Todos os seus cartões num único? Sim, é possível
Cartões... cartões... e mais cartões!!! É no supermercado, no posto de abastecimento, na loja de desporto, na farmácia, na pizzaria, na escola, na empresa... são os cartões de identificação, de promoção ou de tostão. Raios, e se houvesse só um cartão para tudo?
Sim, isso já é possível, com o cartão electrónico Swyp.
O Swyp não é um sistema único no mundo, contudo, esta empresa está a desenvolver um cartão de alta tecnologia que permite armazenar todos os seus cartões, sejam eles de crédito, promocionais ou outros, num único cartão.
Este cartão é um dispositivo metálico com um ecrã embutido, onde serão apresentados todos os cartões que pretende utilizar, bastando para isso alternar entre cartões através dos botões presentes no canto inferior direito do Swyp.
Para fazer Upload dos seus cartões, basta fazer uma digitalização aos mesmos, utilizando para isso um leitor específico que é conectado ao seu smartphone.
Em conjunto com este leitor, a empresa desenvolveu também uma aplicação de acompanhamento, onde lhe é permitido armazenar e gerir os seus cartões e até mesmo visualizar recibos sobre as transacções realizadas.
Actualmente, o Swyp permitirá ao utilizador armazenar até um máximo de 25 cartões, quantidade esta superior aos seus concorrentes, pois a Coin só permite o armazenamento máximo de 8 e a Plastc um armazenamento máximo de 20 cartões.
Mas este cartão tem ainda mais vantagens. Ao nível da segurança, caso o seu smartphone esteja a uma distância superior a 6 metros em relação ao seu cartão electrónico, ele será desactivado automaticamente, de forma a manter as suas informações totalmente seguras.
Para além disso, o Swyp terá ainda uma bateria recarregável embutida, embora ainda não esteja claro se o seu carregamento poderá ser realizado sem fios.
Actualmente, ainda faltam algumas funcionalidades interessantes a este cartão, funcionalidades que estão presentes nos seus concorrentes, como é o caso de suporte para NFC ou até mesmo da tecnologia chip-and-pin. Contudo, o preço praticado poderá compensar.
Os seus concorrentes directos actualmente estão a praticar preços entre os 100 e os 150 dólares, enquanto o Swyp está a ser vendido em pré-venda por 49 dólares.
Mas existe um senão, quando for lançado oficialmente, o que está previsto para o outono, este dispositivo terá um preço que rondará os 99 dólares.
Conseguirá o Swyp competir com a sua concorrência directa?
Estes tipos de cartões únicos estão a ser comercializados apenas nos Estados Unidos da América, mas podem ser utilizados em qualquer país desde que o sistema de leitura permita ler bandas magnéticas.
Como sabemos o mercado nacional, em grande parte dos dispositivos, funciona de modo reactivo, o que nos poderá dizer que mais tarde ou mais cedo este cartão poderá entrar em circulação.
Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM
Este artigo tem mais de um ano
Já tinha tido uma ideia parecida…
mas nunca avancei :s
Quem nunca pensou nisto?
A diferença está em quem avança e quem se mantém na mesma…
huuummmm…
Eu nunca me tinha lembrado disto!!! 😛
Já são 2 ou 3 projectos do mesmo, todos falharam.
Vamos esperar para ver. que dava jeito, dava…
Vitor M,
Para a semana, vai haver um…”parto”! E acho, que a “maternidade” vai começar pungente! Dp, respondo ao email.
Xi
Para mim vejo dificuldades:
supermercado: código de barras
escola: banda magnética
banco: NFC(limitado) e chip
Dificilmente vou algum dia ficar so com 1
Quanto a NFC/RFID é simples. A não ser que o sistema requeira algo mesmo muito específico, há tags/chips da Mirafe e outros que suportam várias aplicações separadas (pelo menos 16). Só era necessário tem a aplicação de pc ou smartphone e um terminal para escrever num espaço de memória livre do chip.
Um bom exemplo disso é o cartão de cidadão, que tem espaços de aplicações vazios. Há poucos anos na minha universidade durante a exposição do trabalho de uma unidade de investigação ofereceram-se para colocar a autorização de acesso aos parques de estacionamento no cartão de cidadão.
Alem de que mts supermercados não tem leitores ópticos para telemóveis, ou seja o código de barras no ecran n é reconhecido….e la vai á vida esta ideia, espero no futuro que isso mude, eu tenho os meus cartões todos no smartphone mas n consigo usar em todos os locais.
My bad n vi o vídeo e percebi q o cartão era mesmo virtual =P afinal é físico. Já é um avanço gostei da ideia.
exactamente, o cardmobili tem esse problema ao usar por exemplo o cartão do continente… como não lê o código no telemóvel vai dar ao mesmo :/
Ora bolas…eu tenho 25 cartões todos com descontos e promoções diferentes é gasóleo, continente, pingo doce, norauto, maxmat etc…etc…todos eles com super descontos.
Mandei fazer carteira a medida para que a qualquer momento mostrar cartão direto.
oh!vou ficar zangado se modarem o sistema.
é algo que muitos de nós já tínhamos pensado em alguma maneira de juntar tantos cartões.. Andar com a carteira no bolso e com tanto cartão, ela fica volumosa e por vezes é desconfortante ao andar ou sentar. É a primeira versão, mas com certeza que com o tempo este equipamento ficará cada vez mais complexo
É pena que o cardmobili nao tenho vingado no,mercado 🙁
Vai dar para o torto, eles ainda usam polegadas xD
E quando ele fica preso na caixa multibanco ou posto de gasolina? Lá ficamos sem todos os nossos cartões!
E quando o perdermos? Lá ficamos sem todos os nossos cartoes!
E quando me gamam o cartao? Lá ficamos sem todos os nossos cartoes!
Não acredite que funcione!!!
Tu és deveras inteligente *slow clap*
Leu a notícia? A mim parece-me que não! 😀
Se calhar continuas a ter os cartões originais certo?
Se queres ser “prevenido” compra dois destes, um para usar e outro de backup…
Mais! Podes fazer um novo de forma instantânea a qualquer momento (os cartões podem ficar em cópia digital)!
Podes dizer isso dos teus outros cartões “reais”? Eu por exemplo tenho de esperar para receber os meus do banco…
Na realidade é uma boa enovação.no entanto deixou-me sempre muintas dúvidas quanto à segurança!.Será que o sistema por ser tão prático…não permitirá…ou seja,ao mudar automáticamento de uns para os outros não poderão ser CUPIADOS???.
Pelo que vi no vídeo, parece-me que este “multi-cartão” está concebido apenas para o mercado americano, onde a maioria dos cartões ainda não usa chip, mas apenas banda magnética. O sistema aproveita uma das vulnerabilidades dos cartões com banda magnética, a sua fácil clonagem, para armazenar cópias dos vários cartões. Na Europa, os nossos cartões bancários têm um chip, colocado precisamente para impedir a clonagem. A não ser que os bancos emissores dos cartões colaborassem no projeto, não vejo viabilidade neste produto para a Europa.
Exatamente com o chip este projecto deixa de ser viável, mas para os restantes cartões de promoções e cupões já serve pois esses são geralmente de banda magnética, sempre é melhor andar com 2 cartões(este + banco) do que com 20
Mas continuo achar q o futuro é no smartphone e acabar com a carteira por completo.
Acredito que isto é uma boa ideia. Mas para chegar a Portugal ainda vai ver forte oposição da CNPD e dos bancos… Porque será? :p