Novos Processadores Gráficos Mali com tecnologia 4k
Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM
A guerra entre as concorrentes no mundo dos dispositivos móveis continua e parece não ter fim à vista. Mas esta é uma guerra que também se estende aos seus fornecedores, como é o caso dos fornecedores de processadores gráficos.
A ARM lançou agora o seu novo processador gráfico, o Mali T860. Conheça as vantagens deste novo processador.
Os processadores utilizados na maioria dos dispositivos móveis, smartphones ou tablets, são os processadores da ARM. Agora a empresa lança o seu mais recente modelo, o Mali T860, que irá permitir aos utilizadores gráficos com resolução 4k nos seus dispositivos móveis mas que ao mesmo tempo poupam a bateria do dispositivo.
Cada vez mais os dispositivos móveis necessitam de bons núcleos gráficos para trabalhar com ecrãs de alta resolução, câmaras e até conectores 4k externos. Com esta nova tecnologia, os jogos terão uma melhor qualidade gráfica a um baixo custo, tornando os seus dispositivos móveis em dispositivos com maior desempenho.
Até agora poderia uma maior desempenho poderia ser um problema para a bateria, mas com estes processadores isto não irá acontecer, o processador topo de gama Mali T860 é 45% mais eficiente energeticamente que o seu antecessor, no entanto, permitirá a renderização em 4k. Quanto ao acelerador de vídeo Mali V550 vai permitir codificar e descodificar vídeo 4k com base no formato H.265, formato que é apoiado pela União Internacional das Telecomunicações.
Com a tecnologia 4k, os vídeos passarão a ser visualizados numa resolução de 3840x2160, 4 vezes mais do que é conseguido com o 1080p de alta resolução. E muito embora os ecrãs dos dispositivos móveis actuais não permitam essas visualizações, pode tirar partido desta tecnologia ligando o seu dispositivo a televisores ou monitores 4k para a reprodução de vídeos armazenados no seu próprio dispositivo o mesmo para assistir a filmes via Streaming, uma vez que serviços como por exemplo o Netflix já começaram a transmitir vídeo em 4k.
ARM não constrói Chips físicos, mas licencia GPU’s e processadores gráficos. Processadores gráficos que são utilizados por marcas como a Samsung, Lenovo e um conjunto de outras marcas de gama baixa. No entanto tem a concorrência de empresas como a nVidia, Qualcomm e da Imagination Technologies.
O novo GPU possui 16 núcleos de Shader e um mecanismo de renderização chave, de modo a permitir que os jogos possam ter imagens mais realistas. O GPU projectado para dispositivos de alta performance deverá ser lançado num prazo de 12 a 18 meses.
Para gamas mais baixas serão comercializados o Mali T830 e o Mali T820, processadores que são 55 por cento mais rápidos do que o actual Mali T622. Estes processadores podem ser encontrados em dispositivos entre os 50 e os 400 dólares.
Em conjunto com estes processadores poderá ser utilizado o acelerador de vídeo ARM Mali V550 4k, acelerador de vídeo que possui 8 núcleos de processamento e que pode descodificar vídeo 4k a 30 frames por segundo.
A concorrência que a ARM vai encontrar é feroz, no entanto, conjugando estas duas tecnologias a empresa poderá ter sucesso na conquista deste mercado, mas será que empresas como a nVidia, entre outras, vão dar margem de manobra a ARM?
Este artigo tem mais de um ano
Deve ser bom para o inverno que se avizinha 😀
Uma coisa é o anunciado, outra coisa é o que se vai ver em campo. Aguardo uma review num youtube ou coisa parecida para ver se será como anunciado.
Só maravilhas em papel.
Muito bonito mas qual é o raio da utilizados de te rum ecra 4k num ecra tão pequeno.
Ora, pela nitidez da imagem, é claro. Há de ser ter em mente uma coisa, talvez a principal, o esforço técnico para se colocar tantos pixels num espaço tão diminuto.
E fico cá imaginando uma tela de 100 polegadas com a mesma densidade de pixels por cm² que os futuros smartphones 4K terão com esta tecnologia, simplesmente fenomenal. Como deveríamos chamar, 1024K? kekekeke
isto da teórica á prática vai muita diferença…
Ao tempo que se diz que os dispositivos móveis iriam ter gráficos equiparáveis á ps3/x360, até agora ainda não vi nada disso.
a qualcomm diz se o One Plus One tem os graficos iguai aos da ps3….
Na verdade até já superou a 7ª geração. Nominalmente falando os dispositivos móveis possuem mais poder de processamento mas as ferramentas de criação/desenvolvimento (motores de games) estão começando a explorar.
A parte GPU do chip Tegra Ki da Nvidia por exemplo se equipara à GPU do Wii U, atual consola da Nintendo. Enquanto esta GPU possui aproximadamente 550 GigaFLOPS de ‘poder de fogo’, a do Tegra K1 possui uns 500 (desculpe não recordar os valores exatos, mas são em próximos entre si).
Pois bem, para o Wii U já há bastante engines gráficas compatíveis, para os novos chips mobile anunciados por Nvidia e Qualcomm ainda não há, mas é questão de tempo.
Há, apenas por comparação, saiba que o poder de processamento do sistema do velho Xbox 360 é de aproximadamente 115 GFLOPS e do Playstation 3 é quase o dobro disso.
Eu prevejo que os dispositivos mobile terão GPUs com mesma capacidade nominal de processamento que a média entre as principais consolas da 8ª G (XO e PX4) já em 2018, seja algo entre 1.3 e 1.8 TeraFLOPS; a saber também que até lá as duas consolas estarão ainda na metade de seu ciclo de vida. Nada certo, apenas rumor, uma projeção pessoal que me permito a fazer constantemente sobre tecnologias.