RFID: Sabe o que é?
Este é um dos temas que me tem despertado algum interesse nos últimos tempos. Para quem não sabe, RFID é um acrónimo para Radio-Frequency IDentification e consiste num método para identificação automática através de sinais radio.
Esta tecnologia poderá ser encontrada em todo o lado. Segura, com grande potencial de adaptação, o RFID será o futuro no que toca a muitas áreas de identificação e localização.
Esta tecnologia despontou em Portugal há relativamente pouco tempo e é ainda desconhecida de muitos. No entanto, já é bastante utilizada "no estrangeiro" e já "marcou pontos" em Portugal.
Para quem não sabe a empresa nacional Throtleman em parceria com outras empresas venceu no segmento 'Melhor Solução Empresarial' nos Reta Awards 2008.
Segue um pequeno vídeo para saber mais sobre esta nova tecnologia:
O RFID é considerado como um potenciador de uma nova fase de desenvolvimento da Sociedade de Informação, muitas vezes designada pela "Internet dos objectos", onde a Internet liga potencialmente qualquer dos objectos quotidianos que nos rodeiam (desde que tenham tags) a outros objectos, contextos e processos de negócio.
Este artigo tem mais de um ano
Obrigado pelo tópico.
Aqui na minha empresa estamos a implementar o controlo por RFID e temos duas propostas. Com este tópico fiquei a saber da existência da Throttleman e vou entrar em contacto com eles para lhes pedir proposta tb. Obrigado
ups, afinal isto é apenas a marca de roupa!!!
podes explicar melhor pedro?
Já se utiliza RFID em Portugal à pelo menos 10 Anos.
Neste momento, é uma tecnologia que ficou mais acessivel por isso é mais divulgada.
Desenvolvo trabalhos nesta area para Controlo de Pessoas e Bens à pelo menos 8-9 anos.
Por exemplo sabiam que é um projecto Português a identificação de pessoas por Impressão Digital, onde a template é guardada num cartão/etiqueta RFID para que desta forma a limitação, em termos de armazenamento de templates, dos sistemas biometricos deixe de existir? E que essa ideia foi posteriormente copiada e adaptada por varias empresas…
@francisco: A sua empresa localiza-se onde? Se for na zona norte do país contacte info@bioiprox.com, fabricam equipamentos e software de controlo de Assiduidade e Acessos, é uma empresa 100% nacional, onde tudo é desenvolvido e fabricado em Portugal.
“Fruto de uma parceria entre três empresas nacionais eis que surge, finalmente, um projecto que utiliza RFID (UHF Class1Gen2) aplicado a um processo logístico na indústria de retalho. A Throttleman aposta na inovação e optimização dos seus processos e espera, com isso, colher frutos ao nível da sua cadeia de fornecimento.
As empresas responsáveis pelo desenvolvimento desta solução inovadora foram a Creativesystems, Paxar e Sybase. A sinergia obtida com esta parceria é de um valor indiscutível, visto cada uma das empresas envolvidas possuir conhecimento muito específico em áreas específicas, pelo que as competências estiveram sempre bem delineadas. Desta união resultou ainda o enriquecimento de todas as partes no que concerne ao conhecimento e aplicabilidade da tecnologia.”
Obrigado Carlos.
Já tinha ouvido falar desta tecnologia, mas apenas assim por alto. É realmente uma tecnologia muito interessante.
Mas afinal… para que serve?
Desculpem a ignorancia =S
O Instituto de Engenharia de Coimbra abordou esta tecnologia na recente realizada FENGE de Coimbra, com uma série de palestras.
Muito interessante e de facto uma tecnologia a ter em conta para a optimização de alguns serviços (como é a contagem de peças seja no armazém ou na própria loja)
Saudações académicas
Muitas vantagens, sem duvida.
E as potencialidades de controlo? IMENSAS
Empresas, Governos….com esta tecnologia o controlo é quase total e automatico.
Maravilha! Ainda ha quem os queira implantar no corpo.
lol Boa sorte!
Boa, Big Brother a toda a população …
________________
http://www.otal.pt.vu
@Filipe
Esta tecnologia já é de facto conhecida cá em Portugal, a UTAD (Universidade de Trás-os-Monte e Alto Douro) por exemplo possui no seu departamento de engenharia controlo de pessoal por RFID.
Espera-se bastante desta tecnologia que pode ser potenciada a várias áreas de acção.
Apenas um exemplo pode ser o controlo de entrada de pessoal em certos edifícios, pois não é necessário um contacto físico com o a porta para ela se abrir perante o código que lhe é comunicado por rádio-frequência pela tag. Pode por exemplo substituir os tradicionais cartões magnéticos.
Espero ter contribuído.
Cumps
Excelente tecnologia e com uma grande quantidade de aplicações!
Mas veremos isto de outra prespectiva… e se um dia todos fossemos controlados por um chip que nem sequer conseguimos ver? o famoso cartão unico (CU) que o nosso governo tanto fala… conheçem? não vos diz nada? duas palavras chegam, Big Brother? esperemos que não 🙂
Não quero com isto pôr em causa as potencialidades desta tecnologia, espero é que seja usada da melhor maneira possível!
É a primeira que faço um post neste blog que consulto todos os dias e deixo desde já os parabéns pelo excelente trabalho!
Luis
Já agora p/ gestão de stocks…
Grandes superfícies já usam 😀
a empresa que implementou foi a sybase o caso da Throttleman , sendo um caso de sucesso conforme mencionado.entre outras coisas o RFID será o substitudo do codigo de barras…
podem encontrar mais informação sobre rfid no portalrfid portugal
abraço
Primeira livraria RFID do mundo em Portugal feita por Portugueses com tecnologia Portuguesa, empresa: Creativesystems:
https://www.youtube.com/watch?v=LEJc3KVHyus&feature
Para quem andar de metro e conhecer os belos dos cartões sem contacto … RFID
Isto já é usado há….
Como e q são controlados os roubos nas grandes lojas?? aqueles sensores giros á porta??
O passe e senhas de autocarro e metro em lisboa, porto e coimbra (pelo menos em coimbra a 5 anos)….
Dezenas de empresas usam este sistema para controlar as movimentações de stock, para não ser necessário andar com um leitor de codigo de barras atras, atraves de sensores fixos….
No fundo não e novidade nenhuma… pode-se ter desenvolvido mais ultimamente, mas é uma tecnologia com muitos anos…
@Luís Sá
Esse exemplo não podia encaixar melhor neste post… 🙂
Obrigado pela dica
Pedro Pinto
A tecnologia RFID começou a ser usada na década de 40 para fins militares (identificação dos aviões aliados). A mesma começa a ser cada vez mais divulgada e aplicada nas mais diversas áreas, tb devido à sua evolução e descida de preços.
Na Europa temos 3 frequências para o RFID ~125kHz (LF), ~13,56 MHz e ~865 MHz (UHF) cada uma delas para aplicações especificas, sendo que o UHF começa a ser o mais utilizado. Um dos projectos pioneiros de RFID em Portugal foi a Via Verde, onde o que temos nos carros não é mais que uma tag activa ( tb há tags passivas e semi-activas)que é identificada cada vez que passa num ponto de controlo.
Há muito para dizer sobre esta tecnologia e muito também para avançar, as aplicações? Atrevo-me a dizer que o RFID pode ser uma mais valia em quase todas as áreas.
Na feira que o Sr. Paulo referiu (FENGE) esteve uma empresa de Coimbra (LogicPulse Technologies) com um stand dedicado à tecnologia RFID (e biometria) onde eram apresentadas algumas possíveis aplicações práticas da tecnologia, mas de facto os chips RFID já são usados por nós todos os dias, mesmo que não se dê por isso….
Abraço
RB
O avanço tecnológico é sempre bem recebido por todos… Lendo os comentários já feitos, reparo que o “controlo de pessoas” aparece várias vezes.
Pura coincidência, naturalmente…
Boas malta para quem pensa linux dê uma vista de olhos pelo BACKTRACK 2 pois eles abordão este RFID de uma maneira interesante inte ..
O avanço tecnológico bem recebido por todos? Nem sempre. No caso do RFID tem levantado inúmeros problemas no que diz respeito à privacidade…E isso leva que muitas vozes se levantem contra o RFID.
@Rodrigo
Amigo, estava a ser irónico! 😉
O meu “Pura coincidência, naturalmente…” refere-se exactamente aquilo que tu dizes no teu comentário, mas que muitos ignoram ou preferem ignorar…
A nivel da gestão de sotcks, ou controlo de produtos p.ex: em alfandegas é muito utilizado, rapidamente se obtem a resposta e é muito rapido.
cumps
O RFID não levanta problemas de privacidade, se a tecnologia, especificamente a junção de software e hardware for feita como deve ser.
Não é por eu andar com 1 tag RFID no bolso que vão invadir a minha privacidade.
cumps
posso estar enganado mas acho q e’ este sistema q usam nos bilhetes de STCP e metro no Porto 🙂
@Luís Sá
Talvez precises de um pco de imaginação :p
As potencialidades são mtas…
No próprio video tens um exemplo: Saber a tua posição geografica para vez k passas por um leitor.
@Mauro Gentile
Saber a posição geográfica dentro daquele recinto, fora dele deixa de ter qualquer efeito.
Quando passas num leitor, no caso concreto do video sabe-se que alguem passou com aquele livro naquele ponto, não se sabe quem exactamente.
Se falarmos por exemplo de controlo de acessos e pessoas tipo Via Verde, aí já podemos por questões acerca da privacidade.
Já houviram falar do Viva Viagem e do 7 Colinas :). O suporte tem um pouco mais de memoria interna é claro.
Isto até já é usado há uns bons anos em vacas, nuns selos nas suas orelhas!!!
O Bill Gates já em 1995 usava RFID para controlar quase tudo na sua casa. Ele e todas as pessoas que andem na casa dele, recebem um pequeno “clip” com um chip RFID que liga e apaga luzes conforme as pessoas se movimentam pela casa, mete música ambiente, aquecimento, …, … tudo com uma gestão de prioridades, conforme a hierarquia das pessoas que estejam numa determinada divisão.
No Politécnico de Castelo Branco, já um colega meu há uns anos fez o seu trabalho prático de fim de curso com RFID.
Com os preços a baixar, qualquer dia todos os productos, … poderão trazer um RFID, tal como trazem código de barras. Já imaginaram, a despensa avisar-nos que já se acabou o arroz, assim que deitamos o pacote vazio fora!
E isto seria só uma das milhares de aplicações que os baixos preços do sistema poderiam resultar…
Só uma achega para acrescentar de forma explícita que uma das grandes vantagens das tags RFID face a outros meios de identificação, como os códigos de barras, é a possibilidade que algumas tags têm de ser ‘reescritas’, ou seja, não só é possível inquirir o ID de uma tag, como lá guardar informação adicional.
Este video mostra o uso que a Throttleman está a dar ao RFID: http://www.throttleman.com/rfid.aspx
Achei muito interessante esse chip, principalmente para o controlo de stock e também para ajudar os clientes na compra do produto. Essa etiqueta também pode ter algum comando de voz?
Bons dias.
Gostaria de saber onde poderei adquirir uma tag destas, estou ineterssado em aplicar este sistemas no meu stock.
Que tipos de tags existem, e quais as dimensões, podem-me ajudar?
Obrigado
Alguem pode citar exemplo de empresas no Brasil que utiliza RFID?
Quem for este ano ao Imagine Cup 2011, no IST, vai ver isto numa grande aplicação… serão os sérios candidatos a vitoria. 🙂
Ola 🙂
Gostei de ver todos esses comentarios, foram me muito uteis.
Eu estou a frequentar um curso de organização e gestao industrial e uma das disciplinas que tenho é logistica. Entao, estou a realizar um trabalho sobre as etiquetas RFID na Vicaima, a maior industria a nível nacional de fabrico de portas, aros e componentes. As etiquetas estao a ser utilizadas la, mas eu gostava de saber ao certo que informaçao dao essas etiquetas. Eu ja percebi para que servem, mas gostava de saber em contexto da Vicaima.
Se alguem me soubesse explicar agradecia…
A ANA,sa – Aeroportos de Portugal e a Sata, já vão desde há mais ou menos 5 anos para cá a instalar este sistema para o controlo de bagagem, obtendo o percurso detalhado da mesma. Já saí faz dois anos mas segundo informações o resultado tem sido bastante positivo.
O video ja não existe 🙁
é possivel 2 cartões terem o mesmo código. ou seja alterar um deles para que fique igual ao outro?