Painéis Solares estão cada vez mais eficientes
Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM
As energias limpas e alternativas estão cada vez mais enraizadas na sociedade e são uma prioridade para um futuro mais sustentável. Os painéis solares, por exemplo, potenciam uma indústria que continua em constante desenvolvimento, onde se têm vindo a assistir a melhorias muito significativas, de dia para dia.
Os novos painéis anunciados por investigadores australianos, permitem converter quase metade da luz captada em energia. É já um salto basilar para a adopção da energia solar como a principal fonte energética num futuro não muito distante.
Um grupo de investigadores de Sidney, na Austrália, está a trabalhar no desenvolvimento de painéis solares que convertem mais de 40% da luz solar em electricidade, tendo sido este marco confirmado pelo Laboratório Nacional de Energia Renovável dos Estados Unidos da América num teste efectuado ao ar livre.
"Esta é a maior eficiência já relatada para a conversão de luz solar em electricidade."
Martin Green, investigador da University of New South Wales
Para desenvolver este protótipo a equipa de investigação utilizou células solares comerciais, mas numa nova perspectiva, totalmente inovadora. Essa nova forma permite melhorar incrivelmente a eficiência energética, que ultrapassou os 40%, sendo que os métodos tradicionais apenas conseguem converter cerca de 33% de luz solar em electricidade.
Este protótipo utiliza ainda um conjunto de espelhos de procura de luz solar, focalizando-a num edifício de altura elevada, Heliostat Mirror Power Tower Concentrators, fazendo com que a luz solar seja dividida em várias células diferentes.
Mas o que faz a principal diferença neste protótipo é a utilização de filtros de banda óptica que captam a luz que normalmente é desperdiçada pelos métodos tradicionais.
"Actualmente, os painéis que tem no telhado da sua casa têm uma única célula mas, eventualmente, eles terão várias células diferentes sendo capazes de melhorar a sua eficiência a este nível."
Martin Green, investigador da University of New South Wales
Este protótipo foi desenvolvido por uma empresa Australiana, a RayGen, mas algumas das células de alta eficiência foram fornecidas por uma empresa norte-americana, a SpectroLab, que em conjunto, com certeza, irão tornar este protótipo uma realidade e ajudar muitas famílias a conseguir uma fonte de energia muito mais eficiente.
Este artigo tem mais de um ano
Este artigo para mim está no mínimo confuso. Afinal falamos de células fotovoltaicas ou energia solar concentrada? Da forma que fala o título, dá a entender que são fotovoltaicas mas no meio falam que afinal entra também heliostatos. Assim sendo é a junção de 2 tecnologias de produção de energia eléctrica por 2 métodos completamente diferentes. Desta forma não vejo aumento de eficiência das células fotovoltaicas, mas sim do sistema.
No título nãos descrimina, fala na evolução da eficiência dos painéis solares. Depois o texto mostra onde de facto está a evolução. Inclusive aponta para as entidades responsáveis por essa evolução e acrescenta números, relatos por essas entidades, do que eles entendem por evolução.
Eu creio que não está confuso, mas…
Contudo
acho que o problema são as fotos de painéis foto-voltaicos que colocaram que nos levam a pensar sempre que é essa tecnologia até chegarmos ao fim do artigo.
Esta tecnologia ainda tem muito para avançar, mas são boas noticias esta investigação.
Na realidade as inovações estão a suceder-se de forma espectacular, e no campo da investigação, já começam a ser lançados projectos que combinam várias tecnologias. Começou a corrida mundial a este recurso natural (sol) e são quase diárias as inovações e evoluções em todas as áreas relacionadas.
Eu vejo painéis solares e espelhos para a focagem da radiação solar, nao acabam por ser dois sistemas diferentes?
No nrel não encontrei a pagina do teste e a spectrolab tem uma celulas com a eficiência típica (acaba por ser a máxima possível) de 40% http://www.spectrolab.com/DataSheets/PV/CPV/C4MJ_40_Percent_Solar_Cell.pdf
A NREL tem um grafico das eficiências de vários fabricantes: http://www.nrel.gov/ncpv/images/efficiency_chart.jpg
Sem o nome da equipa não dá para encontrar o documento -_-
Curiosidade…Alguem sabe o valor real de instalar um painel solar numa moradia por exemplo para pelo menos aquecer agua por exemplo? n propriamente para alimentar a casa toda..
Com instalação situa-se entre os 1600€ e os 3000€ dependendo da potência
Uma dica pplware.
Painéis Solares são utilizados para aquecer água (e não só), não para produzir electricidade 😉
Deveriam alterar o título para não induzir a malta em erro!
Bom artigo e boas notícias!
Painéis solares – foto-voltaicos
Painéis solares – térmicos
Estarei errado?
Certo. E ainda tens os Painéis solares termodinâmicos.
Acrescentar ao artigo que os testes em laboratório diferem muito de valores comerciais. A eficiência desce e muito. Mas é bom ver que a electricidade e as fontes renováveis estão a conquistar mercado e evoluir.
a soitec fala em 46%…
mas uma coisa é usar paineis solares pra aquecer agua e outra sao os paineis fotovoltaicos..e dentro destes ha varias versoes e tecnologias
Mas o ideal era ter essas tecnologias/soluçoes acessiveis ao publico, pois pra ter um fotovoltaico com eficiencia com mais eficiencia se custar o dobro da concorrente que apenas é menos eficiente em 3 ou 4%, nao valerá a pena apostar