Os robôs estão a começar a invadir a Terra
Tal como nos acostumámos a ver nos filmes de ficção científica, os robôs com aparecia humana, mais ano, menos ano, irão passar a fazer parte do quotidiano da população terrestre. Os avanços estão a ser alcançados com sucesso e estes robôs já começam a sair dos laboratórios.
Atlas, o robô humanóide desenvolvido pela Boston Dynamics, foi colocado pela primeira vez ao ar livre, onde pôde fazer a sua primeira corrida de testes.
Atlas
A Boston Dynamics, empresa de robótica pertencente à Google, é a criadora de Atlas, um robô desenvolvido à semelhança do ser humano projectado para agir no exterior em terrenos acidentados. Este robô humanóide desloca-se e equilibra-se tal como um humano e tem uma alta coordenação para enfrentar qualquer terreno.
Tem 28 peças hidráulicas para um maior grau de liberdade e não lhe falta tronco nem membros, desde as mão até aos pés.
A primeira corrida de Atlas ao ar livre
Dependendo ainda de um cabo para receber energia, Atlas foi colocado ao ar livre, numa mata, onde é perceptível a sua coordenação motora, com um equilíbrio quase perfeito, face ao Homem.
Poderá assistir ao vídeo completo aqui.
Um dos actuais objectivos da empresa é a de ser capaz de colocar o robô neste ambiente sem necessidade de utilização de qualquer cabo de alimentação para que a mobilidade se eleve substancialmente.
Além do teste ao ar livre, é ainda visível a sua locomoção em ambiente laboratorial acidentado, bem como a capacidade de equilíbrio no momento de embate.
Fonte: IEEE Spectrum
Este artigo tem mais de um ano
Skynet never forgets 😀
Falta dizer que a Boston Dynamics é uma empresa com patrocínio da DARPA, CIA e do governo americano e a desenvolver equipamento militar com objectivos militares.
Aliás objectivos unicamente militares. OK?!
Não vejo aqui nada de bom apenas mais uma maneira covarde de matar o fellow human.
E muito maléfica por sinal uma vez que todo o projecto é criado com essa intenção de supremacia militar.
Isto até arrepia… a sério. A humanidade a extinguir-se a si própria.
Isso é muita ficção científica… Um robô é PROGRAMADO. Isso significa que as suas acções se cingem a aquilo que é mandado para fazer pelo Homem. Outra coisa seria criar um código em que o robô toma decisões sobre situações abstractas ou pouco definidas, ou seja, ter consciência. Nesse sentido, estamos a anos luz de o concretizar. Nem em termos de hardware, nem em termos de software. De qualquer forma, e quando for alcançado – uma coisa muito diferente do que se vê agora – continuarão a ser PROGRAMADOS pelo Homem para ter uma “consciência”.
Faço-te uma pergunta, já ouvista falar de IA (Inteligência Artificial)? Esta tecnologia irá permitir num futuro próximo o humanóide adquirir conhecimento e tomar a acção de acordo com a situação! Bem sei que terá sempre acção humana! Mas tu para seres a pessoa que és hoje, também tiveste de aprender e depois tomares a acção de acordo com o que te deparas! Aconselho-te vivamente a ver um filme EX Machina (não sei se já viste)… ilustra um pouco do que provavelmente daqui a uns anos poderá estar a acontecer… e não penses que são daqui a 50 anos… será muito mais breve do que isso, estou tentado a dizer menos de 20 anos…! A tecnologia ao dispor do homem tem o propósito de (normalmente) ajudar, nunca o oposto. Agora repara tecnologia desta ou outra… nas mãos erradas… pode significar algo muito malévolo, destruição massiva! Porque infelizmente o nosso mundo baseia-se unica e exclusivamente em $USD ou € ou outra moeda qualquer…! Basicamente dinheiro…! Senão vejamos aqueles grandessisimos filhos de uma p… o autoproclamado estadinhomerdoislamico como consegue financiamento para as suas acções? Quem compra as obras (quadros/estatuas) que eles pilham?! Já para não falar no petróleo que eles exportam (quem o compra?)! Portanto, basicamente é para te dizer que neste mundo só se gere por uma coisa… dinheiro. Tendo dinheiro tem acesso a tecnologia de ponta.
Drones.
Não são programáveis ou articulados no mesmo sentido mas têm o mesmo objectivo de destruição.
O problema aqui não é a tecnologia mas sim o que vão fazer com ela e com que objectivo é que a desenvolvem. Um robot militar é programado com um objectivo militar e vai ser programado de forma a ser o mais eficaz naquilo que precisa fazer. Ponto.
Já me pergunto quem são os verdadeiros terroristas. Se os inocentes, mulheres e crianças que são mortos à distancia ou se aqueles que há décadas lhes despejam bombas para cima e desenvolvem este tipo de tecnologia.
Pergunto qual seria a nossa reacção se fossemos vitimas de bombardeamentos constantes há décadas e em que estado iria ficar a nossa sociedade.
E mais já se perguntaram porque é que as imagens de destruição e bombardeamentos mesmo durante o dia são a preto e branco?
Por dois motivos para esconder o poder destrutivo das explosões e o segundo para parecer uma coisa distante e pouco ligada com a realidade mascarada a preto e branco. Enquanto que as pessoas no terreno são devastadas e condenam assim gerações à miséria pessoal e social criando crises humanitárias que atravessam fronteiras.
Se isto é evolução eu chamo-lhe miséria humana profunda.
Continuem distraídos com os telefones…