TOMTOM Traffic ou o conceito de navegação GPS em tempo real
Actualmente a tecnologia GPS dedicada aos automobilistas está muito direccionada, não só para mostrar o destino que estes solicitam, mas também informar de tudo o que poderá ser vital para a segurança, poupança de tempo e precisão da localização.
Uma das melhores tecnologias neste segmento é o TOMTOM Traffic. Usando um vasto leque de meios de recolha de informação, esta tecnologia permite aos automobilistas optimizar a sua rota com base num sistema que é fiável, em tempo real e que se adapta rapidamente às circunstâncias das estradas.
O TOMTOM Traffic, antes HD Traffic, surgiu no mercado Português em 2009 e oferece aos utilizadores de dispositivos da marca informações em tempo real acerca do estado do trânsito em toda a rede de estradas disponível.
Este serviço é globalmente gerado a partir de mais de 5.5 milhões de sistemas de navegação, mais de 80 milhões de equipamentos GSM e dados provenientes de entidades governamentais.
A gestão da informação dos dados do utilizador é processada da seguinte forma:
- Validação: onde existe uma combinação de mapas através da filtragem dos dados inválidos, através, por exemplo, pela comparação de diferentes fontes;
- Fusão: onde se realiza a fusão de todos os dados válidos num sistema de trânsito em tempo real para toda a rede rodoviária;
- Detecção: onde ocorre a geração de incidentes de trânsito para troços onde ocorrem atrasos significativos.
A fusão do TOMTOM Traffic ocorre a cada trinta segundos para cada eixo de estrada em todos os países e dele provêm 6 mil milhões de medidas de velocidade diárias através de equipamentos TomTom conectados e não conectados, 6 triliões de medidas de velocidade registadas por condutores que percorreram 100 mil milhões de quilómetros.
A cada hora, 12 milhões de quilómetros são percorridos por equipamentos TOMTOM conectados. O histórico é feito com base em medições efectuadas pela base de dados de históricos de trânsito da TOMTOM, que contém 9 trilhões (9.000.000.000.000) de medições dos utilizadores, que conduziram 280 mil milhões (280.000.000.000) de quilómetros num total de tempo de condução de 700.000 anos.
São acrescentados diariamente 7 mil milhões (7.000.000.000) de informações a esta base de dados.
Mas então como é que funciona?
Toda esta estrutura é substancialmente eficaz graças à comunidade TOMTOM que partilha os dados. Estes dados, como os trajectos seguidos, os PDIs e as informações de trânsito são enviados para os servidores da TOMTOM, combinados com vários serviços governamentais, como as câmaras existentes nas vias, os dados estatísticos recolhidos pelas forças de autoridade e muitos outros dados derivados do tráfego, são "devolvidos" ao utilizador através do seu dispositivo.
Mas como recebe o dispositivo essas informações?
Basicamente esta tecnologia, assim como quase tudo na actualidade, requer uma ligação à Internet. Por isso é que os dispositivos permitem conectar, usando o smartphone, a informação da TOMTOM, ao seu carro, oferecendo todo um vasto leque de pormenor sobre a rota que escolheu.
Mas então tenho de partilhar dados privados com a TOMTOM?
Na verdade tem. O seu GPS envia à TOMTOM a sua localização, a velocidade que seguia, para onde foi, o tempo que demorou... entre várias outras particularidades. Não é que a TOMTOM queira saber isso para lá de compilar informações valiosas sobre o que os dispositivos oferecem: localização e o meio para lá chegar.
Por isso a TOMTOM recolhe o que lhe interessa desses dados e apaga o que não tem a ver com o serviço em si. A informação é tratada como anónima, não há passagem para outros serviços nem há verificação por parte dos funcionários. Apenas há serviço dos seus servidores que cortam tudo o que é "pessoal" e descartam de forma permanente.
Mas então se nos roubarem o dispositivo?
Não é fácil retirar dados sensíveis lá de dentro! Isto porque o sistema recolhe, encripta e guarda. Se alguém roubar um dispositivo terá uma dura e, provavelmente inglória, tarefa de sacar toda a informação que mostrará por onde andou, a que horas fez os trajectos e muito mais.
Essa informação, contudo, pode ser verificada por cada um dos proprietários quando estes ligam o seu dispositivo ao computador, usando o My TomTom.
E como podem as pessoas no trânsito partilhar informação?
Basicamente a informação é partilhada pela análise da localização do veículo, a velocidade a que este circula, as variações que o veículo tem em relação ao plano traçado, entre outros pequenos detalhes. Assim, se alguém à sua frente alguém, dentro da comunidade TOMTOM, estiver "preso no trânsito", receberá antecipadamente essa informação de trânsito no dispositivo. Informação essa que foi combinada dos vários serviços já referidos (localização de pessoas na comunidade, câmaras de trânsito, informações rodoviárias, etc...).
E se não tiver Internet enquanto vou na estrada, como partilho e recolho as informações?
Em offline o TOMTOM poderá ser alimentado quando o ligar ao seu PC. Dessa forma, recorrendo ao My TomTom, este será actualizado e passará à TOMTOM os dados que recolheu, enquanto o usou, mesmo em modo offline.
Na próxima vez que usar o serviço, este terá informações que descarregou na última vez que o ligou ao PC, onde esteve ligado à Internet via My TomTom. É de referir que o My TomTom solicita um registo no serviço para que possa ter acesso ao equipamento (em modo de interpretação) e aos dados lá existentes.
E ao emparelhar os dispositivos com o smartphone, consome muitos dados?
Na verdade não. As informações "transaccionadas" são pacotes muito leves de dados, coordenadas e ficheiros de poucos kbs. O que poupará em não ficar preso no trânsito, compensará largamente o que gasta de dados 3G/4G.
O serviço é pago?
Não. O serviço em si é gratuito, vitalício, contudo, para usufruir do mesmo, terá de estar equipado com um dos recentes dispositivos GPS da TOMTOM ou ter a app no seu smartphone.
Em resumo...
O serviço em si é fantástico, a ideia é generalizar este serviço convencendo os utilizadores ou a adquirir um equipamento TOMTOM GO ou a adquiri uma app mobile para iPhone e Android. Depois, com a popularidade instalada, será maior o leque de informação em tempo real, isto porque a quantidade de utilizadores beneficia essa propagação.
Além de ter o equipamento, as pessoas têm de estar "sincronizadas" com o serviço online, para isso têm de emparelhar os smartphones. Estando estas premissas todas reunidas... o serviço é muito bom!
Homepage: TOMTOM Traffic
Este artigo tem mais de um ano
Penso que o waze e é mais simples e melhor.
Para alem disso permite avisar os outros condutores detalhadamente de o que se vai encontrar na via (obras, animais, veículos, buracos, estradas cortadas, policia, radares, etc.)
Já estive para instalar o waze, mas creio que é algo mais simplório, apesar de bastante útil. Como digo abaixo, o tomtom calcula trajectos em função do transito, da-nos estimativas de atrasos, até onde estão as filas, etc. Não quer dizer que para quem anda, por exemplo, só nos mesmos sitios e não quer daber de trajectos para nada, o simples facto de saber que há problemas no ponto X já é importantissimo.
Desculpa, mas devias instalar e usar o waze e verias que isso não é assim.
Faço uso do waze diariamente, e ele avisa-me do problemas na estrada seja filas de trânsito, obras e caso estejas a usar para te dar o melhor trajecto do um ponto a outro, ele analiza e se detectar problemas de trafego dá-te um novo percurso e atualiza o teu ETA ao local.
Caso o estejas a utilizar apenas para saber onde estão os problemas, também te diz onde estão os problemas num raio de km’s definido por ti.
Não tem nada a ver. O nível de detalhe neste sistema é… colossal!
Além disso, em termos de GPS em si… o waze está muito longe!!! Alias, nem se pode comparar.
Penso que o waze e é mais simples e melhor.
Para alem disso permite avisar os outros condutores detalhadamente de o que se vai encontrar na via (obras, animais, veículos, buracos, estradas cortadas, policia, radares, acidentes, etc.)
Concordo plenamente André além de que sou um novo membro do serviço waze e lhe digo que estou bastante conte com esse serviço para mim 5 estrelas.
E navegação e tao bom o waze? , bom post..
para mim so é pena nao ter os radares também liftime
Tão bom? 😀 é muito superior, alias, nem tem comparação!
Pois não, não têm realmente comparação.
Enquanto compras um GPS especifico para uma coisa apenas e por um valor apreciável, não estou dizer caro mas apenas apreciável, é bom que tenha o seu pontos fortes.
Eu uso o waze no meu iPhone e iPad, chega-me para o que quero, tenho um holder que dá para ambos (só utilizo um de cada vez, para viagens curtas o iPhone chega bem. Para viagens longas, uso o iPad). Se houve alteração na via, posso ajudar assim como o TomTom.
Ah, já tendo o equipamento (smartphone e/ou tablet) o waze é gratuito e até agora sem publicidade, assim como o TomTom.
carlos eu faço milhares de kms e o iphone é mais que suficiente, não precisas nada do ipad (pessoalmente até acho que deve ser muito pouco pratico, mas aí são gostos).
Em termos de navegação os navegadores profissionais estão muito a frente de qualquer desses “navegadores” (tenho mesmo de colocar aspas).
O TMN Drive usei antes de comprar o tomtom e sinceramente depois de muitos kms com ele tive de o desinstalar porque já estava farto que ele me fizesse trajectos por “caminhinhos” (e não estava no modo menor distancia). Para AE’s, principais nacionais e nacionais é razoavel, mas não para andar por esse país.
O Navegador nativo do ios tem evoluido bastante e também já é uma alternativa.
O google maps serve para encontrarmos sitios. Como navegador tem muito a evoluir. A coisa que mais irrita nele é aqueles mapas ranhosos sem serem vectoriais. Fica com um aspecto horrivel. Mas nem é por isso que nao gosto muito, é mesmo pela navegação.
Eu gosto do tomtom valeu cada centimo. Depois de ter 2 Tomtom (um era o go 530 o outro nao me lembro) e um Garmin (um Nuvi qq coisa) deixei de ir para equipamentos dedicados. O meu carro foi assaltado 2 vezes (e só lá estavam os suportes). Pessoalmente posso dizer que em navegação o Tomtom 530 dava 10-0 ao tomtom para iphone. Tal como este dá 10-0 a estes “navegadores”
Não conheço o Waze, mas posso dizer que o Tomtom trafic (pelo menos no iphone) é muito bom. E funciona em muitas zonas do País. Já apanhei informações uteis de transito em zonas fora de grandes centros.
No iphone o serviço não é gratuito. Eles no último mês entraram em 50% de desconto, mas nao consigo confirmar agora o preço porque nao estou a conseguir entrar na loja da tomtom
e já agora é muito mais que nos dar informação de transito à nossa frente. É o replanear rotas em função do transito
2.69€/mês ou 14,99€/ano.
Para mim é grande injustiça que com o meu Tomtom Via 120 ter que pagar um dinheirão pelo live traffic e estes Go terem a subscrição vitalicia…
Ao menos ser possivel ter o traffic no Via por partilha de net pelo smartphone, como no Go.
De tantas compras que já fiz pela internet,uma das que me enganou foi a TOMTOM.(Quem diria)
Comprei uma actualização para 18 meses (6 Trimestres)
Actualizou 1 Depois passou a informar-me que teria de comprar as proximas.
Conclusão que tenho desta empresa,existe para enganar o cliente.
esclareceste o assunto com o suporte?
O google maps é que deveria fazer isto por defeito.
Com a quantidade de aparelhos android com ligação à net em tempo real, as informações seriam muito boas.
A TOMTOM, deixa muito a desejar nos quesitos atualização dos mapas e informações confiáveis. Pelo menos no que se refere ao mapa Brasil. O mapas contém vários “loops”, onde ficas a correr “atrás do rabo”, ou saídas repentinas de vias principais que não levam a lugar algum. Possui erros grosseiros e por vezes em locais perigosos e por aí vai. Tens que carregar outro(s) GPS(s) para não ficares na mão. O meu VIA 1400 não acessa o serviço Live Traffic, fica numa busca eterna, sem nada encontrar. Melhor experiência tive com os navegadores “IGO”. Saudações a todos.
Que modelo esse que ta nas figuras?
No TomTom para iOS 7 a compra do Traffic cria nas Opções de Percuso a de Minimizar atrasos (entre Encontrar alternativa e Passar por)
Tocando no ícone do carro que está no canto superior direito do ecrã de navegação agora surgem as informações do Traffic.
Mais não sei porque ainda não experimentei. Vamos ver se dou por bem empregue os €15 por um ano.
Ao ver as respostas do criador do artigo (Vitor M), só tenho vontade de perguntar
“Quanto a TOMTOM te pagou para a defenderes com unhas e dentes?”
Mais um apologista do Waze. 🙂
Apesar de reconhecer a superioridade do TomTom como navegador, não há dúvida que o Waze é uma aposta mais que ganha para o cálculo de um trajeto dentro de cidade tendo em conta o tráfico existente e a custo ZERO.
Aliás, enquanto o serviço da TomTom for pago, nem vale a pena o debate.
Não foi à toa que a Google comprou a empresa que desenvolveu o Waze recentemente.
Experimentem. 😉
ola gostava saber se e compatível Windows umia 800 tom tom star 20
Sim é.
Já utilizei o TomTom e o Waze em simultâneo.
O Waze foi bastante mais eficaz a detectar os problemas de transito bem como a estimar a duração dos trajectos.
Em termos gráficos, o Tomtom é melhor ser duvida, mas é o único ponto positivo.
Para mim actualmente o melhor é o Waze.