Samsung imprime foto gigante captada com o seu sensor móvel de 200 MP
O sensor 200MP ISOCELL HP1 da Samsung foi criado para equipar smartphones, com características únicas no segmento, mas que ainda não esta a ser utilizado em nenhum modelo da fabricante. Aliás, esperava-se que já tivesse chegado com algum dos modelos da versão Galaxy S22, mas tal não aconteceu.
Ainda assim, este poderoso sensor fotográfico que está a ser melhorado para uma próxima versão foi agora retirado do universo mobile para captar uma incrível imagem que foi impressa numa área de 616 metros quadrados.
A Samsung apresentou no final de 2021 o seu sensor de 200 MP. Esperava-se que fosse a Xiaomi a estreá-lo, depois que viesse com o S22 Ultra, mas até ao momento nenhuma fabricante o colocou nos seus smartphones.
Os mais recentes rumores colocam-no num smartphone Motorola e há também já algumas informações que dão conta que uma versão melhorada poderá chegar para equipar o Galaxy S23 Ultra.
Uma vez que não existem provas reais da qualidade deste sensor, a Samsung colocou-o a trabalhar para mostrar ao mundo as suas potencialidades. Assim, o módulo foi utilizado fora de qualquer smartphone para captar uma enorme fotografia que depois foi impressa numa dimensão absolutamente impressionante. Esta imagem de um gato, foi impressa numa tela de 28 x 22 metros.
Sempre me perguntei o quão grande seria possível ir quando se trata de imprimir uma imagem de 200 MP
| disse Minhyuk Lee, engenheiro da equipa do System LSI Business da Samsung.
Como captar e imprimir uma foto de 200 MP?
Segundo o que é descrito, o módulo da câmara foi colocado numa placa de testes, ao invés de um smartphone comum. O fotógrafo primeiro verificou o ecrã e ajustou a composição. Em seguida, os engenheiros modificaram as configurações para otimizar a exposição e o foco.
Depois de observar os movimentos do gato, a equipa de filmagem usou métodos diferentes para tirar uma série de fotos.
A composição da foto impressa foi feita a partir de 12 quadrados impressos com 2,3 metros de comprimento, costurados, para chegar ao resultado que se pode ver na imagem abaixo.
A vantagem final do sensor de imagem de 200MP é permitir que os utilizadores capturem uma imagem que pode ser ampliada e cortada sem comprometer a qualidade da imagem. O sensor de imagem de 200 MP em breve também se irá tornar na solução ideal para gravação de vídeo em 8K.
| disseram Kaeul Lee e Minhyuk Lee, da equipa de soluções de sensores da Samsung.
Este artigo tem mais de um ano
eu até gosto da marca ,pena não ter telemoveis com sistema operativo ubutum instalado como fabrica 🙂
Mas, quer dizer, isso é uma frase um bocado injusta – nenhum telefone tem ubuntu instalado de fábrica (e muito menos ubuntum).
No site do Ubuntu Touch, a versão do ubuntu para telemóveis, tem muitos ports para muitas marcas, mas nenhum vem instalado de fábrica, tens sempre que eliminar o software de origem. A que mais se aproxima é a Pine64 e mesmo assim corre mainline linux, não ubuntu.
E se é um port, embora existam melhores marcas para o efeito, também existem para Samsung:
https://devices.ubuntu-touch.io/
Impressionante, mas é mais um massivo desperdicio de tinta e outros recursos.
Porque motivo as câmaras profissionais têm resolução na ordem dos 20 ~ 40 mega pixeis (e não centenas de megapixeis como muitos smartphones) ? Resposta: porque não precisam – 10 mega pixeis são suficientes para imprimir, com muito boa qualidade, uma foto para um outdoor que vai ser visto a dezenas de metros de distância.
Essa corrida aos megapixeis não passa de uma treta para enganar incautos. É verdade que ter muitos pixeis pode ser vantajoso se quisermos recortar a imagem, mas apenas se a lente for de boa qualidade, e se o sensor não for muito susceptível ao ruído – acontece que os minúsculos sensores dos smartphones são particularmente ruidosos….
Os MP são apenas números. No entanto, a maior parte dos smartphones, apesar de terem sensores de 48, 64 ou até 108MP, por norma, não tiram fotos com estes MP todos. Utilizam tecnologias como Pixel Binning. Isto é feito para tentar colmatar os problemas dos sensores que são muito pequenos.
Uma DSLR ou Mirrorless têm muito menos MPs, no entanto, qual é o tamanho de sensor? E da lente? Nos smartphones têm combater a falta de espaço com outros “truques” e é aí que os MPs entram. No entanto, concordo totalmente +MPs não significa melhor qualidade. Apenas que um dos motivos para terem muitos MPs é esse (e claro enganar os incautos também).
Relativamente aos sensores/tech ao nível dos smartphones que têm feito coisas incríveis nestes últimos 2 anos tem sido a Sony. Este último que apresentaram Sony I IV tem inclusive Zoom Óptico entre 3.5-5.2x (o que num smartphone, é qualquer coisa de extraordinário). Pena que tenham perdido toda a expressão que poderiam ter no mercado… Se garantissem 4 anos de atualizações de segurança e 3 de updates de Android não me importava nada de comprar um Sony (mesmo aos preços absurdos que vêm para o mercado) pois são “peças” únicas atualmente. Têm tudo.