Líder da Al-Qaeda foi morto com um míssil Hellfire R9 (bomba ninja)
Os Estados Unidos alcançaram dois objetivos importantes na operação antiterrorista que eliminou o líder da Al-Qaeda, Ayman al-Zawahiri, ao concretizarem a missão sem tropas em Cabul e com um tipo de míssil que permitiu evitar baixas entre civis.
Segundo as informações, foi usado um míssil bomba ninja para abater o líder da Al-Qaeda. Que tipo de míssil é este?
Míssil Hellfire R9X: ‘bomba ninja’ ou o ‘Ginsu voador’
Durante um ano, as autoridades norte-americanos tinham apontado que eliminar ameaças terroristas no Afeganistão, após a retirada das tropas, seria difícil, embora não fosse impossível.
No último fim de semana, os EUA alcançaram esse objetivo, ao matarem o líder da Al-Qaeda, Ayman al-Zawahiri, na sequência de um ataque com ‘drone’ da CIA. Para a operação em Cabul, os Estados Unidos escolheram cuidadosamente um tipo de míssil Hellfire que minimizou as hipóteses de o ataque causar mais baixas, segundo noticia a agência Associated Press (AP).
Sem confirmação pública por parte das autoridades dos EUA sobre a variante do Hellfire utilizada, especialistas e fontes familiarizadas com operações de contraterrorismo explicaram que a opção provável terá sido o altamente secreto Hellfire R9X, conhecido por vários apelidos como a ‘bomba ninja’ ou o ‘Ginsu voador’.
Para Klon Kitchen, ex-analista de inteligência, o uso provável do R9X sugere que os EUA pretendiam matar al-Zawahri com “probabilidade limitada de morte e destruição colateral e por outras razões políticas relevantes”.
Este tipo de mísseis guiados com precisão podem ser montados em helicópteros e veículos aéreos não tripulados e são amplamente utilizados em combate em todo o mundo. Mais de 100.000 mísseis Hellfire foram vendidos para os EUA e outros países, de acordo com Ryan Brobst, analista da Fundação para a Defesa das Democracias, um ‘think tank’ de Washington.
Ao contrário de outros modelos do Hellfire, o R9X não carrega uma carga explosiva. Em vez disso, tem uma série de seis lâminas rotativas que emergem na sua aproximação final a um alvo, explicou Kitchen.
Este artigo tem mais de um ano
Em suma, o Kitchen explicou que as Ginsu voadoras fizeram filetes d’al-Zawahiri.
Ba Dum Tsss!
Depois deste comentário não há nada a acrescentar. Bravo! Clap Clap Clap!
e como é que sabem encontraram o corpo?
Convidaram os melhores montadores de puzzles afegãos, juntaram todas as 1000 peças e aferiram que se assemelhavam ao Zawahiri.
Assim não faz barulho.
A democracia está garantida, já existe uma Fundação para a Defesa das Democracias. Como se está avançando socialmente!
A versão portuguesa será missil matias – corta a malta às fatias!
Sendo Português, e como diz o ditado, é capaz de apenas cortar “o vento”. Até deve ser o melhor, por “razões políticas”, como é dito no texto. 🙂
Não há nenhum desses para a Putin(a)?
sim arece-me que foi assassinado no metaverse pois o tipo ja estava morto ha pelo menos 2 anos!
UAU… O incrivél é que os EUA mataram o mesmo individuo em 2017, quando em 2020 morreu de asma e morre novamente em 2022. E toda a gente acha isto “normal”
Tem 7 vidas como os gatos. Ainda vai morrer mais 4