PplWare Mobile

Texas Instruments – O Futuro dos Smartphones e Tablets

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Ryan says:

    A capacidade de processamento destas maquinas aumentou em muito. Mas o verdadeiro estudo e as verdadeiras respostas sao aquelas que sairao dos utilizadores. Obviamente que e bom ter num so corpo varias possibilidades em vez de ter mais componentes numa logic board.
    As minhas interrogacoes ficam mais no consumo de energia. Sera que e mesmo eficiente? E que num smartphone sem ser de dois nucleos os consumos sao ja elevados dependendo aquilo que fazemos. Alguem que goste destas maquinas e que da um uso extensivo vera que o consumo aumenta. Os smartphones vao tendo mais capacidades de processamento em multi tarefa e isso conduz a um maior consumo.
    Pessoalmente cheira-me que a bateria e o parente pobre dos smartphones porque os avancos nessa area acho que tem sido reduzidos.

    • Andre says:

      Com a mais processadores na mesma placa leva a que estes tenham que diminuir uns nanometros nas ligações para caberem na mesma placa, essa diminuição leva a maior eficiência energética e dissipação de calor, por isso acredito que os processadores evoluem para a diminuição do consumo energético, claro está que um processador sobrecarregado gasta sempre mais, seja num smartphone, tablet ou mesmo computador (seja ele netbook, notebook ou desktop)

    • Zes says:

      não te rales com a bateria, na altura que ela viciar já está na hora de comprares outro modelo mais recente, porque é assim que a tecnologia aliado ao consumismo e a economia evoluem.

  2. Tem tudo a ver como o software é implementado, acho que as grandes software houses, e aqui posso incluir a Google e a Apple pois também fazem software, estão mais preocupadas em lançar 40 updates por ano em vez de melhorarem, de verdade o que já está feito. Há muitas possibilidades para se melhorar o desempenho da bateria, e pode-se começar pelo kernel, é o suficiente, há mil e uma possibilidades, das quais não vou teorizar pois teria que escrever um texto demasiado extenso.

  3. serva says:

    Menos que os 32Nm ?,penso que ainda não é possível , ou se aumenta a capacidade das baterias ou de facto reduz-se o tamanho dos condensadores de forma a economizar energia e gerar simultaneamente menos calor , estes 2 factores poderão de facto ser os que podem travar a capacidade de processamento destes dispositivos .

    Agora andamos todos a espera de grande capacidade de processamento com quad cores inclusive já anunciados , mas a questão é ? … quanto tempo as baterias aguentam com uso de todo esse poder de processamento , certamente que iremos após este momento de euforia de clocks cada vez mais altos , chegarmos a uma plataforma que alie o processamento ao consumo energético .

    Cumprimentos

    Serva

    • Hélder Ferreira says:

      Serva, falas-te que menos de 32nm que seria impossível…
      Nada é impossível, está previsto que o Asus Padfone traga um Qualcomm de 28nm Snapdragon S4.

      4nm a menos do que pensavas ser impossível.

      E pelo caminho que a tecnologia está a seguir, ainda iremos ver processadores com menos de 25 nano-milímetros.

      O caminho do futuro é ter equipamentos pequenos com poderosos hardwares, e o caminho passa pela minimização dos componentes para se poder incluir outros componentes e dar outras funcionalidades aos equipamentos.

  4. Hélder Ferreira says:

    Vejo aqui comentários a falarem sobre a durabilidade das baterias…
    Só um exemplo, a bateria do Galaxy Nexus é muito superior às baterias actuais, também teria de ser, mesmo terem reduzido 0.3GHz no processador para 1.2GHz, só os 350+ PPIs do ecrã, devem fazer um consumo fantástico.

    E só uma curiosidade, os processadores TI OMAP, são os mais económicos face à concorrência.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.