Mercedes-Benz e LG desenvolvem o carro do futuro para hoje
A CES 2015 está à porta e são várias as notícias que vão surgindo das mais variadas empresas presentes nesta importantíssima feira, sendo desvendados de dia para dia alguns pormenores sobre produtos que poderão conquistar muitos consumidores no ano de 2015.
Uma das novidades que estará presente neste certame de tecnologia é a parceria entre a LG e a fabricante de automóveis Mercedes-Benz.
Ao longo destes últimos anos o sector automóvel tem vindo a evoluir consideravelmente no aspecto tecnológico de proximidade aos utilizadores. A parceria entre a Mercedes-Benz e a LG mostra que o caminho ainda está por fazer e que há inovações prontas a avançar para o consumo. Nesse sentido, a marca alemã preparar-se para discutir na CES 2015 os seus planos para a construção de um carro autónomo, tendo mesmo sido noticiado que a empresa irá apresentar um fantástico protótipo disso mesmo.
Mas as novidades não se ficam por aqui. Segundo a LG, para os novos automóveis da Mercedes-Benz serão fornecidos sistemas de câmaras mono e stereo, um sistema de escurecimento dos faróis, um sistema de travagem autónoma e ainda um sistema de visão, que permitirá aos veículos detectar o movimento de peões ou ciclistas. Além de tudo isto este novo veículo estará equipado também com sensores biométricos para monitorizar o movimento dos olhos do automobilista.
Este é um projecto muito diferente do da Google, que tem vindo a trabalhar num automóvel totalmente autónomo. O objectivo da LG e da Mercedes-Benz é a exploração dos sistemas semi-autónomos, que permitam ao condutor transferir algumas das suas tarefas para o veículo inteligente.
Quanto ao lançamento destes veículos, isso é ainda uma incógnita. Embora a Mercedes esteja há alguns anos a trabalhar neste tipo de veículos, a implementação de toda a tecnologia e as devidas alterações na própria legislação poderá demorar anos, contudo muitos detalhes irão ser revelados dentro de dias na CES 2015.
Por Hugo Sousa para o Pplware
Este artigo tem mais de um ano
Algumas dessas funções de segurança na estrada já são usadas nos camiões.
É o tipo de inovação que vai gerar ainda muita discussão porém, aguardo expectante a hora de ver os smartcars nas estradas.
Antevejo ainda a primeira regra de trânsito para as grandes cidades. “Proibido a veículos convencionais, excepto veículos de emergência e autoridade”.
Penso que o mais difícil até nem é mesmo por uma máquina a andar sozinha, serão mesmo alterações legislativas… como responsabilizar um veiculo de um acidente ou até mesmo uma morte? pois falhas até as máquinas têm… ou como responderão à ordem de um agente da autoridade?
Há coisas que só nós os humanos podemos perceber ou assumir… penso que não será tão cedo, pensem nisto.
https://www.ted.com/talks/chris_urmson_how_a_driverless_car_sees_the_road
Isto responde à tua pergunta.
Receio que não tenha entendido a questão e nem entenda muito de questões legislativas e éticas…
Não existe nada que seja infalível (pesquise quantos acidente houve com o veículos autónomos de testes da Google).
Suponhamos um acidente acaba com as mortes dos ocupantes por culpa de um determinado veículo autónomo… quem vamos responsabilizar?… a seguradora?… mas as seguradoras não cobrem máquinas mas sim danos provocados por pessoas, o fabricante que tem um veículo homologado?… ou o dono que não ia ao volante?… Durante o curso (Eng. Inf.) fiz uma cadeira interessante chamada de IA (Inteligência Artificial) que fazia referência à ética em máquinas aprendizes e outros domínios específicos de algoritmos de IA.
Resumidamente… falo de direitos, deveres e a responsabilidade que pode ser atribuída a uma máquina, deixo aqui algumas referências…
http://www.nickbostrom.com/ethics/artificial-intelligence.pdf
http://www.ulisboa.pt/wp-content/uploads/O-futuro-que-%C3%A9-passado-e-a-tecnologia-com-vontade-pr%C3%B3pria.pdf