PplWare Mobile

OpenOffice.org 3.0.0 Beta 1

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. vf700 says:

    Esta e de facto uma das melhores senao a melhor mesmo alternativa a MS…

    Espero que nunca a tornem paga mas sera algo inevitavel penso eu..a ver vamos…desde ja os parabens…

  2. É impossivel tornar o OpenOffice.org pago por ser livre. Se fizerem isso alguém pode pegar no código-fonte e fazer uma versão grátis.
    Além disso não há interesse nenhum em tornar paga por já existe uma versão paga que é o StarOffice e o OpenOffice.org é a versão tubo-de-ensaio para a versão paga.

  3. Miguel Chaves says:

    Utilizo esta suite em conjunto com o Office 2007 (mais por causa dos documentos em formato pptx que me são enviados) mas sinceramente habituei-me tanto ao OO que para meu uso pessoal não o troco por nada.

    O MSO tem as suas vantagens e é muito bonitinho mas para mim isso só por si não chega. Tou mortinho por experimentar esta nova versão 🙂

    Cumprimentos

  4. rui almeida says:

    off topic: lembro-me de ás uns meses um post que falava de um programa que permitiria em tempo real monotorizar os diversos pcs da nossa rede. poderiamos dividir o ecrã por exp em 4 e ver a area de trabalho desses pcs, isso era ideal para escolas. alguem me pode dizer onde está essa informação, tou farto de procurar e não encontro. obrigado

  5. Vítor M. says:

    Rui Almeida será esta ferramenta que procuras?
    https://pplware.sapo.pt/2007/10/25/the-dude-30-beta-7/

    Vê e diz alguma coisa.

  6. rui almeida says:

    @Vítor M.

    Não, era uma ferramenta tipo esta:
    http://www.networklookout.com/
    Mas penso que fosse freeware, não me recordo, penso que foi nos meses de verão que o post foi colocado, mas não encontro mesmo.

  7. para quem desejar em servidor nacional, também o disponibilizamos ontem no Kero, em:

    http://www.kerodownload.com/s-fx_info-id-16985.html

  8. Soultrain says:

    Há uns tempos atrás num forum qualquer um utilizador mencionou que o OpenOffice não está aos pés do Office porque não podemos fazer no openoffice o que fazemos no office. Ora, eu pergunto, quem raios é a pessoa neste mundo que utiliza a porra do office a 100%? e memo openoffice a 100%? Ninguém. Portanto, para quê pagar quando podemos ter o openoffice.

    Abraços.

  9. Nuno José says:

    Estava á espera de melhores menus e botões. Penso que as implementações para aí pensadas ainda não o foram pois não aprecem nada com o symponhy como já li que iriam ser.

  10. X3minater says:

    @Soultrain
    Até agora tenho usado sempre MSOffice a 100%, mas este OpenOffice (do qual tenho ouvido falar muito) parece-me uma boa alternativa.

    Só tenho uma dúvida, os documentos do MSOffice ( .exe ; .doc; .ppt ; …) são compatíveis com o OOffice, e vice-versa?

  11. X3minater says:

    ups, não queria dizer .exe mas .xls! ^^
    Mas já obtive a minha resposta, pelo comentários numa outra versão do OOffice, é totalmente compatível com o MSOffice!
    Thanks 😉

  12. Nelson N says:

    Já aqui disse que cada caso é um caso. Eu como faço muitas coisas no Word (a maior parte não é para mim), inclusivamente escrever livros inteiros, este peca pelo dicionário; de resto é uma muito boa alternativa. Creio que quem tiver mais conhecimentos do que eu em informática podia corrigir isto. Por exemplo: o dicionário que vem com o Alinex é o mais completo que já vi para o OpenOffice

  13. Não há melhor, mai nada! 🙂

    “Can’t beat the price”

  14. Miguel Chaves says:

    @Nelson N: o OO traz no writter uma ferramenta que te permite adicionar dicionários de qualquer língua…

    Em PT-pt tem também um dicionário de sinónimos e um outro que não me lembro.

  15. luis says:

    O melhor é o office 2007!! 🙂 Mas como no meu ubuntu só rola openoffice… bem.. espero melhorias a nivel da velocidade 🙂

  16. jmtdstoc says:

    Para o X3minater:

    “Até agora tenho usado sempre MSOffice a 100%, mas este OpenOffice (do qual tenho ouvido falar muito) parece-me uma boa alternativa.”
    * Quando ouço alguém a dizer que usa o Excel a 100% até me dá vontade de rir. Falando só no Excel (folhas de cálculo é o que mais uso – área contabilística e gestão financeira) ele tem dezenas, senão centenas de fórmulas desde estatísticas, financeiras, lógicas,…. Portanto acho bastante difícil alguém as usar todas (a 100%, portanto)…
    Agora, extrapolando para toda a suite MS Office (do qual o Excel faz parte) acho que a tua percentagem de utilização andará ainda mais longe dos 100%, pois também não acredito que uses o Word, Access e o Powerpoint a 100%…
    Desculpa, mas sou muito incrédulo :).
    Quando dizes que o OpenOffice é uma boa alternativa ao MS Office, concordo a 100% 🙂 contigo. Porém, dado que o formato de ficheiros do Office é proprietário, algumas funções do Excel não são bem interpretadas pelo OpenOffice, pois os programadores do OpenOffice (não podendo ter acesso a todas as especificações dos formatos da Microsoft) só podem tentar “adivinhar” como tratar determinada função. Mas diria que 90% da funcionalidade do MS Office pode ser usada pelo OpenOffice. Alternativamente, pode-se sempre passar a usar o OpenOffice passando todos os ficheiros para o seu formato nativo, o Open Document Format (foi o que fiz).

    Só tenho uma dúvida, os documentos do MSOffice ( .exe ; .doc; .ppt ; …) são compatíveis com o OOffice, e vice-versa?”
    * Como já escrevi acima, a maior parte dos ficheiros vão abrir e poder ser gravados sem problemas de maior. Contudo, algumas formatações podem ser alteradas, em virtude já explicado atrás.

  17. Eu uso o OpenOffice.org a 100% e não preciso cá do MS Office 2007 e nem tenho dinheiro para pagar uma licença.
    Quanto aos formato binários proprietários cujas extensões são doc xls ppt, a compatibilidade nunca será a 100% por são formatos proprietários. Ou seja não documentação de como faze-los compatível com um programa de terceiros.
    OpenOffice.org usa um formato chamado de ODF (Open Documents Format) que é um formato livre e também um standard ISO.
    ODF foi concebido de raiz para interoperabilidade entre programas diferentes.

  18. *Correcção do comentário anterior*

    Eu uso o OpenOffice.org a 100% e não preciso cá do MS Office 2007 e nem tenho dinheiro para pagar uma licença.
    Quanto aos formato binários proprietários cujas extensões são doc xls ppt, a compatibilidade nunca será a 100% porque são formatos proprietários. Ou seja não há documentação de como faze-los compatível com um programa de terceiros.
    OpenOffice.org usa um formato chamado de ODF (Open Documents Format) que é um formato livre e também um standard ISO.
    Além disso ODF foi concebido de raiz para interoperabilidade entre programas diferentes.

  19. X3minater says:

    Para o jmtdstoc:

    Quando alguém tem vontade de rir duma pessoa que não explica um determinado assunto da maneira que essa pessoa entenda, também me dá uma grande vontade de rir.
    (…E também daquelas que se riem dos que usam só MS, mas isso já é outra história…)
    Obviamente, quando eu disse que usava MSOffice a 100% não me estava a referir às suas funcionalidades (se não tinha dito: “Eu uso 100% das funcionalidades do MSOffice!”), mas sim ao facto de usar apenas esse conjunto de aplicações para os meus trabalhos. Mas quem sabe… podia ser um grande contabilista, com matemáticos e físicos em casa. 😀 (assim já usava, praticamente, 100% das funcionalidades de Excel).

    Mas para além disso, obrigado pelo esclarecimento, bastante elucidativo na verdade 😉

  20. openoffice so tem uma limitaçao QUE EU CONHEÇA!
    o “excel” do open office encrava todo se tentarem abrir um ficheiro grande, uma tabela grande, quando digo grande falo por exemplo em tabelas com mais de 10 a 20 mil numeros de telemoveis ou e-mails ou um qualquer CSV com um dump duma base de dados relactivamente grande. Peca apenas neste sentido. O office abre primeiro e só depois faz um loading do ficheiro e depois mostra-o de uma vez só, e APARENTEMENTE de forma mais leve, mesmo com este problema que me afecta na versão windows do open office, ja nao utilizo o office da micro$oft à anos e não volto atras a menos que apareça um open office melhor que o actual 🙂

  21. Paulo says:

    @carlos: Essas licenças são para “casa/estudante” e não para as empresas 🙂

  22. Pisquinho says:

    @luis

    O problema da velocidade do OpenOffice resolve-se facilmente. Vais a Ferramentas (Tools), Opções (Options) e depois escolhes a opção Memória (Memory) e aumentas os valores lá existentes.
    Para um funcionamento em PCs com pouca memória, o OO vem personalizado para só utilizar 20Mb(!!!!) de RAM, podes aumentar para 128Mb e vê a diferença.

    @Paulo Ribeiro

    Pelo que ouvi falar (li num forum), a questão da memória que mencionei ao luis também resolve o problema dos ficheiros grandes.

    @Todos

    Eu conheço pessoas que sempre trabalharam em OO e quando tiveram acesso ao MS Office a reação delas foi a mesma que as pessoas que são utilizadoras do MS Office têm relativamente ao OO. Ou seja, quem está habituado a utilizar o MS Office tem resistência aos restantes Offices e vice-versa.
    Outro exemplo é que nos Estados Unidos há uma grande (muito grande mesmo) comunidade de utilizadores que utiliza o WordPerfect Office (actualmente da Corel), devido principalmente ao seu processador de texto, o WordPerfect que dizem ser muitíssimo superior ao Word, e isto acontece desde os finais dos idos anos 80, sempre trabalharam com esse processador de texto e não se adaptaram aos restantes. São assim as pessoas… preguiçosas à mudança e preferem ir atrás do que lhes dizem ser o melhor, mesmo que para eles isso nem sempre seja verdade, já que cada caso é um caso.

    Fiquem bem.

  23. @Pisquinho

    UIIIIIIiiiiii!!!
    Qual lento qual quê!!!
    Meti-lhe 160mb de ram pelo sim pelo nao e meti tambem 5mb por objecto seja la o que isso for, e numero de objectos em 30 em vez de 20. isto abriu um ficheiro de 60mb em 4 segundos sem esforço e agora corre lindamente.
    Desaconselhei o openoffice a um amigo para o seu escritorio por causa das limitaçoes de velocidade, vou ja ligar-lhe e pedir desculpas.

    Afinal, o open source tem sempre razão 🙂

    e mais uma vez, obrigado !!

  24. jmtdstoc says:

    Para o X3minater:

    “Obviamente, quando eu disse que usava MSOffice a 100% não me estava a referir às suas funcionalidades (se não tinha dito: “Eu uso 100% das funcionalidades do MSOffice!”)”
    * TOUCHÉ 🙂 !!! Com esta é que me deste a volta a 100% 🙂 .

    “Mas quem sabe… podia ser um grande contabilista, com matemáticos e físicos em casa. (assim já usava, praticamente, 100% das funcionalidades de Excel).”
    * A probabilidade disso acontecer não é muito alta… mas podias estar nessa situação sim senhor 🙂 .

    “Mas para além disso, obrigado pelo esclarecimento, bastante elucidativo na verdade”.
    * “No problem”, é para isso mesmo que serve este blog… para promover a entre-ajuda entre os leitores (pelo menos é assim que eu o vejo).

    Cumprimentos.

  25. moedinha says:

    Eu tenho usado isto na empresa e até agora sem problemas. E ainda posso exportar para formato .pdf sem mais ferramentas, muito bom. Obrigado pela dica da velocidade, vou já experimentar. A única falha para mim é não haver alternativa ao Outlook… nisso acho que o pacote Office ainda ganha vantagem.

  26. ozie says:

    adorava que melhorassem o visual

    vou aguardar

    os olhos também comem

  27. SergioJP says:

    Primeiro de tudo, na minha opinião o melhor de tudo é o fato de ser gratuíto e tem algumas funções que no da MS não tem, tipo a criação de PDFs, com qualidade e a possibilidade de abrir e salvar documentos do MSOffice. E está melhorando a cada versão lançada.

  28. CientistaMaluco says:

    “http://www.fnac.pt/pt/Catalog/Detail.aspx?cIndex=9&catalog=software&categoryN=Software&category=gestao&product=882224166560

    2 Licenças, o que dá €79 cada.

    É um bocadito menos de 500 euros.”

    Carlos, essa é a versão Home and Student não é a versão completa (ou seja, a profissional). Essa sim custa mais de 500€.

    http://www.softinmotion.pt/produtos/office/default.aspx

    – Microsoft Office 2007 PRO FPP : 530,00 € + IVA
    – Microsoft Office 2007 Standard FPP : 427,00 € + IVA

    Relativamente ao OpenOffice, uso a versão 2.3.0 portable e o único reparo que tenho a fazer é mesmo o dicionário, mas como não dou quase nenhum erro não é nada que me preocupe muito. Só tenho uma questão. O OOo 3.0.0 lê os novos ficheiros MSOffice 2007 (docx, pptx, etc…) ?

  29. Nuno José says:

    @moedinha

    Se estás em windows exp o Sunbird ou Lightning em linux o evolution é igualzinho.

    (por acaso gostava muito do outlook 2007 não há como ele)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.