PplWare Mobile

Samsung segue Apple! Próximos smartphones a 64 bits

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Benchmark do iPhone 5 says:

    Mas afinal quem é que fabricou o A7, o processador do iPhone 5s ?

    A Apple andava a ver se arranjava outro fabricante para a Samsung não ficar a saber mais do que a conta.

    • Luís Nabais says:

      Posso estar a perceber mal, mas o A7 foi fabricado pela Samsung, não foi?
      Se sim, fazer melhor e 64-bit na mesma deve ser facílimo para a Samsung, visto que é um passo que já estariam certamente a antecipar.

      Duvido que tenham fabricado o A7 e vendido para a Apple, sem pensar que seria para iPhone e/ou iPad.

      • Nunes says:

        por acaso ninguém sabe se foi a Samsung a fabricar, pode já ser a TSMC
        mas mesmo que seja a Samsung, não foi ela que desenhou os processadores, mas sim a Apple
        Eles são fabricados sob contracto, por isso não está a vender à Apple. É apenas paga para fabricar

        • SerginhoM says:

          Não tenho a certeza, mas acho que o A7 do iPhone é da Texas Instruments.

          • Nunes says:

            Texas Instruments?
            Essa deixou de fabricar SoC ARM para telemóveis e afins! deves estar a fazer confusão com qualquer outra coisa!

          • António says:

            O A7 é completamente desenhado pela apple. Como a TSMC ainda está a construir fabricas e não tem condições para produzir chips em quantidades velocidades que a Apple precisa tiveram de continuar com a samsung. Mas é tudo apple design . A samsung só fornece as fabricas e mão de obra. Um dos objectivos da apple é tirar os chips das fabricas da samsung porque basicamente a Apple tem de lhes dar a blueprint ou seja está a oferecer a eles maneira facil de copiar. Se mudar de fabrica a samsung tem de fazer reverse engenieer nos chips o que ainda atrasa as coisas.

        • EXP001 says:

          Pois claro a maça agora tb desenha processadores. Ta boa sim senhor

          • Benchmark do iPhone 5 says:

            Isso é uma coisa que qualquer pessoa razoavelmente informada sabe.

          • Nunes says:

            se não sabias ficas a saber! Não é muito complicado de encontrar essa informação na internet!
            A Apple há cerca de 4-5 anos atrás adquiriu várias companhias para ajudar a criar os SoC que usa!
            No ano passado apresentou o primeiro SoC com núcleos próprios compatíveis com instruções ARMv7
            a wikipedia pode ser um ponto de partida para saberes mais
            http://en.wikipedia.org/wiki/Apple_(system_on_chip)

          • António says:

            Eles compraram um empresa de chips e também uma licença para poderam desenhar chips com arquitectura ARM como quiserem. Coisa que mais ninguém faz. o OS e o processador são as duas coisas que mais faz diferença num smartphone por isso é normal que a apple queira desenhar ambos.

        • miguel says:

          exatamente, esta gente não pode ter cerebro. Lol, então vejam na vossa roupa, roupa de grandes marcas é tudo made in china. No entanto há alguma marca de roupa de jeito chinesa? NAO. A apple desenha os processadores a samsung so monta as peças, lol, a apple é o rei e a samsung é o escravo que monta. É como uma empregada de limpeza, eu sujo, ela limpa. Mas claro que a samsung já vai copiar, é sempre assim, já nem vale a pena inovar com estes minorcas sempre a copiar.

      • miguel says:

        alem disso, se “fazer um processador 64bits para a samsung é facilimo” pq que nem 32bits conseguem fazer? Pq que tem de encomendar de outras empresas (snapdragon) para os seus proprios telemoveis? Estes samsung fanboys sao mais minorcas que a própria samsung, lol

        • António says:

          a samsung não desenha processador só os fabrica. Eles compram desenhos as outras empresas. é completamente normal. A apple comprou uma licença para puder desenhar os seus próprios processador para fazer a diferença.

    • D says:

      Tu tens uma ideia de negocio, desenhas e especificas como queres o teu produto… Vais a terceiros para fabricar, o crédito já não é 100% teu?

      O que é que interessa ser a Samsung a fabricar hardware? Isso não quer dizer que possam usar exactamente o mesmo chip. Podem tirar ideias? Até podem…

      Se a Samsung é boa a fabricar os componentes qual é o mal nisso? A vossa linha de pensamento é muito estranha.

      • navyseal says:

        Estranho é que dar ao meu concorrente directo a produção de algo

        • Nunes says:

          capacidade de produção!
          não há muitas companhias capazes de produzir nas quantidades que a Apple precisa

          • Nelson JP says:

            Precisamente… não percebo a dificuldade em entender isto… Mas Samsung tb vai ter processadores a 6bit para quê? Tomaram eles que a Google optimizasse o Android para correr decentemente no hardware actual… a menos que estejam a planear o Tizen a 64bits…

          • lmx says:

            O tizen…é linux…e o melhor suporte que existe na actualidade para AArch64 é presisamente para linux…por isso não vejo problemas na parte do software…

            Falta o mais importante, o processador 😀

            cmps

      • Benchmark do iPhone 5 says:

        Pois. Mas há certos pormenores que não são estritamente tecnológicos. Saber as datas de lançamento e as características dos produtos que a concorrência vai lançar são muito importantes.

        A Samsung vem dizer – agora – que o seu próximo processador é de 64 bits. O meu dedo que adivinha (e realmente não sei quem fabricou o A7) diz-me que se tivesse sido a Samsung a fabricá-lo já tinha feito o anúncio antes. Para quê ? Para tirar o efeito surpresa do lançamento do iPhone 5s com processador de 64 bits. Assim dá ideia que ficou apeada a ver passar o comboio e agora tem que correr para o apanhar.

        • Sussie says:

          Certo, se fosse a Samsung teria-o feito.
          Mas pode ter existido um contrato com a Apple para que esta não pudesse anunciar nada antes da Apple anunciar.

        • justanotherone says:

          não disseram que o próximo era a 64 bits (quando digo próximo, talvez S5 ou evo do S4), disseram que no futuro sim, não futuro próximo, mas, isto é semantica, posso ter percebido mal xD

          Agora, tendo sido ou não a Samsung a fabricar o processador, também existem clausulas que impedem divulgação de informação, e que quebrar, implique a perca de muito dinheiro, tanto para a Apple (se calhar já não havia o efeito surpresa) como para a Samsung que podia ter de pagar uma coima. Sem falar em efeito de marketing, que ai já não sei se seria benefico ou não para qualquer uma das duas.

          • Benchmark do iPhone 5 says:

            Quando alguma empresa destas quer que se saiba alguma coisa, mas não pode ser ela a dizer (ou não lhe convém),tem meios para isso. Basta soprar aos ouvidos certos. O efeito é praticamente o mesmo.

      • Nelson says:

        Pois, e até já nem é a Samsung a produzir chips para a Apple, mas sim iuma empresa alemã.

        Além disso, a Samsung também usa processadores de outras marcas como snapdragon…

        Enfim…

    • Nunes says:

      é! 🙂
      piadas à parte, processadores de 64bits já eram esperados em 2014, mas creio que não fica bem à Samsung estes comentários um pouco infantis

      • Daniel says:

        Que eu tenha conhecimento a TSMC, em termos de ARMv8, só estava a fazer test waffers para validar a tecnologia de 16nm (FinFET) e a linha de produção só entraria em efeito a Novembro deste ano (o primeiro batch de teste saiu em Abril).

        • Nunes says:

          não percebo o teu comentário! A TSMC produz para outros, e 16nm ainda deve demorar um bocado até passar a ser usado no fabrico de chips comerciais
          Se pesquisares um pouco a TSMC só prevê chips a 16nm no final de 2014 início de 2015
          Por isso o que quer que tenhas lido deve se referir meramente a testes, que costumam demorar até que que se inicia realmente a produção de chips para comercialização!

        • lmx says:

          penso que os que a apple produzio foram a 38 nm…penso eu…

          cmps

    • Daniel says:

      É um bocado dificil isso tendo em conta que a Samsung foi uma das primeiras a licenciar os processadores ARM de 64bits, os A57 e A53, em Outubro de 2012 (quase um ano atrás). A única outra empresa que tinha conhecimento de ter licenciado os ARMv8 foi a AMD (também em Outubro de 2012). No entanto estive a ver agora e além destes dois, a Broadcom, Calxeda, HiSilicon e STMicroelectronics também licenciaram na mesma altura.

    • 34 says:

      Não há problema em a apple saber mais que a conta, o A7 é 99% um processador arm nornmal, e os restantes 1% a tinta é que é apple.

      • Nunes says:

        temos o exemplo do A6 em que a Apple criou um núcleo próprio compatível com a arquitectura ARM, tal como a Qualcomm já fez!
        Por isso não é de esperar que seja um ARM normal, aliás mesmo que fosse um núcleo licenciado seria bastante diferente daqueles que agora são usados pois houve um grande salto entre ARMv7 e ARMv8

  2. António Ferreira says:

    e agora, quem copiou quem ?

    • Luís Nabais says:

      Tendo em conta que foi a Samsung a fabricar o A7, é um bocado vago, não?

      • António Ferreira says:

        tendo em conta que, se foi a samsung a fabricar o A7, se vai avançar tb para os socs a 64bits, tera ela propria que criar um. o meu comentario “e agora, quem copiou quem ?” é apenas ironico para mts users que acham q a apple copia tudo. por mim, quem copia quem pouco me interessa, pois, que vai usufruir desses “copiancos” somos nos, os utilizadores.

      • Francisco Pinto says:

        Fabricar em regime de outsorcing que é o que a Samsung faz para a apple desde o A4 e conceber o A7 não é a mesma coisa! Mas claro a Samsung para fabricar tem acesso ao esquema concebido pela Apple! Copiar não deve ser difícil!!! Por isso há rumores por ai a circular que dizem que já não é a Samsung que os fabrica! Que é a TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company)

        • Daniel says:

          Rumores pode existir até, mas a TSMC não está a fabricar ARMv8 para venda. Estão sim a criar test waffers de ARMv8 de 16nm para validar a tecnologia FinFET, e só devem abrir a linha de produção, segundo o roadmap, dos ARMv8 em Novembro deste ano.

        • António says:

          Normalmente a Samsung, ao contrário da Apple e Qualcomm, compra o design do processador da ARM, enquanto as outras duas compram uma licença da arquitectura ARM, no caso do 5S armv8, que ira dar origem aos CortexA50

        • Nelson says:

          Não podem copiar para eles, porque tem direitos de autor.

    • João Pereira says:

      exatamente 🙂 mas eles vão aparecer por aí a mandar bifes uns aos outros xD

    • vvvvvv says:

      Sendo que o ARMv8 já existe desde 2011…

    • Nuno says:

      Se formos a ver bem a Apple no iOS7 também copiou o notification center do Android.

      • Nelson says:

        O android é uma cópia do iOS… se formos a ver…

      • António says:

        Por acaso não foi copia do android mas de uma app que já fazia isso. Até no MacOs havia uma coisa igual. Se não esotu em erro a apple comprou a app e contractou o gajo para director do notification do iOS. Já agora mais uma coisa uma “rom” do iphone jailbreak foi tão inovador em tanta coisa que tanto android como apple copiar muits feature deles. Ou seja creditos a esse senhores. Tando adnroid como iOS copiaram Roms custumizadas.

    • Daniel says:

      Hummm…. A Samsung, AMD e outras quantas foram os primeiros a licenciar a tecnologia dos ARMv8. Precisas mesmo de perguntar?

    • John says:

      Sim, processadores de 64 bits, nunca antes visto…

    • 34 says:

      A Apple copiou a Arm, e com isso a arm ficou um milhões de Libras estrelinas mais rica.

  3. diogo says:

    Para mim, sobre processador a 64bits nos telemóveis, apple – 0, samsung – 0

  4. Paulo Simões says:

    Os 64 bits no SO é para quê?
    Gostava que alguém me pudesse explicar, pois eu não compreendo…será para dizer, tenho um smartphone de 64 bits, melhor que o teu que é só 32?
    Tenho o Win7 64 bits e não vejo muita diferença, e só uso por causa dos 8GB de ram.
    Posso estar a fazer confusão, espero que alguém me explique (caso alguém queira) o porquê dos 64 bits num telélé.

  5. João Maia says:

    Então 64 bits é que é bom? Temos 64 bits nos PCs há anos (desde o windows xp 64 bit edition) e 90% do programas vão para a pasta C:\Program Files(x86)! Não há android para 64 bits? Se até há para x86 não é dificil desde que haja compilador! E vão pagar ~600~800 Eur por um telemóvel com 640 x 1136 pixels com 4″? Os fanboys devem todos ter visão 20/20.

  6. Wykzl says:

    “o iPhone 5S traz também um sensor biométrico inovador”

    Quando dizem “inovador” referem-se a um smartphone ter um leitor biométrico ou há algo neste sensor de diferente sensor do Motorola Atrix de 2011 ?

    A Apple está sempre a “inventar” coisas…

    • Andrey de Oliveira says:

      Como dizem, “propaganda é a alma do negócio”. A diferença está no circo armado para destacar o leitor biométrico do Atrix e do iPhone. O povo é muito iludido.

      Agora todos os celulares que vierem com sensor biométrico serão considerados cópias do iPhone. Assim como dizem da tela sensível ao toque, instalação de aplicativos no celular, cantos arredondados (?!), etc. Tudo já existia em outros aparelhos antes do iPhone.

      • Nunes says:

        de que serve colocar um sensor biométrico num telemóvel se ninguém depois o usa por ser tão mau!?? É uma das razões por já não teres motorolas com tal tecnologia
        E antes do Atrix já outros tinham tido (encontras exemplos de 2004)!!! Ou será que agora tem que se louvar indirectamente a Google?

      • João Pereira says:

        Pois existia. A Nokia lançou o seu primeiro 5 anos antes do iPhone.

    • D says:

      É inovador, já viste o espaço que ocupa? Já reparaste que o sensor em si não está exposto como vês em portátil e por ai fora? Leste que ele identifica a impressão digital em qualquer orientação? Tenta fazer isso nos leitores que vem nos portáteis…

    • Nunes says:

      o inovador é que finalmente tens um telemóvel em que realmente podes usar isso de forma fiável e rápida!

      • Quina says:

        Segundo um artigo do Engadget, que cita a Apple, não convém muito é ter suor nas mãos ou outros líquidos, dado que assim se torna difícil uma leitura correcta da impressão digital.

        Afinal, desbloquear o Iphone pode não ser assim tão rápido e fiável.

        • Nunes says:

          não sei de ti, mas não é normal suar na ponta dos dedos, quanto a líquidos, qualquer um tentará evitar num telemóvel pois tal tb causa problemas a trabalhar com o ecrã destes telemóveis.
          Por isso o que tu apontas são cuidados a ter para situações raras, não um falhanço da tecnologia por desgaste e acumulação de lixo e riscos na superfície.

          • Vitor says:

            Não é normal suar na ponta dos dedos? Queres ver que a ponta dos dedos é imune ao suor… lol

            Estava aqui com o rato a fazer scroll e a ler os comentários, quando cheguei ao teu. Tirei a mão do rato, fui ver as pontas dos dedos, and guess what, estavam a suar. Claro que não é a pingar suor, mas sente-se a humidade na ponta dos dedos.

          • Nunes says:

            @ Vitor
            não, não é normal suar na ponta dos dedos dado que o que é normalmente libertado na ponta dos dedos é uma substância oleosa (que é o que deixa marcas de impressão), não suor!
            Só sob determinadas condições, normalmente relacionadas com medicamentos ou doenças é que o teor de água libertada pode ser significante!
            Por isso o que tu verificaste muito provavelmente foi o óleo que é produzido

          • Vitor says:

            Não é suor? lolol

            Cristas papilares

            São os relevos epidérmicos situados na palma das mãos e na planta dos pés.

            São glândulas de secreção de suor situadas na derme. Constam de um tubo situado no tecido celular subcutâneo, formado por um glomérulo glandular com um canal rectilíneo, que atravessa a derme, para rematar na capa córnea da epiderme, concretamente no poro, que é um orifício situado nos lados das cristas papilares, e pelo qual se expulsa o suor ou outras secreções.

            Uma vez que o suor sai para o exterior, derrama-se pelas cristas e mistura-se com a gordura natural da pele, dando lugar a que quando se toque ou manipule um objecto apto para a retenção de pegadas, estas fiquem impressas no mesmo.

          • Nunes says:

            Não Victor. Há mais do que um tipo de glândulas sudoríparas. Um tipo secreta basicamente água e sais, que é o que normalmente se chama suor e é capaz de regular a temperatura corporal – é o que poderia afectar este sensor!
            Há depois outros tipos que secretam soluções oleosas de diferentes composições. Nas pontas dos dedos encontras desse tipo. E ao contrário da descrição que encontras na Wikipedia portuguesa não é água que se mistura com gordura natural da pele, é uma solução oleosa desde o início, que serve para melhorar o contacto entre pele e objectos, e não para regular temperatura!

            http://www.senseme.com/scripts/biometrics/fingerprints.htm

    • Jonathan Fitzgerald says:

      A diferença é que no Atrix a implementação falhou, tanto que abandonaram a ideia. Também não os censuro, a tecnologia não estava suficientemente desenvolvida.

      A Apple depois comprou a empresa que tinha a tecnologia e aperfeiçoaram.
      Agora o sensor é mais pequeno, está num local cómodo, tem mais precisão e foi integrado um vidro de safira, que não risca tão facilmente e vai permitir que o sensor trabalhe melhor durante muito mais tempo.

  7. Rosmaninho says:

    Que raio de notícia e título mais rídiculo!

    Pedro Pinto, da próxima faz um pouco de pesquisa em vez de fazer títulos á procura de guerrinhas de comentários. Isto é ABSURDO.

    A Apple usa SoCs baseados na arquitectura ARM. A ARM licencia a sua arquitectura a quem lhes pagar (bem) para isso, como a Apple e a Qualcomm. Estas depois desenham os seus próprios SoCs baseados em ARM.
    A Samsung por sua vez licencia o processador desenhado pela ARM em vez de desenhar os seus próprios processadores ARM-compliant como a Apple e a Qualcomm. Ou seja, NUNCA iria antecipar a Apple quando não anda a competir para isso mas sim a implementar o que a ARM projecta ao contrário da Apple e Qualcomm que fazem os seus próprios designs.

    Ora os SoCs ARM 64-bits – os A57 – já estão a ser produzidos em foundries. A Apple pura e simplesmente foi a primeira a colocar um SoC de 64 bits num produto de larga escala mas para o ano o mais provável é que comecemos a ver smartphones de topo com arquitectura 64 bits da Qualcomm, Samsung, entre outros.

    http://www.anandtech.com/show/7112/the-arm-diaries-part-1-how-arms-business-model-works

    • Pedro Moniz says:

      + 1
      Já deu para perceber que o Pedro Pinto é um apple lover!!

    • Francisco Pinto says:

      Pois, mas o que doí a mt gente é que foi a Apple a 1º a implementa-lo!

      • Nunes says:

        🙂
        acho que o que dói é não dar para repetir a ladainha de que a Apple não inova

        • Daniel says:

          Há uma certa ironia nisto tudo, que escapa devido ao “seguidismo”. Quem foram os primeiros a licenciar os ARMv8 mesmo? Qual foi o primeiro smartphone a ter um fingerprint reader mesmo? E há quantos anos?

          “Inovação” garantidamente não é o termo a ser usado, talvez “renovação”?

          • Nunes says:

            primeiros a licenciar? como é que sabes quem foi o primeiro a pôr uma assinatura num papel e o que é que isso interessa? Muitas vezes há nomes que nem são tornados públicos!

            O que Interessa sim é a aposta na tecnologia, e isso comprovasse apresentando produtos. Tudo indica que a Apple desenvolveu os seus próprios núcleos à semelhança do A6, coisa que não se espera que a Samsung faça! A única que deve seguir a mesma estratégia é a Qualcomm!

          • Francisco Pinto says:

            sou sincero ñ sei quem foi o 1º a licenciar mas caso ñ tenha sido a Apple qual é a relevância de ser o primeiro a licenciar, se ñ se é o 1º a implementar?? Alias nesse caso só dá mérito à Apple!

    • João Pereira says:

      Pois, penso que era desnecessário dizer ”Samsung segue apple”. . . . o resto do título chegava para o objetivo do artigo.

    • Daniel says:

      A Samsung não licencia somente… Também desenha processadores (SoC’s). Exynos diz-te algo?

      E tens de ler melhor o artigo que colocaste pois não percebeste bem o que lá está escrito… Bastaria esta frase para deitar desmanchar o que escreveste:

      “If you look at what happened with the Cortex A8, Apple and Samsung had their own physical implementations of the core that resulted in better frequency/power than a lot of other designs.”

    • Ricardo Luis says:

      É muito simples e estás correcto/correcta Rosmaninho.

      No entanto a Samsung está sempre dependente do lançamento do Android 5.0 que deve ser o primeiro com suporte 64-bit, correcto?

      Em relação ao ARMv8, em arquitectura 64bit, já está desenhado desde 2011. Foi licenciado aos construtores de Chips ARM (Apple, TSMC, Samsung e Qualcomm) para eles o implementarem.

      Nada de novo aqui. Há poucas aplicações para Smartphones que tirem real partido de ter mais apontadores de memoria. A maioria deles nem chega ao limite dos 32-bits.

  8. Diogo says:

    Alguém me explica a discussão? O que interessa os processadores a 64 bits? Há algum smartphone com mais de 4 GB de RAM para necessitar sair dos de 32?
    A Samsung fabrica muito mais que o procesaador do iphone o “famoso” retina display é fabricado pela samsung e o super amoled do S4 é quase 2 vezes melhor em ppi. Se a samsung fabrica o A7 esperem ver um S5 com um processador 64 bits melhor.

    • barbie says:

      basicamente sem o IOS o S4 será inutil com 64 bits porque o android não está preparado… o IOS 7 sim!

      • Vitor says:

        És mesmo loira barbie… :facepalm:

        O Android é 32bits, porque ainda não existem cpus a 64bits.

        Quem é que te disse que o Android não estava preparado para 64bits? Aliás, as últimas versões do android, já exigem que o ambiente de desenvolvimento onde o ele é compilado, seja de 64bits.

        “Froyo was the last Android that enabled compilation under a 32bit hosted environment in which it was cross-compiled targetting the ARM chipset.

        Gingerbread was the first of “future” Android, back then circa, three years ago, that introduced a requirement to use a 64bit hosted environment in which it was built.

        ICS and JB, and upwards now definitely requires a 64bit environment to speed up compilation and to reduce turn-around time in building.”

    • Mário C. says:

      lol
      Apple 1 – SegueSung = 0

      • Nuno Vieira says:

        Isto é a mesma coisa que dizer que a Apple copiou a Microsoft e o Linux só porque estes lançaram primeiro um SO de 64 bits para desktops e laptops.

        Tal como já indiquei noutro tópico, o Note 3 têm 3GB de RAM, e é natural que o próximo telemóvel de topo da Samsung tenha 4GB, daí a necessidade do SO e SoC ser de 64 bits.

    • Clide says:

      Informem-se melhor, não custa nada usar o google para perceberem que a memória é apenas uma pequena vantagem associada aos 64bits.

    • justanotherone says:

      441 para 326 = quase 2x melhor! Ai se os meus 10 euros fossem quase 100, eu era o gajo rico!

      Isto à parte, eu não percebo qual é a rivalidade. A Samsung com o mesmo processador ia ter menos rendimento, faz parte do android, dai ter sempre cpus melhores em “tamanho”, e até mais memoria..

      Com o windows é a mesma coisa: um telefone com 512 mb de memoria safa-se muito bem, não há lag, joga tudo, ou quase, no iphone igual, 512 chega para tudo. Claro, se quiseres ubber multi-task, nem com 4 gb te safas, mas pronto. Por enquanto um smartphone é isso mesmo, um smartphone. Multitask tenho o PC… Ou então dois smartphones 😀

  9. John says:

    Titulo tendencioso. É apenas uma evoluçao natural!

  10. D says:

    Achas mesmo que o 64bits é só para mais RAM?

    • Nuno Vieira says:

      A grande vantagem de 64 bits é mesmo ser capaz de endereçar mais de 4GB. A vantagem de ter registradores de 64 bits apenas é vantajoso para um pequeno leque de aplicações. O que terá mais impacto na performance nest SoC foi a duplicação dos registradores, mas isso não tem nada a ver com 64 bits.

      • lmx says:

        podem haver instruções que possam sr realizadas em 1 ciclo de maquina e antes erma realizadas em 2, eu não conheço o instruction set dos ARM…

        o que sei é que ainda se produz codigo, que poderia ser mais rapido, mas estamos muito habituados á arquitectura x84…

        a ideia que tenho é que uma arquitectura 64 bits é ligeiramente mais rápida, e isso é bom…

        Por outro lado o tamanho dos programas fica maior…mas isso ja acontecia na 32bits em comparação com 16 bits e 8 bits…

        cmps

  11. barbie says:

    Só tenho a dizer que o novo iphone não inova em nada de nada… espera lá, a Samsung está a fazer igual.
    Sendo assim foi uma inovacao brutal!!!
    Quem iria adivinhar, mas foi a Samsung que foi copiada! A Apple é uma copiona e roubou a ideia 🙂

    Grandes discussoes a que vamos assistir agora!

  12. golias17 says:

    A Samsung anda muito ocupada com o seu octa core, uns ganham numa frente outros ganham noutra.

    • António says:

      A samsung devia-se preopcuar era em fazer a sua versão android. Colocar um ferrari a puxar uma carroça não dá com nanda. Para que queres 8 ou 16 cores se o android não tira o maximo rendimento disso?

  13. darksantacruz says:

    Acho que todos já esperavam isto independemente se foi a Samsung ou não a fabricar ( provavelmente a pedido da Apple) só falta copiar o sensor biométrico. Go CopySung!

    • golias17 says:

      Ya dado que a apple não se inspirou nesse sensor em lado nenhum nem nada e que o S4 não tem todos e mais alguns sensores lá dentro.

      • Nunes says:

        o sensor é exclusivo da Apple, e tem um grande avanço sobre o que outros podem adquirir!

        • lmx says:

          avanço teem como por exemplo, serem utilizados esses dados por terceiros…departamentos de defesa, etc…

          Um sensor de impressões digitais, numa empresa faz sentido num telemovel, não…

          Não considero essa a evolução…para mim é melhor a evolução 32-64 bits juntamente com SO..

          cmps

          • Nunes says:

            não consegui perceber bem o sentido do teu comentário!
            O avanço que refiro é mais ninguém ter acesso a sensores tão avançados como o da Apple, pois a Apple comprou a companhia que desenhava os melhores sensores!
            O sensor faz sentido porque muita gente não protege o telemóvel pelo incómodo que cria usar um código! Com o reconhecimento rápido de impressões isso deixa de ser um problema.
            O mesmo se diz o seu uso nas lojas da Apple.
            E é de esperar que daqui a uns tempos a Apple alargue o uso do sensor a outros

            Quanto a 64bits, é um bom avanço, mas não tem o impacto directo do uso do sensor

          • António says:

            Faz sentido se quiseres melhorar a velocidade de acesso a um telemovel. Usar o fingerprint é mais rapido que intruduzir passwords. Além disso não ha problemas de teres amigos ou a tua mulher a ver-te intrudir a password. Sem o teu dedo não ha bifes. Ninguem mexe no telemovel. Nao foi feito para ser a coisa mais segura do mundo mas para facilitar a vida ao utilizador.

  14. Jaime says:

    Eu gosto é do subtitulo:

    Apple 1 – Samsung 0

    Hora deixa cá ver, Apple apenas disponibiliza um modelo do seu produto a altos preços. Nada contra. É anunciado um modelo low cost, maravilha vai entrar no mercado media gama e arrumar com a concorrencia! Hm espera, o low cost custa menos 100$ que a versão normal ficando a 550$. Hm, deixa ver o que tem a samsung…pelo menos 5 modelos a baixo dos 300€…

    Deixa reformular:

    Apple 2 – Samsung 44

    • justanotherone says:

      “Hora deixa cá ver” =/= “Ora deixa cá ver” 😀

      Realmente, o low cost da apple só é low cost se for em produção, porque em venda é mid-high, ou high cost xD

      Agora, não podes comparar ter 50 modelos abaixo dos 300 euros, que talvez 1 se safe como deve de ser, com o facto da Samsung “ganhar”…

      Samsung pode ser boa (eu acho que já foi melhor, mas são opiniões, agora a fama é maior que o proveito, não menosprezando a qualidade que não é má), e a Apple igual. Já foi melhor, mas sempre vendeu os produtos como um pacote de experiencias, em vez de um aparelho eletronico XPTO. São tipos de marketing diferente..

      • Jorge Carvalho says:

        Mas onde é que raio forma buscar a ideia do low-cost ?? Alguma vez a Apple produziu produtos low-cost ?
        Acreditam em tudo o que aparece escrito ??

        Abc

    • jasus says:

      Jaime…

      A apple não anunciou um modelo low cost, o que foi anunciado foram dois equipamentos distintos.

      Tanto querem dizer mal ou ser do contra que acabam por cair no ridiculo.

      Comentem mas não caiam na estupidez.

      Jaime 0 – Rest of the world 77

    • Jonathan Fitzgerald says:

      O iPhone 5C não é um iPhone low cost e nunca foi intenção ser um iPhone low cost. As pessoas enchem-se a ler rumores e depois criam expectativas que nunca são correspondidas. É iPhone 5C(olor) e não iPhone 5C(heap).

    • darksantacruz says:

      Sim falas como se o topo de gama da Samsung fosse barato… estou completamente contra os preços que a apple pratica mas a Samsung e os outros não ficam muito atrás.

    • lmx says:

      A Apple copiou o conceito seguido pela BlackBerry…

      Dois telefones de topo:

      q10….q5

      os preços são diferentes, mas não por ai além…

      No entanto a BlackBerry fez um q5 com qualidade e até o hardware é basicamente o mesmo, tirando salvo erro a camera..

      A Apple a unca coisa que deixou igual foi a camera salvo erro 😀

      cmps

    • António says:

      A apple nunca anunciou um telemovel low cost. Alias se fores ler a intervista de um engenheiro e director da apple ele é o proprio a dizer que é impossivel criar um telemovel barato que respeite a qualidade minima que a apple quer dos seus productos. O 5C é apenas um design diferente virado para os mercados como china, japao e publico mais jovem já que o design do 5S é muito adulto e j7. O 5C é mais ipod style. é uma questão de gostos. E como é muito dificil produzir aquelas cores todas em massa no aluminio eles lançaram o telemovel com aquele derivado de plastico o que fez baixar o preço. O facto de ter um chip inferior é para não concorrer directamente com o 5S. Pois produzir o mesmo chip para dois telemoveis diferentes ia baixar consideravelmente o stock em ambos e assim o investimento feito nas fabricas também não é desperdiçado pois o chip será produzido durante 2 anos. Num ano no S no ooutro no C. Par ao ano verás que o 6 terá um A8 e o 6C um A7.

  15. Ricardo says:

    Deixem-se de letra e vamos ver como é que o iPhone se aguenta com o s seus 64-bits nos bench tests contra o S4 e HTC One, depois falem.

    • Nunes says:

      Infelizmente o que vais sobressair desses testes é a soma de todos os núcleos que raramente são usados ao mesmo tempo nas aplicações, em vez da performance real!

    • Benchmark do iPhone 5 says:

      Pois, não há nada que impeça o iPhone 5s de correr os actuais “bench tests” e ver os resultados.

      Mas vai ser preciso começar a fazer “bench tests” para processadores/ sistemas operativos de 64 bits.

      Quando a Samsung/ Android tiver sistemas de 64 bits, certamente já haverá esses “bench tests”.

    • darksantacruz says:

      Mas o que interessam os bench tests?! Interessa-me é como se comporta quando é utilizado e é sempre o mesmo Android perde claramente para WP e IOS. os Topos de gama de WP e IOS são mais rápidos e fluidos que Android.

    • Francisco Pinto says:

      Coitado do S4 (mesmo vitaminado para os bench)e do htc one! Parece que se ajoelharam à beira do iphone 5s tal e qual o Jesus no Dragão 🙂 🙂 🙂
      http://anandtech.com/show/7335/the-iphone-5s-review/5

      Já sei agora vais dizer que os bench não serve para nada :):)

  16. Toni Almeida says:

    Apple 1 – Samsung 0 a sério?

    • Eddy says:

      Parece que este site tá a virar um bocado tendencioso no que respeita ao favoritismo de quem escreve um artigo. Só essa e a do “já conhece o melhor smartphone do mundo” com o artigo do lançamento dos iphones.
      Não sou adepto de nada e detesto fanboyismos, a única coisa que iphone tem de novo realmente é os 64bits. Tira-se isto e temos um aparelho sem qualquer novidade tecnológica ou mesmo visual.
      Esperava bem mais da Apple com franqueza.

    • Ricardo says:

      Sinceramente este tipo de noticias com aquela do “Apple 1- samsung 0” só mostra a imparcialidade do PPlware, a ideia deve ser mesmo criar guerrinhas. Custa-me a crer como pplware tem a fama que tem, com pseudo jornalismo.

  17. João Meixedo says:

    Continuo a não perceber a incapacidade de tantos de aceitar as escolhas de outros. Sempre que a Apple lança alguma coisa é ver as caixas de comentários inundadas por users de Android e WP, a denegrir ou a a acusar de falta de inovação, ou de copiarem terceiros. Até parece que têm uma necessidade intrinseca de denegrirem os outros para se auto-afirmarem.

    Cada um usa o sistema que quer. O mercado é livre, os telemóveis de topo são comparáveis, e fazem essencialmente o mesmo que pequenas variantes. Afirmações absolutistas estilo o modelo X, ou o SO X é o melhor do mundo e quem não usa é burro, só atestam a ignorância de quem os faz…

  18. Independentemente se é a Samsung ou a TSMC que os fabrica, quem os desenha é a apple, e ai está a ciência. Por este mundo fora não faltam casos, no fundo é assim que a industria trabalha. De qualquer forma acho que se está a fugir à questão principal. Num ano em que tudo que é android fan, só perdia tempo a falar de “cores” e mais “cores”, agora parece que a equação afinal são os 64bits. Mais importante que isso, será interessante ver com toda fragmentação do android, a implementação de apps a correr a 64bits.

  19. SerginhoM says:

    Vamos ser honestos! Estes processadores nunca vão usufruir de todas as suas características no futuro próximo. Daqui a uns 5 anos, acredito! Nem a quantidade de ram, nem as APP’s existentes, vão tirar partido de tal arquitetura. Lembram o primeiro AMD a 64, nunca chegou a ter programas a 64bits… Só agora começam aparecer, certo?!

    • Vítor M. says:

      Lê o nosso artigo. Podes ter razão na questão da RAM, mas a arquitectura 64bits é muito mais que expansão de ram meu caro.

      • SerginhoM says:

        Sim, ninguém diz o contrário e espero estar errado na minha apreciação! NinguemApenas tive essa experiência com o Athlon 64.

        • Nunes says:

          Não podes extrapolar do que aconteceu nos PCs para agora!
          Os ciclos de desenvolvimento são muito mais rápidos, há melhores ferramentas de programação, e o caso da Apple é ímpar dado que vai controlar por completa a introdução dos 64bits. Daqui a 1 ano quase todas as máquinas da Apple serão a 64bits
          A AMD não tinha escala para influenciar significativamente o desenvolvimento de software.

        • Serginho M says:

          Só espero que tanto poder, não prejudique a autonomia das baterias que para mim, são o ponto fraco de todos os smartphones.

        • António says:

          A apple está a pedir que os developers adiram aos 64 bits. daqui a 1 ano nem aceitam aplicaçoes 32 bits na store.

          Segundo um artigo a apple foi tão intelegente nisto que houve empresas que converteram aplições de 32 para 64 em menos de 3 dias. Acho que se tiveres uma aplicação 64 bits para mac OS ainda mais facil é fazer a ponte.

  20. Miguel says:

    Este comentador é idiota.

    Percebe-se perfeitamente que tomou o partido da Apple, quando nem faz sentido nenhum: Apple 1 – Samsung 0? A sério? Detesto ver estes tipos de comentários a favorecer um lado em detrimento de outro e a alimentar guerras estúpidas.

  21. Benchmark do iPhone 5 says:

    Parte do pessoal está chateada com o subtítulo 1 – 0, leia-se, Apple com um processador de 64 bits, e Samsung sem nada.

    Falta de poder de encaixe 🙂

    Mas na verdade devia ser 2 – 0 porque o iPhone 5s tem dois processadores, o A7 e o M7.

    • So_true says:

      São os dois 64 bits?

    • Miguel says:

      Nem tinha visto este comentário, se quisessem comparar as coisas como deve de ser, teriam de ir mais atrás e ver o que a Samsung tem e a Apple não tem… mas mais uma vez, estas comparações não fariam sentido nenhum. Começam a contar quando mais convém.

      De qualquer forma, e sem querer estar do lado da Samsung, eles estão em negócios que a Apple nem cheira e os seus smartphones têm muitas coisas que os iPhones não têm, mas vêm em algum lado Samsung 19 – Apple 2? Não. Deixem-se de coisas.

      • miguel says:

        lolol, o quê que a samsung tem que a apple não tem? lol, e melhor, o quê que a samsung tem que não tenha sido copiado da Apple? loooooooool, esta gente conheceu smartphones ontem e pensa que percebe, lol.

  22. So_true says:

    A Samsung não vai imitar a Apple; antes desta ter anunciado os 64 bits, já a Samsung estava a desenvolver os seus, a Apple simplesmente antecipou-se ao colocá-lo no mercado. A questão é que vai ser tão (in)útil para a Samsung como é para a Apple a curto/médio prazo. Não passa de guerra de números… “Vêm com o octa-core? Tomem lá 64 bits!”; na prática, no que interessa, que é a experiência de utilização, pouco ou nada é influenciado.

      • So_true says:

        Estás-te a referir aos jogos? De que adianta o processador se lhe falta a gráfica e a RAM? Ainda assim, quanto tempo gastas por dia a jogar no iPhone? E quanto tempo passas a olhar para o ecrã? Qual dos dois componentes deveria ser melhorado sob um ponto de vista da eficiência? A questão é que um ecrã bom, já outros têm, processador de 64 bits, ainda não. De notar ainda que ainda vai demorar uns bons tempos até que os devellopers

        • So_true says:

          (faltou o resto)… developers se adaptem e comecem a programar em 64 bits… prevejo algumas dores de cabeça!

          • Nunes says:

            foi mostrado o Infinity Blade já para 64bits! Pelos vistos não demoraram mais do que 2 horas para adaptar o código!

          • António says:

            A apple nesse aspecto é do melhor. eles pensam nos programadores antes de fazer qualquer coisa por isso é que eles quando aumentaram o tamanho do ecra fizeram de tal maneira que nem tinhas de fazer nada. Ja foi provado por muitos programadores que em 1 dias fazes a conversão. se tiveres uma aplicação 64 bits para mac Os ainda mais facil é.

    • Nunes says:

      quem mais cedo começa mais depressa tira os benefícios da mudança!
      Daqui a pouco mais de 1 ano muito provavelmente 80% dos dispositivos à venda pela Apple serão de 64bits, e nessa altura já uma boa parte das aplicações terão sido optimizadas para os novos processadores que trazem benefícios para além dos 64bits! Essas aplicações não necessitarão de ser a 64bits, podem usar as novas instruções de 32bits do ARMv8
      Daqui a 1 ano a oferta Android continuará a ser maioritariamente 32bits ARMv7. Ninguém espera que as aplicações no Android tenham muita pressa em ser optimizadas para a nova arquitectura, tendo em conta a história de fragmentação da plataforma!

      • So_true says:

        E não irão os 64 bits contribuir para uma grande fragmentação do iOS?

        • Nunes says:

          nope! O software é distribuído em pacotes, o que dá a possibilidade de suportar diferentes instruções e aparelhos. É o que permitiu suportar o ARMv6 e ARMv7 ao mesmo tempo, é o que permite aplicações universais que se adaptam a iPads e iPhones!
          A Apple já indicou que as suas ferramentas de programação suportam a nova arquitectura, e que facilmente o código das aplicações poderá suportar as novas instruções. Os criadores do Infinity Blade mostraram isso na apresentação chegando a dizer que precisaram só de 2 horas para transitar para a nova arquitectura!

          Como daqui a 1 ano se espera que a grande maioria dos aparelhos da Apple sejam 64bits, os programadores terão um incentivo grande para começar já a transição, especialmente não dando muito trabalho!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.