 15.6″ com i3-3217U, talvez devido ao Miix 2 ter um SSD-eMMC 128 GB e o Asus um HDD SATA.
Óbvio que falo de experiência perceptível e näo de poder (real) de processamento caso trabalhemos com algo pesado. Eu näo preciso de mais.
“Asus 15.6″ com i3-3217U”: esqueci-me de escrever, é o portátil do meu pai, comprado também em finais de 2013 com HDD 500GB SATA, 4 GB RAM, Win 8.1 64-bit (maioria das apps Asus desligadas, Win 8.1 original, optimizado com CCleaner)
@JBarbosa, se sair pelos 400€ com estas specs em 2015 será hardware antigo, logo descontinuado e por isso mais barato. Neste momento os Macbook Air já são vendidos com hardware superior logo nem serão comparáveis, muito menos no ecrã que no Macbook Air tem 13.3 e não 15.6.
@rmcrys, nem todos estamos na categoria do “povo geral”. Se o objectivo é lutar contra o Macbook Air então as specs tem de ser semelhantes.
Pois, bem vindos a 2013, então vai ver as do MacBook Air actuais.
– Intel Core i5 dual-core a 1,4 GHz (Turbo Boost até 2,7 GHz)
– 4 GB de memória LPDDR3 a 1600 MHz Configurável para 8 GB.
– Intel HD Graphics 5000
E?
Esse i5 é melhor que o i7 anunciado, só por exemplo 🙂
Rui: o i5 do MBA (se falamos do i5-4260U) a nível de CPU é inferior ao i7 apresentado (L3 3MB vs L3 4MB; 2700 MHz vs 3000 MHz máx).
Ou seja, a todos os níveis exceptuando jogos 3D o i7 apresentado bate o MBA. Näo só a esse nível como em RAM, resolucäo de ecrä, etc.
Näo säo comparáveis directamente visto que o MBA corre OSX e o dinheiro está a comprar outras coisas além de hardware, mas se formos ver hardware/preco ou performance geral, o MBA anda muito na mäo de baixo já há algum tempo…
Claro que quem compra um MBA paga um “premium” por ser Apple (se isso significa algo), e paga um “premium” por ser ultra-fino e leve (se isso faz alguma diferenca face à concorrencia de ultrabooks em aluminio, 30-35% mais baratos)
@rmcrys, estava a comparar o i7 do MacAir com o i7 apresentado, enganei-me no que estava a escrever.
Na resolução de ecrã, a trabalhar não é confortavel usar um full hd de 13. Falo por mim que optei pelo Air em vez do Pro com ecrã retina.
Quanto aos componentes serem abaixo, se usar SSD PCIe é andar na mão de baixo á algum tempo…
Quanto aos outros em aluminios que se vendem, já peguei em alguns e de frageis tem muito mais que qualquer Macbook.
De qualquer forma, procura um pouco no Google que encontras com facilidade quais são os portateis referência e quais são os outros 😉
Concordo.
Se me disserem que parece um Samsung NX900 (estou a escrever num) então concordo …só o preço é que falha. 😛
Vejam lá se não é parecido! http://goo.gl/awGR6j
Com estas specs e pelo preço que indicam sou menino para comprar um, chegue ele até este canto do mundo.
sim a parte de baixo é do samsung…são bonitos esses portáteis…
Os equipamentos chineses deram um grande salto em apenas alguns anos, dentro de meses vão destronar as principais marcas apresentando com performances superiores e preços bem inferiores.
é parecido (visualmente)!
Para as especificações que tem, parece-me um excelente preço… se fosses comprar um MacAir, quanto custaria?
eu preferia comprar um pc do que este portátil. sei la o que estes malditos chineses colocam
Colocam o mesmo que os malditos americanos.
Os americanos não colocam nada! Pedem ao chineses para colocar 😀
Os americanos tiram-te a informacäo para seguranca do país, e säo o último recurso de muitas sociedades quando há “guerras a sério”;
os chineses tiram-te informacäo (com sorte a bancária também) para servidores estranhos, e näo fazem nada de útil em caso de países com problemas: nem comida, nem auxílio, nem defesa.
NOTA: falo dos chineses como sociedade na China, nada haver os indivíduos que emigraram para ganhar a vida.
“São o último recurso para guerras a sério” então se praticamente em todas são eles que as fazem acontecer… e nas outras têm algum proveito senão estavam quietos, mas o mesmo em relação às outras potências, não existem bons nem maus, existe um conjunto de interesses que na maioria colidem com os interesses de outros
Tirando a parte de comerem cães e gatos, confio mais nos chineses do que os norte americanos.
@rmcrys
Comentário de um demente.
@Nuno Vieira “@rmcrys
Comentário de um demente.”
Opa, entendo porque estás a dizer que o teu comentário é de um demente, näo sejas täo duro contigo mesmo, näo precisas anunciar que és demente, é um problema sério…
Qualquer tipo de espionagem ao utilizador comum é inadmissível. A tua demência é que tu acreditas que os EUA espiam os utilizadores por causa do terrorismo.
“rmcrys”
na verdade, escreves-te tudo ao contrario :S
Ninguém ROUBA informação, dos cidadãos comuns para “ajudar” LOL 🙂
Os dados são ROUBADOS para uso próprio como é evidente.
Não há como enganar em coisas tão BÁSICAS como estas…
ora ai está!
Eu pessoalmente até confio mais no Chineses.
Lmx: “Ninguém ROUBA informação, dos cidadãos comuns para “ajudar”
Os dados são ROUBADOS para uso próprio”
Todos os países civilizados roubam informação dos cidadãos, não é exclusivo dos EUA. Eles são roubados exactamente para discriminar quem é “comum” e quem é criminoso e pode colocar uma bomba e afins. Informação para uso próprio? E o que faz o FBI ou CIA com os teus email ou fotos de meninas? Ou número de conta? Achas mesmo que vão levantar-te dinheiro? Santa paciência …
Nós é que vivemos num país a esse nível tranquilo, se um dia arrebentassem um comboio, avião ou outra coisa com um familiar ou conhecido, a tua conversa mudava rápido…
Ves os EUA a invadir algum país que não seja ameaçador? Ou algum país que não tenha bombas ou arsenal? Por outro lado vê a Rússia…
Se não fossem os EUA a manter alguns países na linha (irão, Iraque, China, Coreia do norte,Rússia) bem que já estávamos todos a falar russo ou mandarim …ou nem estávamos a falar porque seria conta o regime.
Nenhum dos países que os EUA invade são ameaçadores. Tu é que comes a propaganda deles sem sequer a questionares. Eles invadem porque têm interesses estratégicos e/ou económicos.
Já alguma vez questionaste-te o porquê que as pessoas do médio oriente e outros paises afectados pela politica estrangeira dos EUA os detestam? Claro que não, porque a propaganda dos EUA passam que eles são malucos e tu muito alegremente aceitas essa explicação.
rmcrys,
“Ves os EUA a invadir algum país que não seja ameaçador? Ou algum país que não tenha bombas ou arsenal? Por outro lado vê a Rússia…”
Não vejo um País…são TODOS os que os EUA invadem!
E os grupos terroristas são financiados pela cia, para depois os EUA criarem a propaganda de que “precisam invadir”…
É mais claro que a agua!
Estás a comparar a Russia com os EUA??Credo…a Russia não faz isso meu caro…
As guerras em que a URSS entrava era sempre para travar o mal…
A ultima foi a do Afeganistão, que tentava acabar com os talibans…
quem é que os Americanos apoiaram e ajudaram a crescer?Precisamente os Talibans…só dizes asneiras..
LMX/Nuno Vieira:
A mim ninguém me vende nada, já fui e tenho conhecidos de alguns desses países, leio os jornais e livros. A näo ser que tivesse um transtorno psicológico e pensasse que os livros e jornais Europeus, Americanos, etc säo todos manipulados, entäo podia ter outra opiniäo.
Basta ver na história (e agora) os “direitos” dos trabalhadores e os de opiniäo diferente ao regime na Rússia, China, Coreia do Norte, Médio Oriente e o que lhes acontece, e está tudo dito.
Quanto à URSS: tenho conhecidos que emigraram de países constituintes da URSS ou de influência russa (Georgia, etc) e contam bem a realidade; basta ver ainda há pouco com Ucranea + aviöes/submarinos no espaco da Suécia e Holanda, etc etc
É a vossa opiniäo, respeito, näo concordo e näo entro em paranóias “do contra”.
“basta ver ainda há pouco com Ucranea + aviöes/submarinos no espaco da Suécia e Holanda, etc etc”
Pelos vistos entras mesmo na Paranoia da invasão…
Parece o filme “The Russians are comming” 🙂
Submarinos/Aviões no espaço da suécia???Onde viste isto sobre a Russia?
Que eu saiba o submarino que lá estava era Holandes…aviões Russo no espaço Aereo Suéco?
Os Russos andam sempre por cima de Aguas Internacionais meu caro!!
Os EUA é que não, passam por cima de portugal com aviões para matar civis no iraq, afganistão, e o raio que os parta, e com presos, que raptam , em diversos locais do mundo…credo…não vês noticias tu????
Na Ucrania??
Na Ucrania está a EU, e nos edificios a volta de onde o presidente foi deposto e perseguido, está agora a CIA instalada…tu não vês noticias???
Até o Oliver Stonne está a fazer um documentário Sobre isso…credo.
http://www.hollywoodreporter.com/news/oliver-stone-ukraine-protests-truth-760755
este gajo tem t*mates,
mas ainda vai acabar como os cientistas do voo MH17 sobre a Ucrânia, ou o voo que os EUA abateram da malasya antes deste, ou num mercedes armadilhado…
aguardemos…
Epahh cego por algum tempo é normal, mas para sempre, já é defeito.
Desculpa a Sinceridade.
plastico ou aluminio?
Creio que é de alumínio se for de plástico ninguém comprará ☺
Em que ecoponto se coloca isto?!
Estas a pensar em ficar la espera para trazer algum que alguem va a deixar. Então vai esperar ali no ecoponto da esquina mas agasalha-te que esta frio e leva tambem um saco cama bem quentinho não va o sono fazer-te sonhar 🙂
Para o mundo Linux, parece ser uma boa noticia!
Para os outros também, imaginemos que em PT custara 400euros + 150 de um windows 8.1 , fica muito em conta.
So que nao deve chegar ao nosso mercado.
Tambem acredito que não chegue a Portugal. Pode-se optar por importar o artigo, porém não podemos esquecer que o teclado não virá em portugues.
e ainda corres o risco de a alfandega, te sacar mais algum 🙁
Há empresas chinesas a produzir notebooks finos com processadores desde o atom até i5 com preço interessante (desde $200 ou menos). Basta dar uma vista de olhos no alibaba e outros. Eu creio que vi lá esse modelo com botão cor de laranja… Como é prever esses fabricantes usam materiais mais baratos, plástico, etc (estou a referir-me aos vários fabricantes chineses, não concretamente a essa opção da Xiaomi)
Excelente, para formatar e instalar Windows 8.1 ou o 10 que esta a chegar
Ate nos portateis tem de copiar a apple, dps como android a bateria dura metade, fica lento e problemas com o passar do tempo. Garantia chinesa? Medo..
Essa afirmacäo está um pouco (grande) descontextualizada (SO móvel vs. desktop), e completamente equivocada quando na verdade é o contrário.
Mas qualquer situacäo é boa para inventar e dar largas à imaginacäo, näo? Ou isso, ou para ganhar uns “cliques” para o pplware.
se o pplware me paga, so estou a trabalhar!
Também tenho que pedir uma mesada ao Vitor M., dou demasiados cliques, opiniöes e esclarecimentos para viver a päo e água.
A Acer e a nossa Europeia Packard Bell, e a emachines também são chinesas acho eu.
Já tive aparelhos dessas 3 empresas e presentemente Lenovo também e cheguei às seguintes conclusöes:
– Acer/Packard Bell/eMachines/marcas de engenharia 100% china: NUNCA mais
– Lenovo (excepcäo): nunca me deu problemas, tenho (para já) confianca nela *mas* nunca compro nada Lenovo que näo veja a qualidade do ecrä primeiro (têm tendência para serem pouco luminosos, e as cores algo desequilibradas)
Meus (frequentes) problemas com marcas 100% chinas:
– baterias de fraca qualidade
– software com bugs (curiosamente as versöes Acer dos Windows conseguem ter dezenas de problemas que as versöes Asus, Lenovo, etc näo têm…)
– plásticos de degradacäo rápida
– ecräs com saturacäo e balanco de cor maus
Confio em produtos europeus, (norte)americanos e japoneses.
A ACER não é chinesa…é de TAIWAN…são asiaticos na mesma…ehehhe
Olha eu é ao contrario…
Asus tive um em 2007, mal pude troquei-o, a Acer’s tenho 3, e o próximo ou será Acer ou lenovo…
O problema dos 2 ultimos Acer, é o teclado, que não é soft…os antigos(tenho um!tinham um teclado incrível), tirando isso 100% satisfeito!
Asus é que nunca mais!
em portateis nada melhor que um macbook, ate para instalar o windows sao os melhores.
É isso e a esvaziar a carteira, nunca vi nada täo rápido 🙂
santa paciencia, pagar um preço premium para depois colocar o windows… se n é para usarem o Mac OS, n percam tempo nem dinheiro comprem um lenovo ou algo com qualidade.
Se vier com esse preço, e ainda por cima com Linux, um já têm vendido, a mim. 🙂
+1 pra mim 😛
Se vier a ser vendido aqui no BR eu compro!!
vai ter especificações superiores, a 1/4 do preço
Estilo??? ou um COPY e PASTE lolol?? isto sim é que é fazer os tpc de casa LOL por parte da XIAomi… que seja bem vindo pelo preço e especificações que os rumores dizem só falta comprar um adesivo da maçã e colar por trás :)….
Tadinhos dos que nunca lidaram com um Mac 🙁
E arrotam postas de pescada como se soubessem do que estão a falar.
“I’m have to admit being a bit baffled by how nobody else seems to have done what Apple did with the Macbook Air – even several years after the first release, the other notebook vendors continue to push those ugly and *clunky* things. Yes, there are vendors that have tried to emulate it, but usually pretty badly.” – Linus Torvalds 🙂
http://techcrunch.com/2012/04/19/an-interview-with-millenium-technology-prize-finalist-linus-torvalds/
toda agente sabe que os MACS são BONS!
Eu adorava ter um para correr o meu Linux!
O MAC OS é um excelente OS!
São é caros, e para justificar a compra de um, não é fácil!
Claro há alguns a preços muito competitivos, mas não são os pro’s…
mais copycat
e ainda dão crédito a Xiaomi
Na minha opinião essas imagens são fake pois no teclado está uma tecla windows e devia ser uma tecla “MI”….
isso não quer dizer nada, acho…
tive (já o despachei, para arranjar um melhor – leia-se, com mais RAM – porque se desse para fazer upgrade à RAM nem o vendia, mas só suportava mesmo os 4GB que trazia) um Asus com tecla Windows e o que vinha instalado de origem? Ubuntu…
Lixo xines não obrigado
+1
Não tenho nada contra os produtos em si… mas a forma como são fabricados.., falo de direitos humanos, concorrência desleal face a empresas ocidentais… não é por acaso se hoje somos a sociedade que somos. É fechar-lhes novamente as fronteiras e vamos ver o bom que são, pois não passam de um bando de piratas. Comprar chinês é renunciar a todos os nossos direitos e participar na nossa auto-destruição.
Também me entristece bastante, empresas ocidentais como a Apple e outras… que procuram mão de obra barata com o objectivo de maximizarem lucros… Haveria muito mais a dizer, enfim!!!
China!, NÃO OBRIGADO.
então não vestes quase nada, não calças quase nada, não utilizas quase nenhum gadget, pq é quase tudo tudo feito na china.
Pelo menos tento… e se todos tentassem estaríamos bem melhor, é uma questão de princípios.
A Xiaomi já desmentiu que a imagem, “photoshopada” do MqacBook Air, seja deles 🙂
O que não quer dizer que não venha a existir um (outro) computador.
sistema pré-instalado Linux?
xiaomi está a preparando lançar Red Mi 2!!! alguém sabe?!