Quer a sua bicicleta com um sistema eléctrico em 5 minutos?
O culto das duas rodas está cada vez mais incutido na sociedade moderna. Não estamos a falar no culto dos poderosos motores e muitos cavalos a roncar sobre duas rodas, estamo-nos a referir ao prazer de pedalar pelas ruas e caminhos nas mais estilizadas bicicletas que hoje vemos pelas cidades, vilas e aldeias deste país.
Mas há quem não goste de dar ao pedal. Para esses, e porque a bicicleta tem um preço, que tal colocar um motor eléctrico que o ajuda a pedalar e pode até passar a ser o seu meio de transporte?
Sem dúvida que a tecnologia também olha para estes veículos com bons olhos, inclusive já se falou que houve ciclistas nas grandes competições que usaram pequenos motores eléctricos, escondidos dentro do quadro da bicicleta, que lhes permitiu tirar vantagem sobre os seus adversários que só contavam com a força das suas pernas.
Mas hoje o que mostramos é algo muito mais interessante e há vista de todos.
Sistema eléctrico eBike 75
Da cabeça de dois engenheiros madrilenos saiu uma ideia fantástica. Javier Reguero e Bruno Fernández criaram um sistema reversível que permite colocar em 95% dos modelos de bicicletas actualmente no mercado, um sistema eléctrico que apenas demora 5 minutos a montar.
A ideia de colocar um motor eléctrico numa bicicleta não é nova, há inclusive modelos que já trazem ambas as possibilidades, o utilizador pode pedalar e usar a carga eléctrica para um motor depois ajudar a circular em esforço.
Mas aqui a visão da utilização é ser mais ampla em termos de usabilidade do sistema.
O kit eBike 75 vem com um motor, uma bateria, cabos e uma roda "motriz" que poderá substituir a roda original traseira ou dianteira da bicicleta.
Além disto, o sistema traz também um ecrã carregado de dados que serão do agrado do utilizador, isto porque pode ser descarregada uma aplicação que faz a gestão de todo o sistema eléctrico.
A instalação mecânica é muito simples e reversível. Sim, uma das grandes vantagens é mesmo o ser reversível. Hoje tem numa bicicleta, mas amanhã pode ter noutra qualquer sem grandes obras de mecânica. Tudo se instala em pouco mais de 5 minutos.
Isto para quê? Nem sempre nos apetece pedalar a puxar pelo físico, podemos querer pedalar pelo simples prazer de circular nalguns sítios, ter tempo de contemplar e tudo isto a usar um veículo de transporte barato, não poluente e que vai a qualquer lado.
O protótipo agora mostrado já vem de muitas horas de investigação e de investimento. Segundo os engenheiros, este kit eBike 75 tem já mais de 400 mil euros de investimento, desde o início do projecto, mas este ano pretendem facturar meio milhão de euros e recuperar uma parte substancial do investimento inicial.
Não faltam produtos que transformam as bicicletas tradicionais em bicicletas eléctricas, isso é uma realidade, o que não é assim tão banal é a facilidade com que isso se faz, neste caso e pelo que é apresentado, tudo é muito simples o que pode ser um trunfo no mercado actual.
Quanto custa o eBike 75?
eBike 75 poderá custar entre os 750 e os 900 euros. Este preço é, sem dúvida, alto para o utilizador de bicicleta casual, contudo, para quem se faz movimentar dentro das cidades de bicicleta e que quer poupar nas pernas e não depender dos transportes públicos, o preço pode ser até bastante amigável, se tivermos em conta, num ano, o que poderá ser poupado em termos de combustível e tudo o resto.
O sistema permite em modo estrada, atingir os 25 kms/h, o que poderá ser uma boa solução para fugir ao trânsito das cidades.
Este artigo tem mais de um ano
Kits para este efeito há por aí aos montes. Este poderá não ser diferente da maioria dos existentes. Gostava que explicassem a razão de terem criado esta notícia, dando a entender que é um bom produto, quando não referem sequer as características básicas do equipamento. Entendo que a vossa opinião será: “É bom porque sim”. Será apenas isto?
Não, é bom porque é um conceito cada vez mais usado, muitas gente (a maioria) desconhece que existem estes kits, é bom porque pode ajudar quem esteja a pensar trocar de bicicleta porque tem mais utilidade uma eléctrica e é bom porque, como todas as marcas de bicicletas estão a fazer, o futuro aponta para uma utilização maior em mais cenários, principalmente urbanos onde estão a nascer mais e mais infra estruturas para beneficiar este modo de locomoção.
pelo mesmo preço
ainda mais fácil de montar
e com regeneração de energia
Copenhagen Wheel
https://superpedestrian.com
FlyKly
http://flykly.com
https://www.indiegogo.com/projects/add-e-simply-add-electricity-to-your-bicycle#/
tambem muito interessante.
A bateria pode ser recarregada nas descidas?
Qual é a autonomia média da bateria?
A força do motor dá para uma subida não pedalada com que inclinação?
As respostas são importantes para qualquer interessado e o artigo não diz nada acerca disso.
Essas não tem mas tem outras, o que falta não está ainda disponível, mas ficará certamente num futuro. O que está disponível e o que foi realmente ficado é a facilidade de ter hoje em 5 minutos um kit eléctrico montado em qualquer bicicleta. Obviamente que a ideia aqui não foi sequer traduzir em cavalos potência a energia gerada! 😉 Mas dá um próximo artigo sim, até um mais abrangente face às ofertas de mercado. Afinal agora já há muitas, pelo menos a ver pela nossa caixa de mail 😀
Olá boa noite mental um kit em 5 minutos duvido,mas OK! Bionix tem kites que carregam na travagem
Existe uma empresa a fazer isto, portuguesa 😉 acho que a falar falavam dessa 😉
Pois, também é verdade, apenas não temos conhecimento. Mas era de valor conhecer e mostrar, se é dentro deste assunto.
Vitor, não é dificil encontrar…
http://www.e-bike.com.pt/
Acho que também seria interessante falar sobre eles, não é?
Já agora porque não passar uma vista de olhos pela take off e-bike,também fazem montagem de vários kits electrónico.
http://www.takeoff-ebike.pt
É certo que eu de carro durante um ano, gasto muito mais que esses valores, mas também é certo que os percursos que faço diariamente, não apanho frio, vento nem chuva. 😉
E eu a pedalar consigo andar bem mais que esses 25km/h (Exceto subidas ahahah)
Logo não me compensa também em tempo, pois em vez de demorar os 30min diários, passaria a demorar 2 horas para chegar ao meu destino.
que trajeto é esse que passa de 30min para 2h?
os meus 11km são 30min de carro ou 30min de bicicleta (sem assistência elétrica)
3€/dia vs 0€
Eu acho que as bicicletas eléctricas não têm grande utilidade nos percursos horizontais. Serão talvez úteis para ajudar das subidas que é onde é necessário maior esforço muscular.
Estes sistemas continuam a ser estupidamente caros, na minha opinião, para o que fazem. 1000€ pelo kit + 500€ pela bicicleta (no mínimo dos minímos) dá um total de 1500€. Acho que para a maioria dos mortais é demasiado € para aquilo que faz. Pelo menos aqui no sul da Europa.
Alguém sabe qual é a vida útil deste tipo de produtos?
Muito sinceramente podiam ser 3000€, pessoas que compram fatos de licra como se fossem atletas de alta competição para dar uma volta de bicicleta pelo parque e meter os tempos no facebook têm esse dinheiro de certeza porque quando se chega este ponto de tristeza é porque a vida já perdeu todo o seu conteudo há muito tempo. Se eu fosse psicologo, sociologo ou psiquiatra já tinha tese de fim de curso.
Partilho a sua opinião, o que conta é o show off e estar na moda! Tudo a correr e a andar de bicicleta, nem que seja só à volta do quarteirão para suar um pouco 😀
Sistemas deste tipo não são dirigidos a pessoas que usam fatos de lycra de alta competição.
O público-alvo de sistemas deste tipo são potenciais utilizadores da bicicleta em percursos pendulares, e que muitas vezes só não o realizam porque chegariam ao local de trabalho tarde ou muito suados.
Já agora é 10000€!?!?
Perguntei ao meu vizinho porque carga de água gastou mais de 1500€ na bicicleta..
-É muito mais leve, custa menos a pedalar!
– AH!? Pensei que fosse para fazer exercício…
500€?? Se não tens pretensões a ser ciclista e se é para pôr eléctrica, não te serve uma de 200 ou 300 euros? Deves ser dos que quer suspensão total de marca x, mais quadro de marca y
Como utilizador diário de uma bicicleta eléctrica posso dizer que mudou a minha vida, em vez de gastar gastar cerca de 60 libras por mês a deslocar-me para o trabalho de carro, agora gasto cerca de 30 pence, que são cerca de 42 cêntimos, por semana. Mas a minha opinião acerca desse kit é que peca muito pelo preço, há kits bem mais baratos e bicicletas completas mais baratas também… Comprei à cerca de 2 meses uma bicicleta eléctrica Scirocco da marca Woosh aqui no Reino Unido onde resido por 585 libras, cerca de 800 euros. Não é das mais caras mas também não é das mais baratas. Aconselho vivamente a quem faça até 20/30kms por dia na comuta para o trabalho. A minha parte preferida é nas subidas quando vejo aqueles ciclistas magricelas vestidos como o Armstrong com bicicletas mais caras do que um carro a pedalar cheios de esforço e eu passo por eles com roupa de trabalho e as compras na mochila sem levantar o traseiro do assento. Priceless!
Gostei da ideia (principalmente do facto de ser rápido a montar e desmontar) mas o preço ainda é proibitivo, talvez daqui a uns tempos quando já “tiverem recuperado o investimento inicial” o preço se torna mais “engraçado”.
Só uma pequena correcção:
“Mas hoje o que mostramos é algo muito mais interessante e À vista de todos.”
Em vez de:
“Mas hoje o que mostramos é algo muito mais interessante e HÁ vista de todos.”
Não sei o que será pior:
– A sugestão de correcção;
– A correcção após a sugestão errada.
Enfim…
Eu gostei do conceito de poder montar e desmontar o sistema electrico, não conhecia. Se alguem souber de mais marcas que possam ou não estar em Portugal gostaria de conhecer, mas apenas para sistemas facilmente desmontaveis de modo a poder ter bicicleta com e sem motor eletrico.
Luis Miguel
Isto é muito bonito… mas numa cidade como Lisboa, não acredito que seja muito eficaz, principalmente se o percursos a fazer inclui subir e descer duas ou três colinas…
Olha que tem de subir toda a Calçada de Carrige logo de manha… acho que a bateria ia a vida, ou então quando chega-se ao trabalho tinha que se carregar para ser útil no regresso a casa.
Geralmente a autonomia destas bicicletas é muita boa! Eu faço mais de 45 kms com bastantes subidas e bem íngremes antes de ter que carregar a bateria… Ah e não sou nada leve, 94kgs, mais cadeado, mais bomba de ar, capacete, ferramenta, água etc…
É claro que numa subida tem que se dar ao pedal, um motor de 250W, aproximadamente 1/3 de cavalo vapor não é suficiente para subir sem assistência uma subida íngreme. Os 70 euros por mês que se gastam em combustível quando comparados com os gastos em electricidade são irrisórios.
70 euros dá para carregar a bateria cerca de 350 vezes!! Ou seja 45kms X 350 dias = 15750 kms = muito dinheiro no bolso e força nas canetas como dizia o Esteves!
” um sistema eléctrico que apenas demora 5 minutos a montar.” ???
Não vejo nenhuma novidade ( mais do mesmo).
Ao atalho da e-bike.com.pt acrecento o atalho http://www.ciclotekstore.com
Obrigado pela partilha.
Não há melhor sistema que o add-e.
Explorai no seguinte link.
https://www.indiegogo.com/projects/add-e-simply-add-electricity-to-your-bicycle#/story
O Kit pode ser instalado em uma bicicleta de estrada?
Sim pode.